Correr

Correr Drauzio Varella

Resenhas - Correr

Dani 29/06/2020

As histórias de um maratonista
Livro com relatos interessantes sobre maratonas, corridas, trajetos escritos por realmente um maratonista (nada melhor do que ler de quem tem prioridade para falar). Nos evolve com cada acontecimento, sentirmos ansiedade pré provas e felicidade pós prova juntos.
Além dos relatos pessoais o livro também conta a parte fisiológica da corrida, o que acontece no nosso corpo e os riscos para saúde de se correr uma maratona.
O livro tem uma leitura bem fácil e fluida, porém não gostei muito de como os capítulos foram dispostos, no meio de contos sobre maratonas aparecia capítulos de fisiologia, cortando o clima da leitura.
Além disto,o livro possui relatos extremamente detalhistas, fugindo um pouco do ponto principal da história contada e tornando o livro mais extenso sem necessidade.

Mari Castelo Branco 24/06/2020

9° - não ficção. Narrado em 1ª pessoa. História de Drauzio e suas aventuras como corredor, sobretudo nas maratonas.
Existiram passagens em que não me prenderam tanto (como as mais técnicas). No entanto e no geral, eu adorei os trechos em que Drauzio narrou as sua preparações para maratonas, todas após seus 50 anos, e, com uma rotina intensa. A corrida ensina muito e falar sobre ela é falar sobre SUPERAÇÃO, equilíbrio, força de vontade, constância, e, atenção a si e ao mundo ao seu redor. Então, nesta obra o autor traz para o leitor a perspectiva do emudecer ao correr (e se encontrar); do presente que é contemplar diversas cidades diferentes quando se corre e do impacto cultural causado por isso; da possibilidade de experienciar circunstâncias sociais impensáveis e distantes de nós; e do quanto correr pode salvar as pessoas: na saude, na fome, e na alma.
Vale a pena a leitura demais!!!!! O esporte é realmente uma ferramenta incrível (assim como Drauzio)!!!!

Ianca 12/06/2020

Não corro e nunca corri com regularidade, mas me interessei pelo livro. Talvez pela tentativa de me incentivar a correr, talvez por saber que qualquer assunto escrito pelo Drauzio Varella ganha um olhar único e, as vezes, cômico. Fica a dica para os corredores e para os sedentários.

PS: o livro tem uns "intervalos" para falar sobre as repercussões fisiológicas dessa atividade, eu achei interessante porque quebra alguns medos e tabus que muitos sedentários, isso me inclui, usam pra fugir da atividade.

Estelia 01/06/2020

Médico e corredor
E não é qualquer corredor. É maratonista. Um feito que apenas 1% da população mundial conseguiu. Neste livro vemos como o Dr. Drauzio é um apaixonado por corrida, por maratona, e mostra como este exercício faz bem para o corpo e mente.

Estela.Mayra 31/05/2020

Leitura muito gostosa, varia entre fatos, estudos e relatos do autor. No fim eu me determinei a correr uma maratona.
Buda 28/12/2020minha estante
E aí? Correu?

Jade 29/05/2020

O livro possui capítulos curtos que auxiliam na quebra de uma narrativa conteudista e promovem uma leitura mais leve. Para mim foi importante essa organização pois em alguns momentos as descrições me pareceram monótonas. Como exemplo, cito as informações médicas sobre as doenças, lesões etc. Eu desconhecia a maioria dos acometimentos, então me senti perdida na discussão. Achei legal o autor compartilhar as dificuldades que passou, e provavelmente ainda passa, para se manter ativo na atividade física e participar das maratonas. Também achei muito legal as críticas sociais que o autor faz, que bom que ele reconhece muitos dos privilégios que usufrui. O epílogo, para mim foi uma das partes mais bonitas do livro. Por fim, o livro convida a experimentar não só a corrida, como a prática regular da atividade física. Recomendo a leitura para corredoras/es e não corredoras/es.

