Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Yasmin675 27/02/2020

Um dos melhores livros que já li.
Nunca imaginei que gostaria tanto de um romance policial, mas gostei, e muito. Os Homens que Não Amavam as Mulheres se tornou um dos meus livros favoritos. Stieg Larsson escreve sobre muitos temas polêmicos e apresenta personagens tão profundos quanto o Grand Canyon. A escrita é acessível e apesar dos termos técnicos do jornalismo econômico, não é de difícil compreensão.

Mikael, o protagonista, é um jornalista que passou por um processo jurídico onde foi declarado como culpado por difamação e deve ser preso, o que acaba por envolver a revista da qual ele faz parte. Nesses trâmites, Mikael é contratado por Henrik com o pretexto de escrever um livro biográfico sobre a sua família, mas na verdade sua verdadeira missão será solucionar o desaparecimento de Harriet Vanger, a sobrinha de Henrik. No meio de tudo isso temos também Lisbeth Salander, uma poderosa hacker com uma história de vida bastante peculiar. Quando os caminhos de Lisbeth e Mikael se cruzam, o mistério se torna cada vez mais intenso e perigoso, mas a resposta que procuram está cada vez mais perto.

Já falei que a escrita é mais do que perfeita, não há nenhum comentário a se fazer além disso. Os personagens são intensos, Larsson traça perfis psicológicos de cada um, seja protagonista ou secundário, de acordo com a trajetória de cada um e as singularidades que tornam todos do jeito que são. Preciso dar destaque as personagens femininas, não somente a Lisbeth mas também a Harriet, Erika, Cecilia e algumas outras que tiveram participações menores, elas são fortes, decididas e extremamente ferozes. Não passam pano para babacas e tomam as rédeas de suas vidas. Acho que isso mostra de forma explícita o viés feminista da história.

Acho que se eu disser algo além disso vou acabar contando detalhes da história. Então vou ficar por aqui mesmo. Os Homens que Não Amavam as Mulheres tem uma trama fantástica e mal posso esperar para ler a sequência.

Alvaro.Barbosa 13/07/2021

O homem que não amava as mulheres é um dos livros mais bem construídos durante esses anos.

Um livro completamente intigantez, no qual sente-se um desejo voraz de terminá-lo para saber o desenrolar dos fatos.

Os personagens são muito bem construídos, narrariva perfeita. Não e um livro cansativo pelo simples motivo da trama te prender do início ao fim.

Sthe 02/07/2021

Amo demais!!!
Comprei esse livro primeiramente porque amo mistério e investigação criminal, e em segundo lugar pelo título interessante. Acertei em cheio porque, na minha humilde opinião, esse livro é tudo de bom!
Muitos segredos, e personagens suspeitos, você fica curioso do começo ao fim. Mas para mim, o maior ponto positivo desse livro é que ele consegue ser bastante profundo, abordando situações pesadas, principalmente relacionadas à violência contra mulheres, além de outras coisas mais cotidianas.
Os homens que não amavam as mulheres tem uma escrita muito boa, um plot muito legal e que se sustenta. É meu xodó :)

Eduardo.Silva 22/03/2021

Extremamente envolvente e espetacular
Oque dizer desse livro? que escrita maravilhosa, que me prendeu do começo ao fim. O autor nos conduz a um mistério super bem desenvolvido e que até te tira o sono para descobrir sua resolução. Fora que foi muito bom embarcar em uma viagem a maravilhosa Suécia.

Nele o jornalista Mikael Blomkvist se envolve em uma grande confusão e acaba sentenciado a prisão por difamação de um grande empresário. Em um beco sem saída, é convidado por um ricaço para escrever uma crônica familiar e investigar um desaparecimento que a 37 anos não possui resposta. Mas qual pesada é essa história familiar? que mistérios ela tenta esconder?

Primeiramente vamos enaltecer Lisbeth Salander, uma das melhores personagens femininas que já vi, ao mesmo tempo que é mentalmente instável devido sua difícil história e ao mesmo tempo é extremamente inteligente e estratégica. E não tinha entendido bem o porque desse titulo, mas durante a leitura se explicou e sempre me perdura a duvida: Porque o mundo odeia tanto as mulheres?

Michele.Matos 08/09/2020

Millennium
Livro fantástico! Não consegui parar de ler! Aborda mistérios e personagens intensos, além de fazer críticas sociais! Ótimo!
Jamile.Almeida 08/09/2020minha estante
Lisbeth é uma das minhas personagens favoritas de livros!

