Intergaláctica

Intergaláctica F. P. Trotta

Resenhas - Intergaláctica

Saleitura 21/08/2015

Onde estaria a segunda Terra?
Para quem já me visitou no blog, não é novidade o quanto me sinto em casa com dois gêneros de livros: os policiais, e a ficção científica. Então foi um grande prazer atender ao convite da Irene, aqui da Saleta, para a leitura de “Intergalactica”, que me deixou curioso e ainda mais intrigado para ler por ser um livro de um autor nacional.

Há quase três anos atrás, um convite da Irene também foi o responsável por me apresentar à Jane Austen.Na ocasião, li “Orgulho e Preconceito”. [ resenha aqui]

No livro, Amanda é uma psiquiatra que vive escondida do pai, um grande cientista que desenvolvera uma tecnologia ultra avançada no setor de energia, que lhe rendera uma grande corporação e um complexo de Deus. Depois de um trágico evento, Amanda e o pai ficam vinte anos sem se falar, mas um novo projeto, amplamente anunciado, do primeiro vôo tripulado para Europa – não a Europa, mas sim a Lua de Júpiter! – faz com que um alerta acenda na cabeça da moça: ela sabe que seu pai está metido nisso, e ela tem de descobrir o porque.

Os primeiros capítulos do livro foram um pouco confusos, demorei um segundo a mais para me situar, o que fez com que ficasse meio perdido, só conseguindo entrar “na ação” mesmo quando Amanda acorda de um coma, se vê cercadas de amigos, e disposta a desmascarar o pai.

Amanda é uma personagem que tinha tudo para não me agradar: uma psiquiatra com uma abordagem um tanto controversa da psiquiatria no tratamento de seus pacientes – e amigos – com muitos diálogos que poderiam me dispersar, mas não o fizeram. Por mais que eles pudessem ser encurtados – quando decide confrontar o pai, ela resolve ceder à sua pressão e, acompanhada de alguns amigos, se infiltrar na empresa dele e “implodir” tudo de dentro pra fora, treinando psicologicamente seus aliados para que suas reais intenções não fossem descobertas - é possível perceber que eles não estão totalmente soltos, e ao final compõem bem a narrativa. Mas bem que ela poderia se achar menos, essa coisa de “eu sei o que estou fazendo” o tempo todo pode muito bem dar lugar para uma protagonista perdida de vez em quando.

O livro tem alguns elementos de FC clássicas, como ciências reais aplicadas à história – no caso do livro, psicologia, psiquiatria, física – e conceitos ainda ficcionais, como estase e longas viagens espaciais que casam muito bem com a parte fantástica da coisa – aqui parabenizo o autor! – e que chegam ao auge nas cenas de ação.

Mas ainda acho que ele precisa de uma lapidada na narrativa. Algumas frases não funcionam como deveriam, como se estivessem precisando de certo polimento, que se aparassem as arestas. E, como o livro foi escrito em inglês e depois traduzido, alguns termos parecem fora do lugar – em uma passagem, onde Amanda diz que a empresa do pai é subterrânea, eu não entendi se ela queria realmente dizer isso, ou que a empresa era “underground”.

Agora, os capítulos finais vão te fazer questionar até se você realmente leu o livro. Eles fazem toda a experiência de leitura valer a pena, e vai levar um tempo até que você calcule todas as implicações que isto pode acarretar.
No final, recomendo o livro. Quem gosta de ficção científica, tem aqui um livro que deve ser lido.

Resenha por Luciano A. Santos do blog Ponto Livro

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2015/08/resenha-intergalatica-livro-1-de.html

Cleson 05/08/2015

Uma viagem muito louca, insana e incrivelmente “atual”
Intergaláctica é uma aventura Sci-Fi bem interessante, que acabou por me surpreender de forma bem positiva, pois eu esperava algo um pouco mais clichê e não foi o que aconteceu. A princípio parecia ser apenas mais do mesmo, mas de repente tudo muda e vemos um turbilhão de acontecimentos que nos deixam um pouco sem fôlego.

