O Mercador De Veneza

O Mercador De Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Jessica 02/04/2024

Um livro empolgante, apesar de não gostar muito de uma narrativa no estilo peça de teatro.
Em resumo, achei que era a história de vários "trambiqueiros", cada um correndo atrás doa seus interesses
Detalhe: esse livro deu origem do nome Jessica

Ariel do pastel 01/04/2024

Apropriado
Eu diria que é uma boa história, mas eu não entendi profundamente a história, talvez pelo vocabulário.Mas de certa forma, é interessante.

Leo 01/04/2024

Não Shakespeare é um gênio
Eu li o livro inteiro amando o Antônio e entendendo o Shylock, que livro incrível passaria o dia todo falando sobre ele

Maiara.Lucas 30/03/2024

O mercador de Veneza
O mercador de veneza conta uma história divertida, sobre Antônio que fez um empréstimo em seu nome, para ajudar seu amigo. E o pagamento seria um pedaço da sua carne ? (igual no filme o auto da compadecida) no desenrolar dessas história também tem alguns romances. Como os dois livros que li do Shakespeare até agora foi só tragédia, esse até que foi bem divertido.

julisianthus 29/03/2024

AMEI!
Fiz a leitura para um trabalho da faculdade e confesso que estava morrendo de medo da escrita e de achar a história arrastada e chata. Clássicos sempre me dão um pouco de receio e isso me atrapalha demais em tomar coragem pra ler.

Respirei três vezes e comecei a leitura. Eu amei demais! Foi completamente diferente de qualquer coisa que eu esperava. A tradução está maravilhosa, entendi o texto sem grandes problemas, eu adorei o desenrolar da historia, os personagens e com toda a certeza escolheria o cofre certo!

Foi uma grata surpresa e confesso estar empolgada pra me aventurar em mais obras de Shakespeare.

Leandro676 28/03/2024

Leve e cômico
É uma história simples, leve e cômica. Trata-se de um contrato cuja multa é bem diferente: uma libra de carne.

Shakespeare abre espaço para análises e reflexões jurídicas nessa história, por exemplo, sobre ética, a forca vinculante dos contratos (pacta sunt servanda), o rigor da lei etc.

O final é bem criativo com a sagacidade das personagens femininas. Talvez a escrita rebuscada seja um empecilho para quem não esteja acostumado, mas é bem tranquilo.

VitAria947 27/03/2024

Não deva dinheiro a ninguem.
A história é bem leve e divertida, além de ser engraçada. Eu ri bastante. Demorei um pouco pra acostumar, por ser escrito em formato de peça, então às vezes me perdia na leitura. Retratou a convivência entre um judeu e cristãos e os preconceitos e diferenças entre eles, o que eu gostei muito. Não aguentava quando chamavam o Shylock de cão KKKKKKK. Enfim, recomendo.

WILDTIGERSTAN 20/03/2024

Essa é uma comédia muito boa. No geral o enredo é completamente insano, antisemita (o que foi previsível) e meio gay. Gostei mais do que deveria.

Débora 16/03/2024

Um livro sobre enganação, um enganando o outro e no final todo mundo sai bem, menos um. Até agora o meu menos favorito de shakespeare.

Giovanna1242 06/03/2024

O ponto alto desse livro foi a inteligência das personagens femininas, não estava esperando por esse final. Apesar de ter gostado, foi uma leitura meio morna pra mim!

Dani 06/03/2024

Shakespeare e seu sarcasmo e genialidade
É incrível ver como o sarcasmo é algo que não fica datado e nas minhas poucas leituras de Shakespeare sempre me surpreendo como é uma leitura acessível. Outra coisa que me chama e como as personagens femininas são extremamente sagazes e inteligentes. Em resumo muito divertido e recomendo muito e uma visão rápida de sociedade da época.

Pedrohp 06/03/2024

Me diverti muito lendo esse livro, não fazia ideia que ele tinha servido de inspiração para o Auto da Compadecida. Me surpreendi bastante no final kkk
Dani 06/03/2024minha estante
Menino fiquei sabendo agora

Alessandra 04/03/2024

Engraçado
É um livro bem fácil e divertido de ser lido. Quebra um pouco da ideia de Shakespeare é difícil de compreender.

Dani 01/03/2024

Densamente poético
É belo e deslumbrante ler uma peça de Shakespeare, sempre revestido de descrições poéticas e na maioria das vezes de forma exagerada, se tornando um prato cheio para os amantes de clássicos. Reúne várias tonalidades do autor, como a psicologia, o Direito, a volúpia da paixão, a graça que o deboche carrega e o ódio exacerbado.
É um ponto interessante a observar o personagem Shylock, que se resume a um agiota, e é curioso que por mais que ele fale sobre os sofrimentos que ele passou e passa, não há um arco de redenção, porque não há provas vivas de que ele é merecedor de empatia, uma vez que, logo em seguida das suas lamentações, ele se alegra quando descobre que vai ter sua vingança consumada, e é tamanha sede de vingança que a coisa que ele mais ama no mundo, o dinheiro, não é o suficiente para abona-la e por conclusão teve um final pior que a morte.
Mas se teve uma personagem que teve a construção perfeita, foi a Pórcia, o que é difícil de entender em livros-peças pelo contexto do biotipo do livro, por serem só falas e tudo ocorrer de forma rápida e intensa.
Desde o início se manteve coerente e logo na primeira aparição deixou claro que só casaria se o lado sentimental falasse mais alto que o da razão. Logo, assim que encontra Bassânio, parece que foi um amor a primeira vista, de tal modo, que de cara ela pede pra ele ficar um pouco mais e se confunde em meio as palavras, demonstrando alguma falha desse lado da razão, e como se tivesse acionado um botão nela, o lado emocional dá vazão, demonstrando uma insegurança. Porém, no decorrer do livro o leitor vai tendo mais provas da inteligência de Pórcia e você se pergunta, se de fato era uma insegurança ou mais um de seus testes para ver a reação de Bâssanio.
Há alguns pecados considerando o contexto histórico, mas de forma geral é uma das melhores obras de Shakespeare.