Danilo Quirino 29/05/2020

Uma surpresa maravilhosa, sempre fui curioso pela a história, por ela existir adotada em filmes (que não assisti ainda). A protagonista Lisbeth é forte, determinada e centrada em seu mundo, e por motivos que ela não entende se vê ainda envolvida com uma investigação que não está sendo paga para resolver, mas que ao lado do jornalista Blomkvist, age da sua maneira para entender o sumiço de várias mulheres pela a Suécia e como isso se relaciona com a família de industrialisdas Vanger.

Outro ponto forte da obra é sua maneira incrível de fazer o leitor ficar preso na trama, e o mesmo ir recebendo as informações para o caso junto com os protagonistas, claro que o autor esconde um pouco o jogo, mas é possível tentar descobrir o mistério junto com os dois principais personagens.

Por fim, é uma obra de mistério fechada em si, muito bem escrita e super indicada a que gosta do gênero.

Danny 11/10/2021

Não achei que vale o hype.

Livros que contem muita informação e cenas bem descritas só são válidas quando levam a algum lugar e são importante pra trama, se não é só inchação de linguiça e palavras jogadas pra aumentar o número de páginas do livro e é o que acontece aqui. A historia só acontece na pagina 300. São 300 paginas de arrodeios, que acrescentam em nada e podiam muito bem ser rasgadas do livro.

O livro conta a história de Mikael um jornalista investigativo que acaba de ser processado pro calúnia e recebe uma proposta de emprego de um velho rico pra solucionar um crime de 40 anos solução e para isso ele vai contar com uma ajudar da cracker Lisbeth.

Lisbeth é a melhor personagem do livro.

A solução do crime é ridícula, por meio de fotografias? Tudo foi muito óbvio para mim. Desfecho previsível.

E a leitura desse livro é muito penosa.

Enfim, não gostei. Tem livros investigativos melhores por ai. Esse não me ganhou.

Renata Barreto 22/04/2023

Gostei muito, a história prende bastante e a escrita é fluida o que faz com que mesmo o livro sendo longo não fique muito cansativo. Vou ler a saga completa. Para quem gosta de livros investigativos, pode se lançar que esse vai agradar!!

Jean 04/05/2022

Vale a pena o esforço inicial
Quando iniciei a leitura deste livro pela primeira vez eu acabei desistindo e deixando ele de lado. Alguns meses depois eu retornei e descobri uma das minhas trilogias (porque considero só os 3 escritos pelo Stieg Larsson) favoritas.

O livro em vááários momentos fica estagnado, onde o autor perde um tempo divagando sobre coisas aleatórias sobre os personagens, mas quando a história engrena, e isso acontece mais ou menos do meio para frente, é incrível ver como as peças vão se encaixando.

A história tem uma construção bem sólida e vai montando uma base segura para que se continue, ainda que se tratando de enredos diferentes, nos próximos livros.

Lisbeth Salander sempre terá um lugar vitalício no meu coração e é maravilhoso ver como ela toma o protagonismo de uma forma que não tem como você não ficar fã desta mulher.

O autor soube iniciar o leitor em temas polêmicos que tomaram proporções bem maiores nos próximos livros.

Acho que é um ótimo livro de iniciação à trilogia e vale totalmente a leitura (5 estrelas)

jusousan 17/03/2021

Os homens que não amavam as mulheres
Stieg Larsson é genial com as palavras. São 522 páginas de uma história intrigante, envolvente, muito detalhista e inteligente. É intrigante como o autor conseguiu acrescentar na narrativa tantos cenários e, ainda sim, não nos deixar confusos.

Esse foi um dos livros que na primeira página me fisgou. Ao mesmo tempo que eu me via cheia de expectativas e pressa para o clímax da narrativa, não queria deixar de fora nenhum detalhe. É uma leitura prazerosa, sem obstáculos ou trechos que você queira pular.

Consegui me transportar para a história. A interação de personagens totalmente diferentes é muito interessante. Recomendo!
Dalía 17/03/2021minha estante
Esse livro é top. Já assistiu o filme? Pra comparar a história? Muito bom tbm!

jusousan 17/03/2021minha estante
Ao me interessar pelo livro e através de alguns comentários, soube que tinha um filme, até antes não sabia. Certamente irei ver. Tá na minha lista já hihi

Beto 21/06/2022

Thriller de primeira, simplesmente não consegui largar. A escrita é bem envolvente, a trama muito instigante e desenvolvida no grau certo de complexidade, os personagens bem elaborados, diálogos bem construídos. Enfim, não faltam elogios. Está entre os melhores do ano e com certeza lerei os próximos volumes.

carliteco 24/04/2021

Até perto dos 50% eu estava achando muito devagar, nada acontecia etc... Mas em seguida as coisas mudaram e o livro se mostrou fascinante!!!! Só não 5/5 por causa desse início lento

Lilian.Betim 31/07/2020

Perfeito
Que livro senhores! A primeira vez que vi uma amiga lendo esse livro fiquei muito interessada na história, logo comprei a trilogia inicial, puta merda, muito bom. A profundidade dos personagens e a trama da história são excelentes. Super indico!

