Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Gabi 29/12/2023

Uma leitura confortável
Dei 3 estrelas porque muito bom parecia uma avaliação exagerada, mas não é um livro ruim. É uma história lenta, feita para ir digerindo aos poucos, apesar de ter alguns plot twists eles também não colocam um ritmo mais dinâmico na história. Gostei do desenvolvimento dos personagens, embora tenha achado a personalidade da Marianne bem irritante em certos momentos. Recomendo a leitura.

fava!! 29/12/2023

Meu deus quanto personagem, quanto diálogo longo que acabei ficando perdida algumas horas e a história é muito cansativa

Melissa289 28/12/2023

Incrível
Esse livro me fez refletir justamente sobre a razão e a sensibilidade, que a autora deixa bem sutil mas ao mesmo tempo bem explícita nas duas protagonistas.

Favoritadíssimo! Nem parece que foi escrito a quase 200 anos atrás! Terminei de ler e já fui correndo assistir o filme de novo ?. Já tinha assistido o filme mas não lido o livro.

Maria 26/12/2023

Incrível
A história retrata a vida de duas irmãs com personalidades opostas e extremas, uma guiada pela razão e a outra pela sensibilidade.
A narrativa, além de apontar críticas sobre a sociedade da época, mostra que é necessário ter um equilíbrio entra a razão e a emoção, o que as irmãs percebem no decorrer do livro.
A história não é tão voltada ao romance quanto parece, ele começa a se desenvolver melhor no final do livro(até um pouco corrido, mas não deixa de ser bom). Alguns personagens são bem irritantes, para mim a maioria, mas dão um a mais na história. E o apoio entre as duas irmãs é lindo de se ver.
Mais uma vez um livro da Jane me cativou, eles podem até ter um início meio complicado, mas trazem aquele conforto para o coração, com romances apaixonantes e fofos.
Assim como ?Orgulho e Preconceito? e ?Persuasão?, recomendo.

Joyya 26/12/2023

Gostei bastante
Posso dizer que linguagem da Jane é sabia,uma leitura interessante com o vocabulário mais rebuscado seja em qualquer clássico,mas eu acho que o jeito de escrita da Jane nesse foi mais suave,as personagens principais são mt boas, acrescentando suas qualidades e defeitos,eu gostei mt mais da Elinor do que da Marianne por sua tranquilidade em alguns momentos e no modo de avaliar as pessoas do seu jeito.
Além disso eu amei as críticas que a Jane colocou nesse livro,não só focando no romance mas como duas jovens vivem em situações da vida e seus relacionamentos familiares e sociais,gostei tbm dos outros personagens relacionados e a dinâmica de sempre estarem lá.
Apesar de que eu deixei ele no cantinho uma semana e alguns dias,mas quando voltei só quis parar de ler quando o livro acabasse,bom esse livro é simplesmente incrível e eu indico bastante a leitura!

JL Marcal 22/12/2023

Outro romance de época muito bom de Jane Austen
Achei uma leitura bem interessante. A linguagem de Jane, apesar de culta, não é de difícil compreensão. Gostei de que deu tudo certo no final. Recomendo demais!

can Gica 21/12/2023

Bom? Sim Recomendo? Não
Uma história sobre duas irmãs que ficam andando para lá e para cá julgando tudo e todos sem conseguir julgar seus próprios defeitos mas talvez eu esteja sendo muito criteriosa.
Sinto que esse livro foi mais voltado para a crítica moral e de conduta de todos os personagens do que o romance em si. É um bom livro e com uma boa história mas existem coisas melhores pra gastar o tempo lendo (mesmo assim vou seguir lendo outros da autora).
Lucas1429 22/12/2023minha estante
Me indica um livro pra eu gastar o meu tempo lendo

can Gica 22/12/2023minha estante
Leitura de verão da Emily Henry ?

Reh 19/12/2023

Dramalhão maravilhoso
Segundo livro que leio da autora, e me impressiona como a escrita dela é sábia. Conforme leio aprendo, vou colhendo raciocínios bem direcionados, coerentes.

Eu me apeguei a todos, exceto a Lucy ?
A forma como cada personagem é apresentado me faz pensar que tem um livro sobre cada um.

É isso, gostei bastante, provavelmente vou relê-lo.

Eurus 18/12/2023

Esse livro vai além de um romance. Ele fala não so sobre a família quanto pela importância da razão e da sensibilidade, de que devemos julgar nossas próprias escolhas ou formas que julgamos as coisas.

