A lista de Schindler

A lista de Schindler Thomas Keneally
Thomas Keneally
Thomas Keneally
Thomas Keneally




Resenhas - A lista de Schindler


126 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 8 | 9


Luma.Silva 20/04/2023

A Lista de Schindler
é um bom livro, uma história real que deveria ser mais lembrada ainda mais nos dias de hoje, mas sinto que o livro poderia ter metade de páginas do que tem. É muito detalhe que não precisavam, fica mto maçante de ler.
comentários(0)comente



Elizabeth 24/04/2023

Schindler
Ele salvou judeus, fez o possível para salvar aquelas pessoas, mesmo em condições que a guerra permitia. Mas não foi só isso.
comentários(0)comente



Christiane.Leite 02/05/2023

A Lista de Schindler, de Thomas Keneally, é uma obra emocionante e absolutamente necessária. Os personagens são bem desenvolvidos e trazem uma poderosa reflexão sobre a bondade, a coragem e a compaixão humana, mesmo em meio à barbárie da guerra. Keneally consegue retratar a brutalidade e a opressão do regime nazista com precisão, sem deixar de lado a esperança e a humanidade. Uma leitura essencial para todos que buscam compreender melhor o impacto devastador do Holocausto e a importância de resistir à injustiça em todas as formas.
comentários(0)comente



Erivaldo21 12/05/2023

Um herói do holocausto
No começo a leitura foi confusa, com tantos nomes, alguns termos em alemão e uma cronologia dos acontecimentos não muito clara, pelo menos, foi assim que me pareceu. Mas a partir da página 100 comecei a pegar o ritmo e o gosto pela história. A narração parece de um documentário, destacando os pontos mais cruciais. Os relatos de sofrimento e torturas são pesados para a leitura. Oskar Schindler foi um alemão que vendo o que estava acontecendo percebeu o absurdo, a barbaridade, a crueldade de um sistema desumano, massacrador e horrendo, por essa razão resolveu ir contra o sistema, em pleno ódio contra os judeus, fez o possível e um pouco do impossível para salvar algumas vidas. Foi a forma encontrada para lutar contra o nazismo, claro que diante de tanta morte e ódio ele não poderia salvar todos, ou alguns milhares, mais fez muito para salvar os que estavam na sua lista. Então esse livro retrata a história de uma pessoa que não é exemplo de moral ou de honestidade, mas, soube olhar para o outro, sentir a sua dor, usou de muita energia e artimanha para salvar vidas, sendo um herói à sua maneira.
comentários(0)comente



Morgan 13/06/2023

É uma triste realidade que é inacreditável pensar que aconteceu.
Oskar fez o que pode e o que não pode também, para poder proporcionar uma melhor vida para aqueles que ele protegeu, como ir contra um sistema de ódio as pessoas, onde burlou, usou muito de uma lábia que tinha e o poder que tinha em suas mãos, como o dinheiro, para mudar tudo.
É um livro cansativo de se ler, mas muito essencial, os últimos capítulos foram tão bom que me deu um quentinho, como tudo acabou e como fizeram para proteger.
Oskar Schindler não era um exemplo de moral e honestidade, mas fez de tudo para salvar quem pode, mesmo dando uma sobrevida àqueles que ficaram na sua indústria por 1 ano, antes de ir para outros campos. Além de tudo isso, ele poderia ter ficado calado na dele e usufruir de mão de obra barata e fazer o que quiser, mas ele como um ser humano, se sentiu impotente em relação a tudo, é uma reflexão e uma compaixão, que fizeram com que ele fosse contra todos e ajudassem aqueles que mais precisassem. E bonito de ver que quando ele precisou todos ajudaram como podiam.
(o que me deixou muito acalentada é que ele sabia que acabaria e comprou as coisas, muito dinheiro, para fazer com que eles voltassem a vida normal e pudessem se reerguer e ter uma renda)
A lista de Schindler é um livro essencial e triste, mas que nos mostra que nem todas as pessoas são ruins.
comentários(0)comente



Thiago.Cavalcanti 26/06/2023

Grande história
Livro um pouco complexo de se ler, alguns saltos no tempo indo e vindo. História bastante triste, único livro que me fez chorar pelo fio de esperança das mulheres no finalzinho... Enfim, super recomendo, um grande herói Oskar, ...
comentários(0)comente



