A lista de Schindler

A lista de Schindler Thomas Keneally

Resenhas - A lista de Schindler

PAULA OSTI TOBAL 15/09/2014

Levei muito tempo para ler, por vezes a leitura é difícil e maçante, mas vale a pena. Deve ser lido devagar, pensando, sentindo. Extremamente emocionante.

Camila 28/08/2014

A lista de Shindler
Faz 3 anos que li este livro, estou fazendo a resenha pois ele é maravilhoso! Esse livro relata uma história durante a segunda guerra mundial, enquanto havia o regime nazista, como a maioria sabe, eles maltratavam as pessoas de muitos modos. Oskar Schindler tinha uma industria de panelas (se eu não me engano) e com isso ele resolveu por si, trazer os judeus para sua indústria, ele fazia varias chantagens com outros donos de empresas, para que levassem os seus prisioneiros para a indústria dele. Pagava em dinheiro, roupas, pagava até em jantar e assim ele conseguia mais e mais prisioneiros, na verdade ele salvava as pessoas, todos queriam trabalhar na empresa de Oskar, pois lá, era vida, uma única forma de um judeu sobreviver naquela época. Mesmo Oskar sendo um herói para a maioria, ele ficava triste, e chorava, pois a intenção dele era de salvar sempre mais e mais judeus. Esse livro pra mim foi cansativo, até porque o meu é bestbolso e tem 529 páginas, então não é pra qualquer um não kkkk, tem que ter paciência na hora de ler. Não deixem de ler galera!!"Existia uma lista de Schindler. Fazer parte dela era a melhor coisa que se poderia desejar."

site: http://our-owncollection.blogspot.com.br/

Bruna 11/03/2024

Achei a leitura cansativa. Muitos personagens e muita história envolvida. Mas não dá para negar que o que Schindler fez ajudou muitos judeus a terem uma chance de sobrevivência.

Na Literatura Selvagem 14/07/2014

Um dos relatos mais surpreendentes sobre o Holocausto judeu... A lista de Schindler
Há poucos anos, tive a oportunidade de assistir A lista de Schindler, filme que passava sempre na TV quando eu era pequena mas que nunca tinha tido a chance de ver. Quando descobri que ele foi inspirado na obra de Thomas Keneally, fiquei bem interessada em conhecer a história lendo o livro. E eis que um aluno me fala que viu o livro na prateleira das Americanas, lógico que corri pra comprar meu exemplar. Foram mais de 500 páginas, carregadas de intensidade e de um relato primoroso sobre um personagem que salvou centenas de judeus do terrível Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial.

Oskar Schindler era um industrial alemão, que conseguiu fortuna desde cedo e por alguns fatores acabou membro do partido nazista. Embora não compactuasse com a ideologia do partido, de 'limpar' a Alemanha dos 'malditos judeus', ele lucrava com sua fábrica de esmaltados, e contribuía com o Partido. O livro começa falando sobre a origem de Oskar, de como ele enriqueceu, suas relações com pessoas influentes na Alemanha e posteriormente, de como ele arriscou a própria vida para impedir que vários judeus que trabalhavam em suas fábricas fossem levados nos trens de gado rumo a morte nos campos de concentração poloneses.

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/07/um-dos-relatos-mais-surpreendentes.html

Bru | @umoceanodehistorias 19/01/2014

Aquele que salva a vida de um homem salva a vida do mundo inteiro
A Lista de Schindler, de Thomas Keneally, nos trás a história de Oskar Schindler, um homem mulherengo e ambicioso. Thomas Keneally retratou com exatidão tudo o que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, a história é narrada por pessoas que passaram por todo o drama da Guerra.

Herr Oskar Schindler, um homem que casara muito cedo com Emilie e que odiava seu pai face a separação de sua mãe, ambicioso e mulherengo torna-se a única salvação para alguns judeus.

Ao mudar-se para Cracóvia, Oskar compra uma fábrica de utensílios de cozinha, convive com oficiais do mais alto escalão do Exército e vê coisas que o fazem refletir sobre a capacidade de maldade do ser humano.

"Atirou naquela mulher porque ela não significava nada para ele, era só uma a menos de uma série, que nem o ofendia nem o agradava. Está compreendendo? Mas você..."

Em sua fábrica, Oskar decide empregar judeus e ajudá-los fornecendo algo para que possam se alimentar. Mas, as coisas tornam-se complicadas, cada vez mais o Governo do Reich faz com que os judeus fiquem submissos e impede que eles recebam pelos seus serviços. Oskar precisa subornar algumas pessoas para ter o que precisa para si e para os judeus.

"Entretanto, a invasão de Kazimierz pela SS despertou em Oskar uma repulsa fundamental - não uma repulsa que chegasse a afetar diretamente o nível de sua vida comercial, ou amorosa, ou seus jantares com amigos, mas uma repulsa que, quanto mais claras se tornavam as intenções do novo regime, mais o impulsionava, obcecava, levando-o, em sua exaltação, a arriscar-se cada vez mais."

