Eu Te Darei o Sol

Eu Te Darei o Sol Jandy Nelson

Resenhas - Eu te darei o sol

Beatriz Kath 24/12/2022

Eu te Darei o Sol
"Nós desejamos com nossas mãos, é isso o que fazemos como artistas. [...] Há alguma coisa de que você precise neste mundo e que só suas duas mãos são capazes de criar?"

Gostei muito dos dois personagens principais, e amei a forma com que o estilo de narração usa diversas metáforas e referências que fazem todo o sentido com o fato de eles serem artistas. Além de também ter gostado da alternância entre passado e presente, junto da mudança de narrador.

A forma com que o Noah descreve o mundo é muito interessante, criativa e cheia de vida, combinando perfeitamente com a personalidade dele e com a sua relação com a Arte. Gostei muito de como isso também ajuda a deixar evidente o contraste entre a narração dele, alguns anos no passado, e a narração da Jude, agora no presente.

O fato do Noah do passado parecer muito diferente do Noah descrito pela Jude no presente cria um certo suspense com relação ao que aconteceu nesse meio tempo, assim como o fato da Jude do presente ser completamente diferente da Jude descrita pelo Noah no passado.

Foi uma leitura bastante envolvente, com grandes conflitos emocionais e personagens muito interessantes. Além do fato de eu ser ilustradora e também amar Arte, o que pode ter contribuído para tornar a experiência ainda mais pessoal e memorável para mim.

"Preciso do meu crânio inteiro. Esmagá-lo seria como levar uma bola de demolição a algum museu secreto sem que ninguém tivesse a oportunidade de ver o que estava em exposição."

jenni_lovegood 02/12/2022

(autorretrato: menina imersa em palavras)
não é exagero nem nada, mas esse é o melhor livro que eu já li.
eu fui sem expectativas nem saber sobre o que era, e valeu muito a pena.
o livro te prende mais a cada palavra, tanto a parte do noah, quanto a da jude, te fazem amar o livro e a escrita (que é sensacional, serio).
ler esse livro foi uma experiência muito boa, e queria poder ler desde do início de novo como se fosse a primeira vez.
recomendo pra todo mundo.
a autora também fala sobre coisas muito importantes, como luto, lgbtqiap+, entre outros.
então leia por favor, você não vai se arrepender.

Paula Zawatski | @paulazawatski 13/01/2022

"Talvez algumas pessoas simplesmente tenham sido feitas para estar na mesma história."
Avaliação: 5 estrelas + favoritado (incrível, apenas!);
Leitura nº 9 do ano de 2022;

Minha relação com: Eu te darei o Sol, é um tanto complexa... Ganhei o livro de cortesia do Skoob há mais de seis anos, - foi um sorteio, acho que, da Bienal, ganhei dois livros, porém a outra editora não enviou,- e tentei por diversas vezes engatar a leitura, porém não funcionava. As primeiras 30 páginas foram lidas umas cinco vezes. Início do ano passado cheguei a 90% do livro, porém por motivos aleatórios não conclui. Coloquei como meta ler em dezembro/21, comecei, porém fui realmente concluir agora em janeiro/22. E é aquele tipo de sentimento: PRA QUE DEMORAR TANTO PARA LER?

O inicio do livro, primeiro capítulo, é bem lento e arrastado, porém troca o pov e só vai essa maravilhosidade.

Esse é um livro que prova a força que a arte tem em nossas vidas e também a força com que um livro pode nos tocar. É mais que um romance YA, ele tem uma carga dramática familiar muito bem explorada e a autora conseguiu conduzir a história perfeitamente.

A história gira em torno dos gêmeos: Noah e Jude. Vamos conhecendo a história pelos olhos dos dois, porém em momentos distintos. Temos o olhar de Noah com 13/14 anos, quando ele era um menino esquisito e excluído, sem amigos e que vivia pintando; neste momento Jude era uma das garotas populares. Nessa parte da história temos a mãe dos gêmeos semear o sonho de que os filhos estudem em uma renomada escola de artes.
Quando a história é pelos olhos de Jude, agora os gêmeos estão com 16 anos, a família passou por uma tragédia, e Jude é uma garota reclusa, sempre se escondendo e Noah é o garoto popular e atlético.

