O gigante enterrado Kazuo Ishiguro

Resenhas - O Gigante Enterrado

Jefferson Nóbrega 30/08/2023

Um épico arturiano sobre o passado e o amor
O Gigante Enterrado figura entre os clássicos da literatura fantástica apesar de o autor não gostar de ser incluso nesse gênero. Mas, não há como, uma história que se passa na Grã-Bretanha logo após a morte do Rei Arthur, com seres mitológicos como trols, demônios, fadas e dragão, não tem como fugir do gênero de Fantasia. Porém, apesar desses elementos fantásticos eles não são o ponto cerne da história fulgurando como meros coadjuvantes.

O ponto central da história é o casal de idosos Axl e Beatrice, que diante da perca gradual de suas memórias devido uma estranha névoa que afeta as lembranças de todos, resolvem deixar o vilarejo que moram para se encontrarem com o filho do qual já não conseguem lembrar direito.

Era para ser uma simples caminhada, mas se tornar uma aventura que os levam a encontrar um guerreiro saxão, um jovem mordido por demônios, o último cavaleiro do rei Arthur que busca matar o último dragão e a história se transforma.

Confesso que em muitos momentos os diálogos ficam maçantes e a história parada, afinal estamos na maior parte do tempo sob a óptica de um casal de idosos, porém quando engrena somos bombardeados por revelações e reflexões que a obra nos faz mergulhar.

O casal teme que com a morte das lembranças o amor morra junto, mas poderia a revelação do seu passado e com ele seus erros matar o amor ou isso fortaleceria o que sentem?

É montando esse quebra cabeça da memória que Axl e Beatrice vão lembrando quem realmente são e desvendando também a história da terra em que vivem, levando-nos a um final simplesmente emocionante, repleto de afeto e reflexão.

A obra vale a pena, apesar de em alguns momentos soar monótona. Lê-la é estar como Axl e Beatrice, em alguns momentos cansados, outros empolgados, outros dolorosos, mas o fim compensa a jornada.

Dalton 03/05/2019

Enfadonho para não sentimentais
Certamente chamar o livro de fantasia é uma liberdade poética. Fora por dois ou três momentos pontuais e potencialmente alegóricos o livro é basicamente uma discussão indireta sobre o amor na terceira idade (e durante a vida) e como memórias podem ser preciosas e ao mesmo tempo um veneno se não houver um crivo crítico bem forte ao analisá-las. Certamente o livro trará e instigará reflexões interessantes em pessoas com histórias de amor não resolvidas, dramas e mágoas passadas com parceiros e parceiras, além de pessoas altamente sentimentais. Eu entendo tudo isso ...e tbm que não sou este público. Não tenho problemas amorosos não resolvidos, grandes mágoas ou arrependimentos, memórias de traição a mim ou causadas a parceiras, enfim, o conjunto de barbarismos de responsabilidade ou bom senso que muitas pessoas colecionam no passar dos anos sob a desculpa de "seguir o coração". Assim, o livro acabou sendo enfadonho. Ironicamente, por não ter sofrido o suficiente na minha vida sentimental (ou não ter feito outros sofrerem) não tive como me identificar ou me sentir "vingado" pela desgraça alheia (como ocorre a muitos que, não entendo o motivo, se regozijam com o sofrimento de outros como se isso pudesse aplacar o próprio sentimento ou culpas).

Em suma, após 400 páginas não tenho mais duvidas que prefiro as discussões espirituais da fantasia de Tolkien às sentimentais-dramáticas de Kazuo Ishiguro.
Roger 10/07/2019minha estante
Siiiiiiim... enfadonho e extremamente pretensioso afffffffff ?

Roger 10/07/2019minha estante
Sim... enfadonho e extremamente pretensioso affffff ?

Roger 10/07/2019minha estante
Sim... enfadonho e extremamente pretensioso afffffffff ?

