Labirinto

Labirinto Kate Mosse

Resenhas - Labirinto

Rayanne Costa 12/12/2018

Quando a quantidade de páginas se faz sentir
Adoro livros de suspense e mistério, e como também sou encantada por narrativas históricas foi naturalmente que decidi ler o Labirinto, uma narrativa dupla, que mostra a vida de duas mulheres que viveram com 800 anos de diferença entre si, mas que tem muito em comum, inclusive a possibilidade de encontrar e o dever de defender o mistério do Graal.

A sinopse me fez pensar e relacionar a narrativa diretamente as obras de Dan Brown, o que imagino seja o natural a qualquer um que também já leu as obras dele, foi meu primeiro erro, pois, para o bem ou para o mal, as narrativas conseguem ser completamente diferentes entre si.

Somos introduzidos na história no momento em que Alice, que vive nos tempos atuais, mais precisamente em 2005 (tá, não é mais tão atual assim) encontra uma caverna enquanto participa como voluntária em uma escavação na França. Este achado desencadeia uma série de acontecimentos, ou pelo menos devia desencadear.

Por outro lado conhecemos Alaïs, que acompanhamos desde 1209 até sua morte, e que viveu intensamente as cruzadas da Igreja Católica na busca dos hereges na região onde hoje se localiza o sul da França, e ainda em meio a todas as dificuldades advindas do período ela descobre que seu pai possui segredos que podem complicar ainda mais as coisas.

Alais foi dentre as duas a que conseguiu um pouco do meu afeto, enquanto Alice não me agradou de modo algum, creio que estava sempre as espera de que ela finalmente fizesse algo que validasse seu papel central, coisa que ao meu ver não houve. Apesar de também ter esperado mais de Alais, a participação dela nos acontecimentos é muito maior, enquanto Alice apenas parece correr a margem de tudo.

Não me apegar a(o) mocinha(o) é algo que pesa muito enquanto leio qualquer tipo de narrativa e não foi diferente aqui. Na realidade nenhum personagem conseguiu me conquistar de forma definitiva, principalmente os que participavam da história mais atual, que ficaram superficiais e caricatos, isso em um livro com mais de 600 páginas!

Essa é apenas uma das consequências da narrativa da autora, que parece ter optado por preparar tanto o terreno pra sua história que a história em si ficou em segundo plano, temos páginas e páginas que indicam a existência do mistério e revelam pequenas pistas, mas nada muito além ou concreto. Sem brincadeiras, estava em torno da página 400 e sentindo que lia apenas a introdução.

É lógico que isso deixa a narrativa arrastada e desanimadora, pior, quando finalmente conclui as páginas finais, não consegui deixar de pensar que quando a história enfim desenrola, os acontecimentos não são tão interessantes ao ponto de justificar o inicio (quase meio e fim) sofrível.

Provavelmente se não fosse a narrativa dos acontecimentos do período de Alais (e meu hábito de ir até o fim) teria desistido do livro, ao meu ver é neste ponto que o livro consegue ter um destaque positivo, conseguimos compreender bem o período e a real intenção dos personagens, mesmo sem muito conhecimento histórico, assim como visualizar bem o ambiente onde tudo se passa através das descrições detalhadas, o que deveria ser um ponto positivo, jmas que devido ao resto da protelação acaba se tornando mais um motivo pra desanimo .

Enfim, Labirinto não é um livro fácil e se complica ainda mais por passar uma aura de aventura que não se concretiza, permanecendo mais focado no drama e nas relações pessoais. Nem todos conseguirão chegar ao fim, e eu não veria motivos pra ir contra, ou incentivar a permanecia. Depois de lê-lo não tenho intenções de ler os outros volumes, pois sei que não terei mais paciência para novas enrolações em prol de pouca ação.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/10/2019

Fenômeno literário na Inglaterra com mais de 750 mil exemplares vendidos no país, o romance histórico "Labirinto", da premiada escritora Kate Mosse, reúne todas as qualidades que o leitor espera encontrar em um bom livro de ação e mistério. Há verdades além das verdades buscadas, viradas e reviravoltas, memórias a serem recuperadas e reivindicadas, desentendimentos de amantes a serem reconciliados, fragmentos do passado a serem salvos e antigas traições a serem vingadas. Inspirado em rigorosa pesquisa sobre importante período da história medieval européia - a cruzada religiosa contra a seita cristã dos cátaros no século XIII que significou uma importante mudança na história da França - "Labirinto" tem como protagonistas e heroínas duas mulheres separadas pelo tempo, mas unidas por um destino comum.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8573027681

Sccmarx 13/02/2021

Leitura Divertida
Já tinha lido o início de O Labirinto na adolescência, mas não tinha finalizado. Depois de anos terminei a leitura e gostei, apesar de ter achado um pouco longo e demorado o momento em que me senti realmente preso na história a ponto de não querer parar de ler.
Recomendo bastante a leitura, pois minha experiência não anula tão pouco é referência para a sua!

