Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Gabriela4075 26/03/2024

Resenha de "Razão e Resiliência"
Acho esse livro maravilhoso, a história é incrível, a trama das irmãs é algo maravilhoso.
A escrita da Jane Austen é super incrível, principalmente para aderir mais palavras ao vocabulário, adoro os livros dela e esse é um dos motivos!
O jeito que as histórias de amor são colocadas junto com a história da repentina pobreza das irmãs é nítida e fácil de entender.
Amo esse livro, super indico.
É melhor que "orgulho e preconceito".
Beijoos ???

Gracimara0 24/03/2024

Duas irmãs ( Razão e Sensibilidade)
Aquele olhar para sociedade da época? com uma pitada de ironia . Conta estória de duas irmãs , uma razão (pensa com cabeça, pela lógica, outra é sensibilidade, puro coração ) . Elas perdem tudo e precisam reconstruir suas vidas.

Tomomi 22/03/2024

Que escrita maravilhosa!!! O livro é sútil, delicado e inteligente, como poucos são. Adorei a leitura, tornou-se um dos meus livros favoritos ??

BellaEGT 22/03/2024

Feito pra quem quer refletir
Meu livro favorito da autora!
Um pouco diferente dos outros romances da Jane, aqui a comédia familiar não é suficiente para estruturar uma leitura desatenta. Isto é, se você iniciar a leitura com esperanças de se distrair numa doce narrativa inglesa, provavelmente vai abandonar o livro.
Explico melhor.
Você DEFINITIVAMENTE não conseguirá ler tal livro se não estiver disposto a refletir de forma profunda sobre os limites da demonstração da sensibilidade e do uso de máscaras na comunicação/expressão.

Isabely130 19/03/2024

Um toque de Razão e Sensibilidade
Foi uma ótima leitura. Elinor e Marianne são duas irmãs, uma bem sensível e sonhadora, já a outra mais séria e que possuia uma sabedoria admirável para lidar com as situações que assim exigisse.
Para mim Elinor era a razão com um toque de sensibilidade, e Marianne a sensibilidade com um toque de razão.
Jane Austen sempre com uma escrita maravilhosa.

Bloomwind 19/03/2024

Enquanto Marianne é sensibilidade, Elinor é a razão
Razão e Sensibilidade foi uma das leituras mais arrastadas de Austen para mim, mas não deixei de reconhecer a grandeza dessa obra.

Ao longo de toda a narrativa é abordado o egoísmo, a futilidade, arrogância e mesquinhez dos personagens em volta das duas irmãs, assim como a bondade, compaixão e consolo na família.

Elinor é para mim um exemplo de sensatez, prudência, empatia e de firmeza interior, mesmo que diversas vezes ela force a si mesma a reprimir suas próprias emoções para cuidar dos outros. Ao passo que Marianne é puro sentimento, tornando ela descuida e irracional. O que uma carece, a outra possui.

Por isso digo que foi crucial o apoio e o amor da família durante a jornada das protagonistas em busca da sua felicidade, e fico feliz de ter me demorado mais na leitura desse livro. Apesar de não ser meu favorito, recomendo fortemente.

Citações

"[...] com elas, um desejo já era uma esperança, e uma esperança era uma expectativa."

"Quem foi infeliz da primeira vez, seja pela inconstância do objeto do afeto, seja pela perversidade das circunstâncias, deve ser indiferente ao amor pelo resto da vida?"

"Às vezes somos guiadas pelo que a pessoa diz de si mesma, e muitas vezes pelo que dizem dela, sem nos dar ao trabalho de decidir e julgar sozinhas."

leitor_existencial 18/03/2024

Melhor que Orgulho e Preconceito
Razão e Sensibilidade é um romance de época onde vamos acompanhar a história de Elinor e Marianne, juntamente com suas desilusões amorosas. Diferente de Orgulho e Preconceito, aqui eu me conectei mais às personagens e pude ter uma gama de emoções despertadas vendo as desventuras amorosas das irmãs Dashwood.

A obra retrata bem a dualidade entre as irmãs, pois enquanto Elinor representa a Razão, Marianne representa a Sensibilidade. Me identifiquei com elas, pois sou um pouco de cada emoção.