No decorrer das duas partes da história vemos os gêmeos buscando a aprovação dos pais, de formas e por motivos diferentes. Vemos as relações deles com os pais mudarem. Mostrando que Noah e Jude apesar de tão diferentes tem a mesma intensidade.

Por se tratar de um YA, claro que temos esses dois irmãos descobrindo o amor, se machucando e quebrando a cara, mas também aprendendo e se conhecendo bastante.

A escrita da Jandy é formidável, a forma com que ela traz as personalidades de cada um dos irmãos para cada uma das narrativas é muito bem feita. A intensidade de sentimentos que o livro desencadeia faz com que sintamos os personagens de uma forma muito real.

Os protagonistas, principalmente por serem tão inseridos no mundo das artes, veem o mundo de uma forma diferente, mágica até, então é um pouco necessário ter a mente aberta, mas tudo se encaixa e combina com a forma com que a autora trabalha o livro.

"Talvez uma pessoa seja feita de várias pessoas. Talvez estejamos acumulando novas personalidades o tempo todo. Carregando-as ao fazermos nossas escolhas, boas e más, enquanto erramos, organizamos, perdemos a cabeça, encontramos nossa cabeça, desabamos, nos apaixonamos, sofremos, crescemos, nos retiramos do mundo, mergulhamos no mundo, ao criarmos coisas e destruirmos coisas."

O livro se tornou um dos favoritos da minha vida!

Sabrina 11/06/2022

Artístico
"Soltamos o ar ao mesmo tempo, depois inalamos juntos, exalamos, inalamos, para dentro e para fora, para fora e para dentro, até que nem mesmo as árvores se lembrem do que aconteceu no bosque ontem, até que a voz da mamãe e a do papai se transformem em música, até não apenas termos a mesma idade, mas sermos uma única pessoa."

Caras... que livro bonitinho e de partir o coração. Confesso que não esperava por alguns dos elementos da história e por isso fiquei um pouco confusa no início, mas depois que me acostumei a leitura fluiu muito bem.
Tive dificuldades de me conectar 100% com a Jude, acho que algumas escolhas que a autora fez para o arco dela e algumas decisões que a personagem toma não foram tão bacanas assim. Em contrapartida, amei o Noah logo de cara. É muito lindo ver toda a construção da amizade dele com o Brian, trazendo toda essa questão de finalmente encontrar alguém que te faz sentir que pertece, e a evolução do personagem, com algumas ressalvas, é muito boa.
Quanto ao final, achei um pouco corrido. As vezes o livro se enrola em algumas coisas que facilmente poderiam ter sido cortadas para dar mais espaço para o final. Mas no fim das contas é um livro muito bonitinho e com reflexões muito bacanas, vale muito a leitura.

"Alguma coisa está acontecendo no rosto dele agora, algo muito brilhante tentando transparecer, uma represa contendo toda uma parede de luz. A alma dele deve ser um sol. Nunca conheci ninguém que tivesse alma de sol."

Hannah 29/07/2021

Eu amei esse livro demais, tão delicado e tão marcante.
A escrita me estranhou um pouco no começo, demorei pra entender a forma dos personagens narrarem a história de um jeito poético, mas depois acho que é isso que faz toda diferença, você entra no sentimento deles através da narrativa
PERFEITO!!

Juliana 25/06/2015

E o sol era mais belo do que eu imaginava...
Eu Te Darei o Sol é um daqueles livros únicos que me fazem tremer na hora de fazer a resenha. Tenho medo de não escolher as palavras certas para descrever essa história e passar para vocês um pouco da grande emoção que é lê-lo.

Simplesmente me encantei com esse livro desde que recebi um e-mail da editora falando sobre ele, tempos atrás. Quando finalmente o recebi, tive que abandonar as outras leituras da parceria e me jogar nas aventuras criadas por Jandy Nelson.

