Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Fernanda697 04/01/2024

O romance concentra sua narrativa nas idílicas tramas de amor e desilusão em que duas belas irmãs inglesas se envolvem - Elinor e Marianne Dashwood - quando chega a idade do casamento.

Amanditcha 03/01/2024

Da Jane Austen talvez meu favorito?
Essa história é muito perfeita, trás um drama familiar e como sempre a ambientação dos bailes e arranjos de casamentos de antigamente. O que me pegou nessa história que ela é perfeita do início ao fim fechando todas as lacunas de maneira exemplar.

marigdantas 03/01/2024

Realmente, clássicos não são para mim.
Admito que é um livro muito profundo sobre os sentimentos e personalidades da Elinor e Marianne e é incrível ver a diferença delas lidando com os sofrimentos e alegrias que irão passar.

Porém, acho um gênero muito arrastado, demorando muito pra chegar em uma cena realmente interessante. Fora que as inúmeras cordialidades da época me dispersaram muitas vezes durante a leitura, tornando a leitura nada fluida
Thalia Costa 03/01/2024minha estante
Me identifiquei com você

Fabio909 03/01/2024minha estante
Me identifiquei um pouco com suas palavras.

Miah.Kan-Po 03/01/2024minha estante
Um dos meus preferidos da Jane Austen :)

Quintanaaaaa2016 03/01/2024minha estante
Aquela época é endossada de substantivos difíceis e fora de uso nos dias contemporâneos.
Livros clássicos hoje são um verdadeiro desafio quando se trata leitura, portanto, compreendo você.

Jis Rocha 03/01/2024minha estante
Nunca tive vontade de ler.

Andreia Santana 03/01/2024minha estante
Talvez Jane Austen não seja seu tipo de clássico. Mas as irmãs Bronte tem outra pegada. Jane Eire e O morro dos ventos uivantes são clássicos cheios de tensão, reviravoltas, narrativa fluída. Austen é mais para quem curte leituras contemplativas, o forte dela são as emoções mesmo, aquilo que não é dito, mas insinuado. Talvez seja o caso de você encontrar um tipo de clássico que combina mais com você, não desista na primeira tentativa, são leituras de formação, as bases da literatura que temos hoje. O diário de Bridget Jones, por exemplo, é inspirado em Orgulho e Preconceito, a obra prima de Austen e um livro que tem um ritmo infinitamente diferente de Razão e Sensibilidade.

theyas 03/01/2024minha estante
Nem todos os clássicos são assim!! Experimente outros, talvez você goste

Edmeia 03/01/2024minha estante
Assim como existe diversidade na literatura moderna, existe diversidade nos clássicos. Ademais, é uma questão de hábito também, e hábito se constrói.

José Frota 03/01/2024minha estante
Amo Jane Austen, porém realmente tem partes dos livros que se arrastam muito.

Laís Rocha 03/01/2024minha estante
Leia outros clássicos, dê uma chance a eles acho que pode gostar. O conde de monte Cristo por exemplo tem muitas reviravoltas e a leitura é fluída

Amanda S 03/01/2024minha estante
Jane Austen é minha escritora favorita, mas, ao contrário da maioria dos "fãs" dela, Razão e Sensibilidade é um dos livros q menos gosto... É o primeiro q ela escreveu, e dá pra notar q ela começa de um jeito bem lento, e depois melhora um pouco a escrita, mas é mais arrastado mesmo. Já leu "Orgulho e Preconceito"??? Esse é imbatível! ? Até gente q não lê muitos clássicos costuma gostar! Outro com um ritmo melhor é "Emma"!! Recomendo q vc tente ler esses dois. Não dá pra começar por Razão e Sensibilidade (Nem por Persuasão. Muita gente vê o filme da Netflix e acha q a leitura vai ser assim, mas nao caia nessa armadilha! Pra mim, Persuasão é ainda mais arrastado q Razão e Sensibilidade! Dos 6 livros dela, esses são os q menos gosto...).

liviavision 03/01/2024minha estante
é sempre assim quando eu leio um clássico, é uma luta

Luciana131 03/01/2024

Um clássico pouco empolgante
Jane Austen não desaponta. Sempre traz críticas implícitas à sociedade, mas a história não deslancha. Tem poucos momentos de curiosidade, que passa bem rápido ?????
Orgulho e Preconceito vale mais a pena.

