A Invenção de Morel

A Invenção de Morel Adolfo Bioy Casares

Resenhas - A Invenção de Morel

Beatriz 18/04/2022

Surpreendente
Queria falar muito deste livro, mas infelizmente qq coisa q disser alem da sinopse seria spoiler.
Eu não esperava nd do q está nele.
Sou incapaz de desdizer Borges quando fala q é uma trama perfeita.
O personagem narrador é um doido, q me fez rir muitas vezes. Mas a sanidade e a loucura andam juntas, assim como a tragédia e comédia. E nesse livro temos td isso e mais um pouco. Basta saber qual irá vencer.

Guilherme 06/04/2022

A Invenção de Morel é o próprio mistério
Qualquer comentário sobre a Invenção de Morel assume o risco de revelar o seu mistério. Isso porque a própria invenção é o seu mistério. Morel não é o personagem principal da trama, mas o inventor. O livro fala do amor, de sonhos, de sensações, de medos, perseguições (ou seria a sensação de estar sempre perseguido?) e de projetar tudo isso no outro. Fico por aqui, o resto, apenas lendo essa obra-prima, pioneira dos romances de imaginação racional em língua espanhola.

Helder 07/03/2022

Desafie-se a esta experiencia literaria
Volta ao mundo – 9º País : Argentina
Ao pensar Argentina para meu projeto Volta ao mundo fiquei na dúvida se lia um livro clássico ou um contemporâneo, aí me deparei com este clássico cuja capa sempre me chamou atenção e achei que seria uma experiência simples e tranquila, principalmente por ser um livro tão fininho, mas eu estava bem enganado.
O começo dele é tão descritivo, e me senti tão perdido, que a leitura não fluía.
Mas persisti, terminei o livro hoje e acredito que não consegui enxergar todas as entrelinhas do texto, que a princípio parece ser somente um texto surreal, mas de repente vai mostrando suas camadas e nos faz terminar a leitura com diversas reflexões.
Em A Invenção de Morel, conhecemos um personagem sem nome que fugiu do governo Venezuelano e ouviu dizer que existia uma ilha com um museu, uma piscina e uma capela, porém com uma maldição ou uma doença, da qual ninguém saia vivo.
Sem opção de fuga, ele acaba chegando nesta ilha e segue vivendo sozinho por ali, até que de um dia para outro dezenas de pessoas aparecem por lá, e passam a frequentar todos os ambientes da ilha como se fossem turistas em férias.
Assustado, com medo de que alguém o esteja perseguindo, ele se esconde em uma caverna na parte baixa da ilha, que vive sendo atingida pelas diferenças de maré e é ali perto, sobre uma pedra, que um dia ele conhece uma mulher chamada Faustine pela qual se apaixona.
Com o tempo ele vai perdendo o medo desta mulher e decide se declarar, porém por mais que ele tente se aproximar desta mulher, parece que ele nunca é notado, assim como acontece com todo o restante do grupo, com exceção de Morel, uma espécie de líder e mentor deste aparente grupo de turistas.
Confesso que até mais da metade deste livro eu me perguntava onde este autor quer chegar, pois nada fazia sentido ali. Era tudo um sonho? Nosso personagem estava morto e vivendo em um limbo?
Impossível não se apegar a todos estes clichês com os quais estamos acostumados, mas é aí que está a genialidade deste texto, que só fica clara quando entendemos qual é a invenção de Morel e todos os impactos que ela pode trazer, e ai a nossa cabeça vai longe, com todas as possibilidades e questionamentos científicos e até éticos trazidos pelo texto, principalmente sobre a busca pela imortalidade.
Por fim, terminei a leitura com um aperto no peito ao imaginar a vida do personagem seguindo com aquelas pessoas em sua vida e só lendo para entender o que é esta sensação.
Que pena de nosso personagem em ter que seguir com aquela vida sem que a experiencia possa ser ao contrário, ou seja, ele saindo dali e indo até a pessoa. Que vida triste seguir com tudo se repetindo. Não sei qual a mensagem nas entrelinhas que o autor buscou trazer, mas a sensação de que ele nos traz quando entendemos a invenção é potente.
Sendo assim, para mim este livro foi uma grata surpresa e recomendo a todos que tenham paciência e não desistam da leitura, pois é uma experiencia incrível.

juliabatis_ 20/02/2022

Gostei
É uma ficção científica curta, no começo é um pouco confuso, o leitor imagina apena sum diário de viagem. Conforme passam os dias o mistério aumenta, o que pode ser bom ou ruim dependendo de um lê. As reflexões sobre a "alma" e o plot ficam depois da metade do livro.
Gostei, mas é meio maluco e um pouco lento porque só temos a visão em primeira pessoas do narrador.

Jean.Guimaraes 30/01/2022

Parece um livro comum narrado por um próprio fugitivo da justiça isolado em uma ilha no meio do nada, mas com o tempo a narrativa toda vai se desenrolando de uma forma completamente diferente do esperado. E o final é surreal. Uma obra fantástica.

