A Megera domada

Resenhas - A Megera Domada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcelinho :) 14/03/2023

Rindo com Shakespeare de novo
Não conhecia essa peça, tinha o livro aqui em casa e decidi conferir. E é realmente muito boa, a comédia aqui me fez rir diversas vezes, o humor simples, mas me agradou. Os personagens até tem certo carisma, mas os nomes muito parecidos em alguns me confundiram e toda hora tinha que voltar na lista pra lembrar quem era quem. O "romance" aqui acontece do jeito mais inusitado possível, combate fogo com fogo entre duas personalidades fortes acaba resultando na paixão dos dois, que foi um final inesperado pra mim kkkk.
Mas no geral é uma boa obra que eu me diverti lendo. Só conhecia Romeu e Julieta, agora pelo menos já tenho outra peça dele na bagagem kkkk
Outro ponto que queria falar é da versão adaptada, que contém introdução contextualizando a obra, galeria de fotos, linha do tempo e a peça em dois formatos: teatro e prosa, recomendo ler os dois, é estranho ler a peça e ter um resumo logo depois, mas é tão curtinho que quase passa despercebido :)

Duda 15/11/2021

HORRÍVEL
Gente??????? Impossível alguém ler isso no século XXI e achar bom. Que troço ridículo! É como se ele tivesse pego um animal pra adestrar (e adestrar da pior forma possível), muito machismo, não aguento!
Me perguntando como que desse troço saíram filmes tão bons como "10 coisas que eu odeio em você".
Maria3121 15/11/2021minha estante
Tive q ler por causa da escola e mds

Bia 09/10/2021

Essa é uma peça de comédia de Shakespeare, e acredito que ela deva ser lida entendendo o contexto de quando foi escrita.
Pois se trazermos para os dias de hoje não funciona.
A peça trata a "guerra dos sexos", onde existe as irmãs Minola, Bianca a mais nova e Catarina a mais velha.
Bianca é uma moça doce e tem vários pretendentes, ocorre que por costume da época as mais velhas casavam-se primeiro, eis que surge o problema pois Catarina é conhecida por gênio forte sem papas na língua, como diziam uma Megera.
Bianca não pode ser cortejada, mas pode estudar, um de seus professores é um estudante rico disfarçado de professor para cortejar a moça.
Um deles encontra Petrúquio, e conta sua história então ele decide que vai casar com Catarina e irá domar sua pretendente.
Petrúquio se casa com Catarina, e começa a usar com ela táticas de dominar falcões, deixando-a sem comer e sem dormir.
Por fim Catarina se torna uma mulher "domesticada", e Petrúquio se apaixona.
Bianca se casa escondido com Lucêncio que é o estudante que se passava por professor contando toda a verdade.
Vale a pena a leitura para conhecimento da obra de Shakespeare.

reginae 01/12/2022

É...
Esperava mais desse livro. A visão sobre as mulheres é totalmente machista e preconceituosa. O final é horrível, com a mulher - que no início era denominada de megera por ter opinião própria - se submetendo ao marido e ainda DANDO SERMÃO nas outras mulheres por não fazerem o mesmo

Maria17400 15/12/2022

Relendo!
Essa edição é linda!! A capa, os desenhos, os detalhes e todas as informações extras sobre o autor, o tradutor e o livro são muito boas.
A história em si não é muito especial, atualmente chega a ser absurda, mas temos que levar em consideração que foi escrita no século XVI.
Eu gostei muito de ler e relacionar os personagens com os de ?10 coisas que odeio sobre você? meu filme favorito que é inspirado nessa obra (gosto mais do filme).

Layza33 01/11/2023

Domada ou não
Willian Shakespeare,faz um teatro com o tema principal sobre casamento,relatando isso através da comédia contando uma história sobre a "A megera domada",que se chama Catarina.
A história se baseia sobre a vida de uma garota e os acontecimentos no dia a dia através dos hábitos passados,na época em que existia casamento arranjado a mulher era submissa ao homem e a lei beneficiava os mesmos.
Catarina,a protagonista da história foi obrigada a se casar com Petrúquio para que sua irmã pudesse se casar.Ela tinha atos totalmente ao contrário de uma garota que a sociedade pedia,seus atos eram agressivos,uma menina ignorante,nela não havia delicadeza alguma.O livro conta uma história baseada nos acontecimentos passados,com os hábitos que as pessoas tinham.Indico o livro,pois conta cada detalhe fazendo com que o leitor vivência o passado enquanto está no presente.