O livro começa mostrando a protagonista Amanda quando criança, mostra a relação dela com seu pai distante, o cientista Oswald. Em seguida, salta para uma noite em que ela entra no laboratório do pai, após ver uma luz acesa onde não deveria haver ninguém, e se depara com coisas estranhas a ela. Ela ouve gritos e vê o pai saindo de uma sala onde parecia realizar algum experimento, enquanto foge assustada com aquilo, acaba levando para fora do laboratório um objeto esférico que lhe chamou a atenção. Logo em seguida o alarme dispara e surge um helicóptero e vários soldados armados para impedi-la de levar o objeto.

Após isso, a história dá outro salto e vemos o pai de Amanda tentando realizar uma experiência com ela… após isso, temos um novo salto e vemos ela saindo de coma devido a uma meningite aguda. Após acordar do coma, e contar que teve uma experiência estranha (tipo aquelas pós-morte), Amanda acaba descobrindo por meio de Ripley e Stryker, amigos e pacientes dela, que uma expedição a Europa, lua de Júpiter, está sendo anunciada. Após isso, durante uma conversa com Ripley, Stryker e Lina (amiga de Stryker) em um café, supostos policiais dão voz de prisão a Amanda, ela reage e foge com os outros três para seu apartamento, onde ela conta que os policias eram homens de seu pai disfarçados. Logo, foragida e caçada pelo pai ela começa a bolar um plano pra se infiltrar na “Firma”, organização liderada por ele, para poder impedi-lo de fazer o que ela pensa que ele está tramando.

A partir daí percebemos que Amanda é mais do que aparenta ser, e a história começa a andar. Enquanto a Terra aguarda ansiosamente para confirmação de se existe vida marinha ou não nos oceanos de Europa, eles planejam entrar no coração da organização liderada por seu pai e agir como agentes infiltrados na maior e mais ambiciosa missão de exploração planetária da história da humanidade: a secreta operação da Firma para uma segunda Terra localizada 17 anos luz de nosso lar, conhecida como Gliese 581 g.

A narrativa é fluida, rápida e simples. É uma ficção científica muito bem articulada. Eu li em alguns locais que o gênero do livro seria uma mistura de Realidade Fantástica com Ficção Científica, discordo, não acredito que esse gênero se adeque tanto a obra, ela é puramente Sci-Fi. Aliás, eu diria que, em parte, ela é uma Space Opera no melhor estilo Flash Gordon (até consegui ouvir um Under Pressure lá no fundo, durante um dos passeios! ), ou até mesmo, em outro momento, um conto de Isaac Asimov com suas referências e questões filosóficas do ser humano.

Apesar da aparente simplicidade da narrativa, o autor conseguiu criar uma complexo mundo com criaturas e cenários dos mais diversos, uma espécie de Tolkien de ficção científica (só que sem os exageros nos detalhes). Criando uma viagem insana de elementos te levando de um plot twist a outro, o ritmo do livro se torna frenético, fazendo com que as coisas não parem de acontecer a todo tempo. Dito isso, só faço uma pequena ressalva, o autor poderia ter desenvolvido mais alguns detalhes da história e desmembrado em mais de um livro ou em capítulos maiores no mesmo livro (apesar de que prefiro livros com 300 pág mesmo).

Com relação ao projeto gráfico, a Livros Ilimitados demonstrou um cuidadoso trabalho de design editorial. A capa é muito bem trabalhada e representa bem a ideia do livro. Já as páginas, elas são incrivelmente ásperas e mais espessas que o comum, com espaçamentos e margens muito confortáveis a leitura, além da excelente ideia de ilustrações no meio da narrativa para representar as passagens de tempo. Agora com relação a revisão, não posso opinar, pois o Trotta informou que a edição cedida é uma não revisada, então seria injusto citar os erros encontrados. Ah, o detalhe curioso é que Trotta escreveu o livro originalmente em inglês e depois ele mesmo o reescreveu em português, então é mesmo necessário uma revisão bem cuidada.

