O Mercador De Veneza

O Mercador De Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Renata.Orlando 31/01/2024

Uma história de agiotagem e intolerância religiosa
Nem tudo que reluz é ouro, essa peça fala sobre valores e sobre a ganância de uma maneira encenada porém bem clara.

Maria 31/01/2024

Duas mulheres salvam a pele de um homem, literalmente.
Tá aí o motivo de não emprestar o próprio nome para crédito alheio, mesmo sendo o melhor amigo do mundo. A melhor coisa é que as esposas salvam o julgamento e ainda fazem os caras de bobos no final.

É uma história muito boa, mas na real, da pra entender o ódio do agiota com o cara... Uma coisa é vc odiar uma pessoa por ser ruim, outra é generalizar todo um grupo etno-religioso por não seguir seus princípios cristãos. É claro que é importante também levar em conta a época em que foi escrito.

O Shylock é um babaca, então é bem provável que mesmo sem as críticas baseadas em intolerância, o discorrer do contrato daria no mesmo fim.

O agiota recebeu o que merecia por sua própria crueldade, mas se o Antônio tivesse tratado ele de maneira respeitosa e sem discriminação desde o princípio, os juros talvez poderiam ter sido pagos de maneira convencional.

Bianca Martins 31/01/2024

Chatinho
Achei chatinho... sei que é de outras épocas e tals, mas ainda assim, chato.

O que achei interessante deste livro foi como, na minha percepção, Shakespeare fez uma crítica velada aos cristãos. A cena do judeu que foi replicada aqui no Brasil com Lázaro Ramos em 'ÒPaiÓ' é divina.

daniely2 25/01/2024

Não sei se é por que eu tô com uma ressaca literária desde setembro ou se o livro é chatinho mesmo, sinto que ele se alonga demais e não achei o enredo interessante

Becky 22/01/2024

O Mercador de Veneza
Definitivamente lerei outras comédias de Shakespeare!

Bem, admito que li esse livro meramente com o propósito de fazer um trabalho, já que não tinha interesse de ler por já saber um ?spoiler? do final por causa do filme do Auto da Compadecida?

Porém, acabou que ainda assim fui surpreendida, não aconteceu exatamente como eu esperava e foi muito interessante como resolveram a questão.

Agora, mesmo tendo a noção de que se trata de uma obra dramática, eu ainda acho que algumas cenas são excessivamente corridas?

No fim, mesmo com o ponto negativo supracitado e a linguagem chatinha que o autor utiliza, foi um leitura muito positiva!

9/10

Eliane.Lima 21/01/2024

Shake shakeaspeare
Livro rápido e fácil. Leitura agradável. Impressionante a semelhança com o Auto da Compadecida. Já havia ouvido Ariano falar sobre uma espécie de adaptação mas é bastante.

assela 20/01/2024

Cômico mas muito mais que isso
Como uma boa comédia shakespeariana é um livro de leitura leve, com várias tramas que se entrelaçam entre os personagens.

O que mais me chamou a atenção é como fica clara o preconceito sofrido por judeus, de forma alguma li Shylock como um vilão sádico e malvado e não uma pessoa amarga pela vida que teve.

Definitivamente o melhor dessa história pra mim são as personagens femininas, quem diria que em uma obra do século XVI poderia ter mulheres roubando a cena e demonstrando tanta esperteza e inteligência .

Rodrigo 17/01/2024

Foi o meu primeiro contato com a escrita de Shakespeare e já gostei muito ainda mais com um livro ambientando em Veneza, com vários romances acontecendo no mesmo tempo, tendo como principal o de Bassânio com Pórcia.

Renata 17/01/2024

Tradução deixou a desejar
Esse é umas das histórias de William Shakespeare que eu mais gosto. É bastante interessante ver personagens femininas comprotagonismo e com atitudes inteligentes e relevantes na história. Contudo a tradução deixa a desejar, colocando valores contemporâneos em uma obra de outro século. Isso faz perder a ambientação e torna fraca o debate sobre temas tão importantes atualmente.