Manoela.Bellard 18/10/2022

j
n achei a história muito legal, meio monótona mas divertida, os personagens são engraçados e meio esquisitos mas vale a pena ler

Sarah 13/01/2023

E foi assim que descobri ?10 things i hate about you?
Li durante meu período colegial. É convencional até, mas machista. Me questionava o por que da submissão. Hoje entendo, obrigada filosofia e sociologia!

suziey 26/04/2024

Li esse livro apenas por conta da escola e não curti muito não. Tem um porrada de frases machistas e misógnas, o final é péssimo e não vi muita graça na história.
Eu até entendo que ela foi escrita lá em 1594, os costumes e a cosmovisão do povo daquela época eram bem diferentes da atual, principalmente se tratando do papel da mulher na sociedade e a maneira como ela deve se portar. Hoje em dia as pessoas usam essa peça como uma forma de refletir sobre como o mundo mudou de lá pra cá nesse quesito, mas esse papo não me desceu.

Ash 03/04/2023

O filme 10 coisas que eu odeio em vc conta a msm história do livro que a inspira: a megera domada. Confesso que só me interessava por esse livro por causa do filme, depositando grandes expectativas de uma história de amor apaixonante igual a de kate e patrick.

depositar essas expectativas em um livro escrito entre o século 16 e 17 foi com certeza o que me matou. já esperava que a obra não fosse ser tão... feminista quanto o filme, mas de alguma forma fiquei um pouco decepcionada com as violências e o moral da história ser que amar um homem significa ser obediente cegamente como uma criança e amar uma mulher significa tortura-la até que ela diga que o dia é noite e a noite é dia.

apesar disso, consegui dar uma gargalhada ou outra com o livro, mas a tal historia de amor deixou muito a desejar. não consigo entender como os personagens concluem que petruquio está apaixonado por catarina se a única coisa que fez foi taxa-la de louca até que ela aceitasse, sem nunca demonstrar amor.

é um bom livro pra quem quer começar a ler clássicos, mas aconselho que procure uma outra tradução.

Leide.Kauane 01/11/2023

Livro bastante interessante !
Em "A megera Domada", de William Shakespeare, a obra aborda temas que ainda são relevantes nos dias de hoje.O conflito entre gêneros, o poder das palavras e a capacidade de mudança são questões fundamentais exploradas na historia. Além disso, podemos observar também que destaca a importância do amor verdadeiro e da compreensão mútua, mesmo em meio a desentendimentos e diferenças.
O drama gira em torno do casal improvável formado por Petrúquio, um pretendente determinado, e Catarina, a infame megera que ninguém quer como esposa. Filhas de Batista, um rico comerciante de Pádua, Bianca é doce e desejada por vários pretendentes.O problema é que Batista se recusa a permitir que Bianca se case antes de Catarina, e é aí que o drama se desenrola. Com a chegada de Petrúquio, um nobre de Verona, este decide se casar com Catarina, e assim começa a batalha entre a megera e seu pretendente, na qual Petrúquio elabora formas hilárias e surpreendentes que fazem com que ele consiga "domar" e conquistar o coração de Catarina.
A linguagem de Shakespeare, embora possa parecer desafiadora a principio, enriquece a obra com seu jogo de palavras, trocadilhos e poesia. Fazendo com que o leitor se divirta e se aprofunde em suas obras . Dessa forma, recomendo "A megera domada" para aqueles que são fãs de casal "enemies to lovers" e comédia clássica ou aqueles que se interessam pela linguagem, costumes dos tempos antigos. Deixo um trecho para despertar o bibliófilo interior que há em você!

Catarina : "Irá vosso fogo apagar o meu? Forçar-me-eis a vos amar, como se pode apagar o fogo com palha?"

Petrúquio: "Queimarei a palha e a lenha, senão minha vida não valerá nada."

1 | 2 | 3 | 4 | 5