Eu Te Darei o Sol

Eu Te Darei o Sol Jandy Nelson

Resenhas - Eu te darei o sol

Giu 25/01/2022

Só me sobraram as flores
Eu pensei muito se ia fazer uma resenha desse livro ou não, até os dois últimos capítulos eu estava num impasse gigantesco não sabendo se eu amava ou odiava esse livro. Acontece que escolhi ama-ló. Escolhi me envolver com a Jude mesmo sabendo as coisas que ela fez, escolhi perdoa-lá. Escolhi torcer pelo Noah mesmo sabendo que ele prejudicou muitos ao seu redor. No começo da leitura fiquei muito receosa por não me identificar com a história nem os problemas dos personagens, acontece que não precisei disso. A trama se desenrola perfeitamente e quando você vê, já estava no fim do livro se perguntando como todos os problemas serão resolvidos.

Bru.knutz 23/01/2022

Estava lendo as resenhas por aqui....
e uma delas falava que esse livro é uma confusão só e eu concordo completamente, eu estava lá em 15% e alguém me perguntou "é bom esse livro que vc está lendo" eu respondi "não sei ainda, não estou entendendo nada" e mesmo assim, aqui estou eu, dando 5 estrelas pra esse livro, pq achei lindo, pq tinha partes que eu queria chorar, pq foram escritas de uma maneira linda.

"Um coração partido é um coração aberto"

carolmndss 21/01/2022

por clark gable!
o livro é sobre dois irmãos gêmeos, Noah e Jude, mesclando passado e presente, enquanto relatam suas vidas adolescentes e desvendamos os mistérios de sua família, seus medos e anseios.

demorei pra engatar na leitura, o início foi bem difícil pra mim, acho que justamente por ser uma história que foge do óbvio eu demorei pra me acostumar.

é um livro cheio de peculiaridade, eu acho que não compreendi nem metade das coisas que a autora quis passar, cada personagem tem seu universo particular pra gente compreender e é difícil algumas vezes. mas se você seguir adiante da leitura ignorando as partes mais artísticas da história, você vai encontrar uma história emocionante sobre amor, perda, o luto e as consequências das coisas que fazemos.

bea 15/01/2022

4 ESTRELINHAS
"Ocorre-me, com uma preocupação cada vez maior, que uma implosão também pode ser uma explosão".
Inicio com esse trecho do livro pois acredito representar bem toda a intensidade que li ao longo dessas tão apaixonantes páginas.

Todos que seguem esse perfil sabem o quanto uma escrita avassaladora me pega desprevenida, e apesar de o começo do livro não ter me conquistado de primeira, os capítulos seguintes foram me ganhando pouco a pouco até que eu não conseguisse parar a leitura. E grande desse mérito vai para a autora, por sua forma tão encantadora de guiar a história, nos fazendo entrar dentro dos personagens, ao ponto de sentir o mesmo que eles.

É doloroso, é lindo, é trágico. É da exata forma como deveria ser. E citando mais uma vez a obra, nos faz questionar, de fato, "por que o amor é tão demolidor?"

Paula Zawatski | @paulazawatski 13/01/2022

"Talvez algumas pessoas simplesmente tenham sido feitas para estar na mesma história."
Avaliação: 5 estrelas + favoritado (incrível, apenas!);
Leitura nº 9 do ano de 2022;

Minha relação com: Eu te darei o Sol, é um tanto complexa... Ganhei o livro de cortesia do Skoob há mais de seis anos, - foi um sorteio, acho que, da Bienal, ganhei dois livros, porém a outra editora não enviou,- e tentei por diversas vezes engatar a leitura, porém não funcionava. As primeiras 30 páginas foram lidas umas cinco vezes. Início do ano passado cheguei a 90% do livro, porém por motivos aleatórios não conclui. Coloquei como meta ler em dezembro/21, comecei, porém fui realmente concluir agora em janeiro/22. E é aquele tipo de sentimento: PRA QUE DEMORAR TANTO PARA LER?

O inicio do livro, primeiro capítulo, é bem lento e arrastado, porém troca o pov e só vai essa maravilhosidade.

Esse é um livro que prova a força que a arte tem em nossas vidas e também a força com que um livro pode nos tocar. É mais que um romance YA, ele tem uma carga dramática familiar muito bem explorada e a autora conseguiu conduzir a história perfeitamente.

A história gira em torno dos gêmeos: Noah e Jude. Vamos conhecendo a história pelos olhos dos dois, porém em momentos distintos. Temos o olhar de Noah com 13/14 anos, quando ele era um menino esquisito e excluído, sem amigos e que vivia pintando; neste momento Jude era uma das garotas populares. Nessa parte da história temos a mãe dos gêmeos semear o sonho de que os filhos estudem em uma renomada escola de artes.
Quando a história é pelos olhos de Jude, agora os gêmeos estão com 16 anos, a família passou por uma tragédia, e Jude é uma garota reclusa, sempre se escondendo e Noah é o garoto popular e atlético.

No decorrer das duas partes da história vemos os gêmeos buscando a aprovação dos pais, de formas e por motivos diferentes. Vemos as relações deles com os pais mudarem. Mostrando que Noah e Jude apesar de tão diferentes tem a mesma intensidade.

Por se tratar de um YA, claro que temos esses dois irmãos descobrindo o amor, se machucando e quebrando a cara, mas também aprendendo e se conhecendo bastante.

A escrita da Jandy é formidável, a forma com que ela traz as personalidades de cada um dos irmãos para cada uma das narrativas é muito bem feita. A intensidade de sentimentos que o livro desencadeia faz com que sintamos os personagens de uma forma muito real.

