Bambi

Bambi Felix Salten

Resenhas - Bambi

Masisnatore 22/07/2021

Nostálgico
Foi interessante a leitura, muito incrível ver as mudanças de estações e como afeta os animais, o jeito que eles conseguem entender o que o ser humano é, e acima de tudo a lição de moral que passa sobre o ser humano ser achar o rei do planeta, e superior a todas as outras criaturas ( que me lembrou a reflexão que o livro do Indígena Ailton Krenak - O amanhã não está a venda faz).
Gostei bastante da ambientação e dos personagens, tive a impressão que cada capítulo quase que se torna individual, tendo em cada um deles um acontecimento pontual e que nunca tinha relação direta com o próximo, não que isso tenha deixado o livro ruim. O livro se passa no decorrer de muito tempo e mostra vários acontecimentos possíveis na vida do Bambi e dos outros animais, não é um livro com muita ação, é quase como se estivéssemos assistindo a um documentário animal. Super recomendo.

Bea Gomes 20/07/2021

Acho que todos conhecem o famoso Bambi do filme da Disney, mas quando assistimos ao filme que foi bem floreado não nos damos conta da intensidade da história e da moral que o autor quis passar.
Bambi trás uma grande crítica ao homem e em como ele se acha o dono da natureza como se fosse superior a ela, mas sabemos que a natureza sempre vai ser superior ao homem.
Vemos o medo constante dos animais da selva em relação a "Ele", como o homem é chamado. Vemos as reações aos instintos e como isso supera ou não o amor pelo seus.
É uma história linda e triste.
A leitura foi um pouco lenta, pois o livro em si é mais parado, mas não deixa a história menos emocionante.

Myzlen1 09/07/2021

Temperado com cebola
Ambientação - 5
A ambientação é maravilhosa e se passa numa floresta em 4 estações.

Escrita - 5
A escrita é fantástica, um show, com um ótimo poder de imersão e bem constante consegue transitar entre o realismo e a fantasia com uma suavidade gostosa.

Protagonista - 5
Bambi dispensa apresentações e é o centro da história, extremamente carismático e convincente desde o nascimento até seu desenvolvimento completo.

Coadjuvante - 5
Perfeitos, carismáticos, convincentes e de grande importância, eles não orbitam Bambi e cada qual desempenha seu papel no mundo de forma singular!

História - 5
Perfeita, gira em torno de Bambi e sua descoberta do mundo, com inúmeras analogias ao nosso mundo e a questões humanas como o amor, o medo, o perigo, a amizade, a morte, etc aliás que capítulo 9 é esse meu Deus! Fui destacar comecei na primeira palavra do capítulo e terminei na última.

Nota - 5

Tempo de leitura
[ ] miojo
[ x ] um filme
[ ] uma série
[ ] infinito

Compreensão
[ ] dá para ler dormindo e entender tudo quando acordar
[ x ] dá uma pra ler enquanto assiste TV
[ ] requer atenção
[ ] requer material de apoio
[ ] só o autor entendeu (se pá)

Personagens
[ ] é um monólogo
[ ] meia dúzia
[ x ] uma penca
[ ] enche um trem
[ ] thanos temos um problema

Originalidade
[ ] pode copiar só não faz igual
[ ] inspirado ou seria homenagem?
[ ] eu entendi a referência
[ ] original
[ x ] pessoas irão copiar isso daqui para frente
ManiMeira 09/07/2021minha estante
Livro maravilhoso ?? de nada por recomendar kkkk

Dani Fuller 09/07/2021minha estante
será?

Murilo 08/07/2021

Um reflexo de nossas próprias vidas.
Estou sem palavras para descrever este livro, simplesmente maravilhoso. Uma das melhores narrativas que já li. Uma história fantástica e emocionante, se engana quem acha que é como o filme. Do filme só tem o nome.

Laura Santos 02/07/2021

O ciclo da vida
Eu pensei que a história seria uma copia da animação da disney, porem com certeza não é uma história para ser lida com crianças por conter descrições bem detalhadas de mutilações e o estrago que as armas de fogo causam nos pobres animais. Me surpreendeu bastante as reflexões que o livro trás, desde o abandono da infância até sobre a vida e a morte.

Recomendo muito.

Ana Rubia 20/06/2021

Muito diferente do filme
O livro é diferente do filme em muitos aspectos, não sou a maior fã do filme, não tive uma experiência agradável quando o assisti pela primeira vez. Mas o livro, mesmo sendo triste como o filme, trás uma visão diferente, para mim me parece mais uma visão de continuidade da vida dos animais da floresta.