O livro traz uma grande crítica à sociedade de classes, onde o casamento com uma pessoa de bens é sinônimo de sucesso e aqui vemos nossos personagens agindo por amor e sendo julgados por suas escolhas.

Razão e Sensibilidade traz uma narrativa lenta, mas com reviravoltas pontuais, fofocas e pessoas inconvenientes.

Quero ler mais obras de Jane Austen, pois estou me envolvendo cada vez mais na escrita da autora.
Amanda S 18/03/2024minha estante
Não admito o título dessa resenha! Hahaha Orgulho e Preconceito é incomparável (e sim, já li Razão e Sensibilidade e quase todos os livros da Jane! Kkkkk Mais de uma vez, inclusive!?)

Amanda S 18/03/2024minha estante
O lugar que Orgulho e Preconceito ocupa no meu coração nenhum livro pode tirar!???

leitor_existencial 19/03/2024minha estante
Eu gostei mais dele

Yas 17/03/2024

Gostei muito do livro, apesar de eu demorar pra engrenar um pouco na leitura, gostei do final, de como foi desenvolvendo a história e gostei do plot com o Edward que eu não tava esperando, adoro o jeito que a escritora descreve os lugares, minha imaginação vai longe, super indico.

Isabela500 16/03/2024

Drama ou frieza?
Nossa, eu não esperava gostar tanto. Teve certas coisas que me incomodaram mas acho que é porquê estou no século XXI e na época de mil setecentos e bolinha isso era normal. O plot no final me deixou CHOCADA. Super recomendo!!

Nayara.Costa 16/03/2024

Prudência, Respeito e Amor.

Não consigo desvincular a essência desse livro sem essas palavras. Em cada capítulo, eu fui identificando cada traço de caráter e como que as irmãs Dashwood se comportavam. Pra mim, este livro, trata mais sobre caráter e integridade humana e amor e suas perdas e ganhos, do que simplesmente uma história de romance.
Fiquei em muitos momentos boquiaberta com o tamanho do respeito que as mulheres Dashwood tem entre si.??
Suas vidas amorosas são consequências de sua prudência, sensatez, ouvir em primeiro lugar e oferecer o silêncio muitas vezes como resposta. Realmente, Jane Austen é genial.

Vale a pena a leitura. Quero reler mais pra frente!

LivroAleatorio 16/03/2024

Razão e Sensibilidade
Gostei muito da leitura desse livro. Foi na verdade o meu primeiro contato com a Jane Austen e foi uma boa surpresa na verdade! Eu não fazia ideia que a escrita dela era tão cheia de humor e tão irônica assim.

Em "Razão e Sensibilidade" nós acompanhamos a história de duas irmãs, a Elinor e a Marianne. Logo de cara nós entendemos o título e já que a Elinor é toda razão e a Marianne é toda sensibilidade.

O livro explora as dificuldades das mulheres da época, principalmente financeiras, já que as posses ficavam sempre sob a tutela dos homens. Nós acompanhamos o abandono familiar, a mesquinhez, a avareza e também o amor, a inocência e a prudência.

Gostei muito do livro! O ritmo é mais lento, mas acho totalmente justificável pela época dele e é um prato cheio de críticas, humor e acidez da Jane com a sociedade com a qual ela viveu. Vale muito a pena conhecer!

Sobre a narrativa, eu gostei muito de como a história foi contada, dos pontos de vista e contraste de cada personagem, da queda do príncipe encantado, da crítica à ganância, das risadas e do plot twist.

BArbara1386 16/03/2024

Razão e Sensibilidade
Leitura com linguagem rebuscada, devido a época em que a história foi escrita.
E por falar em época, o livro trata de romance nos modelos antigos, e como é de se imaginar, contém clichês para aqueles que estão acostumados com esse tipo de leitura.
?Razão e Sensibilidade? cuida de história de amor, mas não somente isso, também nos traz uma narrativa sobre maturidade, crescimento pessoal, honra e compromisso.

Bruna1897 14/03/2024

Os livros da Jane Austen são meio parados no começo e tudo se resolve no final. Mas isso na verdade é o diferencial dela, sem amores avassaladores e sim construídos no dia a dia, sem coisas extraordinárias acontecendo toda hora. E isso é a vida.