Os protagonistas, principalmente por serem tão inseridos no mundo das artes, veem o mundo de uma forma diferente, mágica até, então é um pouco necessário ter a mente aberta, mas tudo se encaixa e combina com a forma com que a autora trabalha o livro.

"Talvez uma pessoa seja feita de várias pessoas. Talvez estejamos acumulando novas personalidades o tempo todo. Carregando-as ao fazermos nossas escolhas, boas e más, enquanto erramos, organizamos, perdemos a cabeça, encontramos nossa cabeça, desabamos, nos apaixonamos, sofremos, crescemos, nos retiramos do mundo, mergulhamos no mundo, ao criarmos coisas e destruirmos coisas."

O livro se tornou um dos favoritos da minha vida!

Regih 11/01/2022

(Retrato: Eu te darei o sol).
Terminando pela segunda vez a leitura desse livro, e simplesmente fico sem palavras para descrever o quanto eu amo ele. Jandy Nelson consegue, de forma quase surreal me fazer sentir na pele a inspiração, o amor, a tristeza, a raiva e a esperança, descritos de uma forma tão forte, que por vezes tive que pausar a leitura para respirar.

Acredito que para quem ama arte ou se relaciona de alguma forma com ela, com certeza vai mergulhar de cabeça em cada sentimento descrito pelos personagens, é quase impossível não se apaixonar por Noah, a personificação de um artista em seu ápice da inspiração, ou com Guilermo, que carrega a arte em suas costas, mãos e alma.

Novamente, não posso deixar de me surprender em como Jandy conseguiu dar tanta personalidade, característica, e paixão para seus personagens, é impossível não se conectar aos problemas e solidão que cada um carrega.

Dica: Leiam esse livro de coração e mente abertos, é quase como lembrete de que mesmo sendo difícil, podemos reconstruir o mundo.

carolina.novak 10/01/2022

sensacional
meu deus eu não sei nem como expressar a minha opinião sobre esse livro. acho que foi uma das coisas mais bagunçadas que eu ja li, mas ao mesmo tempo uma das mais lindas.
parece que você só ta lendo sobre dois irmaozinhos perdidos e no final você sai em prantos pensando em como revolucionar a sua própria vida.
jude, eu casaria com você!
mirella 15/01/2022minha estante
eu sei cara ???

mairinha 06/01/2022

A irmandade cura (mas também machuca)
De início fiquei confusa com todas as descrições fantasiosas e as narrações indo e vindo, mas assim que o livro pegou um ritmo ele seguiu nele como um trem nos trilhos.

Conhecer a Jude e o Noah foi uma experiência muito interessante, acho que qualquer um com irmãos compreendeu diversos momentos mas ficou chocado com os sentimentos tão raivosos e tristes em outros.

Em oposição as reviravoltas e sentimentos descritos nesse livro podem ser compreendidos por qualquer pessoa em seu singular (até mesmo a Jude em seus momentos superticiosos), de forma bem complexa e muito gostosa de se ler, Eu Te Darei O Sol é uma história linda de amor, redenção e acima de tudo perdão.

Indico para qualquer um que adora uma boa história.

Kah | @costurandoestrelas 04/01/2022

Incrivel
A história é tão incrível, tão tocante, tão extrema e cheia de significados que é impossível não se envolver, sofrer junto e se apaixonar.
Dois irmãos que em meio ao caos, e a mentiras se perderam mesmo estando lado a lado diariamente.
Um história sobre família, sobre o luto, sobre a dor e sobre empatia.

Sol 29/12/2021

Terminei o livro em prantos. Uma história linda sobre dois irmãos gêmeos, contadas, a visão dela no presente, a dele, no passado. Uma tragédia no meio do caminho que muda o relacionamento deles; vários segredos que fazem com que eles se afastem. Várias histórias de amor, por pessoas e pela arte.
Esse é daqueles livros que deixam a gente pensando na história muito tempo depois de terminar de ler.

Livros e Ivaílton 27/12/2021

RECONSTRUA O MUNDO.
Esse livro é um dos melhores que li no ano (estou me perguntando o porquê não o li antes?!).

Os gêmeos Judy e Noah é um mix de furacão e calmaria. Haha.

E a arte que é expressada nesse livro? Apaixonado estou!

Thassy 22/12/2021

Uma das melhores leituras do ano
Eatou apaixonada por essa história. Foi tão bom que nem sei dizer do que mais gostei. A forma que Noah e Jude se comunicam, os sentimentos que eles tem e ao mesmo tempo a individualidade de cada um me arrebatou. Gostei muito da forma que o livro foi evoluindo e a trama foi fazendo sentido. Foi uma das melhores leituras desse ano.

Sarau 21/12/2021

Donde está Ralph?
Eu li esse livro em espanhol, foi a minha primeira leitura de uma história inteira sem ser conto ou há em espanhol e valeu muito a pena, a história é surpreende e os irmãos são maravilhosos além deles todos os outros personagens valem a pena e tem um back story muito lindo e emocionante e cara é incrível demais (eu gastei 90% dos meus posttis nesse livro hehe)

Geovana189 12/12/2021

Reconstrua o mundo
Arrisque-se ( uma, duas, três, quatro vezes)

Eu sinceramente poderia simplesmente encerrar minhas leituras do ano com esse livro, e seria com um sorriso no rosto e o coração cheio de vários sentimentos. Eu tô apaixonada, pela escrita por Noah e Jude, essa história me envolveu de um jeito único, e tem todos os elementos que amo, narrativas poéticas e artísticas, pessoas reais fazendo coisas essencialmente humanas. Esse livro é a definição de obra de arte, foi meio que a junção de todos os melhores livros que li na vida, me emocionei, sorri, me encantei e me deu esperança de que sempre, apesar do que fomos, somos e queremos ser, sempre podemos reconstruir o mundo.