A Guerra Que Salvou a Minha Vida

A Guerra Que Salvou a Minha Vida Kimberly Brubaker Bradley
Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - The war that saved my life

Ana 14/03/2020

''A vida é luta renhida, que aos fracos abate''
Eu tinha a visão de que a DarkSide só publicava livros de horror e fantasia, os quais também me agradam bastante; e nunca imaginei que fossem nos trazer uma leitura sensível, linda e marcante como esta! Já nasceu um clássico e no futuro tenho a certeza de que ainda estarão falando sobre essa obra maravilhosa, que nos ensina sobre preconceito, ódio, e como combatê-los. Enredo: Ada Smith é uma menina cheia de coragem. Devido à falta de cuidados de uma mãe iníqua e desnaturada (xingar de desnaturada ainda é pouco pra essa mãe), ela cresceu com pé torto congênito, ou clubfoot, como dizem os ingleses. Essa condição, se tratada na primeira infância, não avança. Mas a de Ada avançou, e pra piorar a imunda da mulher que ela é obrigada a chamar de mãe, vive atormentando-a por causa disso, não a deixa sair de casa, diz que ela é uma aberração, que é aleijada, etc.etc.
Estamos em 1939, em Londres, Inglaterra. Pouco depois haverá de estourar um conflito de proporções mundiais, a Segunda Guerra. Por causa da guerra, o governo ordena que as famílias de Londres mandem suas crianças para o interior, onde seriam abrigadas em lares provisórios, apenas enquanto houvesse ameaça de bombas e invasão na capital.
A mãe de Ada manda a ela e ao irmão para o interior, onde ficam na casa de Susan, uma moça misteriosa e solitária, que dizem ser uma mulher de moral duvidosa, e que inicialmente não os queria, pois nunca tivera filhos, e não tinha ideia de como cuidar de crianças. Mas Susan cuida deles muito melhor do que a mãe biológica jamais cuidaria, e Ada se pega torcendo para que a mãe nunca mais viesse buscá-los.
Acaba que eles infelizmente voltam para Londres depois de um ano de guerra, para um novo apartamento onde a mãe deles está morando, e os maus-tratos continuam os mesmos. Mas dessa vez, Ada aprendeu muito com a guerra. Aprendeu a ser uma verdadeira combatente, lutando a sua própria luta particular. Ela nunca mais seria a mesma menina submissa e humilhada pela própria mãe!
Um livro MARAVILHOSO.

Monica Sobrinho 27/01/2021

Uma história triste mas que me trocou profundamente. Conhecer a Ada, sua luta, suas vitórias, suas conquistas e alegrias me fez ver o quanto os nossos sonhos e também nossas dores nos fazem crescer. Ada é uma menininha maltratada ela mãe e que, por conta da guerra, conhece o amor. Acompanhar a jornada de Ada foi muito doloroso e, ao mesmo tempo, gostoso.

Lorena 04/01/2023

Quanto aprendizado !
Que hostória triste e ao mesmo tempo Bela.
Quanta superaçao Ada e Jamie passaram.
Susan, vc é uma Anja !!

Mari 09/08/2021

Melhor livro do ano
Esse livro é simplesmente incrível. Eu não tenho palavras pra expressar o quanto eu amei ele. Esse final é tão triste e bom. Os personagens perfeitos. Amo

Maria Izabel 06/05/2021

Livro lindo . tocante e ao terminar ; uma frase ficou na minha cabeça.:" Vasculhei minhas ideias e encontrei o nome "Felicidade""
Renata 06/05/2021minha estante
Coloquei na minha lista!!

Rodrigo 12/12/2021

Esse livro me lembra muito a menina que roubava livros, só que com um final mais feliz. Que angústia era todo cena que a mãe dela aparecia, espero que o bombardeio tenha matado ela

cinthiaan 10/03/2020

Incrivel
Livro maravilhoso.
Enredo que prende, emociona, causa revolta e aflição. Capítulos curtos que deixam a leitura com impressão de ser mais rápida.
Ver a evolução da Ada neste livro é gratificante.

Manu 21/05/2020

Livro tão lindoooo!! Me emocionei diversas vezes. Recomendo muuuuito!

Amanda 15/08/2021minha estante
GENTE TEM UM SEGUNDO LIVRO AI MEU DEUS

Marcia 06/04/2021

Minhas impressoes sobre o livro.
Ola Leitores!!
Semana passada finalizei a leitura do livro A Guerra que salvou minha vida da escritora Kimberly Brubaker Bradley.
Que história maravilhosa!!! Quanto amor, coragem e companheirismo.
Esse livro, que se passa na Inglaterra, nos traz lições sobre exploração infantil, abuso, maus tratos e o mais importante: que devemos lutar por nós e por aqueles que amamos, buscar melhorar nossa vida e buscar o amor. Sempre!
Tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, o momento das invasões de Hitler e a imensa dificuldade que o povo sofreu.
Amigos, uma história para vida toda e recomendo muito a leitura.
Sinopse da editora :A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA é um daqueles romances que você lê com um nó no peito, sorrisos no rosto e lágrimas nos olhos entre um parágrafo e outro. Uma obra sobre as muitas batalhas que precisamos vencer para conquistar um lugar no mundo.Ada tem dez anos (ao menos é o que ela acha). A menina nunca saiu de casa, para não envergonhar a mãe na frente dos outros. Da janela, vê o irmão brincar, correr, pular – coisas que qualquer criança sabe fazer. Qualquer criança que não tenha nascido com um “pé torto” como o seu. Trancada num apartamento, Ada cuida da casa e do irmão sozinha, além de ter que escapar dos maus-tratos diários que sofre da mãe. Ainda bem que há uma guerra se aproximando.Os possíveis bombardeios de Hitler são a oportunidade perfeita para Ada e o caçula Jamie deixarem Londres e partirem para o interior, em busca de uma vida melhor

Luana.Padilha 30/04/2022

Arrebatador
Aquela famosa resenha entra aqui, não prometeu nada e entregou tudo! Que história sensível e linda!
Adriana 26/05/2022minha estante
Estou lendo também ? e a cada página me encanto mais por Ada ?

juliaalves 21/09/2020

"O pé fica muito longe do cérebro."
"Enfim compreendi qual era a minha luta e porque eu guerreava. A mãe não fazia ideia da forte combatente que eu havia me tornado."

A história de uma menina que foi punida por nascer com o "pé torto", que nunca havia saído de casa e que era dolorosamente castigada pela pessoa que deveria estar lá para amar, cuidar e proteger ela: a Mãe. A Segunda Guerra Mundial foi cenário para uma guerra que havia começado dentro de sua própria casa. Ada se tornou mais do que uma forte combatente, seria ela uma heroína da sua própria vida. Foi emocionante ver essas conquistas desde os seus primeiros passos (literalmente), sua bravura e seu crescimento. Uma linda história de superação!

Tamires 19/06/2020

Lindo!
História muito linda e emocionante. O título retrata exatamente a impressão que o livro me trouxe: como uma guerra poderia salvar uma vida?

Pois salvou, na verdade pelo menos três nesse livro.

É difícil falar sobre ele sem dar spoiler, por ser curtinho, mas só consigo dizer que recomendo mil vezes. Ele é bem fluído, narrado pela Ada que é uma personagem extremamente cativante.

Já quero pular na continuação!