Luisa616 01/07/2023

Resenha ?A lista de Schindler?, Thomas Keneally
Esse livro retrata os horrores que os judeus enfrentaram durante a Segunda Guerra Mundial, principalmente, nos campos de concentração da Polônia.
Oskar Schindler foi contra o regime e gastou muito dinheiro para conseguir seu objetivo final: salvar o máximo de pessoas possível. Ao final, conseguiu salvar em torno de 1200 judeus.
É uma história muito emocionante e prova que uma pessoa é capaz de fazer a diferença na história e na vida de gerações inteiras.
? O autor do livro passou 2 anos entrevistando sobreviventes da lista de Schindler em alguns países, inclusive no Brasil.
Vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Lua 16/07/2023

Leitura obrigatória para quem quer saber mais da 2 Guerra M
Tenho esse livro a muitos anos e nunca havia lido. Na minha cabeça, eu já sabia do que se tratava (por ser uma história muito conhecida e eu já ter visto o filme), mas a narrativa surpreende. Para além da história de um mito, como Schindler, é um olhar sobre o Sistema em tempos de guerra.

Desde o início o autor parece que não quer celebrar esse único homem, ariano, milionário, que usava da mão escrava judia para ganhar fortunas e parte dessa fortuna ir para ajudar essas mesmas pessoas. Pelo contrário, o autor parte das histórias dos judeus sobreviventes, a partir de como eles narram essas histórias. O autor preza pelas vozes realmente importantes.
Acho o livro muito a frente de seu tempo. Hoje, já discutimos sobre essa imagem do "branco salvador". Essas pessoas privilegiadas (brancas) que ganham fama, amor, honrarias em cima do sofrimento de minorias.

Schindler foi humano em tempos de guerra e isso o transformou em herói. Contudo, os verdadeiros gênios estão escondidos por trás dele, são judeus que trabalhavam em suas fábricas, seja na administração e gerenciamento ou na mão de obra. Schindler tinha a cara, o charme, a ética, a malandragem e definitivamente, o dinheiro.
Schindler era um pilantra (pois é, chocante), mas usou sua pilantragem para ajudar (minimamente) centenas de pessoas.

Schindler alimentava um sistema corrupto. Com seu dinheiro, financiou muitos nazistas, mas em troca, recebia olhares desviados para o que estava fazendo em sua fábrica. Muitos alemães usariam (e usaram) isso para cometer crimes ainda maiores contra a humanidade, mas Schindler optou pelo contrário: Usou a corrupção para ajudar os perseguidos.
A Lista de Schindler foi um esquema organizacional onde Oskar Schindler tinha a frente, mas a base era judaica.

Nunca, em hipótese alguma, resuma essa história numa simples estrutura onde um herói onipotente salva centenas de miseráveis judeus milagrosamente. Fazer isso é tirar a complexidade humana de uma das histórias mais magníficas do século XX.
comentários(0)comente



Milla Cinemaniac 17/09/2023

Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto o regime nazista enviava milhares de prisioneiros para Auschwitz, o industrial alemão Oskar Schindler abrigava centenas de judeus em sua fábrica, de onde ele finalmente os transferia em segurança para a Tchecoslováquia. Um lugar na lista de Schindler significava a única chance de sobrevivência para um prisioneiro judeu.

Oskar Schindler, um herói do Holocausto, é retratado de modo comovente pelo romancista Thomas Keneally, que passou dois anos entrevistando sobreviventes beneficiados por Schindler em sete países.
comentários(0)comente



Julia 19/09/2023

Aquele que salva uma só vida, salva o mundo inteiro.
"Não esqueçamos os sofrimentos no Egito, não esqueçamos Haman, não esqueçamos Hitler. Mas, em meio aos injustos, não esqueçamos os justos. Lembremos Oskar Schindler."
comentários(0)comente



Gabriela 22/09/2023

O que dizer Oskar , um ser humano incrível. Que ajudou a salvar várias vidas. Como todo ser humano tinha seus defeitos.
comentários(0)comente



Marcus.Santana 27/09/2023

Um livro rico em informações sobre a Segunda Guerra Mundial.
A Lista de Schindler nos surpreende por ser um livro rico em informações sobre a Segunda Guerra Mundial.
Este livro foi escrito pelo Thomas Keneally e publicado em 1981 e conta a história de Oscar Schindler, um empresário alemão contrário ao regime de Hitler durante o período de sua ascensão ao poder na Alemanha nazista, culminando na segunda guerra mundial que salvou centenas de judeus graças ao seu carisma que encantava a todos, é um homem surpreendente.

Oscar Schindler colocou em prática o plano de tentar salvar o máximo de judeus possíveis alistando-os para trabalhar para ele. Daí surge à lista de Schindler e os nomes que iam parar naquela lista representavam uma chance de sobreviver, uma esperança de salvação.

