A Chave de Rebecca

Resenhas - A Chave de Rebecca

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Le Storrer 22/03/2022

Gostei demais do livro.
Conta a história da guerra no Egito entre os ingleses e os alemães, principalmente no deserto.
A trama tem como enfoque a perseguição de Vandam à Wolff, um agente secreto nazista.
Não recomendo a leitura a menores de 16 anos, já que contém cenas de sexo.

Mari 04/02/2022

Uma história interessante
Não me conectei com a história, apesar de gostar do tema se investigação. Não consegui gostar dos personagens, acho que não teve um bom desenvolvimento. O livro conta uma história de espionagem no Egito durante o período de ocupação da Inglaterra e a tentativa da Alemanha de tirar os ingleses durante a 2a guerra.

julhelena 03/01/2022

As narrativas de Ken Follett nunca decepcionam. Esse suspense me prendeu tanto que li o livro numa sentada só. Com a apresentação dos dois lados você fica sempre pensando em quem confiar, para quem torcer? É, sem dúvidas, muito envolvente.
O ambiente criado pelo autor faz com que o leitor se sinta parte da história, o que deixa tudo ainda mais emocionante. Mais uma das grandes obras de Ken Follett.

Rebeca 16/12/2021

E a Rebecca não tem nada a ver com a estória!
Eu tenho uma prima muito maravilhosa que me dá livros, podem me invejar... hehehe, agora é sério. Ganhei o livro por causa da Rebecca. Já tinha lido um do autor e não me agradou, como A Chave de Rebecca era o menor que eu tinha dele, resolvi ler pra dar uma segunda chanche pro Ken. Amei esse! foi um dos melhores do ano sem dúvida. Personagens cativantes e narrativa fluida, Follett foi pro meu top 20!

Leo 06/11/2021

Uma ótima história com um final um pouco decepcionante
Sempre fui um grande entusiasta de histórias sobre a segunda guerra mundial, sejam sobre as manobras militares e grandes batalhas, sejam as de espionagem. E o livro pega bastante da parte de espionagem, com alguns poucos elementos das manobras militares, especialmente nos capítulos em que Rommel está presente.
A história durante as páginas do livro foi bem divertida, mostrando a engenhosidade do espião Alex Wolff para obter as informações da inteligência inglesa, saciando a necessidade de Rommel em saber quais seriam as ações tomadas pelas forças britânicas no Norte da África.
A medida que os alemães estão cada vez mais próximos do Egito, com vitórias inesperadas, o caçador de Wolff, Will Vandam, começa a fechar o cerco cada vez mais contra o espião, apesar de muitas vezes parecer que Vandam nunca pegaria Wolff, descobrindo quem o está ajudando, além de entender como o espião está passando todas as informações para Rommel.
O livro apresenta personagens interessantes, como a dançarina Sonja, a judia Elene, os nacionalistas do grupo Oficiais Livres do Egito, entre outros. Infelizmente, alguns destes personagens foram um tanto mal aproveitados, tendo um capítulo inteiro para eles, contando sua historia, criando uma expectativa de que teriam enorme impacto na história mais à frente, e no final terem um desfecho rápido e um tanto decepcionante. O final mesmo da história teve um desfecho rápido, talvez até previsível, dando a sensação ao leitor de que este arco da história foi escrito às pressas.
Algo interessante ao ler o livro é a forma como Ken Follett aborda as questões políticas e culturais no Egito. Apesar dos nazistas serem a pior coisa que surgiu no período entre guerras, o autor vai muito além do bem vs o mau. Ele mostra como o britânicos também foram ruins e trouxeram desgraças as suas colônias na África, como os britânicos tratam os árabes sempre de forma racista e que os egípcios a quem os chamam de ?wogs? devem ser subservientes aos ingleses, fazendo com que os árabes não consigam ver a diferença dos nazistas e os britânicos. E isso não é algo exclusivo deste livro, Ken Follett, um progressista, sempre abordou a guerra de classes e colonialismo nas suas obras, trazendo uma reflexão interessante ao leitor.
Por fim, gostaria de também chamar a atenção para um ?easter egg? do livro. Ao invés de colocar os arcos apenas como ?parte 1?, ?parte 2? e etc; o autor nomeia através das principais batalhas que estavam ocorrendo durante o desenrolar do arco, começando por Tobruk, indo para Mersa Matruh e terminando em Alam Halfa. Não é algo muito surpreendente, mas achei um detalhe interessante e diferente de como os livros geralmente são feitos.

Fabio.Barbosa 01/11/2021

Deixa a desejar
Já li alguns livros do Ken, tenho muitos pra ler, mas dos que eu li achei esse o mais fraco de todos, final nem se fala, tipo água parada ahahaha

Juliana 29/09/2021

Se não fosse o final...
Ken Follett é um dos meus autores favoritos e normalmente acho os livros incríveis.

Não gostei tanto assim de A Chave de Rebecca.

Não que ele seja ruim. Na verdade, os últimos capítulos são eletrizantes, como as histórias do escritor costumam ser. Mas acho que a leitura não foi tão agradável. Provavelmente, se não fosse o final, a nota que eu daria seria consideravelmente menor.

Então, se você tem paciência, as últimas páginas salvam a narração. Se não, talvez seja melhor procurar outra.

Suliane Araújo 09/09/2021

A chave de rebeca
A chave de rebeca e um livro que faz referência a outro livro. Gostei, interessante, um romance policial, pouco fala sobre a guerra em si, mas sobre os espiões envolvidos em missões secretas e perigosas.

