Bambi

Bambi Felix Salten

Resenhas - Bambi

Leo^^ 28/06/2020

Uma fábula cativante e realista, sobre os detalhes que rodeiam a vida na floresta, e como se segue o ciclo natural da vida, onde tudo e todos estão entrelaçados, e subordinados a alguém maior...

Jaqueline 27/04/2020

Sensibilidade
Essa história aborta diversos aspectos da vida, a relação do homem com a natureza, um momento ele pode ser bom e o no outro um monstro.

Joyce 19/03/2020

Muito diferente e muito mais do que eu esperava.
Bambi: a história de uma vida na floresta, nos apresenta o pequeno Bambi, uma corsa que nasce num dia de primavera e nos mostra a vida dentro da floresta através de seus olhos ingênuos.
O livro nos mostra de forma poética como os animais vivem e o que fazem para sobreviverem às maldades da humanidade.
Nos faz repensar muito sobre as questões ambientalistas, nossas atitudes quanto ao assjmto, egoísmo, egocentrismo, tudo que está em evidência em nosso mundo hoje em dia, uma obra de 1923 tão atual, linda e perturbadora.

Lara 14/03/2020

Sem dúvida alguma, Bambi entra para um dos meus livros favoritos! Além do livro ter uma beleza diferencial, com capa e páginas de papel reciclado, o que acaba por casar perfeitamente com a obra, uma vez que o tema principal do livro é a vida selvagem, ele tem um conteúdo lindo, que por vezes enxergamos nossa própria vida. Nos faz refletir sobre o impacto de nossas ações no meio ambiente, e nos mostra que somos todos iguais, sob o olhar de um Deus vigilante, que por vezes esquecemos de sua existência, acreditando erroneamente que somos a própria divindade.

Werllen.Rubio 07/03/2020

Uma linda mensagem mas...
Esse livro é uma questão complicada, ele se propõe a passar uma mensagem e a passa, porém para mim não rolou, achei a escrita muito descritiva, massante e sem acontecimentos q despertaram o meu interesse.
Porém ele fala de uma maneira muito sensível sobre o amadurecendo e o ciclo da vida.
Apesar de eu não ter gostado da escrita, no geral, acho q esse livro me amadureceu como leitor. Valeu a pena ter lido.

Daniela 02/03/2020

Encantador!
Bambi é uma obra prima. E para os que pensam que se trata de uma história infantil, não é. Não que uma criança não possa lê-lo, mas acredito que muitas coisas ali não serão tão facilmente entendidas por uma.
A descrição da natureza te faz vivê-la como um dos animais presentes e as emoções, apesar de muito humanas, conseguem trazer os aspectos animalescos de forma que não nos esquecemos que são animais, mas ao mesmo tempo faz com que seja difícil não se identificar, ou melhor, faz com que seja impossível não ver ali nossa própria sociedade e os paralelos traçados pelo autor.
Uma encantadora história que traz consigo reflexões profundas e, em grande parte, necessárias.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Às vezes, não continuava com as perguntas, e também era legal, porque se punha a imaginar do seu jeito aquilo o que não entendia. Às vezes, ele sentia muito claramente que a mãe não lhe oferecia uma resposta completa, não lhe dizia tudo o que sabia de propósito. E isso era muito legal. Pois assim uma curiosidade muito especial permanecia dentro dele, uma ideia que lampejava nele de forma misteriosa e estimulante, uma espera na qual ele ficava ansioso e entusiasmado, tanto que se calava.” (pág 24, 25)

site: https://www.instagram.com/p/B9PqFTOjeyl/

MariBrandão 15/02/2020

Muito além da Disney
Bambi é um livro doce e duro ao mesmo tempo. Traz muitas lições, sem sombra de dúvidas.
E essa edição da Editora wish é muito amorzinho também!