Manoela Guimarães @estantedamanu_ 08/05/2020

Porque você ainda não começou a correr?
O livro Correr: o exercício, a cidade e o desafio da maratona foi escrito pelo médico Drauzio Varella em 2005.
Sinopse do Livro: Drauzio Varella é médico oncologista, autor de best-sellers, voluntário na penitenciária feminina de São Paulo e pesquisador, tendo se tornado célebre por suas intervenções na TV e na mídia impressa. Mas consegue, há mais de vinte anos, conciliar esse atribulado dia a dia com a prática regular de exercício físico. Para Drauzio, correr não é apenas um hobby: é aquilo que lhe dá o equilíbrio, a força e a serenidade necessária para enfrentar os desafios da vida. Aqui o médico/escritor/corredor conta como e por que decidiu espantar o sedentarismo e começar a correr; relata com boas doses de humor o desafio da primeira maratona, à qual muitas se seguiram; nos dá um panorama saboroso da história da maratona, desde suas supostas [e míticas] origens na Grécia antiga; oferece ao leitor informações médicas sobre a prática esportiva; e, de quebra, nos leva de "carona" em suas corridas enquanto apresenta reflexões sensíveis sobre a cidade e a alma humana. Leitura indispensável para corredores [e futuros corredores!].
No final de 2017 decidir comprar um livro que falasse sobre maratonas (42km) para presentear o meu marido, na época namorado, logo após ele ter completado a sua primeira prova de meia maratona (21km). Ao chegar na Livraria Saraiva, o livro do Dr. Drauzio logo me chamou a atenção por ser destinado a qualquer pessoa que goste do assunto e não apenas a profissionais da área de educação física.
Eu apenas conhecia o médico das suas aparições na TV, mas ao ler sua obra, percebi que ela além de interessante possuía diversos tipos de conhecimentos. Ampliei assim a minha percepção sobre o autor. Agora o que posso dizer desse célebre doutor é que possui a minha admiração. Que experiência de vida, que leque de conhecimentos, como eu gostaria de conversar com esse senhor, quanta coisa ele tem para nos ensinar.
O livro conta algumas curiosidades, como por exemplo, o surgimento da Maratona. O médico descreve como começou a correr, suas eventuais companhias de corrida, as maratonas mais famosos e concorridas do mundo (Nova York, Chicago, Rio de Janeiro, Boston, Tóquio), seus treinos nas cidades como Rio de Janeiro (Floresta da Tijuca, Lagoa Rodrigo de Freitas), São Paulo (Parque Ibirapuera, Minhocão, Centro, Cracolândia) e outras. Além de nos apresentar diversos lugares, muitas histórias engraçadas ocorrem durante as corridas e algumas pessoas que o doutor conhece durante os treinos são hilárias.
A sinopse reza que o autor nos leva de “carona” em suas corridas e é exatamente o que ocorre, porque ele descreve com riqueza de detalhes os locais por onde corre... as árvores, os pássaros, a arquitetura e história dos prédios, e por aí vai. Há também várias informações médicas não só sobre a vida saudável que a prática esportiva proporciona, mas também possíveis problemas durante o exercício, como lesões osteomusculares, hiponatremia, desidratação, insolação, etc. Alguns dos sintomas relatados fez com que eu me identificasse bastante. Ao terminar de ler algumas frases era fácil pensar... meu Deus doutor, é exatamente isso que sinto durante as corridas. Os corredores precisam ler este livro.
“Duas semanas de vida sedentária são suficientes para desorganizar a programação seguida com disciplina rigorosa durante meses ou anos”
“...Vamos lá, um passo a mais ou: Coragem, tá chegando... tá chegando...”
“Quem descobri a sensação de bem-estar e a euforia que a corrida traz não se contenta em caminhar”
“... o corpo humano se aprimora com a movimentação, tenha um ou noventa anos de idade. Correr é experimentar a liberdade suprema, é voltar aos tempos de criança.”
Além do assunto principal, corrida, é impossível não notar como o nosso autor é disciplinado porque ele consegui atuar como médico oncologista, fazer atendimento voluntário em prisões, gravar para a TV, escrever livros, colunas em jornal, revista e site, palestras, congressos, tempo para família e ainda treinar regulamente.
É inspirador e nos prova que com organização podemos ter uma rotina com tempo para tudo que desejarmos... trabalhar, estudar, manter nossas leituras em dia, praticar exercícios físicos regularmente, etc. O ser humano é capaz de fazer quantas coisas quiser, mas temos que realmente querer. Eu sou meia maratonista e recomendo a leitura para todos os corredores e aspirantes à corredores, mas mesmo que você não seja adepto a esse tipo de atividade física, recomendo que leia porque é uma experiência de vida incrível.
Livro: Correr: o exercício, a cidade e o desafio da maratona
Autor: Drauzio Varella
Ano: 2015
Páginas: 206
Editora: Companhia Das Letras

