A Guerra Que Salvou a Minha Vida

A Guerra Que Salvou a Minha Vida Kimberly Brubaker Bradley
Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - The war that saved my life

Tielli 24/02/2020

Achei o livro maravilhoso...
Ri, chorei... Um livro que envolve do início ao fim. Não dá vontade de parar de ler. Recomendo!

Simone 05/01/2021

A Guerra que Salvou a Minha Vida
A Segunda Guerra mostrada pelo ponto de vista de uma menina de 10 anos, como acontece nesse livro, é ao mesmo tempo simples e impactante, pois mostra os medos e traumas que ela passa, tanto no interior de sua casa como no mundo em geral. Uma criança que sofre maus tratos e tem a chance de escapar dessa realidade, mas ao mesmo tempo não se considera merecedora de uma vida melhor.
Ada e o irmão Jamie vão para o interior da Inglaterra fugindo dos bombardeios em Londres e conhecem uma vida melhor do que em casa, mesmo que Susan, a mulher que fica responsável por eles não os queira.

Carla.Leticia 26/10/2020

Emocionante. Li em 2 dias ??
Se precisasse descrever esse livro em uma única palavra seria: EMOCIONANTE!!

Ele nos conta a história de Ada, uma menina que sofre uma guerra dentro de sua própria casa, com sua mãe, ela tem uma deficiência, um pé torto, e isso basta para sua mãe agredi-la física e psicologicamente. Foi a guerra de Hitler que a libertou e a levou direto para Susan, a mulher que salvou sua vida e de seu irmão Jamie.

Ada fica tão traumatizada pelo tratamento de sua mãe, que quando Susan a trata bem e com amor, ela mesmo se culpa por achar que não merece ter coisas boas por conta de sua deficiência.

Palavras podem ser piores do que bombas, podem arruinar a vida de alguém.

Em cada livro, sendo ele bom ou ruim eu tento extrair ao máximo algum aprendizado. E nesse, eu aprendi com a Susan o amor, a paciência e que ?tem coisas piores do que bombas?. E aprendi com a Ada a força e a coragem, de alguém que sabe que o pé ruim fica muito longe do seu cérebro.

?Ela não é fácil?, disse a Susan, ?mas vou lutar por ela. Eu luto por ela. Alguém tem que lutar.?

Monik Lemos 25/12/2020

Que livro!
Muito sensível, comovente e sútil, de uma delicadeza sem igual. Ada é uma verdadeira combatente, que transpassou por duas guerras simultaneamente.

Eduarda 08/09/2020

Lindo!!!
Que livro sensível, amável, delicado. Leitura bem fluída, história cativante, AMEI❤❤❤
therciany 08/09/2020minha estante
Amo esse livro!! Leia a continuação!!

Eduarda 08/09/2020minha estante
É muito bom mesmo, vou ler sim ????

Brina 29/12/2020

Muito lindo e tocante
Diferente de outras narrativas da 2° guerra onde as pessoas são ligadas diretamente as vítimas judias ou soldados, neste livro a guerra fica de pano de fundo. Na história temos uma menina e seu irmão mais novo vivendo em condições de miséria com sua mãe, mas ao anunciar a possibilidade de bombardeio em Londres, há uma evacuação das crianças para o interio. Ada nossa narradora apos passar anos de abusos psicológicos e físicos pela mãe, foge com o irmão para essa evacuação. Ganhando assim uma chance de serem cuidados de forma humanizada. Os efeitos das torturas psicológicas são revelados ao longo da leitura e com certos gatilhos desperta em Ada todas as consequências dos maus tratos e como isso pode ser devastador na formação de um ser humano. Mas com determinação de sua nova tutora ela aprende a se dar valor e reconhecer suas qualidades.
Um livro lindo, tocante e sensível que nos faz pensar como a maldade pode afetar uma criança no seu desenvolvimento.

Ivy 31/10/2020

Simplesmente amei.
Envolvente, em muitos momentos triste por tratar de assuntos extremamente sérios como maus tratos infantil, o impacto da segunda grande guerra na vida das pessoas, entretanto, é uma leitura deliciosa, nos mostrando todas as dificuldades, descobertas e vitórias pela delicadeza do olhar de Ada e seu irmão Jamie duas crianças com uma vida sofrida, mas cheios de esperança.