Aline Cristina Moreira 23/11/2019

Maravilhoso!
Gente, acabei de terminar esse livro e estou chocada com a história!
Bambi parece ser um livro infantil, ainda mais praqueles que o conheceram através do desenho da Disney, mas lições que esse livro passa vão muito além disso.
Nós acompanhamos Bambi desde o nascimento e vemos como ele vai evoluindo no decorrer do livro, aprendendo sobre os perigos da floresta, as épocas em que há pouca comida, a analisar suas ações e, principalmente, a maneira como seu pensamento muda com o tempo.
Fiquei maravilhada como o autor construiu um mundo no qual, até mesmo as folhas, questionam o que acontecerá a elas depois que caírem das árvores, pois nenhuma das que caíram voltou para dizer como era. É uma leitura incrivelmente sutil e rápida, porém que nos dá muito em que pensar.
A parte que mais odiei na história foi a interferência do homem na floresta; criando pânico em todo momento que aparece e causando morte e devastação. É muito triste ver o que a ação dos seres humanos causam aos animais, ainda mais pela visão dos próprios animais.
Acho que este é um livro que todos deveriam ler pra aprender a refletir antes de causar mal a criaturas que nem sequer entendem o que somos e que não podem se defender de nós.

Jess 19/11/2019

Encantador!
Bambi (diferente da animação da Disney, aqui é uma corça) veio ao mundo em uma floresta. Um belo filhote curioso e fascinado com todas as maravilhas ao seu redor. Ele cresce junto com sua mãe, seguindo seus passos e caminhando com alegria querendo viver todos momentos e conhecer tudo ao redor.

Mas as estações passam e Bambi tem que aprender que nem tudo são aventuras e descobertas, mas que dificuldades vêm e há uma jornada de crescimento para o filhote deslumbrado com o mundo se tornar o Príncipe da Floresta.

O livro de 1923 faz parte do lançamento ?Filhos da floresta?. A história original que inspirou à adaptação cinematográfica.

Um livro infantil - uma leitura super tranquila e de fácil entendimento, mas que pode e deve ser lido em todas as idades.

Bambi é um filhote encantador, que cresce seguindo os passos da mãe, brinca com os primos e faz amizade com outros animais na floresta, mas a medida que cresce ele entende o significado de perigo e seu olhar e atitudes vão mudando.

Aqui todos animais podem falar e há uma interação entre eles. As estações passam e a beleza do verão passa pelo frio do inverno - difícil, mas necessário.

A história cresce quando vemos os animais sobrevivendo ao contato humano. Como eles enxergam, sobrevivem e estão juntos pra enfrentam o que vem de fora com suas armas de fogo. A floresta bela e harmoniosa possui hábitos e muitas vezes eles não entendem o motivo, mas sabem os horários para passear e quando um cheiro picante está próximo e significa que precisam esconder.

Pra mim, os capítulos mais belos foram um diálogo entre duas folhas que caem no chão com o mudar da estação e quando os animais se unem para tentar sobreviver a Ele - o homem.

Em muitos momentos imaginei trocando os animais nos diálogos por pessoas e não pude deixar de sentir tantos ensinamentos. Mesmo sendo uma fábula infantil, Bambi tem uma força! Tem aprendizado e olhando o livro além das páginas, ele se torna grandioso.

É uma história de cumplicidade, amadurecimento, amor e principalmente aprendizado: aprender a superar perdas, aprender a importância e irrelevância de diversas coisas ao redor, aprender a sobreviver, aprender que somos iguais, aprender a ter cuidado consigo e com o próximo, aprender à viver no coletivo mas à caminhar sozinho, aprender que a vida é ciclo e não podemos fugir disso.

Bambi é triste, mas é muito mais bonito e poético. É encantador! Uma das melhores leituras que fiz esse ano ?