Thais.Carvalho 19/08/2022

Uma jornada épica que se passa em tempos longínquos na região da Inglaterra. Envolve criaturas míticas, ogros e dragões.
DANILÃO1505 20/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Mandark 05/03/2024

Poético e emocionante...
Desde as primeiras linhas, Kazuo me conquistou com uma narrativa poética e um enredo mesclado com um universo místico e uma mitologia encantadora. Personagens fortes direcionam essa história marcada pela importância das memórias e a verdade dos sentimentos. Axl e Beatrice são a representação de um amor sincero e de uma paixão doce pela vida, apesar da idade e das intempéries de uma sociedade que excluí e maltrata as seus idosos com uma falta de respeito pelas suas histórias de vida.
Eu terminei o livro com lágrimas nos olhos e me despedi dele com a certeza de que encontrei com algo realmente fascinante.

PorEssasPáginas 30/09/2015

Resenha: O Gigante Enterrado - Por Essas Páginas
Imaginei que O Gigante Enterrado não seria uma leitura fácil para mim: ele tinha toda a cara de um livro que sairia da minha zona de conforto, e realmente sai. Alta fantasia, com muita descrição e escrita poética: tudo isso pode ser lindo, mas não é exatamente minha praia. Além disso, dos livros de autores japoneses, venho de uma decepção literária/um livro que quase estou abandonando, que é Battle Royale (longa história). Mesmo assim, não resisti e quis ler O Gigante Enterrado: a trama me instigou e a edição da Companhia das Letras é simplesmente primorosa. Ainda bem que insisti: o livro é nada menos que belíssimo, uma história de amor emocionante sobre a importância das memórias, mesmo as mais dolorosas.

O Gigante Enterrado é mais do que uma história de alta fantasia e foi isso que me conquistou; é um livro sobre, essencialmente, amor, perdão e lembranças. Em uma terra devastada pela guerra, em meio a uma paz frágil após a morte do rei Arthur, povoada por trolls, ogros, dragões e outros seres fantásticos, esse simpático casal de idosos, Axl e Beatrice, resolve fazer uma viagem difícil e audaciosa em busca da aldeia do seu filho, que há muito não encontram. Para completa, há essa névoa misteriosa que encobre as memórias das pessoas, sejam elas felizes, tristes, de amor ou de rancor. E é isso que mais aflige o casal: a perda de suas lembranças mais preciosas. Sua jornada, portanto, não é apenas em busca do filho, mas em busca de si mesmos.

Ler esse livro é como montar um quebra-cabeças; há peças por todo canto, nas mais diversas vozes. E não pense que o autor facilita as coisas para você e faz com que todas se encaixem por si mesmas: essa é a sua função, leitor, enquanto descobre essa história junto com os próprios personagens. A impressão que dá é que tudo passa num devaneio, como se a névoa do livro também afetasse o leitor.

Os personagens são extremamente ricos, tanto em personalidade quanto em carga emocional; além de Axl e Beatrice, conhecemos, junto com eles, outros personagens que cruzam sua jornada: um guerreiro, Wistan; um menino cheio de segredos, Edwin; um cavaleiro do próprio Arthur, tão idoso quanto o casal, sir Gawain. Todos eles trazem sua própria voz e riqueza à trama, que é contada em primeira, segunda e terceira pessoa, com vários narradores. Como disse, um verdadeiro quebra-cabeças.

É claro que, como não é uma leitura das mais confortáveis para mim, demorei um pouco para terminar de ler o livro e emperrei em algumas partes, que eram bastante descritivas ou poéticas, com diálogos cheios de palavras floreadas. Porém, sei bem que, nesse caso, o livro não poderia ser escrito de outra maneira; é isso que o torna ainda mais bonito, e mesmo que não seja minha zona de conforto, apreciei a leitura.

Aos poucos as linhas tênues de lembranças se desenrolam e o leitor começa a compreender o livro de fato, mas não ouso dizer que entendi completamente as intenções do autor. Não é um livro fácil de ler, certamente, mas o todo dele compensa: o final, então, me levou às lágrimas, uma metáfora extremamente bela e emocionante. Não é um livro para se ler de uma tacada só, mas para ser saboreado, lentamente, como uma refeição refinada, daquelas que você fará poucas vezes na vida.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-o-gigante-enterrado

Renatita 21/08/2021

Não é um livro ruim
Só é muito moroso.

