A garota na teia de aranha

A garota na teia de aranha Stieg Larsson
David Lagercrantz

Resenhas - A Garota na Teia da Aranha

Leticia 17/09/2021

Eu curti
Falta aquela profundidade nos detalhes do autor original, mas gostei muito.
Queria mais de lisbeth e August .

A historia é boa,mas como nos livros anteriores me perdi nos nomes rsrsrsr

Acredito que não é possível alcançar o que o stieg larsson faz mas o autor desse livro conseguiu manter a personalidade dos personagens, na minha opinião, isso é importante.
Pretendo ler tudo dessa série.

Rittaoliveira 03/08/2021

Bom livro
Para começar, acho importante destacar que não li os outros livros... Escolhi este livro por meio de um "desapega" de uma professora, e não me atentei ao fato de ser parte uma série.
Dito isto, não me senti perdida em momento algum na leitura, pois todos os fatos importantes para o entendimento da história em questão são explicados. No entanto, fiquei curiosa para saber um pouco mais do passado dos protagonistas, principalmente da Revista Millenium.
Existem muitas reviravoltas, e apesar de levar um tempo considerável para terminar o livro prendeu bastante a minha atenção.

Camila Garcia 25/07/2021

Decepção
Eu já li alguns livros bobinhos, que tinham enredo fraco, e gostei. Porque me diverti lendo, porque não tinha nenhuma expectativa criativa, porque eu não queria pensar muito enquanto lia. Nada disso se aplica a esse livro, e talvez por isso eu tenha ficado tão decepcionada.

Eu li todos os livros de Stieg Larson e os amei, porque eles tinham um combo muito especial: personagens fodas, enredo envolvente e posicionamento crítico. Nada disso se aplica a esse livro.

Sempre que um autor rentável morre, a editora, que vira a dona da história, contrata alguém para continua-la. A morte torna o nome ainda mais rentável, sabe? Este caso não foi diferente. E David Lagercrantz foi quem continuou a escrita.

Veja, há aspectos bons no livro. Tem um bom ritmo de leitura, e em alguns momentos de ação, ele te prende a atenção. Mas é como ver um filme Duro de Matar: a história que se tem pra chegar até ali é fraca demais.

Lisbeth, minha queridinha, aparece bem menos aqui do que nos outros livros. O caráter regional do livro desaparece, uma vez que a americana NSA aparece - e aparece com fonte da informação mais importante da história. A avaliação crítica da situação, que fez eu me apaixonar por Larson, desaparece.

Já os clichês, esses chegam com força - e aliás é tão clichê que a última frase do livro é "Lá fora, uma estrela cadente passava" ?. Toda e qualquer mulher que aparece no livro é de uma beleza incrível, seios fartos, voz sensual e parece ser boa no que faz apenas porque sim, enquanto os homens todos recebem descrição detalhada do seu passado e histórico, com apenas alguma descrição física - até o motorista de táxi que passou por Lisbeth uma vez e recusou a corrida. E, claro, toda a a gostosura das mulheres é citada cada santa vez que ela aparece.

Cada um desses detalhes foi me fazendo desgostar da leitura, além de me decepcionar com a falta de enredo. Talvez se eu fosse mais jovem, e uma leitora menos experiente, eu gostasse do livro. Uma eu de 14 anos, talvez. Mas não foi o caso. Achei ruim mesmo.

Nanda 09/07/2021

queria trocar esse livro ;(
se tiver interesse comenta aqui nessa publi

Rosemary.gon 13/06/2021

Pra uma continuação até que não foi ruim.
Eu vejo as pessoas crucificando o David por mil aspectos. Comprei com pé atrás, e comecei a ler ... Trama morna, novos personagens e uma Lisbeth mais diferente. Apesar de tudo: achei a trama mais dinâmica, em alguns momentos os livros anteriores eu sentia um pouco cansativo, mais no fim até curti o resultado. Óbvio, pra um autor que pegou o bonde andando não ficou perfeito mais tbm não ficou ruim. Achei bem interessante.

Vanessa 23/05/2021

David Lagercrantz continua a série Millenium, e infelizmente é impossivel não comparar com a trilogia original. Foi um livro bom, mas pra mim faltou o impacto da trilogia original. Sem contar que houve um pouco de descaracterização dos personagens principais, principalmente da Lisbeth. Mas achei interessante o tema de espionagem cibernetica e acompanharei o restante dos livros mais para matar saudade dos personagens
Ricardo 23/05/2021minha estante
Tive essa mesma impressão... que há um distanciamento da trilogia original. O quinto livro nesse sentido é pior ainda. A história é boa, mas não tem nada a ver com a trilogia.

