A Ascensão da Sombra

A Ascensão da Sombra Robert Jordan

Resenhas - A Ascensão da Sombra

Fernando.Schneider 10/02/2022

Excelente
Fazia tempo que não me apaixonava por um personagem e o nome dela é Faile. Foi tanta coisa que aconteceu nesse livro. São tantos personagens e mesmo tendo certas conclusões, o universo não para de crescer. A cultura aiel e as surpresas de seus costumes e origens são demais. Mas pra mim o núcleo de dois rios e a relação que se constrói entre Perrin e Zarine foram muito o ponto alto do livro. Espero que a luz siga brilhando sob meus eles no futuro da saga

yascastro 30/12/2021

Um livro bem longo. Todos os livros dessa série se alongam demais durante a narrativa. Mas tem reviravoltas interessantes e surpreendentes que fazem valer a pena a leitura.

Vanessa 15/11/2021

O livro é lento na parte do meio mas o final é muuuuito bom.
Eu estava com saudades do Rand e o POV dele é o melhor de longe.
O plot das meninas ainda é bem desinteressante para mim, parece que o autor não sabe escrever sobre jovens mulheres.
Em resumo: que venha mais Rand!!

@procura_se_umlivro 17/08/2023

Esse é um dos meus livros favoritos da série! Eu amo essa volta para Dois rios, ansiava pelos capitulos do Lorde olhos dourados, faz tempos que curto tanto assim um livro do gênero.

Jussara 26/04/2021

Finalmente um livro com uma estrutura diferente dos outro da série, com certeza o melhor até agora, depois de terminar esse livro começo a intender por que essa série é tão querida por tantas pessoas. Estou com todo gás para continuar a série.

Duda 26/06/2023

Um dos melhores até agr
Gostei muito desse livro, e como sempre Robert trás ainda mais detalhes pra esse mundo. Desde q os Aiel foram mencionados smp quis saber mais sobre eles e nesse livro temos sua origem e muito mais, acho incrível oq esse homem fez o quão intricada é essa trama toda, como tudo é tão bem interligado, n é atoa q a série é gigante, com essa quantidade de detalhes (q faz toda diferença) n é pra menos. Porém ele ficou maçante em algumas partes.

Nesse livro ele mudou, n fez mais a fórmula q tava seguindo dos anteriores (no final eles se encontram e Rand luta com o tenebroso) essa fórmula já n tinha funcionado no Dragão renascido e aq o final foi espetacular, Rand, Mat, Egwine e Moraine com os Aiel; Perrin olhos-dourados em Dois rios; Elayne e Nynaeve em Tanchico. Até os Seanchan se juntaram a história com uma possível aliada.

Eu fiquei igual a Moraine querendo descobrir logo oq Rand ia fazer pq ele quase n dava pista e só falava em surpreender a todos? e olha, fiquei surpresa com todos os planos dele. Desde oq ele fez em Tear até o deserto, Rand se tornou um personagem super coerente e forte, ele se mostrou um verdadeiro líder e n aqle menino q so queria fugir e se esconder, é até triste saber oq ele espera pro seu futuro, sabendo q muitos morrerão por ele e q guerras estão por vim, msm ele tentando evitar. Aqle final com os dois abandonados eu n tava esperando NUNCA, imaginar q ele "tramou" com Lanfear as escondidas e q ele gosta q ela goste dele, shippo esse casal tóxico. Depois ele simplesmente cortando os laços do outro com o Tenebroso. Rand tá realmente ficando cada vez mais forte e inteligente, parece até q a mente dele tá se mesclando com o do Lewis Therin, até Lanfear parece ter pensado isso. Não acho q ela seja boa, mas tbm n acho q ela seja má, muitas coisas vão acontecer ainda mas ela é uma personagem q gosto bastante.

