Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Danny 06/05/2023

Fantástico
Por mais que eu já conhecesse a história através do filme, o livro continuou sensacional, a narrativa e forma que a mente do Norman é revelada é incrível
O autor foi um gênio na escrita, um livro rápido e objetivo, que deixa com aquela vontade de mais, aquela sensação de quando você para de ler mas está pensando no livro. Eu gostei muito dessa leitura e indico pra quem gosta de livros policiais com plots.

Zaza10 05/05/2023

Puta Merda
Que livro meus amigos, QUE LIVRO.
Simplesmente sensacional, final com Plot atrás de Plot do jeito que eu gosto, simplesmente sensacional

ilysomtch 04/05/2023

Esse livro simplesmente bugou minha cabeça.
A escrita dele é muito fácil de entender e é um livro muito bem escrito.
No começo do livro achei que fosse ser um livro extremamente genérico e comum, mas a partir da metade dele tudo vai ladeira abaixo. Cada página me deixava mais confusa por ter uma história complexa mas muito bem escrita.
Vou demorar no mínimo dois anos para me recuperar desse livro.

meli.reads 03/05/2023

Pprt nunca fiquei tao focada em um livro quanto fiquei com esse, perfeito dms. o filme vale todo o hype que tem mas o livro é muito mais viciante.

@LuanLuan7 30/04/2023

Tensão do início ao fim
Que história!
O livro é curto, porém a história é complexa e cheia de reviravoltas.

Trata-se da história de Marion Crane, uma secretária que roubou 40 mil dólares de um cliente (em vez de depositar num banco). Em fuga, seguia para a casa de seu namorado e, após mudar de veículo várias vezes, perdeu o rumo e acabou parando no Bates Motel, administrado por Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora.

A cena clássica da facada na banheira acontece na primeira metade do livro. O sumiço de Marion Crane dará início a uma investigação cujo desenrolar findará em novos assassinatos e tensão.

Fiquei admirado com a simplicidade da escrita e com a complexidade da história. O enredo tomou minha atenção do início ao fim. Além disso, as cenas de ação (morte) são bem intensas, mas sem apelar para qualquer ?vulgaridade?.

Um clássico terror psicológico em que o leitor consegue ?sentir? e prever quais serão as reações de Norman Bates.

O final foi inesperado para mim.

A lição que fica é: até pessoas absolutamente simplórias e comuns podem revelar uma personalidade bizarra ou encantadora.
JuniorBelford 10/05/2023minha estante
E um livro curto, porém uma leitura bem fluida!

@LuanLuan7 24/05/2023minha estante
Verdade, Júnior.

Luiza 30/04/2023

Psicose
Esse livro entra bem na cabeça de seus personagens, cria cenas com bastantes apreensão que me deixou bastante tencionada e curiosa para saber o final, mesmo já sabendo o desfecho do livro.

Em geral, muito bom, li com o objetivo de entender mais sobre psicose para a faculdade de psicologia e sai muito satisfeita, porém também recomendo para quem quer apenas se distrair, por ser cativante e com um ótimo suspense, te prende e faz a leitura sem dinâmica e rápida

Rafaela.Machado 29/04/2023

Genial
Quando li psicose sabia apenas que existia um filme preto e branco dele com o mesmo nome que eu nunca assisti, então meu primeiro contato foi realmente o livro.

Não me arrependo nem um segundo de ter pego ele pra ler, me prendeu do início ao fim e o plot é simplesmente maravilhoso, assim como os personagens e o modo como são trabalhados.

Não me surpreende Hitchcock ter ficado tão maluco pelo livro a ponto de comprar todos os exemplares pra ninguém saber sobre as reviravoltas da história.

Jeh New 27/04/2023

Simplesmente Fantástico!
Uma narrativa de tirar o fôlego! Cada capítulo, ou até mesmo cada linha deste livro é super interessante e por isso terminei em apenas 5 dias! Por mais que a história seja conhecida acredito que por todos os amantes de livros ou filmes de terror, cada momento é interessantíssimo! A cada parte queremos saber mais e mais sobre Norman Bates e todo o suspense por trás da história que é contada de maneira detalhada e completamente intrigante! Personagens marcantes e situações reflexivas, este livro jamais irá perder o seu brilho independente do que tempo que passar. A virada no final sempre será uma obra prima!

Dig 27/04/2023

Intenso e empolgante
Psicose" é um livro do autor Robert Bloch, publicado em 1959. O livro conta a história de Norman Bates, um proprietário de motel que vive com sua mãe em uma pequena cidade dos Estados Unidos. A narrativa é dividida em 16 capítulos, cada um deles apresentando um ponto de vista diferente sobre os eventos que se desenrolam.

A história começa quando uma jovem chamada Marion Crane rouba uma grande quantia de dinheiro de seu chefe e foge para se encontrar com seu namorado em outra cidade. Ela decide passar a noite no Bates Motel, onde conhece Norman Bates, um homem tímido e amigável que vive com sua mãe no casarão ao lado do motel. Durante a noite, Marion é morta no chuveiro por uma figura misteriosa, e sua irmã e namorado iniciam uma investigação para descobrir o que aconteceu com ela.

Conforme a trama avança, descobrimos que Norman sofre de transtorno de personalidade múltipla, e que sua mãe está morta há anos, mas ele ainda a mantém viva em sua mente. Norman passa a assumir a identidade de sua mãe quando sente que ela está ameaçada, o que leva à série de assassinatos no motel.

O livro é um suspense psicológico que explora temas como a loucura, a culpa e a obsessão. Bloch usa uma narrativa em terceira pessoa, permitindo que o leitor tenha uma visão mais ampla dos eventos e das motivações dos personagens. "Psicose" foi adaptado para o cinema por Alfred Hitchcock em 1960, tornando-se um clássico do cinema de terror.

Ketlin 24/04/2023

Entendi o motivo de ser um clássico
Há um bom tempo que esse livro estava na minha lista, e eu sempre acabava adiando a leitura porque mesmo não tendo assistido ao filme, eu já conhecia a história e achei que isso diminuiria um pouco o brilho pra mim. No começo, foi assim mesmo, um pouco arrastadinho, mas do meio pro final a narrativa ficava cada vez mais tensa e realmente me prendeu! Pensar que essa obra foi escrita há tanto tempo e ainda assim supera muitos livros atuais do gênero me faz entender o que é ser um clássico de verdade. Recomendo!

katesamos 23/04/2023

Meio obvio
Não sou muito de ler terror, mas queria ler um livro que fosse contado ppr quem comete crime, e esse livro me entregou isso, com mistura da visão das vítimas e do cúmplice. O mistério é um pouco óbvio, contudo, continua sendo muito bom e toda a explicação deixou melhor ainda. Não é um livro que dá medo, só no final te deixa mais apreensiva por ser algo muito macabro.