JefersonBOli 30/01/2022

Não esperava o Plot Twist no final
Primeiro eu gostaria de parabenizar o autor pela ambientação criada ao narrar os cenários da ilha. Deu para sentir como se estivesse andando mesmo em uma ilha abandonada, com marcas deixadas pelo tempo.

Fui lendo o livro imaginando que o final seria algo meio óbvio, mas fui surpreendido. No final eu imaginei que alguém teria sido uma possível cobaia para o experimento e acabou sendo outra coisa totalmente diferente.

Thiago 26/01/2022

Um episódio de Black Mirror
Minha resenha será breve porque acredito que quanto menos você souber dessa história mais surpreendente e imersiva ela será.

Esta é uma história de ficção fantástica junto de ficção científica e com uma pitada muito generosa de filosofia e crítica ao mundo virtual de maneira geral. Nela acompanhamos os relatos de um fugitivo que vai parar em uma ilha e coisas inesperadas começam a acontecer.

Evite spoilers e insista no começo um pouco lento, do meio para o final o livro é surpreendentemente bom. Trazendo reflexões sobre a morte, o desejo, o amor, o real, o imaginário. Enfim, genial!

Solange Sólon Borges 02/01/2022

Leitura essencial do universo onírico de Adolfo Bioy Casares
O universo onírico de Casares domina o texto e você se pergunta se está frente à realidade ou imerso em uma realidade paralela e metafísica. Em texto primoroso, considerado um dos melhores do autor, desdobra-se uma narrativa empolgante e elegante que leva à reflexão sobre a morte e a conquista da eternidade. O título é uma homenagem à Ilha do Dr. Moreau, de H. G. Wells e, nesse sentido, os livros podem estabelecer um certo diálogo. Em tom satírico, Casares nos leva a refletir sobre o que é a vida, o que é a morte, em qual plano habitamos e os meandros da condição humana. É um dos meus favoritos.

Leonam.Loureiro 30/12/2021

Ilha e Fantasmas
Eu quase não escrevi essa resenha. Mas não me entenda mal, não é porque o livro não é bom, na verdade o livro é excelente. Eu quase não escrevi essa resenha porque eu não sabia (e ainda não sei) se tive capacidade de entender toda a obra para transpor para vocês aqui. A Invenção de Morel embarca numa das ideias mais mirabolantes: como se tornar imortal? E não, nesse livro você não encarna na pele de Morel. Você encarna na pele de um fugitivo venezuelano, escondido numa ilha deserta, que se depara com a invenção de Morel. Mais que isso, o livro é um diário, um relato de tudo que se desenrola desde a descoberta dessa máquina nefasta. A cereja do bolo? O ?editor? fictício do livro acrescenta diversas notas de rodapé que questionam a veracidade do relato. Não é de se espantar: a invenção de Morel é algo ao mesmo tempo assustador e genial. Já olhou para um vídeo de um ente falecido e pensou: ?eternizamos ele nestas imagens?. Agora imagine se isso tomasse proporções inegavelmente reais. Bom, espero que tenha despertado o interesse da leitura em vocês. Vale dizer: a escrita é, por vezes, complicada e prolixa, mas o enredo vale cada página. Recomendo a leitura a todos que se disponham ao tempo de pensar na imortalidade.

brunapcorreia 30/12/2021

Eu, sinceramente, não acredito que gastei algumas horas da minha vida lendo esse livro. Mais uma indicação de livros perturbadores da "Redatora de m****". Sério, que livro ruim.

Tatta 21/12/2021

livros no modo looucura total não são um problema p mim. agora, a ausência de história e personagens interessantes afetaram bastante minha experiência.

é um sci-fi beem mal explicado...

Kirsch 09/12/2021

A Invenção de Morel demora para decolar. No início parece ser uma grande loucura, da metade em diante o leitor passa a entender melhor o livro e no fim, as últimas dúvidas são elucidadas.

Ana 04/12/2021

Acredito que não consegui ter uma leitura proveitosa, preciso reler para compreender as façanhas do livro

Ana 20/11/2021

Tudo é instável...
Esse livro foi publicado primeiro em 1940 e é uma ficção cientifica latino americana escrito pelo autor argentino Adolfo bioy casares. Nele
Acompanhamos um narrador que não sabemos o nome e que está escrevendo uma espécie de diário. Ele é um fugitivo que foi condenado e vai para uma ilha no intuito de escapar. Não sabemos tbm onde fica exatamente essa ilha. Inicialmente ele acredita que a ilha está deserta, porém ela se mostra estranha e logo aparecem algumas pessoas lá. Clássico do realismo fantástico latino, esse livro é uma viagem estranha, mas ao mesmo tempo saborosa. Aborda algumas questões existenciais. Principalmente o nosso medo da morte, do esquecimento e nosso desejo por imortalidade. De deixarmos nossa marca no mundo. Por que a verdade é que tudo se transforma, tudo acaba, todos morrem. A única coisa fixa no mundo e na vida é a mudança. "A condição da minha felicidade, como tudo o que é humano, é instável." Adorei