Gostei bastante do final do deserto Aiel e fiquei igual o Rand em algumas cenas, confesso q tinha colocado uma expectativa diferente quando ele se proclamasse Aquele q vem com a aurora e o povo Aiel simplesmente cagou pra isso, tava só o Rand "ué, n foi isso q eu pedi não". N entendi o pq da Moraine ter entrando em Rhuidean e espero q fique mais claro depois. Já o Mat é um personagem q gosto, ele só quer sombra e água fresca e sempre se mete nas maoires confusões , eu ri dms com ele chamando o Rand despistadamente pra subir no cavalo e meter o pé do deserto no meio da algazarra dos Aiel, ele fala q n se importa mas se importa bastante com os amigos. N sei como ele vai se envolver com os Seanchan mas estou muito curiosa com isso, ainda mais q vai se casar com a filha das nove luas.

Egwine tá muito confortável em se dizer Aes sedai, tá enganando todo mundo, aprendeu um pouco sobre o poder e praticamente nem estuda mais na Torre. Foi bom as Sábias terem colocado ela na linha. Já Elayne só apareceu depois q saiu de perto do Rand, ela tinha ficado muito apegada a ele e consequentemente apagada por isso. Tô gostando de ver como ela tá lidando com as Ajas negras e de como lida em ser rainha, como pensa no povo etc. Nynaeve continua um porre mas um pouco melhor, fiquei chocada com quanto poder ela tem, lutar e quase vencer uma abandonada msm tendo pouquíssimo treinamento. Só n gosto dessa ética delas de não matar, vcs estão lutando com vida e morte, se n são elas é vcs, n deveria ter muita escolha nisso, se tem a chance de matar, mate e n deixa viva pra enfrentar depois.

Agora o arco do Perrin foi um misto de sensações, pq com ele veio a Faile e eu desgostei bastante dela no começo, era tudo muito chato toda aqla situação com o Perrin. O Robert é péssimo em construir romance, ele simplesmente coloca os personagens se amando e pronto, vc q aceite. Foi bem difícil aceitar a Faile ainda mais q ela agia igual uma criança birrenta, n sei como Perrin teve tanta paciência, aqles tapas q ele deu nela nos caminhos foi até pouco (acho q foi isso q ocorreu). Ver ele voltar pra Dois rios e lidar com o povo q cresceu a vida toda mas agr de uma forma diferente, como um líder foi incrível, msm n querendo se tornou o Lorde Perrin e comandou a todos, graças a ele Dois rios enfrentou e venceu os trollocs, fora q quase matou um dos abandonados (matador) no mundo dos sonhos. Ja Loial foi esquecido boa parte do livro, so apareceu quando Perrin precisou dele para ir nos caminhos. E se cumprimiu oq Min viu pra ele, um Tuatha'an com espada.

Falando em Min, ela apareceu muito mais nesse se comparar ao terceiro, porém acho q foi pouco pq muita coisa aconteceu no arco dela, simplesmente a Torre caiu, Siaun Shance foi estancada, os irmãos da Elayne fizeram maior caos, tem um até interessado nos mantos brancos? então assim, ela podia ter aparecido mais, até o Logain voltou pro jogo. Estou curiosa pra saber como vai ser esse romance dela com o Rand, ainda mais agr q as 3 mulheres se revelaram e Lanfear marcou ele. Aviendha é uma chata de galocha mas gosta dele, ela é chata justamente pq gosta e virou amiga da Elayne, sabe q ela n quer dividir o Rand. E ele, bom, quer todas elas.
Flôr 28/08/2023minha estante
Tem spoiler aqui...

Yanna Paula 26/06/2020

Como voltar para casa...
É difícil expressar o que sinto quando pego um dos livros da série para ler e a única coisa que consigo imaginar é em uma sensação de volta para casa.
Eu adoro a escrita do Robert Jordan e, principalmente, em como ele construiu os seus personagens. Em cada livro, ele me surpreende por tratar e evoluir os Ta'veren de uma forma que dá até orgulho.
O Perrin nesse livro está sensacional e o Rand voltou a ter mais capítulos, sendo esse um dos aspectos que me incomodou no Dragão Renascido, mas ainda espero um melhor tratamento quanto as mulheres. A personalidade de algumas é terrível e elas sempre me parecem querer mandar em tudo o que acaba pesando um pouco.
A história evolui bem também e quero muito saber para onde ela se encaminhará já que o final é bem interessante e promete muito.

