A lista de Schindler

A lista de Schindler Thomas Keneally

Resenhas - A lista de Schindler

myhtuck 11/12/2023

A lista de Schindler
"Trabalhando aqui, vocês estarão a salvo. Se trabalharem aqui, irão até o final da guerra com vida."

Nota: 5/5

EduardoCDias 07/01/2024

Veremos tudo acontecer de novo?
Leitura obrigatória em tempos que alguns defendem os crimes do Hamas. Cada livro que se lê sobre as ações dos nazistas na II Guerra Mundial é um soco no estômago. E parece que há gente querendo trazer de volta todo o horror perpetrado contra os judeus. Schindler é um herói a ser venerado. Não era um homem perfeito, mas usou todos os recursos que tinha para transformar o cativeiro de muitos judeus numa experiência mais humana, salvando muitos da morte. E acabou doente e na miséria, mas teve o reconhecimento e a ajuda daqueles que ajudou.

Capeleti 14/01/2024

Oskar Schindler
A vida de um herói sendo contada com minuciosos detalhes, a história desse livro e linda, uma trajetória por todas as partes, sendo todas eles enriquecidas por enormes detalhes.

A lista de Schindler é mais uma biografia da história do alemão, passando também, pela história dos judeus que foram salvos por Schindler, nada foge dessa história, tudo é devidamente detalhado nos mínimos detalhes.

A escrita se torna um pouco difícil por nomes em alemão, mas logo se torna comum e mais fluido por conta de ser nomes muito presentes na história, e por isso, a leitura fica mais rápida, só fica um pouquinho maçante em alguns momentos, mas nada que vá atrapalhar.

Enfim, concluo dizendo que a lista de Schindler é uma linda história da guerra, enriquecida em detalhes e muito interessante para quem gosta de se aprofundar, é uma leitura que eu recomendo para quem gosta de saber mais sobre os detalhes da guerra.

Sheron.Fulaneto 07/02/2024

A premissa é interessante, a história de Schindler é sensacional, mas achei a leitura arrastada, mais de 500 páginas em algo que poderia ser dito em 200. Foi difícil terminar a leitura, apesar de ter valido a pena conhecer um pouco mais desse herói controverso.

Luiz 28/02/2024

Qual o legado que estou deixando ?
Vindo de uma sequência de 3 livros sobre o holocausto judeu, (O farmacêutico de Auschwitz, maus e por fim a lista de Schindler) me trouxe bastante reflexão, não sei se dou razão a hobbes quando ele diz que o homem é mau por natureza, possui um poder de violência ilimitado (o homem é o lobo do homem) ou a Rousseau quando ele diz que o homem nasce bom e a sociedade que ele vive o corrompe. Quando entramos nesse tema percebemos o quanto o ser humano é mau, mau por natureza ou simplesmente produto do meio, mas a maldade esta lá.
O holocausto foi um período de horror não somente para um povo, foram milhares de mortos de várias etnias, religiões e raças, foi um período de horror para a humanidade, mesmo que alguns hoje em dia negue, ele existiu. A morte foi banalizada, esquematizada, a morte foi industrializada.
Mas nesses campos de horror ainda podiam brotar esperança, pessoas que não eram mau por natureza e nem deixavam ser influenciadas pelo meio, nesse contexto encontramos Oskar Schindler, alemão sudeto, empresário, casado. Quando a Alemanha invadiu a polonia oskar como tantos outros empresários seguiram as tropas alemães buscando conquistar financeiras como nunca vistas. Realmente ele conseguiu, era um homem influente, todos gostavam da sua presença, oskar logo conseguiu autorização e uma fábrica( tomada de um judeu) para produzir a principio panelas que eram utilizadas nas cozinhas de campanha nas linhas de combate.
Vimos um homem comum, sentir as dores por pessoas que ele não conhecia, não faziam parte do seu dia a dia, pessoas indiferentes, oskar ganhou muito dinheiro com a guerra, mas ao mesmo tempo gastou tudo que podia para ajudar cada judeu que conseguia, no fim sobreviveram com a ajuda de oskar 1200 judeus. Mas o que o livro tras como aprendizado? Qual o nosso real significado na nossa passagem sobre a terra. Oskar era um bon vivant, ele não precisava fazer nada do que fez, o sistema estava ao lado dele, mas mesmo assim ele se arriscou por pessoas que não conhecia, para fazer o bem, oskar tinha varias amantes, bebia quase todas as noites, tinha um magnetismo quase espiritual, todos queriam estar com ele, e ele usou essa influencia para ajudar pessoas, pessoas que ele nunca tinha visto antes, que não eram seus amigos, seus familiares, ninguém do convívio dele. No fim oskar trouxe uma questão profunda: qual o meu legado na terra? Quando eu partir alguém vai sentir realmente minha falta ou sera o choro do impacto? Eu faço algo de importante para alguém?

Oskar simplesmente salvou centenas de pessoas pelo simples fato delas serem pessoas.

Bruna 11/03/2024

Achei a leitura cansativa. Muitos personagens e muita história envolvida. Mas não dá para negar que o que Schindler fez ajudou muitos judeus a terem uma chance de sobrevivência.