A Ascensão da Sombra

A Ascensão da Sombra Robert Jordan

Resenhas - A Ascensão da Sombra

Brunna Fernanda Freire 28/03/2022

Aquele que vem com a Aurora
Depois de tantas reviravoltas me peguei ainda mais apaixonada pela história e os personagens, sei que fica muito repetitivo comentar isso em todas as resenhas dessa série, mas não há como não falar de como é bem construída, de como os personagens são complexos e concretos, de como o cenário é extremamente bem feito.
O crescimento de Rand e Perrin é de longe os que eu mais gostei de acompanhar e os que me deixaram mais aflita. Mas Egwene, Elayne e Nynaeve também se desenvolveram bastante, além dos novos personagens que claramente vieram para ficar.
Além disso nesse livro aprendemos mais sobre os Aiel, voltamos a Dois Rios e temos grandes reviravoltas ocorrendo na Torre e em Tanchico, deixando tudo ainda instigante e desesperador, mal posso esperar para o próximo livro.
Não posso dizer muito mais sem contar nenhum spoiler.

dulcegdorta 18/05/2020

As vezes fiquei irritada com o tamanho da soberba de alguns personagens. Mas até que gostei, de boa parte do resto.

Mari 06/06/2020

É uma pena que a intrínseca não pareça com muita pressa em editar o restante da série, pois em A ascenção da sombra , Robert Jordan expande ainda mais o rico mundo de fantasia que criou e mostra que não há limites para esse poderoso épico. Cada vez mais animada pra ler a série toda e preocupada da editora não honrar o compromisso com os leitores e não editar todos os 14 volumes.

Giuliane.Souza 28/04/2021

Como assim Roberto??
Gente o que é que tá acontecendo? Várias treta aqui. E me faltam respostas.. como ele me deixa com esse final??

Lauuulisboa 24/07/2023

O livro é caótico o tempo inteiro. Apesar de ser um belo de um calhamaço, a história não se arrasta e faz você querer ler sempre mais um pouquinho. O fato de que cada personagem estar vivendo um caos diferente dá a oportunidade, principalmente para aqueles que leem dois/três livros ao mesmo tempo, de respirar para voltar no gás. A única coisa que foi um pouco confusa foi o final do último ponto de vista Perryn do livro.. não sei se eu não consegui imaginar corretamente a cena ou se faltou elementos para ativar.

Amal0 23/04/2021

A Ascensão da Sombra
Os capítulos de Rand são cansativos mas tudo melhora quando Perrin Olhos Dourados aparece, realmente Rand está perdendo espaço.
Os capítulos das Aes Sedai também são muito mais legais, vale a pena encarar um livro tão grande.

becka 24/07/2020

Irritante mas ok
O livro é muito irritante em diversos momentos e senti que apesar de ter 1000 páginas quase, o enredo não é desenvolvido direito mais uma vez, após 4 livros era pra alguma coisa ter sido mais aprofundada nessa história. Os preconceitos do robert jordan como sempre ganharam espaço na trama com suas personagens femininas estereotipadas.

O Rand é insuportável e nesse livro conseguiu me irritar mais uma vez. Apesar dos defeitos, eu gosto muito do universo do livro e até achei esse livro fluído, me irritou em alguns momentos mas o universo me instiga a continuar.

Em suma: não gostei muito, mas é ok e o universo da trama é interessante.
mcorvere 24/07/2020minha estante
SIIIIM!! nossa me incomoda demais o jeito que ele constrói as personagens femininas.

becka 24/07/2020minha estante
o único motivo que to persistindo é pq acho que o universo e a trama são muito interessantes, mas ele enrola DEMAIS e demora muito pra desenvolver.

mcorvere 24/07/2020minha estante
o que eu mais gostei até agora foi "as chamas do paraíso" - senti que teve mais eventos que obrigaram os personagens a agir.

becka 24/07/2020minha estante
chegarei lá ?

Laura 06/04/2021

Saga A Roda do Tempo
A Roda do Tempo é uma saga muito boa. Apesar de ser um livro extenso, temos capítulos focados em diversos personagens, se passando em diferentes lugares, o que suaviza a leitura e mantém o leitor entretido. A história é muito bem construída, rica em detalhes, os personagens tem personalidades distintas e cada um tem um papel a desempenhar na trama. Gostei muito desse 4o volume e já estou ansiosa para ler os próximos.

Gabriela3872 17/02/2023

Extraordinário
E mais uma vez eu me surpreendo com a grandiosidade desse universo, com a magnitude e profundidade dos personagens. Tudo é tão bem descrito e incrível.

Perrin desde o primeiro é o meu personagem favorito e o acréscimo da Faile, mais a situação em Dois Rios veio pra reafirmar o lugar dele no meu coração. Perfeito, 0 defeitos, inigualável.