Mais resenhas: www.instagram.com/saymybook

Nat 21/11/2018

"'De repente, diante de Bambi e de sua mãe, tudo ficou claro. O descampado brilhava através da grade de arbustos. Atrás deles, cada vez mais perto, repicava a batida contra os troncos, afugentadora, o estalo da quebra dos galhos e os gritos “Haha” e “Hoho”!"

Eu nem imaginava que o filme da Disney Bambi fosse uma adaptação, então foi uma surpresa descobrir o livro. Mas considerando que esse é um dos filmes que até hoje não consigo ver sem chorar feito uma criancinha, fiquei em dúvida se lia ou não. Afinal, já sei a história há muito tempo, não é, para quê ler, só para chorar? Fiquei tensa a leitura inteira. Na verdade, eu só escolhi este título para o tema porque não consegui achar mais nada, mas não esperava ficar desesperada do jeito que fiquei. E mesmo sem esperar tanta diferença do livro para a adaptação da Disney, agora comprovei que o filme suavizou demais a história (graças a Deus!).
Valeu a pena porque, mesmo mantendo o tom sombrio do filme (ou vice-versa, já que o livro veio primeiro), o antropomorfismo é evidente e muito bem elaborado que até me levou a esquecer alguns vezes que a história é sobre um reino animal, tal a forma como os animais demonstram suas emoções e intenções. A minha maior surpresa ficou por conta de Gobo, e lá fui eu chorar mais um pouco (mas calma, leiam o livro primeiro, não tirem conclusões precipitadas). Um livro clássico que mostra a relação (muitas vezes) conturbada do Homem com a Natureza, sem perder a leveza de um conto infanto-juvenil.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2018/11/bambi-felix-salten-bl-2018.html

Maísa 07/08/2018

Fábula Encantadora
Bambi, de Félix Salten, é encantador, revelando como podemos ser estranhos, assustadores e esquisitos a partir da perspectiva do outro. Bambi convida o leitor a olhar por olhos desconhecidos e a perceber que a vida é composta de verdades plúrimas que precisam ser respeitadas, mas não pára esperando que sejam assimiladas. Ao acompanhar o crescimento de Bambi, o leitor cresce junto, nutrido é superando seus mesmos medos e anseios na busca da sobrevivência. Uma obra que precisa ser lida.

Ana :) 04/01/2018

O mundo agridoce de Bambi
O que começa com o que parece uma visão açucarada das descobertas feitas pelo jovem Bambi na floresta logo se transforma em um relato franco, forte e inteligente sobre a vida selvagem e a intervenção humana sobre ela. Salten consegue relatar a rotina e o convívio entre os animais sem projetar valores humanos em suas ações. Afeto, liberdade, solidão… Bambi sente isso, mas não da forma como um protagonista humano sentiria. A necessidade de sobrevivência e a aceitação de certas condições – inerentes ao funcionamento de qualquer ecossistema – permeiam suas atitudes e desejos. Ainda assim, temos um protagonista capaz de questionar o mundo a sua volta, sedento por entender quando é capaz de alterá-lo. Um clássico infantil que, mesmo em sua dureza e simplicidade, é tão delicado quanto complexo.