Greicy 01/08/2022

Gostei da escrita e me envolvi com a história, porém iniciei com a expectativa de um livro que falasse mais sobre a guerra e nesse ponto deixou a desejar. Adorei conhecer Ada, uma menina com uma deficiente, doce e forte que não conhecia o amor e não sabia o que era ser cuidada e amada. Graças a guerra ela é seu irmão James puderam ser evacuados e salvos de sua mãe que era um verdadeiro monstro sem coração (que ranço) e serem enviados para Suzan, que teve um lugar no meu coração e apesar de dar vontade de socar Ada as vezes, tbem tive de abraçá-la e dizer que estava segura agora. Uma história emocionante, que apesar das tristezas e situações que ela passa, foi possível construir uma nova Ada.

marcella 26/08/2021

a guerra que salvou a minha vida
eu achei esse livro incrível! todos deveriam dar uma chance.
fala sobre as muitas batalhas que nós precisamos vencer para conquistar um lugar no mundo.
eu gostei demais dos personagens também, mostra muito a realidade dos sentimentos da ada e do jamie, crianças em meio a uma guerra.
a susan foi super fofa, deu todo amor e carinho que eles nunca haviam recebido.
estou muito ansiosa para a continuação!

Natha 22/05/2020

Um livro leve que é narrado por uma menina com seus 10/11 anos, que tem um lá deficiência física e por conta disso é mal tratada por sua mãe. Por conta da segunda guerra mundial, ela e seu irmão vão parar na casa de uma mulher que aparentemente não saberia como cuidar de crianças para se protegerem da guerra. Ao longo da tempo, vamos percebendo que na verdade ela sabe cuidar muito bem deles, com muito carinho e preocupação. Livro lindo! Virou um dos meus livros favoritos!

Larissa Tabosa 03/06/2020

Lindo e envolvente
Sabe aquela leitura fácil e fluída? A Guerra que Salvou minha Vida é exatamente assim. Você começa a ler e não consegue parar.
Sem contar que é muito fácil se apegar a Ada, Jamie e Susan. Bem como sentir uma raiva enorme da Mãe.
É lindo ver toda a história sob o ponto de vista da Ada. Perceber todas as descobertas dela, de coisas até bobas (para nós)...
Sem contar que nos mostra um pouco mais sobre a 2ª Guerra, agora do ponto de vista de uma criança inglesa.
Enfim, ótimo livro!

josi :) 15/09/2020

enrolei tanto pra ler, achei q ia ser uma leitura lenta e enrolada mas aqui estou eu pagando com a minha língua. é absolutamente maravilhoso. a história me prendeu do começo ao fim, e a leitura foi super fluída. recomendo muuiiito.

Mariana 03/05/2020

Sobre afetos e vínculos
História sobre afetos e vínculos, e sobre como a falta desses faz diferença em quem nos tornamos. O melhor do enredo é comprovar que nunca é tarde para aprendermos a amar, nos desenvolver e nos transformar, mesmo em meio a uma guerra.
Maygeek7 03/05/2020minha estante
História incrível!!! E tem o segundo livro. Recomendo!! :)

Mariana 03/05/2020minha estante
Já está na minha lista de próximas leituras! Obrigada por compartilhar :)

Andy.Sena 11/06/2021

Um livro que se não fosse a insistência de uma amiga, nunca leria já que a sinopse não me atraía. Mas tenho que agradecer porque fiquei apaixonada pela história. Uma preciosidade nesse tempo tão conturbado. Um livro que nos mostra que ainda existe bondade em meio a essa sociedade tão egocêntrica. Um ode a amizade. Falando mais do livro, é impossível querer largar porque a escrita é maravilhosa, bem fluída mesmo. A autora te envolve naquela realidade retratada ali. Ada me conquistou bem no início, a sua garra, força de vontade em ser livre/ feliz é contagiante. Jamie é aquele garotinho que ama as coisas simples da vida e que realmente se mostra interessado por coisas que deixamos passar muitas vezes. E a Susan, me ensina que ainda existe bondade no mundo e que mesmo na nossa dor, podemos estender a mão e ajudar.
Aracy viana 11/06/2021minha estante
É um livro tão necessário para construir na gente um bom pensamento... Que delícia saber que tem gente gostando também ?