O Mercador de Veneza

O Mercador de Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Victoria 19/10/2023

Nada de mais
"O Mercador de Veneza" é uma obra pequena, de fácil leitura e previsível.

Os personagens são superficiais e estereotipados. O desfecho da história é a parte mais emocionante, ou seja, os últimos capítulos somente, o resto é bem monótono e meio sem graça.

Recomendo como uma leitura de um final de semana.

Paulo.Diniz 18/10/2023

O livro me fez lembrar algumas cenas da história de "O Auto da Compadecida", fato que mostra nitidamente a inspiração de Ariano Suassuna nessa obra de Shakespeare.

cizibooks 17/10/2023

Releitura agradável
Reli este livro e foi tão agradável quanto da primeira vez.
Adoro essa história e recomendo a todos.

livros.dalua 15/10/2023

Como sempre, genial
Em O Mercador de Veneza, Shakespeare escreve, como sempre, de maneira genial não somente sobre a Europa de sua época, mas sobre a humanidade, transcendendo o tempo em que viveu.

Lendo a partir de uma ótica jurídica - pois pretendo utilizar a obra para embasar meu tcc em direito -, a obra é regada de aspectos legais, principalmente na área civil. Trata de obrigação contratual, responsabilidade civil, e leva a diversos questionamentos sobre a justiça, tendo inclusive um julgamento em tribunal.

Shakespeare possui uma obra vasta e rica, que em muito transcende sua época e suas poucas páginas.

Gabriela2456 03/10/2023

Leitura fantástica!
Quanta vivacidade, criatividade em um texto pequeno!
Tudo perfeito com Shakespeare. Existe uma diferença para nossos tempos, um pingo de racismo, que é corrigido e um pouco, ou tanto de preconceito. Bem devemos levar em conta a época, local, costumes, etc.
Muito divertido.

Paula1735 24/09/2023

?Antônio - Eu levo o mundo como o mundo é, Graciano: um palco, onde cada homem tem o seu papel e o meu é triste?

?Pórcia - Por minha fé, Nerissa, o meu corpo diminuto está cansado deste imenso mundo.?

?um clássico romance melancólico ao estilo Shakespeare!

Elie0 24/09/2023

Ninguém é perfeito.
Primeira obra do Shakespeare que leio. Gostei da tradução,mas acho que pode haver melhores. Houve momentos que alguns termos não se adequaram ao contexto,mas nada que impeça a leitura.

Os personagens são cheios de falhas e a verdade é que não se pode tomar partido por personagem algum.

Bassanio é interesseiro e não faz nada da própria vida. Antônio, é um mercador preconceituoso (com relação ao shyrlock)
Shyrlock é impulsionado pela vingança sobre todos os abusos que sofreu. Porcia foi dissimulada. Enfim, todos personagens têm falhas e ninguém está correto.

A obra discorre sobre; ciclo de ódio, preconceito, ego, interesse! Vale a pena leitura.

Gabriel2218 22/09/2023

Boa leitura
Nota: 4,3

Uma leitura prazerosa e rápida, que fica melhor ainda em audiobook, trata-se da história de um mercador cristão de Veneza que cria uma dívida com um ajiota judeu para ajudar o seu amigo a "conquistar" uma jovem que perdeu o pai recentemente e foi prometida ao primeiro pretendendo que conseguisse decifrar um enigma e fazer a escolha correta...
É uma peça de teatro, em que o foco transita entre os personagens abordando pouco a pouco os principais quesitos de casa um...
É uma leitura interessante para entender como ocorriam as relações na época, como a economia, o comércio, a política, as relações socioculturais de trabalho e de religião, o matrimônio por promessa, e a mulher como "posse". E com a leitura é possível entender como muitas coisas mudaram e como outras ainda podem ser vistas nos dias atuais apesar da evolução da civilização...

rrodolfo.lima 19/09/2023

Um livro curto em atos e cenas, com uma linguagem um pouco rebuscada e com referências a muitas histórias mitológicas, mas depois que pega o ritmo de leitura e entende quem são os personagens, tem uma boa história

lucasssfds 16/09/2023

Genial!
Minha primeira (de muitas, eu espero!) leitura do Shakespeare, e eu não poderia estar mais satisfeito. Um livro interessante e divertido. Eu não tinha ideia de como o shakespeare podia ser engraçado. Me vi dando risada em vários momentos. Há vários trechos lindos, e os personagens são bem interessantes.

Ellen 07/09/2023

"[...] uma metade minha é sua, e a outra metade é sua... quero dizer, minha. Mas, se é minha, é sua é, portanto, sou inteira sua [...]" Pórcia

Jessica.valcaci 03/09/2023

O mercador
O mercador de Veneza é uma comédia, já que ninguém morre no fim de sua obra, coisa que não significa que não haja tragedia aqui, existe sim e muita, o livro foi escrito provavelmente em meados do século dezesseis ou início do século dezessete, época da formação dos estados nacionais na Europa todos os reis querem expandir suas terras, seus feudos, a rota comercial pelas grandes navegações está a todo vapor a necessidade de encontrar rotas para Índias, com intuito financeiro dão conhecimento a um novo continente a América, o mundo nunca mais seria o mesmo, os europeus já não vivem mais em seus ?mundos interiores? da idade média, sim agora eles precisam lidar com o outro, com vários outros principalmente a figura de judeus e árabes que com as cruzadas iram se estabelecer muito significativamente na Europa, criando já desde essa época um mal estar entre os cristãos e judeus, tanto por fatores religiosos e econômicos. ( uma vez que muitos burgueses eram judeus e árabes), a peça não deixa de ser uma amostra dessa relação complicada entre europeus e judeus, uma vez que shylooch é um rico mercador de Veneza e judeu, com fama de usurario, na qual Antônio pede crédito a ele um também burguês, mas que está com sua frota perdida ao mar e que precisa de crédito financeiro de shyloock, na qual o judeu sede, mas com juros e se não pagos terá que dá uma libra de sua carne ( sim se vc pensou no auto da compadecida vc acertou em pensar que Ariano se inspirou nessa obra), o livro é bem simples nada longo, mas o teor anti semita é bem presente e pode gerar um pouco de revolta principalmente no fim quando vemos o fim que o ?judeu mau? leva, já que este é o ?vilão? da história, é preciso ter sempre em mente o fator da diacronia histórica e de como eram as relações entre europeus e qualquer não pessoa de seu estado nacional em formação, já que até mesmo na Europa nunca existiu uma homogeneidade de língua ou cultura!