Os judeus viam-se perdidos, pois a morte era a única coisa certa na vida deles. Há apenas uma salvação: Trabalhar na Emalia - empresa de Herr Oskar Schindler. Após diversas mudanças, Oskar vê-se, mais uma vez, desesperado: seus empregados eram espancados e muitas vezes não chegavam ao local de trabalho. Oskar toma a decisão de criar um subcampo no fundo de sua empresa e isso representa uma mínima melhora na vida dos judeus, posto que Oskar não permitia espancamentos nem morte sem motivos em seu campo.

Quando tudo parece ir bem a Guerra nos trás mais uma mudança: O campo e subcampos de Plaszóvia serão desativados e a maioria dos judeus serão mortos. Oskar vê necessidade de fazer algo para ajudar seus sempre fiéis empregados e, junto a seus amigos da alta hierarquia, ele consegue uma transferência de 1.100 prisioneiros para a Tchecoslováquia. A luta passa a ser: Quem integrará a Lista de Schindler e terá uma chance de vida?

Thomas Keneally criou uma narração fascinante com detalhes envolventes, as histórias são baseadas em informações obtidas para com aqueles que integraram a Lista de Schindler e conviveram com o salvador Oskar Schindler.

Nesse livro, Oskar não é criado como um Deus Salvador, os seus defeitos são descritos e explorados e as decisões erroneas são trazidas de acordo com a observação de judeus. É um livro que deve ser lido com atenção e nos trás momentos de alegrias com vitórias e tristezas com derrotas.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2014/01/a-lista-de-schindler.html

Isaias Junior 30/06/2013

Oskar Schindler um herói real
O personagem central é o alemão amado por todos os judeus e odiado por muitos alemães que achavam esse cuidado excessivo de Schindler uma doença. No inicio do livro, conhecemos um Schindler jovem é boêmio, que participava de competições com a sua motocicleta. Porém, sua carreira não durou muito devido a alguns contratempos.

Devo admitir que a minha ideia de Oskar Schindler fosse bem diferente da verdadeira imagem que descobri quando li o livro. As pessoas que me falaram de Schindler, fizeram com que eu tive-se essa imagem de um humano perfeito. Porém, Tio Schindler tinha muitos erros. O primeiro dele é que Schindler era infiel no quesito matrimonio. Sua esposa Emilie (Coadjuvante no inicio) conhecia a infidelidade do seu marido. Segundo, Schindler não sabia como sobreviver em uma vida que tive-se uma rotina definida, o que colocava em risco todos os seus planos e projetos se não tive-se alguém responsável para tomar conta.

Em meio a noites de festas banhadas a álcool e a jantares com oficiais da SS, Schindler toma sua primeira iniciativa como adulto responsável à compra de uma fábrica de esmaltados que recebeu o nome de Emalia. Todos os seus operários eram Judeus que viviam em Cracóvia (Onde estava localizada a empresa de Schindler) e todos os dias recebiam o Herr Direktor durante o turno de trabalho. A pacífica rotina dos Judeus sofre alteração quando criada o primeiro gueto e a necessidade do visto de trabalhador pra poder ter assegurados o direito de entrar e sair.

Ao mesmo tempo em que a fortuna de Schindler crescia, era criado um campo de concentração em Cracóvia ao poder do Hauptsturmführer (Capitão) da SS Amon Goeth, admirador de boa música do mesmo modo que amava um assassinato sem nenhum motivo aparente. Durante a primeira Aktion (ação de desocupação do gueto), todos os empregados de Oskar foram levados ao campo de concentração onde tinham suas vidas ameaçadas diariamente por Amon.

Schindler teve a iniciativa de criar um subcampo no terreno de sua indústria, com a desculpa de que seus funcionários experientes e treinados teriam melhor proveito se ficassem mais tempo no lugar de trabalho. Com o projeto aprovado Schindler teve que arcar com todas as despesas (por sinal bem caro). Muitas coisas acontecem nesse tempo em que Schindler toma conta do seu subcampo e o período de termino da guerra.

Para manter seus funcionários, Schindler vivia de transações no mercado negro, suborno de agentes da SS e favores de amigos influentes. Essas atividades faziam seu dinheiro desparecer rapidamente e sua empresa não conseguia repor de forma eficiente. A lista que leva o nome do Herr Direktor demora pra aparecer, mas em compensação tem um significado que da uma reviravolta na historia. Fiquei feliz quando o autor já no final do livro mostra uma Emilie Schindler não coadjuvante, mas uma mulher forte e determinada.

Terminei o livro com a sensação de vazio (kkkk’s), parece impossível, mas esse foi o sentimento. Fiquei triste com muitas partes, assustado com outra e até revoltado. A imagem do Oskar Schindler que eu tinha não chega nem perto do que eu tenho agora, prefiro esse que eu criei ao terminar o livro, porque sei que mesmo com os erros que ele sempre cometeu, sua principal preocupação eram os Schindlerjuden.