Bom, então é isso, Intergaláctica é um livro recomendadíssimo para quem curte o gênero e ficou curioso com as notícias sobre uma segunda Terra que tem surgido ultimamente na imprensa. É uma viagem muito louca, insana e incrivelmente “atual” que merece sim ser lida por quem curte o gênero Sci-Fi, por quem tá na hype de Interestelar ou simplesmente por quem quer conhecer algo novo.

site: http://papirodigital.com/literatura/livros/resenha-intergalactica-de-f-p-trotta/

Juliana 26/07/2015

Intenso, insano e instigante
"Intergaláctica" foi escrito por Franco P. Trotta e publicado no Brasil em 2015 pela Editora Livros Ilimitados. A obra possui 279 páginas e a estória é narrada em terceira pessoa. O livro foi cedido ao blog em parceria com o autor.

Em "Intergaláctica" há uma conspiração para controlar o rumo da mais importante expedição espacial da história da humanidade. Em 3 de maio de 2031 - dia de lançamento da aguardada expedição da NASA para explorar a lua de Júpiter - uma das candidatas para habitar vida extraterrestre, a psiquiatra Amanda Collins acorda de um coma após meses batalhando contra uma meningite aguda.

Junto com seus pacientes Stryker, Ripley e sua amiga Lina, eles descobrem que fazem parte de um crescente quebra-cabeça envolvendo uma corporação geopolítica underground chamada A Firma, que planeja sabotar a missão, usufruindo de uma nova tecnologia para saquear a nave e destiná-la para um planeta habitável localizado dezessete anos luz da Terra. O quarteto então inicia uma operação para descobrir a verdade por trás da conspiração, mergulhando de cabeça na maior expedição planetária da história da humanidade.

Gente... Sabe quando você gosta TANTO de um livro que mal sabe por onde começar? Pois foi isso que aconteceu comigo. Esse livro me salvou de uma ressaca literária daquelas!

Iniciei a leitura com muita animação, pois a premissa me encantou, mas sem muitas expectativas por conta da ressaca literária que eu estava passando. A medida que a leitura evoluía, senti que os personagens e a trama evoluíam junto.

O livro é ação do começo ao fim e isso me agradou muito! Eu simplesmente não conseguia mais largar a leitura. Amanda é minha personagem favorita, pois é uma mulher forte e decidida. Tive a impressão de que todos os pontos nessa obra foram muito bem trabalhados, pois o autor não deixou pontas soltas.

Adorei a narrativa de Trotta! A linguagem é fácil e a escrita super envolvente. O autor conseguiu criar uma atmosfera surpreendente que faz qualquer um ter uma viagem incrível! Sem contar as reviravoltas da estória no final do livro. A cada página eu me surpreendia mais e mais com os acontecimentos. Intergaláctica é uma viagem nada previsível! É interessante ver como que muitas coisas previstas na obra estão acontecendo agora. INSANO! :D

Falando no autor, ele nasceu em São Paulo, no início dos anos 90, mas logo se mudou para o Rio de Janeiro. Cursou faculdade de Administração de Empresas enquanto produzia eventos noturnos em inúmeras casas cariocas, inclusive trabalhou na produção de duas edições do Rock In Rio e do festival espanhol Sónar.

Alfabetizado inicialmente em inglês, Franco viveu em Detroit na adolescência, onde se formou no Proficiency in English, dos exames Crambridge ESOL. Intergaláctica é seu primeiro livro publicado no Brasil. Escrito originalmente em inglês e chamado de Intergalactic, o livro ganhou sua versão em português escrita pelo próprio autor.