Rosemary.gon 13/06/2021minha estante
As vezes acho que a forma que ele muda os personagens é até pra deixar do jeitinho dele. Acho que deve ser muito difícil continuar uma série, mantendo os mesmos elementos. Ainda acho arriscado dele manter como os anteriores e ainda ser criticado. Estou no 5 livro e vamos ver aonde vai dar ...

Ricardo 16/06/2021minha estante
Pode continuar!! Você gostará!!

Rosemary.gon 17/06/2021minha estante
Estou no 6 livro e tô me sentindo meia perdida. Ou ele vai dar um gran finale, ou vai enterrar uma história sensacional feito de qualquer jeito. Espero estar errada e acreditar que o desfecho seja digno.

Meg Mendes 17/05/2021

Impressionante
Quando peguei o livro pela primeira vez o fiz apreensiva, afinal de contas, o autor original está morto e a continuação é feita por outra pessoa. O livro 3 da série principal da Millennium foi finalizado com maestria e não imaginei que algo mais pudesse ser acrescentado na trama. Demorei um tempo para decidir o que iria escrever sobre este livro. O primeiro e mais importante ponto é termos em mente que Steig Larsson (autor dos três primeiros livros) foi um gênio. Restou a David Lagercrantz uma tarefa hercúlea. O segundo ponto é que o filme é uma literatura diferente do livro.
Mais uma vez Lisbeth Salander se envolve num mistério e por obra do destino, Mikael Blomkvist se vê mais uma vez com o que parece ser um furo de reportagem. Muitos dizem que seu tempo como jornalista já tinha passado e que ele deveria dar lugar à nova geração. A revista Millennium não está num bom momento financeiro. Tudo parece fora dos eixos e só parece piorar quando ele recebe uma ligação tarde da noite.
Apesar de ter ficado bem apreensiva no início, gostei da trama e dos caminhos intrincados que Lagercrantz percorre para dar sentido a obra prima de Larsson.

Adri 07/05/2021

Apesar de uma escrita diferente de Stieg Larsson no seguimento de alguns fatos, David Lagercrantz conseguiu fazer com que Lisbeth se superasse.
A forma como foi relatada a síndrome de savant foi muito bem feita.
A leitura me prendeu do início ao fim.

Karina.Reis 01/05/2021

A garota na teia de aranha ( gostei mas não amei)
Li os três livros originais de Stieg Larsson que são maravilhosos. A sequência da série milenium do autor David Lagercrantz reduz substancialmente a qualidade do livro: A garota na teia de aranha é repetitivo, não é de todo ruim, mas não te prende. Acredito que o autor tentou muito manter as características do Stieg mas passou um pouco longe. Irei ler os outros para saber se ele encontrou a forma. Se alguém tiver lido por valor me conte.

Lari - @LitteraLari 30/04/2021

Diferente mas....
Lisbeth Salander está de volta, e que retorno épico! Sempre amei a protagonista e agora na escrita de David não foi diferente, ele conseguiu manter a essência dela e a evolução da personagem que já vem acontecendo desde o primeiro livro.

Mas não se enganem, tem que ler com a mente aberta, sabendo que não será a mesma coisa! Não comparar as escritas entre David e Stieg, sei que para muitos isso é inevitável,autores diferentes escrevem diferente mas são os personagens que tanto adoramos e alguns que queríamos conhecer mais na trilogia inicial.

Millennium continua sendo ótima indicação para quem ama romances policiais!

Sany 30/04/2021

Pelo visto Lisbeth encontrou outra rival a altura!
Sabe aquele livro que te prende? Então, essa continuação foi perfeita!

Dani 19/04/2021

Interessante, mas podia ser melhor
Comparado com os primeiros livros da série, este deixa a desejar. Mas ainda assim é um livro que vale a leitura.

Acompanhar as aventuras da Millenium é interessante, sem contar conhecer um pouco mais da vida e características de Estocolmo.

Um bom livro pra passar o tempo.

Suellen 30/03/2021

Gostei
A trama é muito boa e envolve bastante o leitor. O estilo se assemelha ao do outro autor, mas as falas descaracterizam um pouco os personagens. Nesse ponto, concordo com as críticas negativas. Lisbeth passa a proferir falas imensas e Mikael Blomkvist a repetir frases curtas. Contudo, a história é boa.

Levi.Pedrosa 17/03/2021

Bom Livro. Prende o leitor do começo ao fim. Todavia, enredo mais pobre do que os anteriores. A mudança do autor é sentida. Mas vale para quem gosta e conhece os Lisbeth.

Flavia1210 14/03/2021

Estranhei um pouco a forma de escrever. Certeza pelo fato de ser outro autor continuando a série. Porém o livro é muito bom e revisitar a Millennium e a Salander sempre trás boas aventuras.