À medida em que a leitura avançava, parecia ficar ainda mais difícil de chegar ao fim.

Havia dias em que não dava nem vontade de ler só de lembrar que era esse o livro.

Edit: depois de explicar pra outra pessoa sobre o ritmo do livro e da leitura, me dei conta de que fui, sim, envolvida sem nem perceber. Apesar de os eventos se acelerarem, de certa forma, era como se eu própria estivesse também sob efeito da tal névoa. Reparar nisso me deixou intrigada.

Deisy 27/02/2016

O gigante enterrado
O livro conta a história de um casal de  idosos, o Axl e a Beatrice, que afetados por uma névoa que faz com que os seres humanos percam as lembranças sai em busca do seu filho que há muito tempo não foi visto por eles.  Tudo se passa logo depois da queda do rei Arthur.
O escritor tentou mostrar uma Grã-Bretanha devastada pela guerra, em um mundo habitado por ogros, dragões, fadas e outras fantasias.
Para mim a história não passou disso. Eram dois velhinhos em uma caminhada que nunca chegava ao final, a narrativa seguia a lentidão e o cansaço deles. O escritor foi adicionando tantos elementos, que acabou não dando real destaque a nenhum, deixando assim o livro sem sentido e sem graça.
Acabei concluindo a leitura acreditando que o final seria arrebator, mas que acabou, também, não sendo. Fiquei muito decepcionada  de ver um livro com a capa tao bonita se tornar um dos piores que li na minha vida .

PS Amo Leitura 11/04/2016

Razoável
Nesse livro nós vamos conhecer a história de Beatrice e Axl, um casal de idosos que estão à procura de seu filho mesmo não lembrando de sua aparência e nem quando foi a última vez que tiveram contato com ele. Tudo que eles possuem são vagas lembranças sobre ele.

Mas por quê eles não se lembram de nada? Há uma névoa dissipando por todo o povoado o que traz o esquecimento: ninguém é capaz de lembrar de acontecimentos passados e até mesmo os mais recentes são esquecidos. Apenas alguns bons acontecimentos vivem intactos na memória.

Mesmo com suas vagas lembranças, o casal decide sair em busca de seu filho e procuram uma forma de descobrir o que é essa névoa e o que é capaz de destruí-la. Será que as poucas lembranças são capazes de fazer ambos superarem essa jornada? Será que quando conseguirem descobrir como dissipar a névoa e as lembranças voltarem, ambos ainda irão se amar mesmo com as antigas lembranças?

Durante sua viagem eles se deparam com personagens intrigantes como Winstan, que parece ser a resposta para o fim da névoa que rouba as memórias, Edwin, o menino que carrega uma maldição e que pode ser a promessa de um futuro, além de Sir Gawain, último remanescente da Távola Redonda e sobrinho do Rei Arthur. Cada personagem tem um papel fundamental na jornada dos protagonistas.

Eu li muitos comentários positivos sobre esse livro e quando ganhei o sorteio da Companhia das Letras, não pensei duas vezes em escolher este livro. Porém, não me agradou muito. Garanto que esse é um livro que não é capaz de agradar todos os tipos de leitores.

O que me fez interagir mais com o livro foi que essa "névoa de esquecimento" fez com que eu me esquecesse de certos acontecimentos também, pois Kazuo escreveu de uma forma que você pensasse: "mas como isso aconteceu?". E a forma como Beatrice e Axl compartilhavam o seu amor.

Por mais que eu achei o contexto incrível (e quem não acharia interessante essa tal de névoa?!), ao mesmo tempo achei a história muito cansativa. Cada capítulo com mais de 20 páginas o que deixou tudo mais lento e a narrativa não me conquistou muito. A história não flui naturalmente, não é uma leitura fácil. É como a viagem que eles faziam: a pé. Para fazer com que o leitor vivesse assim como eles estavam vivendo. Mas, infelizmente, o livro não me conquistou tanto quanto eu esperava.