Noah e Jude são o tipo clássico de gêmeos: iguais, mas diferentes e às vezes até completamente opostos. Filhos de um médico e de uma professora de História da Arte, os irmãos competem por tudo: pela atenção dos pais, pelo talento (Noah na pintura, Jude na escultura), por Brian (o novo vizinho) e, consequentemente, por todo o mundo: das flores ao céu, do oceano às estrelas, das árvores ao sol. Sem dúvidas o título maravilhoso veio daí, como sugere a história.

A relação dos irmãos é sempre muito intensa, dividida entre o amor explosivo e o ódio mortal. Competição e inveja se inflam quando a mãe dos gêmeos passa a desejar que eles estudem em uma escola de artes famosa. Obviamente Noah seria o aluno ideal, com todo seu talento nato para a pintura e Jude uma concorrente menos ameaçadora para a vaga. Mas, nesse livro nada é o que parece.

" -Você é artista?
-Sou uma confusão, é isso que eu sou (...) uma confusão insuportável. "

Aos treze anos, ambos estão descobrindo a paixão e amor. Jude, rebelde e popular, vive rodeada de garotos e, obviamente, se envolve com o mais errado possível. Noah, revolucionário e emotivo, se apaixona perdidamente por Brian, com quem desenvolve uma amizade forte e que se torna conturbada em certos momentos em razão da sempre presente competição entre os gêmeos.

Então, em meio às experiências e rebeldias dos jovens, a família entra em crise e um acidente trágico a abala profundamente.

"Ela se transformou nos meus olhos de verdade. É como se eu não desenhasse nem pintasse nada antes de ela ver, como se tudo fosse invisível até que ela ficasse com aquela expressão no olhar e dissesse: você está refazendo o mundo, Noah. Desenho a desenho." (Noa sobre sua mãe)

O livro é narrado alternadamente com Jude contando o presente (aos 16 anos) e Noah o passado (aos 13). As duas versões se encontram "no tempo" justamente quando as mentiras e os mistérios que envolvem a família no antes e no depois passam a se esclarecer. Ao longo do livro, já pude ir observando sutis revelações do enredo, mas, sem dúvidas, é por volta desse momento de encontro que as grandes revelações são feitas e se torna quase impossível não ficar olhando para o livro, sem realmente ler, tentando acalmar o coração.

"Tudo é verdade ao mesmo tempo. A vida é uma contradição. Aprendemos todas as lições."

Depois de tanta explicação, vamos ao que realmente interessa: você tem que ler esse livro, ponto final. Esses parágrafos enormes que escrevi não revelam quase nada do que você vai encontrar quando realmente estiver se deliciando com a leitura de Eu te Darei o Sol. Diferente de todas as minhas outras leituras, esse livro é o mais surpreendente que já li em 2015 (e saiba que a concorrência não é fraca). E entre os vários motivos que me levaram a idolatrar a história estão: 1) A personalidade marcante dos gêmeos, 2) A trajetória de Noah para assumir que é gay e 3) Os mistérios que se desenvolveram e que eu realmente não esperava.

Sem mais, apenas leia, leia, leia e e se encante com mais esse lançamento da Novo Conceito.

site: http://jupseds.blogspot.com.br/2015/06/resenha-eu-te-darei-o-sol.html

Victoria.Isabel 05/11/2021

?Reconstrua o mundo?
?As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar? ?

Tentei engatar na leitura por duas vezes nos últimos anos e nunca consegui passar das primeiras páginas por acreditar que a leitura seria infantil e fantasiosa (gosto quando o gênero é fantasia) não em um Yong Adult!

Assim que postei aqui sobre isso, algumas pessoas comentaram que aconteceu o mesmo, mas que depois a leitura fluiu muito bem e o livro foi até favoritado. E lá vai Victoria ler pela terceira vez na expectativa agora a experiência seria diferente.