Jhuldy 10/06/2021

Agradável
Nunca tinha lido e creio que também nunca assisti à animação da Disney. Então, foi uma experiência nova.
Possui vários clímax, mas não um forte a ponto de viciar (e eu me vicio fácil), porém, nem de longe é entediante, dá vontade de continuar lendo. Como toda fábula, os personagens são animais com suas personalidades e tal.
O enredo nos envolve por retratar bem o ciclo da vida ao acompanharmos o desenvolvimento de Bambi e da floresta como um todo. Acho que o momento que mais me marcou foi as últimas folhas do outono tendo crise existencial, achei poético :v
E é claro, tem crítica à destruição que o homem produz por onde passa, mesmo não esquecendo que também há pessoas "não perigosas".
Eu recomendo a leitura. É leve, embora triste às vezes, e tem um sentimento bom envolvido que não sei descrevê-lo ainda :v

Marina 07/06/2021

Além do infantil
Fiquei encantada com a beleza e crueldade dos cenários e estações.
Bambi é um livro sobre amadurecimento: mostra como uma corça vulnerável e frágil, constantemente enxotada por outros da mesma espécie, pode enfrentar seus medos até se tornar um belo príncipe que não se deixa intimidar e luta por aquilo que deseja.
Muitas mensagens foram transcritas no decorrer história; várias me tocaram, incluindo a realidade da fragilidade da vida ? assim como fica evidente nos diálogos do capítulo final.
Algumas cenas claramente não foram escritas para criancinhas, pois há sangue, trovoadas de espingardas, brigas violentas no ambiente animal e morte. Então se você suspeita que este seja um livro fofo, não é bem por aí. Mas a leitura funcionou muito bem para mim; eu com certeza o leria outra vez.

beatriz 06/06/2021

O livro é fofo e tem uma moral boa para crianças e jovens. Adorei revisitar essa história que já conhecia através da adaptação, vale a pena a leitura para quem gosta de obras infantis.

Lari 06/06/2021

Muitas diferenças do filme, como esperado, mas também é lindo e traz algumas reflexões sobre como nós, humanos, nos achamos os melhores, mas não somos seres tão superiores aos animais como nos colocamos. Também, o quanto podemos ter bondade, da mesma forma que podemos ter maldade. Notei a reprodução de comportamento de pai para filho sem criticidade, como a admiração pode reforçar isso, mas também como isso é posto como instinto de sobrevivência no mundo animal.

O livro foi bem traduzido, adorei o prefácio. E é uma história curtinha, gostosa de ler.

Daocalia 02/06/2021

Inesperado
Eu tô tão chocada com a profundidade desse livro, eu real não esperava por isso, é Bonito, mas ao mesmo tempo tem tanta reflexão, e informações também, eu não esperava mesmo que fosse assim, gostei muito !!

Jazz 02/06/2021

A vida na floresta não é como a Disney mostra...
Puxa, que livro bom!
De começo fiquei nostálgica por conta do filme e foi muito bom conhecer os personagens em suas características originais. Mas, depois....
O livro do começo ao fim é ótimo e vamos vendo o desenvolvimento do Bambi assim como seu conhecimento sobre a vida cresce e cada vez mais ele entende que é melhor ficar sozinho... O que ao meu ver foi triste.
Tem cenas fortes durante o livro, então, ao escolher lê-lo tenha isso em mente: você não está vendo um filme da Disney!
Eu adorei poder conhecer o Bambi de verdade e poder presenciar esse outro lado da vida.

Dienefer e Stefene 31/05/2021

Um livro maravilhoso!
Quem não conhece o Bambi da animação dos estúdios Disney não é mesmo? Mas esse livro que conta a história original que inspirou o desenho é muito mais reflexivo do que a animação. Mostra como é a vida dos personagens, seus pensamentos, suas interações etc...
Essa leitura foi uma ótima experiência e ver tantas diferenças e ensinamentos foi incrível, a parte da história de Gobo foi uma surpresa para mim e eu amei ver mais sobre o personagem e sobre as interações com os humanos ao decorrer da história.
Recomendo demais essa leitura!

João 29/05/2021

muito bom
bambi é um livro incrível, possui capítulos curtos que contribuem para o dinamismo da leitura.
com descrições vívidas e uma história cativante, é um ótimo livro para passar o tempo, recomendo muito

Alessandra.Adams 24/05/2021

Gostei bastante. Há uma reflexão bem interessante a respeito da caça predatória e da ação do homem na vida selvagem.

Podemos muito bem nos identificar com o amadurecimento e descobertas de Bambi durante a história. Nada mais que uma jornada sobre sabedoria e autoconhecimento.