A garota na teia de aranha

A garota na teia de aranha Stieg Larsson
David Lagercrantz

Resenhas - A Garota na Teia da Aranha

Tati 04/03/2020

A história é boa e bem contada, e a possibilidade de relembrar os personagens já conhecidos, torna a experiência agradável. Mas a comparação com a trilogia original é inevitável.

Lívia 06/10/2022

Amo a Lisbeth
Excelente continuação da saga. A única coisa que me incomodou um pouco foram as duas interrupções no ritmo do livro para longas explicações de contextos

Ricwill 07/10/2015

Alegria e Frustração
Nota 8.5. O ponto mais interessante é que o enredo da estória lembra muito o estilo de Stieg Larsson, nesse sentido a empreitada foi um sucesso. Pena que LAGERCRANTZ recorre a uma técnica muito artificial para aumentar o suspense no decorrer da narração. Mikael, Erika, Sonja e Bublanski, continuam os mesmos, mas a Lisbete deixa a desejar. Faltou algo na Lisbete (aquela determinação de ferro talvez?!), mesmo nas melhores cenas dela...algo falta. Aguardando a sequência.

Etiene 13/02/2016

cade a Lisbeth????
Hardcover (edit)
Review que diferença de escrita hein?!será que se o Stieg aprovaria um livro assim?
a Lisbeth desse livro ta muito apagadinha,alias,o livro todo ta apagado!
ta parecendo o livro fortaleza digital!!!! para!!!!!
gostei não....vou dar 3 estrelas pela conjunto,mas não vale.
se tiver um livro 5 (claro que vai ter né,dããã)tomara que ele volte com força total,
como foram os 3 primeiros,com Lisbeth e Mikael juntos,se envolvendo e desvendando os casos
juntos,caindo e levantando juntos,dormindo juntos,ora!!!! ação em tudo!!! kkk

Sibele Brito 08/07/2020

Lisbeth Salander minha heroína preferida!!!

luan_dal 06/03/2022

elisabeth invada meu provedor de internet, roube meus dados pessoais e revenda para mim eu imploro

Depois de passar por um período conturbado em um tribunal e quase ser assassinada 300 vezes, a paz de Lisbeth é perturbada quando o chato do Mikael pede ajuda pra investigar umas coisinhas que envolvem inteligência artificial, altas tecnologias, empresas controversas, um exército de escravocetas e uma femme fatale recalcada.

A mudança de autor não afetou muito a história: no começo é confusa, parece que vai dar em nada. Mas conforme avança, tudo vai se relacionando e ficando interessante pra chegar a um momento frenético (ou pelo menos tenta).

O livro não é do Stieg Larsson, então e óbvio que não ia ser a mesma coisa. David Lagercrantz consegue copiar algumas coisas (informações desnecessárias, conversas longas, e a estrutura geral do enredo), mas outras nem tanto.
Eu gostei de quase tudo; só alguns pontos me incomodaram, como a quebra de cenas perto do final, que algumas vezes que mostrava personagem A atacando B, e aí depois mostrava B se aproximando da casa, entrando e aí sendo atacado por A. Ficou um pouco confuso, mas é só pensar um pouco pra encaixar a sequência que fica tudo bem.
Outra coisa que me incomodou foi a quebra de cenas perto do final, que ficavam pulando de um lado a outro e me deixou com vontade de pular algumas coisas pra saber o que aconteceria. Mas ponto pro livro porque era essa a intenção.
E mais uma coisa negativa foi que o autor pulou as cenas com mais ação e descreveu na base do testemunho ou nem descreveu (e escondeu a Lisbeth macetando um hétero branquelo menino de 36 anos).

No geral, é um livro bom que cumpre o papel de influenciar pessoas a viver no meio do campo, numa casa idílica e paisagem bucólica, um cottage core pré-iluminismo (portanto pré-eletricidade) solitário, anárquico, niilista, existencialista e BDSM. Não é incrível como o do Stieg, mas mesmo assim não é ruim.

E um beijo final a Lisbeth que continua icônica e linda.

Adriana 02/02/2016

Super mulher
Só não dei 5 estrelas porque fizeram da Lisbeth uma ultra super, mega mulher.....estava bom dela ir trabalhar na MARVEL, ao lado de Jessica Jones, que perderia feio.....enfim, como é a Lisbeth tá perdoado....
Final previsível....vamos aguardar o próximo ....a Vingança das gêmeas.....
Mas como o livro se eficiente no se propôs, que é nos entreter, gostei.....

Rosana 24/01/2016

Mais um trilher eletrizante com esses personagens tão envolventes! Apesar de serem de mundos diferentes, os protagonistas sempre se afinam em histórias que, na quase totalidade, são independentes umas das outras; ou seja, a leitura de um livro da série não requer a leitura dos anteriores. Muito bom!
Bradley 10/02/2016minha estante
é de fato recomendavel a leitura dos tres volumes anteriores.
ja que é uma continuacao direta.

Sueli 07/02/2017

Salander Forever!
Quando, mais uma vez, Mikael Blomkvist tem sua carreira jornalística ameaçada por inimigos poderosos ele encontra uma via de escape em Lisbeth Salander, essa heroína complexa e distante, que a cada volume da série Millennium torna-se uma de minhas personagens favoritas de todos os tempos.
Dessa vez, Salander amplia seus conhecimentos e proteção para alguém frágil e vulnerável, mas que irá surpreendê-la com habilidades tão fantásticas quanto as suas, inclusive auxiliando nossa heroína em mais uma batalha pessoal.
Eu levei mais de um ano para terminar esse livro recheado de detalhes tecnológicos e de alta complexidade que foram uma verdadeira barreira literária para mim, mas quando a ação começa para valer eu não consegui mais abandonar August, nem tão pouco Salander. Dois personagens carismáticos que me proporcionaram momentos de grande emoção.
Não podemos esquecer que a saga Millennium foi idealizada por Stieg Larsson para levar aos leitores de todo o mundo problemas reais e que com o acúmulo de informações dos meios de comunicação em geral, nos passam despercebidas ou caem no esquecimento.
Claro que Lagercrantz ainda não se compara à narrativa de Larsson, que sempre será pranteado como um grande autor do gênero, mas que infelizmente morreu precocemente. Eu estranhei a princípio... mas depois eu adorei ;)
A trama de “A Garota Na Teia de Aranha”, que eu imaginei ultrapassada após tanto falatório sobre o escândalo “WikiLeaks”, uma organização sueca, de repente, mostrou-se muito atual com o vazamento de emails da candidata Hilary Clinton à presidência americana. E, não podemos esquecer o todo poderoso “Google” que sabe muito mais sobre nossas vidas que nós mesmo! :O

Angelina 06/10/2021

Lisbeth é com toda certeza um dos meus personagens literários favoritos (pelo menos até o terceiro livro), acho que a troca de autor prejudicou um pouco a personagem, não gostei tanto desse livro tanto que nem pretendo ler os livros que vem a seguir.

Rosemary.gon 13/06/2021

Pra uma continuação até que não foi ruim.
Eu vejo as pessoas crucificando o David por mil aspectos. Comprei com pé atrás, e comecei a ler ... Trama morna, novos personagens e uma Lisbeth mais diferente. Apesar de tudo: achei a trama mais dinâmica, em alguns momentos os livros anteriores eu sentia um pouco cansativo, mais no fim até curti o resultado. Óbvio, pra um autor que pegou o bonde andando não ficou perfeito mais tbm não ficou ruim. Achei bem interessante.

Ronan.Azarias 26/11/2015

Decepcionei
Vendo o livro como único e fora da trilogia pode ser considerado razoavelmente bom. O enredo não é massante e flui bem. Só que se você insere ele no contexto dos outros ai a coisa fica ruim. O novo autor realmente não copiou o Larsson. O que é bom, mas destoa totalmente os personagens. Estão muito introspectivos e acabam que parecem mais bonecos que gente. Com Larsson eles era mais ativos na história e pelo seus trejeitos era possível saber o que estavam sentindo e isso dava mais dinâmica a história, apesar de Larsson as vezes pecar por excesso de detalhes.Então o quarto livro eh um livro exclusivamente comercial com todo americanismo que se pode esperar, inclusive com uma frase final que era pra ser de efeito mas quase me fez jogar o livro na parede.

Raynara 02/09/2018

Saudades, Larsson...
Foi a muito contragosto que decidi ir adiante na série Millenium assumida pelo David Lagercrantz, as críticas não eram das mais animadoras. Mas como poderia deixar de saber o que aconteceu com Lisbeth e Mikael depois do ótimo A Rainha do Castelo de Ar? Pois bem, eu li. Do início até o meio, a raiva foi grande. Mikael estava diferente do cara que comprou a maior briga com o estado sueco no livro 3, chegando até cogitar em abandonar a Millenium. Lisbeth, por sua vez, está mais falante, bem diferente da garota de olhos inexpressivos que só respondia a uma pergunta uns 10 minutos depois. Até o inspetor Bublanski não parecia ele mesmo. Apesar dessas descaracterizações, o livro entrega uma história ágil e razoável, além de nos dar boas revelações sobre o passado conturbado de Lisbeth.

Lys Coimbra 04/10/2015

A grande decepção literária do ano
Quando soube que alguém daria continuidade à obra de Stieg Larsson fiquei animadíssima no primeiro momento, depois oscilei entre o ânimo e a incerteza.
Não demorei a comprar "a garota na teia de aranha" e logo nos primeiros capítulos senti a diferença imensa de estilo de David Lagercrantz. Mas eu já havia me preparado para isso, afinal é outro autor, com seu jeito próprio de escrever (que não chega aos pés do de Stieg Larsson!).
No início fui seduzida pelas promessas de uma trama incrível, pois os ingredientes para tanto estavam todos ali: um menino savant, uma invasão hacker ao sistema da NSA, o assassinato de um super gênio do mundo de TI, suspeitas de envolvimento da máfia russa, enfim, teria como dar errado? Não! Não teria, SE fosse uma obra autônoma, independente. Mas como não é, foi uma catástrofe!
Essa de "a garota na teia de aranha", definitivamente, não é Lisbeth Salander!!! As falas não são dela! As motivações não são dela! Nem as atitudes, as decisões, as conexões com o mundo, enfim... nenhum resquício de Lisbeth.
E o pior: não satisfeito em dar continuidade aos personagens, DL ousou interferir no passado de todos eles! Criou vínculos que não existiam, alterou a essência da criação de Larsson! Como assim??????
Achei terrível por ser uma continuação de uma trilogia perfeita e acabada, mas meu senso de justiça me permite enxergar que se esta fosse uma obra independente seria boa e interessante.

HARRY BOSCH 20/01/2023

Millennium 4
O início da segunda trilogia é interessante,por trazer os personagens principais de volta.Mas A garota na teia de aranha apresenta uma narrativa de ritmo lento e contexto fraco.A referida obra poderia ser bem mais simplificada.