Espero profundamente que todos que conseguiram ler até o final a minha resenha procurem ler essa incrível obra feita não por Thomas Keneally, mas por Schindler e todos os judeus que foram ajudados por ele. Ainda tenho muito pra falar, mesmo que não saiba como dizer.
Porem deixo no final da resenha, assim como em uma parte do livro três minutos de silêncio pros personagens que fizeram a historia do livro ajudando, existindo ou burlando o sistema:
“Oskar e Emilie Schindler, Poldek e Mila Pfefferberg, Helen Hirsch, A Otimista Lusia, Richard e Anka Rechen, Regina e Niusia Horowitz, Josef e Rebecca Bau, etc...”

site: http://caeletronico.blogspot.com.br/

Márcio Tigre 23/11/2009

A história é ótima, mas achei o livro um pouco massante de ler.

Pietro 18/02/2009

Uma historia que na minha opinião todo mundo deveria conhecer.
A leitura é um pouco cansativa, com muitos nomes, cargos, patentes militares e empresas.
Achei excelente a ideia do autor de fazer esse livro como um romance, uma vez que os fatos que aconteceram na Alemanha naquela época chegam a ser inacreditaveis.

03/03/2010minha estante
O filme choca!!!

Renata 04/12/2012

Uma história tão incrível que chega a parecer irreal. Porém, há muitos dados e relatos aleatórios, o que torna a leitura um pouco cansativa, mas que mesmo assim vale a pena ser feita. São relatos preciosos!

Luciane 28/03/2012

É um livro denso, com muitos fatos históricos e personagens. Não é romance, tem que ser lido com muito calma (letra pequena e muita informação), mas que agrega muito ao conhecimento dos fatos da Segunda Guerra Mundial.
Oscar Schindler foi um exemplo na luta pela salvação dos Judeus.
Este livro é do Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Rafael 14/01/2012

Confesso que quase o abandonei por várias vezes, mas como sou teimoso e não gosto de abandonar um livro, fui até o fim.

Porque quase abandonei?
A estória é linda, ainda mais por ser uma história real, mas o livro pra mim foi desgastante demais. Eu não via a hora de terminá-lo.
Uma das raras ocasiões onde achei o filme melhor que o livro.

Yasmin 15/01/2012

Imperdível

Sempre gostei de livros que retratam ou tem como plano de fundo a segunda grande guerra mundial e nunca tinha lido uma história tão real da época. Thomas Keneally conseguiu contar uma história de modo delicado e sendo extremamente cuidadoso para que nenhum fato irreal fosse narrado.

Por páginas e mais páginas acompanhamos a vida de Oskar Schindler, um homem de negócios que aproveitou a máquina da guerra para fazer dinheiro. Mantendo bons contatos a base de muitos presentes caros e luxuosos ele não se encaixa em nenhum grupo. Não é nazista declarado e nem um militante pró judeus. Ele assiste com dúvida e sentimentos otimistas essa caça aos judeus. Em 1940 ele achava que era só eles se manterem fortes, saudáveis e longe de encrencas para sobreviver, mas os anos foram passando e do mesmo lugar de expectador ele assiste horrorizado as constantes aktions no gueto de judeus de Varsóvia. Quando a fábrica começa a perder funcionários constantemente e em os nazistas surgem com a solução final Schindler com ajuda (muito bem pega) de Amom Goethe faz um feito inacreditável. Ele consegue resgatar 300 mulheres de Auschwitz, e é verdade! Comovente a história de Schindler. Os planos de mudar a rota dos comboios de judeus que iam de Varsóvia para Auschwitz eram audaciosos. Com muita coragem, contatos decisivos e a certeza de que aquilo era o correto Oskar salvou mais de mil judeus da morte certa. Com cabanas no fundo de sua fábrica ele abrigou e com a ajuda da esposa cuidou e alimentou dos judeus antes de eles irem em segurança para outros países.

A narrativa do livro é diferente e o autor parece estar sentado na nossa frente contando aquela história. A princípio achei um pouco cansativa, mas ao passar das páginas a história vai ficando tão interessante que você nem percebe a forma narrativa. As descrições tão nítidas dos absurdos da SS são fortes e muito benfeitas. Acredito que parte disso se deve aos depoimentos que o autor coletou dos sobreviventes. Quem sobrevive a aquilo tudo com certeza não esquece.

Termine de ler em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2012/01/resenha-lista-de-schindler.html

Wedson Galdino 21/08/2011

A descrição da alma humana
Simplesmente magnífico, a história verídica de um homem que apesar de todo o horror da 2ª Guerra Mundial conseguiu salvar a vida de milhares de judeus com muito sacríficio. Usando toda a sua influência e poder de empresário alemão, Oskar Schindler protegeu e salvou milhares daqueles que mais sofreram, eram massacrados e estavam marcados para morrer. A Lista de Schindler é um relato fascinante de uma das história mais emocionantes de todos os tempos, que ironicamente aconteceu no pior de todos os eventos, a guerra.

No começo do livro você pode até achar meio chato, mas depois dos primeiros capítulos você fica tão imerso e comovido com a história que só para no final do livro.
Um livro excelente que eu recomendo para todos.

marisjuana 28/02/2011

M A R A V I L H O S O. Só isso.