RChicago 04/05/2020

Excelente
O livro além de curto é bem divertido, fluido e informativo, de forma que consegui finalizar a leitura em um final de semana. Adorei o livro, tanto as partes em que ele conta sua história quanto a de terceiros e as informações médicas. Apesar de correr a dois anos, não conhecia o mundo das maratonas e não imaginava tamanho desgaste e luta, foi inspirador entender mais deste cenário. O livro é tão rico que além do foco, que é a corrida, Dráuzio sutilmente aborda pontos como racismo e a triste realidade social. Assim como também conhecemos outras culturas através de suas maratonas: me senti correndo nas ruas de New York, Tokio, etc através de seus relatos. O Epílogo foi tocante e concluiu com chave de ouro, trazendo motivação para praticamos exercícios e cuidarmos da saúde. A frase que mais me tocou foi: "O homem é resultado do impacto cognitivo causado pelas ações que praticou e as que deixou de realizar, tanto quanto é consequência das lembranças arquivadas na memória e das que foram relegadas ao esquecimento".

victorbv01 23/04/2020

Divertido
Muito interessante a forma como o Dr Dráusio compartilha suas experiências na corrida.

Aline 30/03/2020

Para os amantes da corrida
É um livro encantador. Dr. Drauzio Varella reúne toda a sua experiência e escreve com tanto amor esse livro.

Alex.Farah 27/03/2020

A vida começa aos 50...
Um ótimo livro em que o Dr. Drauzio relata sua experiência em maratonas. O detalhe é que sua primeira maratona foi aos 50 anos de idade. Ele nos mostra os benefícios da corrida e que não há idade para começarmos nossas atividades físicas?, claro sempre com recomendação médica. Além de relatar suas experiências é relatado também pesquisas científicas feito com corredores maratonistas mostrando as consequências após as corridas. Além disso, ele explica o que o excesso de esforço físico, como os treinos ou uma maratona, pode acarretar como lesões osteomusculares, repercussões digestivas, repercussões renais, hiponatremia, desidratação, etc. Como já corri uma meia maratona e várias corridas de quilometragem menor, me colocava exatamente na pele do Dr. Drauzio ao relatar sobre suas corridas. Isso me leva a crer que os corredores pensam iguais =p.... recomendo muito a leitura principalmente para aqueles que querem mudar seu estilo de vida para melhor. Um ?chuva? de incentivo para sairmos do sedentarismo e elevarmos nossa autoestima.
Sergio 08/04/2020minha estante
Está doido para voltar a correr, filhinho?

Lari 19/03/2020

É um caminho sem volta ler com a voz do Drauzio na mente!! Haha

O livro relata sobre as diferentes fases da corrida, dificuldades e vitórias da experiência do Drauzio.

É um livro com leitura dinâmica e muito cativante. É um livro que conta experiências, mas que nos inspira a ser um corredor melhor e acreditar em nós mesmos.

Acreditar que absolutamente nada resiste ao trabalho.

Se podemos sonhar, podemos realizar, principalmente se o assunto for corrida!

jonathanrausch 09/03/2020

Doses de história e de ciência
Os capítulos são divididos em histórias pessoais que tem relação com a corrida, intercalando com os principais problemas que ocorrem com corredores, tanto inexperientes quanto com experientes. Tem informações valiosas e uma pitada de humor bem Drauzio Varella.

A leitura é gostosa, mas não recomendo ler em uma tacada só.

Hugo 02/03/2020

Vale a leitura para quem é adepto a corridas ou só faz caminhadas pois são relatos divertidos do doutor Drauzio Varella sobre a atividade física de correr, o que faz uma pessoa sã ter vontade de correr uma maratona e quais são os aspectos fisiológicos envolvidos.

site: https://anemiacerebral.com.br/livros-para-leitores-iniciantes/