Enfim, eu recomendo a obra a todos os amantes de realismo fantástico! Intergaláctica é insano, instigante e intenso.

site: http://www.livroseflores.com/2015/07/resenha-intergalactica-f-p-trotta.html

@ysalemos 07/07/2015

Um viagem que vale a pena
Algo que tem virado cada vez comum são os livros e filmes onde os personagens principais são mulheres. E isso,logo de cara, já é algo muito legal. Porém, com a quantidade muito grande de distopias onde o herói em questão é na verdade uma heroína, se o autor não souber trabalhar bem a personalidade e ações das sua personagem,se torna algo enfadonho e clichê.

Não posso mentir : comecei a ler Intergaláctica tendo em mente que teria mais uma heroína clichê, e que isso tornaria a aventura um saco. Estava bem animada com toda a trama,mas realmente tinha medo disso me desanimar. Enfim,comecei a leitura do livro e MEU DEUS: não poderia estar mais enganada.

Logo no começo da obra somos apresentados a um cenário acolhedor : um tarde fria de inverno na Islândia,onde pai e filha almoçam juntos. A menina em questão é Amanda,nossa personagem principal, e nessa época,tem apenas nove aninhos (em 2009). Ver o trato do pai, Oswald, desde cedo com a pequena Amanda leva o leitor a se apegar a personagem e começar a notar prontamente que as coisas nem sempre serão tardes de inverno com a família. O autor vai passando de uma forma bem sútil que Oswald não é o melhor pai do mundo. É legal a forma como ele vai mostrando essa relação, por que o personagem não vem marcado logo no começo da leitura como : esse é do mal,esse é do bem. No primeiro capítulo,a cada frase,você vai se questionando se aquela atitude dele seria uma forma de desprezar a pequena Amanda ou não,se foi apenas um dia ruim.

O primeiro capítulo nos dá uma visão geral de tudo que precisamos saber sobre o passado de Amanda. A pequena criança apaixonada por neve que conhecemos nas primeiras duas páginas, vira uma adolescente e passa por uma das situações mais traumatizantes de sua vida. Seu pai é “criador” e um certo dia acaba envolvendo Amanda em uma das suas experiencias (não vou contar mais detalhes,se não é spoiler). Essa atitude do pai leva Amanda a odia-lo profundamente e com isso, acaba ficando longe dele boa parte da sua vida.

O distanciamento dura apenas até 2031,quando a aventura em si começa.Amanda acorda de um coma,após sofrer de uma meningite aguda. Agora, uma psiquiatra bem sucedida, nossa pequena Amanda virou uma mulher e essa transformação faz com que o leitor se apegue ainda mais a personagem. O fato de “acompanhar” seu crescimento é algo fantástico!

Após acordar do coma,Amanda acaba descobrindo por meio de Ripley e Stryker,amigos de longas datas, que uma expedição a Europa,lua de Júpiter,está sendo anunciada. A reação da personagem faz com que nós desconfiemos que ela sabe mais que todos lá fora,que estão surpresos com o acontecimento. Amanda sabe que uma evento tão grande como esse só poderia ter um organizador e a partir desse momento seu principal objetivo é confirmar suas teorias sobre a expedição e deter os planos daquele que pode destruir a humanidade sem piedade alguma.

Eu poderia falar mais e mais detalhes sobre a história,mas quero que vocês descubram com a leitura do livro.

Mas bem,como eu sempre faço,após escrever um breve resumo sobre a história ,falo um pouco sobre alguns pontos positivos e negativos diversos da obra. Pra começar,uma das coisas que mais me chamou atenção foi o fato do autor descrever muito bem os cenários e isso ajuda o leitor a entrar melhor no universo do livro.

Além disso, os personagens que tem mais peso são exatamente as duas mulheres do livro e isso é muito legal. Você tem Amanda e Lina, que são sempre as que tomam as melhores decisões ou que tomam a frente. Isso de cara é bem legal e foge um pouco da “menina indefesa que precisa de um herói”, porém, muitas vezes esse peso vem em excesso. Não sei,mas vi como se a Amanda se achasse demais as vezes e meio que “eu sou a certa aqui,apenas aceitem.” De certa forma,isso é chato. Porém, essas atitudes de forma alguma tiram o que já escrevi lá em cima. O autor soube trabalhar bem a personagem e você se apega bastante a ela.