site: http://homoliteratus.com/o-mundo-agridoce-de-bambi/

Paulo 28/12/2017

"Bambi foi invadido por uma intensa inquietação. Cada vez mais, sentia seu coração apertado por uma nostalgia, por uma sensação dolorida, mas ao mesmo tempo prazerosa."
Há um velho ditado que diz: "nunca julgue um livro pela capa". Bambi, no entanto, foi um livro que me conquistou justamente pela capa.
Desde que soube que o clássico filme da Disney fora baseado em uma obra clássica da literatura infanto-juvenil, mantive o interesse em ler o conto de Felix Salten. Porém, já faz um tempo que não estou muito numa vibe de literatura "YA", e acabei protelando a aquisição do livro. Mas quando soube da falência da editora Cosac Naify e que os últimos exemplares de Bambi estavam se esgotando em todas as livrarias pelo país, corri atrás do meu exemplar. Encantado pelo acabamento do material, resolvi ter Bambi: Uma história de vida na floresta como minha última leitura de 2017. E que bela surpresa.
Bambi: Uma história de vida na floresta conta a história do cervo Bambi, desde o seu nascimento, até o dia em que ele irá se tornar o novo príncipe da floresta. Acompanhamos seus aprendizados no bosque, os animais diferentes que se tornam seus amigos, a sua luta pela sobrevivência, seu primeiro amor, suas primeiras perdas, e seu crescimento. Se você for ler este conto para uma criança, ela com certeza vai se divertir com as passagens pela floresta, seus aprendizados, com os amigos animais do pequeno Bambi, sua luta pela sobrevivência na floresta, e com as aparições do misterioso velho príncipe da floresta. Ademais, cada capítulo é uma lição diferente para ensinarmos aos pequenos (e porque não, para nós mesmos).
Mas há de se destacar que muito além de um singelo livro infantil, Bambi é uma história sobre amadurecimento e envelhecimento, e sobre a solidão da existência. Se você já for crescido como o velho princípe, ou estiver vivendo a transição da juventude para a vida adulta (como eu), lerá este livro como nunca imaginou. Uma história de vida na floresta é uma história dura e melancólica. Você vai se identificar com o protagonista, vai se enxergar em suas passagens, e vai ser tocado pela emoção diversas vezes durante a leitura. Porque é sobre isso que é a história de Bambi: sobre crescer, sobre abandonar a inocência e o entusiasmo da infância, e lentamente ser tomado pelo peso da experiência e pelas responsabilidades da vida adulta. O conto é uma grande metáfora sobre como a nossa visão a respeito do mundo vai se modificando conforme os anos se passam, e vamos lentamente ocupando o lugar de nossos pais, nos tornando aquela pessoa que um dia não compreendemos.
Além disso, Bambi possui uma bela mensagem sobre o meio ambiente, sobre como o homem influencia e molda o mundo a sua volta, e até mesmo arruma tempo pra discorrer sobre os perigos de se tentar domesticar um animal selvagem e depois devolvê-lo ao bosque. Um história de vida na floresta mostra sem medo como é dura a vida na floresta, e como deve ser viver em constante tensão.
Narrativamene falando, Felix Salten é dono de uma narrativa fluída e muito gostosa. Incrivelmente, eu engoli este livro. Achei que a história ia ser meio parada, e que não ia ter essa vontade de terminar a leitura, mas a narrativa e o conto de Bambi me conquistaram, e terminei o livro muito rapidamente. A narrativa de Salten em alguns momentos é tão bem escrita que eu quase consegui imaginar como deve ser ser um cervo na floresta: sentindo, ouvindo, cheirando, sempre atento e tenso. Minha única crítica a narrativa do livro é com relação a passagem de tempo: admito que me perdi um pouco, e em alguns momentos tive dificuldade para entender quanto tempo estava se passando entre um capítulo e outro dentro da história.
Enfim, mais que uma meiga e fofa história sobre um ser na natureza, Bambi é um conto melancólico sobre amadurecimento e uma carta de amor a preservação da natureza, um clássico que deveria ser lido e relido. Recomendo este livro principalmente se você estiver transitando entre a juventude e a fase adulta, para como eu, ler este lindo conto com um nó no coração do início ao fim.
PS: Uma curiosidade triste é que esse livro foi proibido por Hitler, que achava que o autor, nas entrelinhas, estava fazendo uma alegoria política às barbáries que aconteciam com os judeus (O autor era judeu. Nasceu na Hungria, mas desde pequeno viveu na Áustria). Isso não é de se estranhar. Os últimos capítulos (representados em um ácido diálogo entre o cachorro e a raposa, e posteriamente no último encontro de Bambi com seu pai) escancaram uma crítica que poderia muito bem servir a Alemanha nazista.
Nota: 9.00