Cristiano.Aguiar 08/08/2021

Poderia ser excelente...
Mas não é. O livro é fundamentado em uma ótima trama, sobre espionagem na segunda guerra mundial, prato cheio para quem gosta de estórias envolvidas na história. Mas minha avaliação é de que o autor desenvolveu mal a trama, explorou muito pouco as tantas possibilidades que o enredo possibilitava. Podia até sair um calhamaço (como 'Os Pilares da Terra'), mas valeria mais a pena para ter uma estória melhor desenvolvida.

Eliana Portella 03/07/2021

Um pouco sobre a 2ª Guerra
O autor escreve muito bem, isso é
certo. Além de dominar a técnica de escrita, percebemos um conhecimento de História louvável, o que torna a leitura interessante.
Os personagens bem construídos e detalhados nos dão aquela gostosa sensação de assistir a um filme de suspense.
Apesar do talento indiscutível do renomado escritor, não é o meu gênero favorito, e isso compromete a minha avaliação final. Mas, certamente é um livro que eu daria de presente e pretendo manter em minha estante.
O tema é espionagem durante a segunda guerra, e um dos pensamentos do herói inglês enquanto percebia a triste superioridade do espião nazista, foi sobre o que seria do futuro de seu filho inocente, caso Hitler ganhasse a guerra. Como seria a criação das crianças dos países derrotados. Que mundo elas teriam?
Com uma dose minúscula de romance e drama, Ken Follet conseguiu que a história não fosse somente sobre guerra e espionagem.
Gostei!

Amanda.Andrade 06/06/2021

A escrita de Ken Follet é impecável, entretanto a história não me agradou.
Achei a história maçante e demorada pra se desenrolar, não teve simpatia por nenhum personagem.
Celia 14/11/2023minha estante
Eu também não gostei. Foi o pior livro do Ken Follett que li até agora. Bem arrastado. Só ficou bom no final, mas o Vandam foi decepcionante. Quem salvou a narrativa foi a Elene.

Milena Alves 24/04/2021

Uma típica história de Ken Follett, cheia de intrigas, mistérios, complexidade e bem próxima da realidade.

Fernanda.Calixto 09/03/2021

Bem mais ou menos...
O livro até seria aceitável se não tivesse sido escrito por Ken Follet, que escreve livros incríveis ambientados durante a Segunda Guerra mundial. Esse foi bem decepcionante.

A história se inicia de forma monótona, tem uma leve melhora no meio e o fim, foi extremamente rápido e ruim.

Ok que nem tudo foi de tão ruim assim, Wolf foi até que um espião inteligente e Vandam um major bem esperto, e o fato de apresentar a história no Egito, saindo do tradicional onde se passa, geralmente, os livros que trata a histórias da guerra foi favorável. Mas foi só isso mesmo que foi aceitável. Infelizmente.

Recomendo mais que leiam outros livros dele, As espiãs do dia D e Contagem regressiva são livros maravilhosos que devem ser lidos.

Victor 28/01/2021

A Chave de Rebecca.
Em a chave de Rebecca, o autor Ken Follet já bastante conhecido por suas ficções históricas e suas historias de espionagem. Nos entrega mais uma vez um misto dessas duas coisas, um enredo de espionagem durante a Segunda Guerra Mundial.

Foi uma escolha muito interessante do autor em não ambientar o livro em algum cenário da Europa, como é normalmente visto em obras que se passam durante a Segunda Guerra, mas sim no Egito, inserindo figuras e eventos reais a personagens e situações fictícias para a construção de seu enredo.

O livro mesmo que lento no início é de leitura e ritmo muito bons e rápidos, fazendo com não queira largar a leitura enquanto não terminarar.

Mas é preciso falar dos pontos negativos da obras que são alguns. O primeiro são os momentos de eurocentrismo e a "superioridade inglesa" diante das demais etnias e culturas, os retratando como pessoas enganadores e trapaceiras, sempre buscando alguma forma de ter alguma vantagem, as mulheres sempre de um beleza e sexualidade exóticas e uma cultura inferior diante da superioridade da cultura britânica em alguns momentos chegando a soar até um pouco pejorativo essa retratação.

O segundo motivo é a falta de uma motivação clara de alguns personagens para determinadas ações, algumas as quais até colocam suas vidas em perigo.

O terceiro motivo é a barriga e enrolação desnecessários presente em alguns momentos do livro, aos quais poderiam muito bem terem sidos encurtados ou mesmo encurtados.

O quarto e último motivo, é o final apressado que necessitou de uma conclusão mais bem trabalhada, onde alguns personagens importantes para a trama terminam sem uma conclusão.

Mas mesmo com essas críticas, isso não significa que a obra é de todo ruim e merece seus méritos, principalmente por ambientar(mesmo que de forma errada em alguns momentos) uma história que se passa durante a Segunda Guerra Mundial em um cenário que não seja a Europa. Caso você procure uma leitura rápida e empolgante, embarque em direção ao Cairo para a leitura de A Chave de Rebecca que certamente passará boas horas com o livro em mãos.

Nélio 10/01/2021

Esperava bem mais.
Já li muitos livros do autor. Neste, ficou devendo.
Seus livros de fundo histórico são beeem melhores.
Aqui, não teve nada demais. Trama fraco. Personagens sem nada demais...

1 | 2 | 3 | 4 | 5