Outro ponto legal é quando você está relativamente avançado na leitura e começa a conhecer parte fantástica de tudo. A parte em que o autor colocou a imaginação pra trabalhar e apresentar ao leitor cenários cheios de detalhes de mundos desconhecidos,de seres desconhecidos. Universo criado apenas por ele.

A viagem é grande,meu amigos,mas vale a pena haha

site: https://heyysa.wordpress.com/2015/07/07/resenha-intergalactica-por-f-p-trotta/

Ronaldo 29/06/2015

Uma viagem alucinante que devorei em menos de três dias Resenha completa no link:

desencaixados 29/06/2015

FINAL SURPREENDENTE
O livro começa em 2009. Nesse inicio conhecemos o relacionamento de Amanda com seu pai e descobrimos que não anda muito bem. O pai de Amanda é um criador e uma vez tentou usar a filha para novos experimentos. Isso agravou muito Amanda e até hoje ela tem ódio do pai.

Amanda estava com meningite aguda e acorda de seu coma contando um estranho sonho. Ripley e Stryker á ouviram e lhe informaram sobre a expedição espacial que irá deixar o mundo boquiaberto.

Incomodada com essa noticia Amanda começa há pesquisar um pouco sobre a noticia que o mundo inteiro não para de falar, e em poucos dias ela faz amizade com Lina.

No dia que os quatros marcam de conversar em um lugar especial, uma grande tragédia acontece. Amanda atirou em “policiais” e fugiu do lugar; pela cidade foram filmados e os jornais de Chicago começaram a espalhar o ocorrido.

Amanda não tinha escolha. Ela teve que explicar oque tinha acontecido e é a partir desse momento que os quatros conhecem tudo sobre Amanda, e sem escolha eles tem que encarar a maior aventura de suas vidas.

Posso dizer que esse livro é simplesmente surpreendente. A cada página que se passar e a cada capítulo lido F.P. Trotta lhe surpreende de uma forma inesperada. Sem se falar do final que me deu uma grande lição de vida.

F.P. Trotta escolheu o gênero ficção cientifica e fantasia. Posso dizer que gostei muito do jeito que ele escreveu as parte de fantasia. Eu nunca fui de “adorar” livros desse gênero, mas ele me fez descobrir que realmente gosto desse estilo. Eu não sei como não gostava, eu não sei dizer, pode até ser um pequeno preconceito, mas não sei explicar.... kkkkk.

Todos os personagens desse livro são bem construídos. Eu acho que não tinha forma melhor dele descrever e criar Amanda e Lina. As duas são personagens fortes e marcantes. Que lhe ajuda muito e em certos momentos nos fazem pensar em algumas coisas.

Galera eu tive o imenso prazer de ler esse livro, até porque o Trotta gastou MUITO dinehiro para me enviar um exemplar. Pra quem não sabe o livro foi publicado primeiramente em inglês e agora teve sua edição em português. Eu adorei o desfecho do livro, não teria final melhor e como disse; ele é surpreendente.

Uma coisa que às vezes me incomodou foi os erros de gráfica que ficou na diagramação do livro. Isso não é um grande ponto negativo, mas nada que uma pequena revisada melhore. Gente essa capa é perfeita, mas a ela é um pouco mole (isso não é um ponto negativo). Eu fiquei apaixonado por essa capa e as folhas (simplesmente amo as folhas dos livros da Editora Livros Ilimitados).

site: http://desencaixados.blogspot.com.br/2015/06/resenha-intergalactica.html

Becca 21/06/2015

Meu novo livro preferido (de todos os tempos!)

