Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Menezes Torres 20/02/2022

Bendita hora quando acreditei nas críticas do livro para que eu o lesse. É muita criatividade para um autor só! Impressionante como Stieg Larsson consegue criar novos fatos e situações que prendem a atenção do leitor.

anabi 18/02/2022

Acho que coloquei muitas expectativas e infelizmente elas não foram alcançadas.
História com muitos detalhes o que fazia a leitura muitas vezes se tornar cansativa.
Mas a história em si é bacana, faz críticas a vários assuntos atuais e quando a história está realmente acontecendo prende muito o leitor.

Xandy 17/02/2022

Esse livro eu tinha lido a muito tempo e não lembrava de quase nada. Foi uma ótima experiência reler e notar o quão bom ele é. Um thriller policial muito bem escrito e envolvente, que sabe prender o leitor e nos leva a acreditar em coisas e depois subverte o que achávamos que sabíamos. Nada é esperado e as surpresas são surpreendentes. Que venha os próximos.

Eduarda 14/02/2022

Suspense incrível
Definitivamente um dos melhores livros de suspense que li. A história é bem construída e aos poucos tudo vai se encaixando. A criatividade do autor foi extraordinária. Minha única ressalva foi que demorou muito apresentando os personagens e o desenrolar do que aconteceu com a Harriet só começa lá pela metade do livro.

Gabriella.Anderson 13/02/2022

Adorei o livro. O início pareceu meio estranho e confuso. Depois as coisas vão começando a se encaixar e o livro flui muito bem e tudo vai se explicando. Estou animada para ler o livro dois.

giovana456 11/02/2022

O plot era muito bom mas achei que se perdeu em vários momentos e se tornou uma leitura bastante cansativa, sem falar que com essa quantidade de páginas dava pras coisas terem seu desfecho sem ser de maneira rápida só no finalzinho.

UmEstranho 10/02/2022

Millennium
Um livro que consegue manter a gente envolvido na trama do começo ao fim, com personagens muito bem estabelecidos e sempre nos deixando com a dúvida se realmente a Harriet está viva ou morta.
Lisbeth, o que dizer desta personagem? Simplesmente incrível, com uma personalizada única e que representa o tema do livro. já agora temos o Mikael que tenta ser o oposto do homem retratado no livro e que se mantém íntegro naquilo que acredito o livro todo.
Além de ressaltar o abuso contra as mulheres na sociedade, ainda mais as que estão em posições desprivilegiadas, mostra o abuso que acontece dentro de casa e como ainda tem algumas que se sentem culpadas por isso.
Bem, é um ótimo livro, mesmo que não tenha ação o livro consegue nos manter interessado e entender o comportamento de casa personagem o que faz tudo ser algo mais natural.

Juju 04/02/2022

Millennium
Eu não sei muito bem o que escrever nessa resenha , esse livro foi um misto de emoções , o inicio pra mim foi entediante e cansativo , me gastou e eu estava quase abandonando , mas aí foi ficando bom e o mistério foi realmente ótimo , mas ainda sim eu esperava mais alguma coisa só não sei o que , acho que me enchi de expetativas e nem todas foram superadas , acho que o escritor enchia as páginas de muitas descrições desnecessárias o que era extremamente chato fez o livro ter 500 páginas e ainda continuação que eu não estou nem
um pouco afim de ler , foi uma experiência e até que foi bom :/

@ka_and_books 01/02/2022

Forte, fluído e bem escrito
"Os homens que não amavam as mulheres" é o primeiro volume da trilogia Millennium, escrita pelo jornalista sueco Stieg Larsson. O autor faleceu em 2004 deixando os volumes: "Os homens que não amavam as mulheres"; "A menina que brincava com fogo" e "A rainha do castelo de ar", publicados no Brasil pela editora @companhiadasletras. Em 2013 o autor também sueco David Lagercrantz , foi convidado para dar continuidade à série.

Sobre a história: temos o foco em dois personagens - Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander. As partes do livro vão se alternando entre esses dois personagens.

Mikael é um jornalista sério que faz denúncias sobre empresas e grandes nomes da sociedade sueca que são corruptos. Ele é um dos que comandam a revista Millennium. Em uma de suas investigações, contra o empresário Wennerström,  Blomkvist acaba sendo condenado por difamação, obrigado então a pagar certa quantia e passar 3 meses detido.