O Mat tem conquistado seu lugar tbm, demonstrando um mega companheirismo, mesmo quando tudo oq ele queria era dar o fora dali e entender oq estava acontecendo com as memórias dele.

Elayne e Nayneve... eu gostei muito desse arco em Tanchico, eu estava quase ficando de saco cheio da Nynaeve, sempre arrumei desculpas pra ela, mas a personalidade dela tava começando a me irritar, mas ent ela me proporciona 2 das melhores cenas, uma delas com o amor da minha vida aka Lan, e ent eu voltei a passar pano pra ela. A Elayne começou a ter um destaque maior, mas ainda assim tá meio méh. Não tenho muito oq falar da Egwene, só espero q ela domine tel'aran'rhiod logo.

E agora o personagem de quem eu mais sinto pena, o dragãozinho sofrido, Rand. Eu realmente sinto muita peninha dele, a vida dele virou de cabeça pra baixo pra ele descobrir q ele é o fucking dragão renascido e q o mundo tá nas mãos dele, é muito pra assimilar, ainda mais sem ter em quem poder confiar, tendo q carregar tudo sozinho e, na minha opinião, vem se saindo muito bem, mas n deixa de ser um fardo muito pesado pra se carregar.

André Fiamoncini 03/06/2022

Ritmo de tirar o folego
Esse foi um livro difícil de parar de ler um segundo. Amadurecimento dos personagens e uma reviravolta incrível que não consigo segurar a ansiedade para saber oque irá acontecer no próximo volume da saga. Quem não conhece a saga a Roda do Tempo, por favor corra para conhecer e iniciar a leitura.

julia 14/06/2020

Resenha: A Ascensão da Sombra
Eu gosto de um (1) personagem nesse livro e o nome dele é Perrin. Não suportei o resto. O enrendo é interessante, mas se arrastou um monte porque os personagens estavam insuportáveis. Eu acho que o maior problema que eu tive com esse livro é que tudo daria certo se as pessoas parassem para conversar em vez de pensar que todos são idiotas. Mas não. Eu vou tentar ler o próximo livro, mas se continuar desse jeito vou ler um resumo online e pular para o último livro.
Mariana 02/08/2020minha estante
Siiiiim, a minha vontade é de colocar todos os personagens em uma terapia conjunta, o Tenebroso não duraria 1 s se informação fosse trocada entre esse povo.

E o Perrin é imbatível. O único sensato.

Caio Timbó 14/03/2022

E o mundo só aumenta!
Não é a toa que o livro é tão extenso. Nada é deixado de fora. Tudo é levado com paciência e com maestria. Muito bom!

maarcia 23/12/2022

Pra mim foi o melhor livro da série até agora, finalmente eu consegui ver a história andando e, caramba, está muito boa. A construção a nível de detalhes é impecável e impressionante, as peças estão encaixando e eu estou chocada com tudo.
Alguns personagens me surpreenderam muito positivamente (Faile, eu tô falando de você) e eu gostei também de ver os holofotes em outros personagens, tipo o Perrin, ao invés de somente no Rand. E falando no dito cujo, eu estou bem contente com todo o desenvolvimento dele, eu sei que demorou demais pra ele abraçar o que o destino preparou mas uma vez que o fez foi bem interessante, a gente já não vê mais aquele molequinho de Campo de Emond todo inocente que via o mundo colorido. Rand al'Thor realmente é o Dragão Renascido (não, isso não é spoiler) e tá fazendo por merecer o nome. Não digo que ele está f*d@, p!ca das galáxias ainda mas está chegando lá.
Tem muita água pra rolar mas eu estou bem animada pra continuar a ler a série.
Uma coisa negativa, porque nem só de positivos vive uma série, é que aqui ainda continua a descrição bem detalhada, muitas vezes desnecessária, de algumas coisas, acaba arrastando a história e deixando pesada, bem densa. Essa série definitivamente não é fluida, com capítulos imensos que muitas vezes eu tive que parar no meio pois ficava enfadonho.
Dito isso, recomendo muito pra quem já tem uma experiência com livros assim, tipo Senhor dos Anéis, a prosa do Jordan é um tanto parecida com o Tolkien e o jeito de contar a história em si lembra muito do JRRT.

Fernando.Schneider 10/02/2022

Excelente
Fazia tempo que não me apaixonava por um personagem e o nome dela é Faile. Foi tanta coisa que aconteceu nesse livro. São tantos personagens e mesmo tendo certas conclusões, o universo não para de crescer. A cultura aiel e as surpresas de seus costumes e origens são demais. Mas pra mim o núcleo de dois rios e a relação que se constrói entre Perrin e Zarine foram muito o ponto alto do livro. Espero que a luz siga brilhando sob meus eles no futuro da saga