O Mercador de Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Jessikelly0 31/07/2023

O Mercador de Veneza
Os textos adaptados em prosa, são simplesmente incrível. Sou imensamente agradecida por poder ler as obras de Shakespeare dessa forma.
Até hoje gostei de todas as histórias que eu tive o prazer de ler, mas devo admitir que as comédias são as minhas favoritas. E e O Mercado de Veneza é mais um que se encontra nesse período.

Gecosta 31/07/2023

Relendo depois de muito tempo
É um livro rápido, li em menos de duas horas. Porém, tenho um apego por ele pelo fato de ter uma personagem chamada Jessica. E por ter lido a muitos anos, achei legal ler novamente para ver se continuava com o mesmo apresso a essa obra.

Monique @librioteca 30/07/2023

Uma obra complexa e atual...
É impressionante que "O Mercador de Veneza", escrito há mais de quatro séculos, ainda aborde temas relevantes como preconceito, intolerância e violência, e seja capaz de provocar tanta reflexão (especialmente no famoso discurso de Shylock). Aqui, considerar o contexto histórico é essencial, pois a obra foi escrita durante o período elisabetano, com a Reforma Protestante estabelecendo uma nova religião oficial e o banimento dos judeus na Inglaterra, o que influenciou a forma como Shakespeare retratou personagens e situações (muitas vezes revoltante).

A linguagem é clássica, mas o texto é rico e atual, abordando uma ampla gama de temas significativos, como desigualdade e injustiça, tornando a peça relevante até hoje. É uma leitura que nos permite apreciar a genialidade literária de Shakespeare e refletir sobre a natureza humana e a complexidade das nossas relações sociais, sempre repletas de conflitos e dilemas morais. Ao final, com a indignação, surge também o questionamento: será que hoje vivemos em uma sociedade mais igualitária e justa do que a de Shakespeare?

Infelizmente, sabemos que a resposta é: NÃO!

OBS.: Recomendo fortemente assistirem à adaptação do discurso de Shyrock em uma cena de "Ó Pai, Ó" (2007), com Lázaro Ramos e Wagner Moura. A interpretação é de arrepiar... Vou deixar o link.

site: https://twitter.com/olazaroramos/status/1116078755544469504
wagnerlb 10/08/2023minha estante
acabei de ler essa parte e lembrei do Lázaro kkkk

e pior é que dizem e acreditam que ele inventou na hora essa fala

Fatima202 19/07/2023

O mercador de Veneza mostra tão bem o quanto as pessoas conseguem ser ruins quando querem e mostra que o destino dessas pessoas é ficarem sozinhas e abandonadas.

Ellen.Bock 17/07/2023

O Mercador de Veneza
A peça O Mercador de Veneza foi escrita há mais de quatro séculos, mas ainda coloca em cena temas que permanecem relevantes, como discriminação racial, intolerância e violência. A trama é repleta de passagens que evocam uma reflexão sobre identidade e igualdade, como o famoso discurso do personagem Shylock.

Luiz.Lara 10/07/2023

Um mercador qualquer que mora em Veneza...
Um clássico de Shakespeare, numa versão adaptado em prosa, o que facilita a leitura, que pra mim se tornava massante na versão mais teatral e naquela linguagem típica do autor.
Quanto ao livro, ele é rápido de se ler, mas a história não foi tão boa quanto a sinopse deixa parecer. A história se perde em coisas desnecessárias, perdendo foco no que realmente importava, que era a dívida de Antônio. A solução do filme foi legal, mas nada de explodir cabeças num grande plot twist.

Alhos 05/07/2023

Muito bom pra quem quer se inserir em Shakespeare.
Gostei muito da leitura, gostaria de ler a obra sem ser adaptada, deve ser bem mais complexo que essa edição, mas faz um tempo que li e quis acrescentar aqui.
Gosto desse livro pq me lembra aquele diálogo do Lázaro Ramos em Tropa de elite, se não me engano, que ele fala sobre as diferenças que são inexistentes das cores de pele, quando vi ele falando isso e conectei com o livro me surpreendi e achei uma sacada genial.
É isso, leiam essa obra, mesmo que seja uma adaptação.

Camila Felicio 28/06/2023

Leitura super rápida por ser prosa! Adorei o texto, ainda que seja mais fã das obras que narram eventos históricos ingleses

Livia.Gabriela 25/06/2023

Em alguns momentos fiquei perdida. Achava que o livro era outra história totalmente diferente, mas, não deixa de ser boa. Adorei o final

Gisele638 18/06/2023

Sinceramente?

errado o Shylock não estava

e ainda queriam que ele se convertesse

ahhh
se lascar, minha filha ?