Luan430 14/01/2024

Nossa eu comecei lendo esse livro sem saber nada dele,
Só vi que era de Shakespeare e eu nunca tinha lido nada dele
Então resolvi ler e não me arrependo é muito bom como ele consegue interligar duas histórias diferentes no mesmo lugar
A história do Antônio e o shylock, a história da porcia e bassanio
A historia do cofre, tudo ao mesmo tempo interligado numa só história principal. Ta explicado por que Shakespeare é tão famoso.

hemily 13/01/2024

?nem tudo que reluz, é ouro?
? ?O homem que não tem a música dentro de si e que não se emociona com um concerto de doces acordes é capaz de traições, de conjuras e de rapinas.?

Acredito que, em contribuição ao meu fascínio pelo teatro e minha mania de ler em voz alta, ler (ou melhor, recitar) obras de Shakespeare se tornou algo muito divertido. O enredo de O Mercador de Veneza é de fato muito simples, uma narrativa sem muitos clímaxes ou tensões, com um bom alívio cômico e com uma linguagem que não chega a todas as expectativas amedrontadoras que vemos por aí.

Nem em um milhão de tentativas eu poderia me convencer no passado que Shakespeare é viciante, mas é a verdade! Saí desse livro com vontade de ler mais e já baixei em minha biblioteca virtual cerca de mais três obras shakespearianas que estou ansiosíssima para ler.

Canteli Marcio 13/01/2024

Copiou uma esquete do Auto da Compadecida, ops... pérai... é o contrário rsrsrs
Na minha opinião Shakespeare e Ariano Suassuna estão no mesmo patamar.

Carlos.Eduardo 12/01/2024

Shakespeare: um homem do seu tempo
Estava ciente do debate que permeia ?o mercador de Veneza?: afinal, é, ou não é, um livro antissemita? A impressão que eu tive é que sim, o é, mas ao mesmo tempo não.
Nada é preto no branco quando se trata de Shakespeare.
Acredito que a obra foi escrita pensando sim no judeu como figura perversa. O que vaticina o título de minha resenha. Shakespeare era contemporâneo do século XVI, carregava consigo os preconceitos desse período. Porém, isso não o impediu de, talvez de forma inconsciente, demonstrar a hipocrisia dos seus.
Shylock é um homem mau? Com certeza não é um homem de virtuosa caridade. Porém, não são igualmente maus os homens, inclusive o nobre Antônio, que o ridicularizam apenas por ser judeu? Não são maus os homens que, descobrindo Portia travestida de juíz, não se apressam para anular sua sentença? Onde está a virtude destes?
Claro, essas reflexões podem ser apenas reflexo da nossa moral de coetâneos do século XXI. Contudo, me parece que Shakespeare, mesmo corroborando com estereótipo de judeu usurário, parece ter composto personagens cristão de índole não tão ilibada assim.
Mas mesmo que essas entrelinhas sejam apenas conjeturas e interpretações de leitores posteriores, ainda que William Shakespeare não tenha, de fato, escrito essa obra para mostrar também a hipocrisia dos cristãos, ?o mercador de Veneza? permanece relevante, pois fomenta esse tipo de debate e promove vasta reflexão sobre a tolerância.

Lara 09/01/2024

Muitas referências
Essa é a segunda peça de Shakespeare que leio e que aula de referências!

Primeiramente, visualizar o posicionamento rival entre judeus e cristãos no século XVI na Itália.

Entender na ?prática? a organização da sociedade e aplicação das leis na época.

E claro: ver um romance se destacar em meio aos caminhos tortuosos.

Essa peça foi referência para a icônica fala sobre racismo em ?Ó paí, ó?, cena em que o personagem do Lazaro Ramos e Wagner Moura discutem.

Recomendo muito a leitura!

thami s2 09/01/2024

comédia hahaha
william shakespeare é, sem sombra de dúvidas, um dos escritores mais dotados de sensibilidade. o mercador de veneza, uma comédia, encanta aquele que lê através da perspicácia das palavras combinadas. leve e espontâneo. shakesperiano.