O livro é bem rico em informações sobre ele, os sobreviventes e outras pessoas que foram envolvidas direta ou indiretamente na história. Contem uma narrativa impressionante e detalhista. Uma história de humanidade e esperança em meio ao caos e horror que foi a segunda guerra mundial e o extermínio de judeus.

Os relatos de judeus sobreviventes coletados por Keneally deu origem ao seu famoso livro, que foi filmado e se tornou o premiado clássico do cinema em 1993.
comentários(0)comente



Joao 27/10/2023

De arrepiar
Antes de mais nada, faz-se necessário mencionar que os arrepios que senti, durante a leitura desta magnífica publicação, foram de sentimentos bons, pois fiquei perplexo com os atos de Oskar, Madristch e Tristch, além de muitos outros soldados, oficiais e afins que, ao lhes cair a ficha do que estavam fazendo parte, não pouparam esforços para ajudar as vítimas do 3º Reich.

O livro, apesar de possuir quase 450 páginas, possui uma leitura fluida, que não cansa o leitor, pelo contrário. Quanto mais se lê, mais se quer ler. A estrutura do texto, o acabamento da obra e a tradução realizada deixaram tudo ainda mais perfeito, pois Thomas Keneally, com seu jeito de escrever, já havia fornecido o norte do que ser feito.

Penso que muitos escritores, depois de realizarem diversas pesquisas, encontrariam dificuldades para fazer uma obra como essa. Tudo nela se encaixa perfeitamente bem. Há muitos ensinamentos, sim, porquanto trata-se de um livro de história, porém há momentos, também, de risadas, suspense e, como não poderia faltar, tristeza e lágrimas - chorei.

Enfim, Thomas, a fim de nos explicar tudo o que aconteceu, começa o livro não no início do holocausto, porém no meio dele, a fim de nos mostrar um pouco do que veremos: oficiais SS, Herr Direktor, judeus/judias, subornos e bebidas.

Após o mencionado prólogo, iniciaremos nossa jornada, através da qual descobriremos quais foram as pessoas responsáveis por ativar o modo ?salvador? em Oskar, bem como foram conduzidos os salvamentos, negociações, homicídios (leia-se genocídio), julgamentos, prisões e fugas.

Para finalizar a publicação, já no epílogo, o escritor, como não poderia deixar de ser, mostra-nos como foram os dias posteriores de Oskar e Emillie, sua esposa, depois da guerra. Informando-nos sobre os percalços que passaram, viagens que precisaram fazer, novos negócios que iniciam, julgamentos em que compareceram e homenagens que receberam.

Para finalizar essa resenha, além de recomendar a leitura para todos, aproveito para externar todos os meus pesares paras as vítimas do holocausto e das guerras atuais, incluindo, aqui, civis palestinos, israelitas, sírios, jordanianos, russos, armênios e ucranianos. Saibamos que estamos todos no mesmo barco, então não há motivos para divisões ideológicas. Como dizia Antoine de Saint-Exupéry, em o Piloto de Guerra, ?cada um é responsável por todos?.

Desta maneira, tenhamos em mente que em uma guerra todos saem perdendo, não somente aqueles que estão na zona do confronto. Seres humanos de todos os países, uni-vos.
comentários(0)comente



Caio.Lincoln 21/11/2023

Um Final Inesperado
Essa foi uma daquelas leituras que mexem com o âmago da gente. A Lista de Schindler é um livro que te prende do começo ao fim, em meio a angústia que os personagens passam em um momento tão triste da história: a perseguição dos judeus pelo regime nazista.

E eis que nos deparamos com Oscar Schindler: homem ambicioso; que se deixa levar aos prazeres da carne, e que faz parte de todo esse sistema de extermínio, mas que no decorrer da história se compadece dos judeus por se deparar com tamanha crueldade.

Oscar se torna uma parte importante da história, pela sua luta em salvar a vida de pessoas inocentes, colocando em risco ls seus negócios e a sua própria vida.

Confesso que a cada capítulo, eu torci e desejei que cada vida perdida tivesse sido poupada, e não apenas as 1.200 que se instalaram na fabrica.

Mas é um livro que trás reflexões, e a memória daqueles que se foram por conta de ideologias nefastas sem propósito nenhum.
comentários(0)comente



Andre.S 02/12/2023

Maravilhosa narrativa sobre a vida de Oskar Schindler, personalidade que salvou milhares de Judeus dos campos de extermínio na Polonia, durante a Segunda Guerra Mundial. Este livro é um documento riquíssimo em que o filme homônimo de Steven Spielberg foi baseado.
comentários(0)comente



126 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR