O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

Evelin 23/10/2023

Estava curiosa sobre esse autor e achei que começar por esse conto fosse o ideal. Gostei da proposta, algo bem diferente do que eu costumo ver, me diverti e me compadeci em períodos de tempos muito curtos e no final eu me vi encantada. Agora posso tentar os romances de Oscar Wilde sem receio de acabar não me identificando com a leitura.

ares 21/10/2023

Uma comédia com uma história bem gostosinha de ler, me fez sair da ressaca literararia de duas semanas.
Amo as obras de Wilde e essa não foi diferente: as críticas cirúrgicas dele disfarçadas de piada sempre me ganham.

Alex 20/10/2023

Gente rica aporrinhando um pobre fantasma
Um pobre fantasma tentando fazer seu trampo e os norte americano aporrinhando o coitado.
mano Wilde meio que divou aqui, contos bem rápido e fáceis de ler que tem significados e mensagens importantes, além de uma escrita excelente.

Dani - Amando Leitura 19/10/2023

Primeiro livro do Oscar Wilde que leio
Os contos são muito fáceis de ler e rápidos! Gostei muito das abordagens do autor. Os contos foram muito originais e com um bom desenvolvimento. Um dos favoritos do ano! Indico muito. Achei que levaria susto e levei foi reflexões na cara! Enfim, muito bom!

Glauciareads 16/10/2023

Contos com moral e reflexão...
O livro contém 6 contos, entre eles o mais famoso, o fantasma de Canterville. A história se passa em Londres, onde a família Otis, vinda da América, compra uma mansão mal assombrada e passa a conviver com o fantasma de uma forma inusitada.
Há outros 5 contos, que parecem fábulas/parábolas, e retratam de forma reflexiva o amor, a amizade e a morte.
A escrita do Wilde é bem refinada, mas não é de difícil compressão. O que me incomodou um pouco foram algumas passagens confusas e vagas no texto.
A moral dos contos é bem reflexiva e, por mais que a mensagem transmitida seja bonita ou importante, sempre é triste.
Recomendo se você gosta de histórias leves, mas que tragam alguma reflexão sobre a vida.
E não, o fantasma de Canterville não é um conto de terror!
Meu conto favorito foi o príncipe feliz.

Julia4107 15/10/2023

Alguém me socorre
Deus que livro ruim! Realmente não fui feita para ler livros assim.
Olhei o título e esperava uma coisa incrível. Uma pena
Tive que ainda ler por causa da escola, que sofrimento!

thaina 14/10/2023

Contos legais
O livro contém vários contos diferentes. cada um com a sua moral e delicadeza. nenhum me tocou de uma forma específica mas eu gostei.
escrita difícil de entender por ser um livro escrito antigamente.

Y.M. 14/10/2023

Peguei o livro por acaso, me interessei pela capa e me surpreendi com a história. A história é muito boa, pequena e chamativa. Li em poucas horas.
A história é sobre um velho fantasma se vê numa posição que nunca imaginou. O feitiço virou contra o feiticeiro a partir do momento em que a casa que ele assombrava passou a ser aterrorizada pelos novos proprietários.

Marcos Ogre 14/10/2023

O Fantasma de Canterville, Oscar Wilde
Este foi um causo engraçado. O ganhei de presente e não tinha conhecimento de quase nada. A capa me cativou e o autor, Oscar Wilde, de quem eu já tinha lido o maravilhoso O Retrato de Dorian Gray, também. Mas isto aqui é bem diferente.

Embora a edição venda um livrinho de terror, na verdade encontramos aqui uma coleção de contos de fada, a maioria bem inofensiva, com aquela função moralizante que é bem clássica do gênero. As histórias são quase todas bem curtinhas e têm aquela linguagem simples e infantil.

O grande destaque está justamente no conto que dá título ao livro. O Fantasma de Canterville é uma obra particularmente boa, narrando, com muitíssimo humor, as diferenças entre os costumes e os modos de vida estadunidenses e ingleses. O conto narra a dificuldade que um fantasma inglês tem de assustar uma família vinda da América do Norte, que, no meio do caminho, resolve inverter os papéis e assustar o espírito. As situações são hilárias e, embora o desfecho mude o tom da história e promova uma lição de moral, vale muito a leitura.

Os demais contos, mais curtos e diretos, são menos interessantes. Há algumas alegorias cristãs, das quais eu definitivamente não sou grande apreciador. Porém, é um bom livro para relaxar e encontrar historinhas divertidas.

???

Maduu2 06/10/2023

O Fantasma de Canterville
Gostei da história, realmente fiquei curiosa para saber o que aconteceria com o fantasma e com a família Otis. Acho que é uma leitura boa para passar o tempo!

@andrezapedrosoo 25/09/2023

Todas as histórias são incríveis, faz com que você pare e reflita sobre elas. Todas elas tem uma moral.

Carla 25/09/2023

Crítica aos costumes britânicos
Esse breve livro conta a história de uma família americana que comprou uma propriedade britânica. Advertidos pelos antigos donos de que a casa tinha fantasmas, a nova família não deu bola.

Ao deparar-se com situações estranhas e com o próprio fantasma, os novo donos apenas tratam tudo com naturalidade, sendo simpáticos com o fantasma.

Deprimido pq sua razão de existir há 300 anos - assombrar os moradores - não surtia mais efeito, o fantasma de Canteville busca um novo sentido para a sua pós-vida.

Uma deliciosa crítica aos costumes tradicionais britânicos, a rigidez de suas convicções e ao preconceito com os americanos no século 19.

lareh 18/09/2023

??
A Morte deve ser tão linda. Deitar na terra escura e macia, com a relva ondeando acima de nós, e escutar o silêncio. Não existir ontem nem amanhã. Esquecer o tempo, esquecer a vida, estar em paz