Viviane 18/02/2021

O Labirinto é um livro que eu desejava ler há muitos anos. Amei o livro, mas esperava uma intensidade maior de aventuras, algo mais intenso. Talvez tenha criado muitas expectativas, foi isso. A história foi intensamente pesquisada pela escritora. Percebe-se a delicadeza e grandeza dos detalhes, amo isso. Os personagens são bem construídos assim como a trama. O fim me pareceu um pouco corrido e isso foi o que perdeu minha nota 5. Enfim... Recomendo a leitura para quem gosta do gênero.

Kam 30/07/2021

Alguns personagens me fez muita raiva, muita. Teve uma que fiquei pensando se ela nunca iria morrer! INSUPORTÁÁAAAVEL!!! Mas o livro é legal, o final tbm. Leitura rápida e história cativante.

Vanessa 08/06/2022

Uma ótima leitura
Sem palavras para esse livro. Ele é muito bom mesmo sendo detalhado demais.
É uma pena que o final tenha sido tão corrido, mas adorei ler.

Doug 28/04/2023

Uma jornada inesquecível pela história e pelo mistério
"Labirinto" de Kate Mosse é um livro incrível e cativante que me deixou completamente apaixonado. Foi o primeiro livro que comprei e li, e desde então, tenho recomendado para todos os meus amigos. Adorei como a autora conseguiu misturar história, mistério e romance em uma história envolvente e bem estruturada, que se passa em dois períodos históricos diferentes e não nos perdemos nem nos confundimos entre esses períodos.

Os personagens são muito bem desenvolvidos e a narrativa é rica em detalhes, o que me permitiu realmente me sentir parte da história. Além disso, o livro aborda temas importantes, como religião, poder, amor e traição, e nos faz refletir sobre nossas próprias vidas e o mundo em que vivemos.

O livro também tem um aspecto educativo interessante, já que é ambientado em locais históricos fascinantes, como a cidade de Carcassonne, e nos dá uma visão mais profunda do período da Cruzada dos Albigenses na França.

Em resumo, "Labirinto" é um livro que vale a pena ler e recomendar. Ele nos transporta para um mundo diferente e nos ensina sobre a história e a humanidade, enquanto nos envolve em uma história emocionante e inesquecível.

Luma.Minikel 05/07/2023

Li esse livro a muitos anos atrás e ele me fez ficar apaixonada por história. Acho maravilhoso a forma que os fatos do passado são abordados e todo o mistério do livro.

joice.ferrarideoliveira 20/08/2023

Eu me apaixonei muito por esse livro pelas coisas históricas que ele falava fiquei muito curiosa o enredo muito bem feito nada óbvio inclusive me interessei por obras da mesma autora por conta dele.

Carolina Zaghi 19/03/2024

A história de passa em 2 momentos, no passado em ~1200 com a Aläis e em ~2005 com a Alice. Tem algumas passagens em francês mas nada que impeça a leitura.

Juão 20/05/2024

É realmente um labirinto
O Labirinto, ficção histórica escrita por Kate Mosse, narra em paralelo dois núcleos que se passam por volta de 1200 D.C e outro em 2005. Tomando como plano de fundo a cruzada que ocorreu no sul do que hoje é a França. Alais e Alice vão descobrindo o graal à medida que fogem e tentam esconder este segredo das garras de seus inimigos.

O livro é um pouco confuso às vezes, com personagens que me geraram pouca empatia e sem entender muito bem suas motivações. Porém, o contexto histórico e a curiosidade para ver o fina, me trouxeram a conclusão da leitura. Além disso, a autora sabe criar bons momentos de tensão em que não se sabe qual será o destino, com alguns destes destinos sendo bem cruéis.

Se você gosta de mistério e investigação pode gostar deste livro, mas para mim é uma nota 2/5