Resenha feita no blog PS Amo Leitura.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2016/04/resenha-o-gigante-enterrado.html
Carmen 26/04/2016minha estante
Achei bem "difícil" a leitura por achar demorada, com esses capítulos longos que você disse... Não mudou minha vida, foi apenas um livro com uma linguagem diferente que li, não me acrescentou nada

Giu 26/01/2021

O gigante enterrado
Confesso que não é o livro mais interessante de se ler. Passei boa parte dele com sono e torcendo pra acabar logo. Mas o final me surpreendeu e a escrita bem feia compensa tal sentimento.

day 09/06/2022

Maravilhoso!
Um livro maravilhoso!
Para quem gosta de fantasia tipo guerra dos tronos , esse livro irá agradar .
O melhor é que o autor não perde muito tempo detalhando muita coisa , ele é objetivo .
Beatrice e Axl , são um casal de idosos que saem da sua Aldeia atrás do seu filho que mora em uma aldeia distante .
O mundo está esquecido das coisas ,pois uma névoa misteriosa trouxe o esquecimento as pessoas .
Um livro que nos leva a reflexão , pois essa névoa do esquecimento será que não é melhor para a humanidade ? Será que se pudéssemos esquecer algumas coisas poderíamos seguir uma vida com mais tranquilidade e paz ?
O livro além de trazer bastante entretenimento com a viagem e as coisas que irão acontecer,ainda nos da muitas lições sobre a vida .
Como sempre o autor , escreve mais um livro maravilhoso.

Tiago.Pelegrineti 18/03/2021

Esperava mais
O autor recebeu um nobel de literatura, li que as pessoas comparavam essa historia a game of thrones, então criei altas expectativas. Acho que isso foi o que mais me frustrou nesse livro. Não é uma historia ruim, mas mais parece um conto de fadas, bem longe de uma aventura épica como eu esperava.

FabyTedrus 13/09/2019

O Gigante Enterrado - Kazuo Ishiguro
Segundo livro que leio do autor, o primeiro foi “Não me abandone jamais” que eu conheci depois de assistir o filme em que ele foi adaptado que é um dos filmes mais dolorosamente lindos que já vi, recomendo inclusive.
Sobre esse livro, MEODELS que confuso. Assim como os personagens do livro que eram perturbados por um névoa que atrapalhava a cabeça deles em relação as suas memórias, eu me sentia um tanto confusa também, tive que voltar e reler várias partes porque não entendia porque o assunto mudou, quando mudou e o que aconteceu.
Com o passar do livro, enquanto os personagens principais se aventuram no mundo em busca do filho que há muito tempo não viam, conhecem outros personagens e vivem com eles algumas aventuras, fragmentos de lembranças vão voltando aos personagens e a dúvida fica no ar se é mesmo interessante acabar com a névoa e voltar a lembrar de tudo ou se a névoa por mais que cause muita confusão, não é de certa forma generosa em fazer que certas lembranças ruins sejam esquecidas?
Sem duvida o livro tem uma mensagem bonita nas suas entrelinhas, mas achei MUITO confuso e cansativo de ler.

Andros.Farias 12/08/2022

O que somos além de memória
E se esquecêssemos todos os problemas que tivéssemos com alguém? Nosso amor também seria eterno ?
Axl e Beatrice, os dois protagonistas desse livro vivem numa realidade em que as lembranças são cada vez mais fugazes. Só existe o presente. E com esse plano de fundo os dois resolvem visitar o filho que os aguarda há muito tempo em outra vila.
Eu particularmente não tinha ficado tão interessado assim nesse livro, mas quando comecei a ler me apeguei muito aos personagens e ao universo em si. Apesar de existir a fantasia
ela é apenas um detalhe. Confesso que esperava mais da expectativa que é criada sobre as lembranças de Axl voltarem, mas o livro deixa claro que lembranças antigas são menos importantes que as sensações do presente. Gostei da leitura