O Mercador De Veneza

O Mercador De Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

26/02/2024

Nunca pensei que eu leria Shakespeare (e muito menos por vontade própria). Mas ri horrores com esse livro, recomendo

Cruz33 25/02/2024

O mercador de Veneza
Uma boa leitura, rápida e muito detalhada. Indico, o final é extremamente criativo e inimaginável.

JCastellani 21/02/2024

Primeira leitura do ano. leve e fluido, enredo de fácil entendimento. uma história que te prende na busca pelo desfecho
excelente adaptação da obra de Shakespeare pra quem está entrando nesse mundo

Itxslunna 17/02/2024

É uma das histórias mais interessantes e agradáveis de ler de Shakespeare. É um mix de drama, romance e comédia ironica.
PS: Pórcia é um ícone.

Luan 16/02/2024

Shakespeare e sua paixão pelo Direito
Essa não é a primeira obra que leio de Shakespeare, nem a primeira obra do autor que aborda questões jurídicas. Então, é possível dizer que o inglês tinha um carinho especial pela justiça oferecida pelo Direito por meio da hermenêutica. Enquanto que em "Medida por Medida" foram abordados os problemas da parcialidade dos juízes e da motivação das decisões, em "O Mercador de Veneza", aborda-se o cumprimento dos contratos, algo relacionado a vínculos jurídicos entre particulares.
Nessa ótica, no enredo da peça, Antônio, o mercador de Veneza, cujas riquezas encontram-se espalhadas em navios pelo mundo, querendo ajudar financeiramente um amigo que precisa se casar, resolve pedir dinheiro emprestado para um judeu da cidade. Assim, o judeu empresta o dinheiro para o amigo e Antônio se oferece como fiador, dizendo que pagaria em três meses a quantia quando seus navios voltassem. Como garantia, o judeu pede que 500g de sua carne sejam oferecidas em troca do não cumprimento da obrigação, algo que seria ilegal do ponto de vista jurídico moderno.
A partir daí, em meio aos problemas do Direito, a peça se desenrola, misturando drama, romance e comédia de maneira brilhante. O teatro, que no começo parece ser um pouco arrastado, ganha um ritmo fenomenal a partir da metade, solucionando criativamente os problemas surgidos aos protagonistas, deixando o leitor muito envolvido com a trama.
Enfim, Shakespeare nunca decepciona, principalmente quando resolve abordar o conceito de justiça em suas obras, trazendo para a ficção problemas existente até os dias de hoje. Excelente peça!

Dan 14/02/2024

Eu já vi isso em outra peça rs...
É óbvio que a inspiração para o Auto da Compadecida foi essa obra maravilhosa.
Eu queria que as pessoas tirassem da mente o estereótipo que colocaram sobre Shakespeare, pq é de um humor refinado, uma construção maravilhosa.
É top demais!

leticia 14/02/2024

Gostei muito da leitura, foi rápida, dinâmica e muito envolvente. A escrita é super agradável, não senti nenhuma dificuldade com a linguagem. Essa foi a primeira peça de Shakespeare que eu li, e eu estou simplesmente encantada! Dei muitas risadas durante a leitura. Recomendo demais, é um livro leve e super viciante.

Adriana.Karimi 13/02/2024

Agiotagem e intolerância religiosa
Mais um clássico de Shakespeare pra conta. Uma história cheia de reflexões. No começo não senti muito engajada pois tinha saído de uma bela história, mas depois ficou difícil de largar.?

Marcia 11/02/2024

Shakespeare! Mais um pra conta!
Livro curto, escrita muito agradável e dinâmica.
Nessa peça não encontraremos personagens que ficam filosofando e sim muita dinâmica entre eles.
O cenário é Veneza e também a fictícia Belmonte. Nessa história temos alguns núcleos que entrelaçam mas o principal é sobre uma dívida entre o cristão Antônio e o judeu Shylock.
Shakespeare não poupa nenhum dos dois e deixa claro defeitos tanto de cristãos como de judeus.
Eu li alguns textos sobre essa peça que dizem ser antissemita, mas, eu Márcia, não achei pois ha críticas sérias com os dois.
A dívida entre Antonio e Shylock era pra ser tranquila, um simples empréstimo que tudo indicava que seria paga sem transtornos. Mas... claro que revezes irão aparecer e muitas emoções surgir.
Quem mais se destacou para mim nessa peça foi a moça Pócia que se mostra muito destemida e inteligente. Gostei muito da ousadia dela.
Uma leitura rápida e muito prazerosa.
Recomendo a todos.
Valeu!!!

skuser02844 08/02/2024

Perfeito!
Essa foi a primeira peça de Shakespeare que eu li, e eu estou simplesmente encantada! Esse ano me propus a ler livros que me tirem da zona de conforto, e esse foi um presente. Achei que teria dificuldades com a linguagem, mas foi bem tranquilo. A história é bem fofa e divertida (dei muitas risadas durante a leitura), além de ser uma leitura leve e viciante. Recomendo demais pra quem quer se arriscar nos livros do autor.

Agnaldo 08/02/2024

Viciante
Um livro que te envolve na história, impossibilitando que pare a leitura.
Enredo incrível e cheio de reviravoltas.
Muito interessante e rica a abordagem jurídica que o autor trouxe.

Adelson 04/02/2024

Todo mundo errado.
A Tatiana Feltrin diz isso na crítica dela sobre esse livro, primeiro momento achei que era um livro antisemita.
Vendo a crítica dela com contexto histórico e mais a entrelinhas, percebi que o Gui estava criticando todo mundo. Os cristãos, os Judeus a sociedade etc.
Por fim achei um livro bem legal e mesmo com um monte de problema nem mais leves que Macbeth ou Hamilet.

Kiki Aranha 01/02/2024

Livro delicinha
Nunca me imaginei lendo Shakespeare, e meu deus, que leitura boa! Fluida, rápida, você não quer largar o livro nunca mais! Eu amei demais, dei 5 estrelas e acho que eu daria 6 se pudesse, livro fácil e leve de ler, muito fofinho!

Valentin 31/01/2024

Mais um clássico para a conta, esse em específico me prendeu do início ao fim.

A trama se subdivide e deixa tudo bem interessante, mesmo sendo uma história curta. Achei tranquilo a leitura em relação a linguagem.