Carla.Parreira 31/12/2023

Razão e Sensibilidade (Jane Austen). É uma obra-prima da literatura clássica inglesa de 1811 que nos transporta para a Inglaterra do século XIX, onde acompanhamos as irmãs Dashwood, Elinor e Marianne, em suas jornadas emocionais e românticas. Elas são forçadas a deixar a casa após a morte de seu pai e enfrentar o mundo em busca de amor e felicidade.
Um dos melhores trechos do livro é quando Elinor Dashwood, uma personagem de grande sensibilidade, descreve a sua visão sobre a importância da moderação emocional: "Nós nos entregamos às nossas emoções com muita facilidade, sem pensar nas consequências. Devemos aprender a controlar nossos sentimentos e a encontrar um equilíbrio entre razão e sensibilidade." Essa citação demonstra a habilidade de Austen em retratar as complexidades dos relacionamentos humanos e a importância do autocontrole. Outro trecho marcante é quando Marianne Dashwood, uma jovem cheia de paixão e emoção, desabafa sobre o amor: "Eu não consigo esconder o que sinto, nem quero. O amor é uma emoção intensa e bela, e não devemos ter medo de expressá-lo." Essa citação ressalta a perspectiva de Marianne de que a expressão sincera dos sentimentos é fundamental para a vivência plena do amor. Além disso, há um diálogo profundo entre Elinor e Edward Ferrars, em que eles discutem a importância da lealdade e do compromisso nos relacionamentos: "É a honestidade e a fidelidade que garantem a força de um amor verdadeiro. O respeito mútuo e a confiança são fundamentais para construir uma base sólida." Essa passagem reflete a visão de Austen sobre a importância dos valores fundamentais no amor e na construção de relacionamentos duradouros. Mas o trecho que me deixou mais pensativa foi esse: "...Não é o tempo nem a ocasião que determinam a intimidade, mas apenas a disposição da pessoa. Sete anos não seria suficiente para algumas pessoas se conhecerem bem, ao passo que, para outros, sete dias são mais que suficientes..."
Outros trechos: "...Elinor era sensata e racional; Marianne, apaixonada e sensível. Elinor tinha uma mente que analisava as coisas; Marianne uma coração que sentia as emoções. Ambas eram igualmente amáveis e carinhosas, mas Elinor tinha mais de um lado sério para considerar, enquanto Marianne tinha mais de um lado poético e imaginativo... Elinor acreditava que o amor não deveria ser o único objetivo da vida, mas sim uma das muitas coisas que tornavam a existência mais agradável e significativa. Ela acreditava que o amor deveria ser apreciado e cultivado, mas nunca deveria ser adorado a ponto de tornar-se obcecado... Marianne se perguntava se seu caráter excepcionalmente sensível e apaixonado não a tornava menos capaz de amar verdadeiramente. Ela se questionava se sua natureza impulsiva e descontraída não a impediria de encontrar um amor duradouro e satisfatório... Mrs. Dashwood, embora tivesse enfrentado muitas dificuldades e sofrido injustiças ao longo da vida, ainda mantinha seu otimismo e sua capacidade de encontrar o bom em tudo. Ela ensinou às suas filhas a importância de ser flexível, de adaptar-se a circunstâncias mudadas e de encontrar o belo em tudo, mesmo em momentos difíceis... Elinor sempre acreditou que a honestidade era o mais importante dos valores morais. Para ela, ser sincera e direta, mesmo quando era difícil, era uma qualidade mais valiosa do que qualquer outra. Ela aprendeu que mentir ou esconder a verdade apenas poderia levar a mais sofrimento e problemas a longo prazo..."

Diagora.Liara 30/12/2023

Irmãs de personalidade diferentes
História envolvente, faz dar vontade de entrar no livro e chacoalhar as personagens pra acordar pra vida rsrs

LavAnia56 30/12/2023

Razão e Sensibilidade - Quase abandonei, mais terminei.
Razão e Sensibilidade, não foi um livro fácil de se ler , apesar de estar super acostumada com a escrita da Jane, penso que esse foi um dos livros que mais me irritou. Se Jane Austen queria transbordar todo o preconceito daquela época, ela conseguiu! O livro fala muito sobre a união das irmãs Dashwood , o que eu acho muito incrível, mostra muito as questões de desilusões amorosas, quando se é tão nova e ingênua.
Outra coisa que eu não curti muito na história foi o tanto de explicação, sobre por exemplo, uma paisagem, às vezes, passavam inúmeros capítulos explicando coisas que não eram tão essenciais.
O preconceito da sociedade,foi algo que marcou muito bem a história, inúmeras vezes parei de ler , achando que não conseguiria voltar, porém finalmente voltei , para ver o final digno dessas irmãs!
Indico esse livro pra que curte Jane Austen, assim como eu, porém deve se ter muita paciência ao ler , pois se não ficará igual eu, irritado! ??