E com a leitura finalizada venho informar que: Se tornou um dos meus favoritos da vida.

O livro vai contar a história de dois irmãos gêmeos - Noah e Jude - que vivem competindo pelo amor dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e pela vaga na melhor escola de artes da Califórnia.

O livro fala sobre relações familiares, traição, liberdade, amor.. e tudo isso entrelaçado a arte. Consegui visualizar os quadros e desenhos pintados, os artistas citados e os cenários descritos com tanta naturalidade e realismo que poderia muito bem estar vendo um filme em vez de lendo um livro.

A escrita que no início me deixou um pouco confusa se tornou o que mais me fez gostar da história. A imperfeição dos personagens foi o que fez eu me conectar com eles, suas personalidades e particularidades foi o que me fez amá-los.

Contado em perspetivas e tempos diferente. Eu te darei o sol não é uma leitura fácil e prazerosa do início ao fim, mas vale muito a pena. Queria mais ?
@Day_Z 05/11/2021minha estante
Esse livro é simplesmente perfeito ?

Victoria.Isabel 05/11/2021minha estante
Eu não superei ainda ?

Vi | @dulcevibooks 26/05/2023

Uma história de amor e perdão
Preciso começar dizendo que tava achando uns pensamentos dos personagens muito doidos, eles sempre fazem comparações muito lúdicas que eu ficava meio ? mas tudo bem, segui!

Acabei me envolvendo e curtindo a história, os acontecimentos, achei umas coisas muito ????, mas no geral gostei (principalmente do final).

Louquinhaporleitura 30/04/2021

Eu sabia que eu ia gostar desse livro, mas não achei que fosse gostar tanto, jude e noah me ganharam completamente, o livro é perfeito!! Leiam

Elyene 16/10/2020

Cores, sons e movimentos para conquistar o universo
Apaixonada por essa narrativa! Noah me conquistou de cara, com sua forma única de ver as coisas, com sua habilidade de descrever tudo em cores e sons, fiquei encantada! Jude, de início, pareceu mais arrastado, mas logo criei familiaridade com sua forma de assimilar as coisas em movimentos, ao passo em que estagnava e impedia qualquer fluxo na sua própria vida. Toda a história é contada de maneira intrigante; mesmo com a exposição antecipada de alguns eventos, eu só queria continuar lendo para encontrar o como, o sentido de tudo isso. Todos os simbolismos são costurados lindamente! Os temas escolhidos são todos relevantes e emblemáticos, mas não são trabalhados de maneira didática, não são mastigados, mas me parecem de compreensão acessível. Enfim, mudaria absolutamente nada neste livro! Favoritado!

Clarice 28/03/2021

INCRÍVEL E MARAVILHOSO
Esse livro se tornou o meu favorito desde a primeira página.
Não sei expressar o quanto esse livro significou para mim. É muito emocionante, me prendeu do início ao fim.
Ao mesmo tempo que eu queria muito ler, saborear mais e mais páginas, eu tive medo de termina-lo e ficar triste por não ter sua companhia pelo resto da minha vida.
Enfim, recomendo DEMAIS esse livro, juro, você não vai se arrepender.

Douglas P Da Silva 24/11/2016

Penso em como a mamãe disse a Noah que era responsabilidade dele ser fiel ao seu coração. Nenhum de nós tem sido. Por que é tão difícil? Por que é tão difícil saber o que significa essa fidelidade?
Tenho pela noção de que a escrita da autora, por ser diferente e não seguir os padrões comumente utilizados nesse tipo de livro, pode não agradar todos os leitores. Contudo, aqueles que decidirem abrir seus olhos e o coração para essa história, não tenho dúvida, irão se apaixonar ou não..

Devin.jones 17/03/2020

Perfeito

Miqueias4 18/05/2020

Uma única palavra resume o livro: PERFEITO! Indico a leitura.

kote 12/03/2021

incrível
esse livro me despertou memórias que eu nem sabia que tinha mais e me deixou MUITO infeliz mas enfim eu amei o livro mesmo assim super recomendo