Lisbeth é uma garota considerada problemática pela sociedade. Salander sempre foi julgada pela sua aparência e não pelo seu alto nível intelectual. Ela tem uma mente brilhante e uma memória fotográfica que não deixa quase nada passar, e trabalha como freelancer na Milton Security, ao comando de Dragan Armanskij. Lisbeth já passou por muita coisa e é uma mulher extremamente corajosa e forte, e que vai nos conquistando em cada página do livro.

A obra gira em torno do desaparecimento de Harriet Vanger. A família Vanger é muito numerosa e dona das empresas Vanger, que tiveram muito prestígio no século XX. Após sua condenação, Mikael recebe uma proposta de Henrik Vanger, antigo diretor das empresas da família: Escrever uma biografia sobre o clã Vanger e descobrir o assassino de sua sobrinha, já que ele crê que ela está morta e que alguém de seu próprio sangue é o responsável.

O assunto principal da obra é a violência contra a mulher: abusos psicológicos e físicos, assédio sexual, violência doméstica, tráfico de mulheres, pedofilia. Mas Larsson também trata de forma secundária temas muito importantes como nazismo e preconceito. A escrita é fluida e o livro não é pesado considerando os temas que aborda. Diante de tudo isso, temos uma ideia de o porquê do livro se chamar "Os homens que não amavam as mulheres".

Obs: atentar aos possíveis gatilhos.

Resenha também disponível no Instagram: ka_and_books

Roberta 31/01/2022

IRRETOCÁVEL
Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander formam uma dupla de protagonistas estranhamente apaixonantes.

Não costumo ler suspenses, pois fogem do que realmente aprecio, mas, por algum motivo oculto, este livro me chamou a atenção dentre os milhares de outros do mesmo gênero. E não me arrependi por um segundo de o ter adquirido.

A história é muito bem construída, e, por mais feeling que se tenha, não é possível desvendar os mistérios até que o autor resolva que eles devem ser revelados.

Ainda assim, não é o tipo de livro que te prende sem que haja material interessante o suficiente em seu meio.

Considero uma leitura prazerosa, positivamente compulsiva e inteligente.

Com certeza vai figurar entre as minhas dicas de livro a partir de hoje.

Wolsey 30/01/2022

Viciante e perigoso...
Imagine-se sentado numa montanha russa que começa tranquilamente e, ao invés de subir pra depois descer, despenca absurdamente já na página 50 e, a partir daí, fica dando loopings e sacolejando absurdamente.
A adrenalina, além de ser viciante, afasta o sono. Pra quem tem família e um chefe a quem prestar contas pode ser um pouco complicado.
A gente se pega às 4 da madrugada, lendo compulsivamente, tendo que estar no trabalho antes das 8. Terrível!
O autor escreve, certamente, sobre coisas que conheceu. O personagem tem muito em comum com o autor. Jornalista investigativo, editor de uma revista, etc. Ainda tem a aura sobre os acontecimentos reais em torno dos livros. O autor, Stieg Larson, morreu logo após entregar a trilogia para a editora, ou seja, não leremos mais nada que esse cara poderia escrever. Que lástima!
Quanto à história, afinal isto deve ser uma resenha, deve ser dito que, na verdade, são 4 (só neste primeiro livro). A investigação sobre um especulador financeiro, a interdição judicial de uma personagem e suas dificuldades em função disso, o desaparecimento de uma jovem há 40 anos, pertence à um grupo familiar de influência econômica e, por fim, casos de abusos sexuais, tortura, sadismo e assassinato de mulheres na Suécia. Não dá pra falar muito mais do que isso sem dar spoiller.
Lá pela página 300 uma das histórias se elucida e o que parecia ser o fim do livro se transforma numa guinada em direção à segunda história. E assim vai até as últimas linhas da última página. Não imagino o que possa haver nos outros dois livros da trilogia, mas duvido muito que o autor possa manter este nível.
Só sei que, se for como este, terei problemas em casa e no trabalho.
Enquanto termino esta resenha minha mulher está, em pé na minha frente, em silêncio, como quem diz "terminou isso, finalmente?".

Luna 28/01/2022

Demorou um pouco para eu desembestar na leitura, mas quando engata você não para mais. É uma história super intrigante, com personagens sensacionais e um enredo perfeito. A parte mais divertida é você ficar tentando descobrir quem é o assassino (que eu não acertei, por sinal).

Julia.Oliveira 27/01/2022

Muito pica
Mano que livro foda nmrl ele eh grandão mas nem parece q ele tem tudo isso de página fui lendo lendo lendo quando vi terminei mano tudo muito bem escrito todo o mistério e tal muito firme