Mai 29/12/2023

Fui surpreendida, não achei que gostaria, mas terminei amando o livro e a história.
Elinor é uma querida, sofreu e ainda foi simpática com todos, na medida do possível, me identifiquei horrores com ela.
Marianne me irritou em boa parte do livro, mas relevei por causa da idade, da situação, da época... O que importa é que ela conseguiu amadurecer os pensamentos, as ideias e principalmente como pessoa.
Coronel Brandon era só um homem apaixonado e não correspondido, sempre foi respeitoso e esperou o momento certo, sem invadir o espaço pessoal de ninguém.
Julguei muito o Edward, mas era só um jovem homem que era bom, gentil e educado demais para o próprio bem.
Sra. Jennings cresceu no meu conceito, me cativou muito no final com o senso dela de responsabilidade, achei de uma gentileza e compaixão, ainda era meio inconveniente e fofoqueira, mas tudo bem.
O resto, não vale nem menção.
É um livro cheio de reviravoltas, ficava chocada com cada nova descoberta e super recomendo.

Gabi 29/12/2023

Uma leitura confortável
Dei 3 estrelas porque muito bom parecia uma avaliação exagerada, mas não é um livro ruim. É uma história lenta, feita para ir digerindo aos poucos, apesar de ter alguns plot twists eles também não colocam um ritmo mais dinâmico na história. Gostei do desenvolvimento dos personagens, embora tenha achado a personalidade da Marianne bem irritante em certos momentos. Recomendo a leitura.

fava!! 29/12/2023

Meu deus quanto personagem, quanto diálogo longo que acabei ficando perdida algumas horas e a história é muito cansativa

Melissa289 28/12/2023

Incrível
Esse livro me fez refletir justamente sobre a razão e a sensibilidade, que a autora deixa bem sutil mas ao mesmo tempo bem explícita nas duas protagonistas.

Favoritadíssimo! Nem parece que foi escrito a quase 200 anos atrás! Terminei de ler e já fui correndo assistir o filme de novo ?. Já tinha assistido o filme mas não lido o livro.

Maria 26/12/2023

Incrível
A história retrata a vida de duas irmãs com personalidades opostas e extremas, uma guiada pela razão e a outra pela sensibilidade.
A narrativa, além de apontar críticas sobre a sociedade da época, mostra que é necessário ter um equilíbrio entra a razão e a emoção, o que as irmãs percebem no decorrer do livro.
A história não é tão voltada ao romance quanto parece, ele começa a se desenvolver melhor no final do livro(até um pouco corrido, mas não deixa de ser bom). Alguns personagens são bem irritantes, para mim a maioria, mas dão um a mais na história. E o apoio entre as duas irmãs é lindo de se ver.
Mais uma vez um livro da Jane me cativou, eles podem até ter um início meio complicado, mas trazem aquele conforto para o coração, com romances apaixonantes e fofos.
Assim como ?Orgulho e Preconceito? e ?Persuasão?, recomendo.

Joyya 26/12/2023

Gostei bastante
Posso dizer que linguagem da Jane é sabia,uma leitura interessante com o vocabulário mais rebuscado seja em qualquer clássico,mas eu acho que o jeito de escrita da Jane nesse foi mais suave,as personagens principais são mt boas, acrescentando suas qualidades e defeitos,eu gostei mt mais da Elinor do que da Marianne por sua tranquilidade em alguns momentos e no modo de avaliar as pessoas do seu jeito.
Além disso eu amei as críticas que a Jane colocou nesse livro,não só focando no romance mas como duas jovens vivem em situações da vida e seus relacionamentos familiares e sociais,gostei tbm dos outros personagens relacionados e a dinâmica de sempre estarem lá.
Apesar de que eu deixei ele no cantinho uma semana e alguns dias,mas quando voltei só quis parar de ler quando o livro acabasse,bom esse livro é simplesmente incrível e eu indico bastante a leitura!

JL Marcal 22/12/2023

Outro romance de época muito bom de Jane Austen
Achei uma leitura bem interessante. A linguagem de Jane, apesar de culta, não é de difícil compreensão. Gostei de que deu tudo certo no final. Recomendo demais!

can Gica 21/12/2023

Bom? Sim Recomendo? Não
Uma história sobre duas irmãs que ficam andando para lá e para cá julgando tudo e todos sem conseguir julgar seus próprios defeitos mas talvez eu esteja sendo muito criteriosa.
Sinto que esse livro foi mais voltado para a crítica moral e de conduta de todos os personagens do que o romance em si. É um bom livro e com uma boa história mas existem coisas melhores pra gastar o tempo lendo (mesmo assim vou seguir lendo outros da autora).
Lucas1429 22/12/2023minha estante
Me indica um livro pra eu gastar o meu tempo lendo

can Gica 22/12/2023minha estante
Leitura de verão da Emily Henry ?