O Mercador de Veneza (eBook)

O Mercador de Veneza (eBook) William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Dan 14/02/2024

Eu já vi isso em outra peça rs...
É óbvio que a inspiração para o Auto da Compadecida foi essa obra maravilhosa.
Eu queria que as pessoas tirassem da mente o estereótipo que colocaram sobre Shakespeare, pq é de um humor refinado, uma construção maravilhosa.
É top demais!

leticia 14/02/2024

Gostei muito da leitura, foi rápida, dinâmica e muito envolvente. A escrita é super agradável, não senti nenhuma dificuldade com a linguagem. Essa foi a primeira peça de Shakespeare que eu li, e eu estou simplesmente encantada! Dei muitas risadas durante a leitura. Recomendo demais, é um livro leve e super viciante.

Adriana.Karimi 13/02/2024

Agiotagem e intolerância religiosa
Mais um clássico de Shakespeare pra conta. Uma história cheia de reflexões. No começo não senti muito engajada pois tinha saído de uma bela história, mas depois ficou difícil de largar.?

Marcia 11/02/2024

Shakespeare! Mais um pra conta!
Livro curto, escrita muito agradável e dinâmica.
Nessa peça não encontraremos personagens que ficam filosofando e sim muita dinâmica entre eles.
O cenário é Veneza e também a fictícia Belmonte. Nessa história temos alguns núcleos que entrelaçam mas o principal é sobre uma dívida entre o cristão Antônio e o judeu Shylock.
Shakespeare não poupa nenhum dos dois e deixa claro defeitos tanto de cristãos como de judeus.
Eu li alguns textos sobre essa peça que dizem ser antissemita, mas, eu Márcia, não achei pois ha críticas sérias com os dois.
A dívida entre Antonio e Shylock era pra ser tranquila, um simples empréstimo que tudo indicava que seria paga sem transtornos. Mas... claro que revezes irão aparecer e muitas emoções surgir.
Quem mais se destacou para mim nessa peça foi a moça Pócia que se mostra muito destemida e inteligente. Gostei muito da ousadia dela.
Uma leitura rápida e muito prazerosa.
Recomendo a todos.
Valeu!!!

skuser02844 08/02/2024

Perfeito!
Essa foi a primeira peça de Shakespeare que eu li, e eu estou simplesmente encantada! Esse ano me propus a ler livros que me tirem da zona de conforto, e esse foi um presente. Achei que teria dificuldades com a linguagem, mas foi bem tranquilo. A história é bem fofa e divertida (dei muitas risadas durante a leitura), além de ser uma leitura leve e viciante. Recomendo demais pra quem quer se arriscar nos livros do autor.

Agnaldo 08/02/2024

Viciante
Um livro que te envolve na história, impossibilitando que pare a leitura.
Enredo incrível e cheio de reviravoltas.
Muito interessante e rica a abordagem jurídica que o autor trouxe.

Adelson 04/02/2024

Todo mundo errado.
A Tatiana Feltrin diz isso na crítica dela sobre esse livro, primeiro momento achei que era um livro antisemita.
Vendo a crítica dela com contexto histórico e mais a entrelinhas, percebi que o Gui estava criticando todo mundo. Os cristãos, os Judeus a sociedade etc.
Por fim achei um livro bem legal e mesmo com um monte de problema nem mais leves que Macbeth ou Hamilet.

Kiki Aranha 01/02/2024

Livro delicinha
Nunca me imaginei lendo Shakespeare, e meu deus, que leitura boa! Fluida, rápida, você não quer largar o livro nunca mais! Eu amei demais, dei 5 estrelas e acho que eu daria 6 se pudesse, livro fácil e leve de ler, muito fofinho!

Valentin 31/01/2024

Mais um clássico para a conta, esse em específico me prendeu do início ao fim.

A trama se subdivide e deixa tudo bem interessante, mesmo sendo uma história curta. Achei tranquilo a leitura em relação a linguagem.

Renata.Orlando 31/01/2024

Uma história de agiotagem e intolerância religiosa
Nem tudo que reluz é ouro, essa peça fala sobre valores e sobre a ganância de uma maneira encenada porém bem clara.

Maria 31/01/2024

Duas mulheres salvam a pele de um homem, literalmente.
Tá aí o motivo de não emprestar o próprio nome para crédito alheio, mesmo sendo o melhor amigo do mundo. A melhor coisa é que as esposas salvam o julgamento e ainda fazem os caras de bobos no final.

É uma história muito boa, mas na real, da pra entender o ódio do agiota com o cara... Uma coisa é vc odiar uma pessoa por ser ruim, outra é generalizar todo um grupo etno-religioso por não seguir seus princípios cristãos. É claro que é importante também levar em conta a época em que foi escrito.

O Shylock é um babaca, então é bem provável que mesmo sem as críticas baseadas em intolerância, o discorrer do contrato daria no mesmo fim.

O agiota recebeu o que merecia por sua própria crueldade, mas se o Antônio tivesse tratado ele de maneira respeitosa e sem discriminação desde o princípio, os juros talvez poderiam ter sido pagos de maneira convencional.

Bianca Martins 31/01/2024

Chatinho
Achei chatinho... sei que é de outras épocas e tals, mas ainda assim, chato.

O que achei interessante deste livro foi como, na minha percepção, Shakespeare fez uma crítica velada aos cristãos. A cena do judeu que foi replicada aqui no Brasil com Lázaro Ramos em 'ÒPaiÓ' é divina.

daniely2 25/01/2024

Não sei se é por que eu tô com uma ressaca literária desde setembro ou se o livro é chatinho mesmo, sinto que ele se alonga demais e não achei o enredo interessante

Becky 22/01/2024

O Mercador de Veneza
Definitivamente lerei outras comédias de Shakespeare!

Bem, admito que li esse livro meramente com o propósito de fazer um trabalho, já que não tinha interesse de ler por já saber um ?spoiler? do final por causa do filme do Auto da Compadecida?

Porém, acabou que ainda assim fui surpreendida, não aconteceu exatamente como eu esperava e foi muito interessante como resolveram a questão.

Agora, mesmo tendo a noção de que se trata de uma obra dramática, eu ainda acho que algumas cenas são excessivamente corridas?

No fim, mesmo com o ponto negativo supracitado e a linguagem chatinha que o autor utiliza, foi um leitura muito positiva!

9/10