Recomendo sempre a série e se em algum momento alguém desistiu continue, pois vale a pena.

julia 14/06/2020

Resenha: A Ascensão da Sombra
Eu gosto de um (1) personagem nesse livro e o nome dele é Perrin. Não suportei o resto. O enrendo é interessante, mas se arrastou um monte porque os personagens estavam insuportáveis. Eu acho que o maior problema que eu tive com esse livro é que tudo daria certo se as pessoas parassem para conversar em vez de pensar que todos são idiotas. Mas não. Eu vou tentar ler o próximo livro, mas se continuar desse jeito vou ler um resumo online e pular para o último livro.
Mariana 02/08/2020minha estante
Siiiiim, a minha vontade é de colocar todos os personagens em uma terapia conjunta, o Tenebroso não duraria 1 s se informação fosse trocada entre esse povo.

E o Perrin é imbatível. O único sensato.

LP_Chaun 13/04/2020

Muito bom, mas...
Leitura muito interessante que amplia o mundo que os anteriores revelaram com quatro linhas narrativas que se interligam, mas em determinados momentos isso irrita, esta lá você gostando da história e bum, pula pra outro personagem, aí você está esquentando e gostando da nova narrativa e bum, muda de novo. Essa constante troca não me agradou, mas as histórias são boas.

@livrostasticos 19/02/2020

A Ascensão da Sombra
O que dizer desse livro? Assim como os outros achei o livro muito bom e acho que o teria favoritado se não fosse pelo começo lento, tão, tão lento... Mas tirando isso o restante do livro foi de tirar o fôlego. A Ascensão da Sombra é um calhamaço com 991 páginas, que no fim já nem parecia tanto assim, deixando aquele gostinho de quero mais. Não sei nem como descrever como o autor pegou aquele clichê de "o escolhido" e conseguiu fazer algo tão incrível e diferente! Uma das coisas que mais gostei é que aqui tive aquela sensação de que essa história é definitivamente muito maior do que eu esperava, agora, uma série de 14 livros já não parece um exagero!

maarcia 23/12/2022

Pra mim foi o melhor livro da série até agora, finalmente eu consegui ver a história andando e, caramba, está muito boa. A construção a nível de detalhes é impecável e impressionante, as peças estão encaixando e eu estou chocada com tudo.
Alguns personagens me surpreenderam muito positivamente (Faile, eu tô falando de você) e eu gostei também de ver os holofotes em outros personagens, tipo o Perrin, ao invés de somente no Rand. E falando no dito cujo, eu estou bem contente com todo o desenvolvimento dele, eu sei que demorou demais pra ele abraçar o que o destino preparou mas uma vez que o fez foi bem interessante, a gente já não vê mais aquele molequinho de Campo de Emond todo inocente que via o mundo colorido. Rand al'Thor realmente é o Dragão Renascido (não, isso não é spoiler) e tá fazendo por merecer o nome. Não digo que ele está f*d@, p!ca das galáxias ainda mas está chegando lá.
Tem muita água pra rolar mas eu estou bem animada pra continuar a ler a série.
Uma coisa negativa, porque nem só de positivos vive uma série, é que aqui ainda continua a descrição bem detalhada, muitas vezes desnecessária, de algumas coisas, acaba arrastando a história e deixando pesada, bem densa. Essa série definitivamente não é fluida, com capítulos imensos que muitas vezes eu tive que parar no meio pois ficava enfadonho.
Dito isso, recomendo muito pra quem já tem uma experiência com livros assim, tipo Senhor dos Anéis, a prosa do Jordan é um tanto parecida com o Tolkien e o jeito de contar a história em si lembra muito do JRRT.

Marina582 13/09/2023

Mais um livro sensacional!
Esse autor é sem condições, a escrita não deixa de surpreender, assim como uma história incrível, com tramas profundas e criaturas místicas. Estou louca pra terminar essa saga de 14 LIVROS