F.P. escreve diálogos muito bem? Do terceiro capítulo pra frente eu já estava presa até o final. O livro é violento, complexo, emocionante e muito épico, crescendo sempre para vários climaxes. A batalha final que eu imaginei que aconteceria no fim do livro acontece na metade!
Fazia tempo que eu não lia algo que desse tanta força para uma personagem feminina. Duas, na verdade. E o tema é extremamente argumentativo: é o tipo de livro que faz você passar em frente assim que termina. Não podia recomendar mais!

MarcosPaulo 20/06/2015

Um livro que te leva LONGE
F.P.escreveu algo quase impossivel: o sonho molhado de um nerd que ainda apele a um público mainstream. "Intergaláctica" tem múltiplos mundos alienígens e um universo cheio de vida, mas no seu coração ainda é um espetacular drama pessoal da jornada psicológica de uma anti-heroína, e sua vingança contra seu pai. O livro cresce da página 1 até a final, e me lembrou de uma versão mais fantasiosa de Duna, de Frank Herbert. Os dois criaram não só uma história, mas um mundo memorável com uma elaborada filosofia de idéias, com três temas principais: ecologia, política e religião. A de Frank é mais seca e adulta, mas a de F. P., na minha opinião, é mais sádica ( o que é ótimo). A dualidade do homem é questionada e o autor pede ao leitor re-avaliar inúmeros princípios, e essa é a definição de pura ficção científica.

Carolina 20/06/2015

Lavagem cerebral da melhor qualidade.
Vou escrever aqui tudo que esse livro não é, pois o impacto que ele teve em mim foi forte e demorei muito tempo pra conseguir dar poder às minhas palavras e escrever algo digno. Vou começar dizendo tudo que Intergaláctica NÃO é: essa NÃO é uma história para pessoas que tem preguiça de usar a cabeça. NÃO é uma história focada em romance, NÃO é uma história para crianças. O que esse livro é: provavelmente a ferramente mais poderosa que já li em termos de prender o leitor e fazer nós refletirmos sobre nosso lugar no universo. A história me moveu, me surpreendeu, me prendeu e acima de tudo, me MUDOU. F. P. criou dois capítulos finais espetaculares, revelando segredos e reviravoltas que estavam na cara o tempo todo mas que eu não previ. O livro já é tão urgente, rápido e sem enrolação que quando o leitor chega ao final se surpreende ainda mais com a reviravolta gigantesca no fim. Não vou dar spoilers, mas não podia recomendar mais. Sublime!
ALDI (Navio dos Livros) 28/11/2015minha estante
Nossa... Amei sua resenha... Agora quero ler mais ainda

Niz @mundo.literario 04/01/2016minha estante
Uau, sua resenha aguçou mais a minha curiosidade do que a oficial do livro. Parabéns!! Já na minha lista.

Bruno.Barros 16/01/2016minha estante
Só a resenha nos mostra o quanto a história é diferenciada, nos envolvendo e nos mostrados lados ainda desconhecidos por nos mesmo. Será uma verdadeira viagem.
Já está na minha lista. o /

Marques 16/01/2016minha estante
melhor resenha, porque definiu o mesmo que aconteceu comigo. e pensar que eu não acreditava em vida alienígena antes desse livro (juro!!!)

Carol.Bonacim 01/02/2016minha estante
Nossa!!! Já estou indo buscar meu exemplar!!!

Pedro Santos 28/03/2016minha estante
Concordo com tudo. Boa descrição

Publisher 15/06/2016minha estante
Manda pra editora apreciar, com certeza nos interessou, a gente quer apreciar e podemos publicar, claro.

Ana Paula 16/07/2016minha estante
que resenha hein!

Carolina 18/11/2016minha estante
Fico feliz que tenham gostado. Estou ansiosa pela continuação mais de um ano depois que li este

Estante Rosa 12/07/2017minha estante
Faloue disse!! Esse livro é sensacional, nacional de qualidade demais