Mônica 17/12/2023

Esperava mais!
Esse foi o primeiro livro que li da Jane Austen e achei muito entediante! Quase abandonei! Não sei se quero ler outros da autora!
Maria 26/12/2023minha estante
Não sei se seria do seu agrado, mas acredito que ?Orgulho e Preconceito? te animaria a continuar. Ainda que ?tranquila? a narrativa me envolveu bastante e fez eu querer terminar.
Mas talvez livros com essa pegada mais ?calma? não sejam seu estilo e está tudo bem. Kakaka

Mônica 03/01/2024minha estante
Deveria ter lido "Orgulho e Preconceito" primeiro, né? Obrigada pela dica!?

Maria 03/01/2024minha estante
Imagina

Natalia1481 17/12/2023

Razão é a palavra chave
A história é centrada nas mulheres da família Dashwood, com foco nas irmãs Elionor e Marianne. A história, como todos os livros de Jane Austen, é bem escrita e tem seu próprio tempo para acontecimentos. Gostei de como os sentimentos dos homens na história são deixados meio que em segredo e dá gancho para continuar a leitura em busca de conhecê-los. Embora fique um pouco cansativo as constantes reviravoltas, serve para mostrar o quanto uma fofoca pode gerar enganos.
Elionor é a personagem mais sensata, mas às vezes cansa ver como ela esconde seus próprios sentimentos e prioriza a irmã. Com o passar da trama fiquei muito indiferente a Marianne porque considerei seu comportamento muito mimado e extravagante, não é muito meu estilo de personagem. A Sra. Jennings foi a única coadjuvante que consegui realmente gostar, apensar de ser chata nos primeiros capítulos se vê como ela é gentil e amorosa com as Dashwood, também gosto muito do Coronel Brandon e perdoei o Edward Ferrars.
John Dashwood e sua família, incluindo os Ferrars (exceto Edward é claro), os Palmers e a Lady Middleton são insuportáveis. Sem falar que Willoughby não merece nem uma gota de perdão ou pena, homem abominável.
Por fim, continuo não conseguindo aceitar as grandes diferentes de idade como a do Coronel Brandon de 35 anos apaixonado por Marianne de 16, acho estranho e mesmo sabendo que eram comum na época não me convence.

Ju 15/12/2023

Fofoca fofoca e fofocaaaa
Meu grande erro foi colocar muita expectativa no romance kkkk
Gente, 90% desse livro é o povo fuxicando a vida dos outros, então leiam sabendo disso?
Eu achava que a Marianne e o coronel tinham um potencial TÃO grande e foi tudo resolvido de um jeito tão corrido e superficial que eu não esperava ?
Pensei que ela teria o amor avassalador que ela tanto queria ?
A Elinor é uma personagem incrível e eu sinceramente amei ela e toda a história dela. Mais uma vez achei o romance dela também um tiquinho chato no começo até o meio mas até que foi mais do que eu esperava no final!
Aquela Lucy me irritou horrores, uma chata paca.
Mas eu achei super interessante que a Jane focou horrores em cada detalhe dos sentimentos de todo mundo, nos objetivos por trás das ações dos personagens e etc. Isso colocado como fofoca, lógico, mas muito bem feito?
Se vale a pena ler? Vale! Mas não espere um orgulho e preconceito da vida porque não vai ser igual gente, sinto muito
Maria 26/12/2023minha estante
Concordo muito sobre a parte da Lucy, que menina insuportável, e também de não ser um ?Orgulho e Preconceito?, ele é bem mais lerdo e com menos romance do que o esperado. Akkakak

Bruna 14/12/2023

Paciência rege a vida!
Um lindo clássico escrito com uma linguagem simples e direta. Sem muito floreio vemos a historia dessas irmãs se desenvolvendo ao longo do livro. As duas são dotadas de força e anseios. O fim esperado e ate um pouco desejado, a coragem de ter paciência para lidar com o que ocorre na vida e aquilo que você mais deseja, ser feliz.

@tatysturnick 12/12/2023

É um romance clássico que explora o contraste entre a razão e a emoção através das irmãs Dashwood. A obra aborda os desafios sociais e amorosos do século XIX, apresentando uma visão perspicaz das relações humanas e da sociedade da época.

Demorei mais de um mês pra ler, mas não foi culpa do livro. Escrita perfeita, como sempre.