A Ascensão da Sombra

A Ascensão da Sombra Robert Jordan

Resenhas - A Ascensão da Sombra

Nathalia.Ramos 28/05/2022

O 4º livro dessa série é muitooo superior aos outros, tanto em relação aos personagem quanto do próprio enredo
Eu gostaria de dar nota mais alta para ele, mas a facilidade que algumas situações ocorrem realmente me abalam

bibliotecadamalu 21/08/2022

Perfeição ???
Este é para mim, totalmente superior aos livros anteriores da série. Neste nós conhecemos MUITO mais dos Aiels, e um dos arcos volta para Dois Rios, o que considerei muito interessante.

Moiraine me decepcionou nesse livro, mas em compensação, o Rand que até então tinha sido bem bobinho, se superou completamente, se mostrou um estrategista nato e o seu desenvolvimento amaroso finalmente foi como eu desejava, o fato de ter tantas moças interessadas nele me incomoda, mas eu acredito que o autor pretende dar um jeito nisso!

Karina.Carvalho 29/09/2022

É impressionante como os livros não caem de qualidade, na verdade melhoram.
Robert Jordan vai nos levando mais para dentro de seu mundo mágico e mesmo os livros sendo imensamente grandes continuo com vontade de seguir a história.
Nesse livro muitas informações importantes são reveladas e acabei simpatizando um pouquinho mais com o Rand, embora para mim o Perin seja um personagem muito mais interessante.
Nynaeve também melhorou um pouquinho, passou a ser menos chata e infantil.
Senti falta de Moraine nesse livro.

Esse até agora é o livro que mais gostei.

Hugo399 23/02/2023

De meninos para homens
No volume 4 da saga A Roda do Tempo os protagonistas iniciam como jovens e terminam como homens. Amadurecem e assumem os seus destinos.

tiorobin.silva 04/03/2023

O melhor até agora
Esse livro é mais dinâmico. Vemos o amadurecimento das personagens principais. A ação do começo ao fim, Todos tem um espaço para brilhar. A história se passa em vários locais, concomitantemente. Isso traz um dinamismo muito bom. Novas personagens são apresentadas. A cultura dos Aiel é mais aprofundada. O arco de Perrin e Faile, pra mim é a melhor parte entre os 4 primeiros volumes.

Anália 13/03/2023

Em comparação ao terceiro achei o ritmo desse mais lento e arrastado, porém pro final as coisas vão se encaixando e resolvendo muito bem
Senti falta do Mat e da Moraine, msm eles aparecendo bastante com o Rand sinto q eles n tiveram muitos momentos pra realmente fazer algo e tava na expectativa que nesse livro eles fossem ganhar mas destaque

Alex.Monteiro 15/03/2023

Perfeito, fantasia maravilhosa com personagens fortes e história envolvente, recomendo demais a leitura.

Paulo 25/03/2023

Os eventos desaceleram, mas a leitura vale a pena
O livro é prolixo e em alguns momentos chega a ser arrastado. Muitos detalhes são repetido à exaustão e repetidos sempre que algum grupo entra em cena ou um evento acontece. Por exemplo, que as Aes Sedai nunca mentem, ou que as roupas dos latoeiros são berrantes e multicoloridas. Mas mesmo o enredo avançando lentamente, a história é imprevisível e atraente. Os cenários e os personagens são interessantes e em sua maioria, agradáveis, principalmente de alguns personagens secundários. Me mantive entretido e pretendo continuar a ler a série.

Matheus833 22/08/2023

Mantendo padrão
Este livro mais uma vez supriu minhas expectativas. Sem dúvida essa saga é uma das melhores que já acompanhei

Amanda 09/09/2023

Existem pessoas criativas e existe o Robert Jordan. O universo de a roda do tempo é gigantesco e a cada livro que eu leio, acho que ele vai afunilar a história para não se perder e ele expande mais. O mais bizarro é que a maioria dos livros tem de 1 a 2 anos entre os lançamentos.
Enfim, o livro é bem escrito, a trama é estruturada e bem amarrada. Se você tiver a paciência para ler 14 volumes - com pelo menos 800 páginas cada - essa série vale muito a pena.

Ni 08/10/2023

Até que enfim terminei!

Parecia que não teria fim, me desculpe, mas o não há paciência que aguente o núcleo feminino dessa saga. Todos os personagens tem os seus momentos estragados pelas interações com as meninas. O Perrin, que já não era alguém de destaque, ficou insuportável de acompanhar com a chegada da Fall.

Quando nos livramos da Egwene e Elayne, me surgi a Avenue. Qual é a necessidade do autor em enfiar esses romances na nossa goela?. Eles são ruins, mal construídos e desenvolvidos e também, mal conduzidos, eles são realmente intragáveis. O único salvo, por enquanto, é o Matt, e por isso que, por enquanto, é o meu favorito.

A narrativa em si permanece no mesmo vício, a estrutura é a mesma, porém com diferentes cenários. Ainda há o problema com sonhos, eles estão separados, trolocs atacando a torto e a direito ( O vilão e esses capangas perderam completamente o apelo por conta dessas repetições.) mesma brigas e problemas, e no final o mesmo embate em um lugar no além, sem nunca derrotar realmente o tenebroso.

Perdi quase completamente a vontade de continuar a saga, ainda mais com livros de 900 páginas que continuam no mesmo ponto. Não estou mais engolindo essa roda e suas repetições.

Guilbonfim 10/11/2023

Ascenção
Os cinco jovens de dois rios continuam em suas jornadas, conquistando espaços e aprendendo um pouquinho a cada desafio. Mas a ingenuidade que insiste em ser um traço marcante a todos eles me incomodou um pouco ao longo do quarto livro da série, parece que a cada passo adiante eles precisam retroceder dois. Com muita coisa acontecendo sempre em sequência, até esquecemos que esses cinco deixaram sua aldeia a pouco mais de um ano e precisam amadurecer muito rápido.

Ju 27/12/2023

Muita informação e ao mesmo tempo não temos informação o suficiente kkkk

Algumas partes do livro eu só conseguia pensar: como é que tu não viu isso vindo tchê!

Livro muito bom, indo para o próximo.