Ju Oliveira 01/09/2015

Já faz algum tempo que queria ler este livro, sempre ouvi falarem tão bem dele, sempre com críticas super positivas, tanto sobre o livro quanto o filme. A Companhia das Letras lançou esta semana o quarto volume da série e isso só fez aumentar minha vontade. Então comecei a ler a série Millennium.

Mikael Blomkvist é um jornalista econômico que vê sua vida desmoronando ao ser condenado a três meses de prisão, por difamação a um poderoso empresário. Ele é sócio e editor da revista Millennium, que já não andava bem e acabou piorando a sua situação após a condenação de Blomkvist. Ele recebe então uma proposta inesperada de um milionário, também muito conhecido no mundo das finanças, Henrik Vanger.

Henrik mora a muitos anos em uma ilha nas proximidades de Estocolmo. Cerca de quarenta anos atrás, sua adorada sobrinha Harriet Vanger desapareceu misteriosamente, e desde então nunca foi encontrada nenhuma pista do seu paradeiro. Só quem estava na ilha no dia do desaparecimento eram pessoas da família Vanger que se reuniam para um encontro anual. Portanto Henrik tem absoluta certeza que algum familiar seu é o responsável por transformar sua vida em um inferno a quarenta anos.

Por saber que Mikael Blomkvist é um ótimo jornalista investigativo, Henrik decide fazer uma última tentativa de busca, já que está com mais de oitenta anos e não quer chegar ao fim de sua vida sem ter notícias de sua sobrinha. Para toda a família Vanger, que também reside na ilha, Blomkvist foi contratado para escrever a biografia da família. Ele se muda para ilha e tem início as investigações.

Lisbeth Salander é uma mulher estranha, magérrima ao extremo, coberta de pircings e tatuagens, ela é uma hacker excepcional. Não há programa ou sistema, por mais avançado que seja, que ela não consiga invadir em alguns minutos. Sua personalidade é ímpar, fria, calculista, direta e imediata. Tem ódio estampado em sua face. Os caminhos de Blonkvist e Lisbeth vão acabar se cruzando quando ela é chamada para ser assistente nas investigações da família Vanger.

Stieg Larsson tem um jeito muito peculiar de escrita. Sua trama é bem descritiva, não poupando detalhes sobre lugares, sobre a personalidade e os sentimentos dos personagens. O começo pode parecer um pouco confuso já que todos os nomes de locais e personagens são suecos, mas na medida que a leitura avança, o leitor vai se acostumando. Nem por isso, a trama se torna enfadonha ou massante, pelo contrário. Mesmo com tantos detalhes, aparentemente desnecessários, o ritmo de leitura é intenso.

Sou fascinada por histórias de investigações onde não há um policial ou investigador profissional. Como neste caso, um jornalista e uma hacker vão fundo em fatos, memórias, lembranças, fotografias a muito tempo esquecidos. Os personagens são ricamente construídos, suas personalidades bem definidas, mesmo que um tanto obscuras, como é o caso de Lisbeth Salander. O leitor consegue sentir que toda sua fachada de mulher durona e insensível é para mascarar algo que ela esconde muito bem. Um passado que ela faz de tudo para deixar bem enterrado.

O livro tem um final bem definido, não deixa ganchos para serem desvendados nos próximos livros, a não ser sobre a personalidade dos protagonistas, que eu imagino que vá se aprofundar nos livros seguinte. Eu certamente quero continuar a ler a série toda. Assim que virei a última página do livro, corri para ver o filme. Gostei muito também, uma excelente adaptação, muito fiel. Vi a versão americana, mas quero ver também a versão sueca, que é a original. Livro excelente, uma trama inteligente e instigante. Super recomendo. Leiam!

site: http://juoliveira.com/cantinho/
Silvana 01/09/2015minha estante
Não li nenhum livre dessa série, ainda. Mas assisti o filme "O Homem que não amava as mulheres", tanto na versão sueca quanto na versão hollywoodiana; Ambas são excelentes!

fgrein 02/09/2015minha estante
Então leia Silvana. Pare todos os outros e leia esta série!!

Silvana 02/09/2015minha estante
Nossa... são tão bons assim? Vou dar um jeito de ler o quanto antes...

Anne Balbueno 30/03/2021

Redondinho
Sabe aquele livro que é redondinho, não tem uma ponta solta, todos os desfechos resolvidos? Esse é um deles. Stieg Larsson saiba que você tem a minha apreciação todinha.

As adaptações (suecas e americana) conseguiram fazer jus a trama.

A narrativa é muito rica em detalhes, principalmente pelo autor já ter sido ele mesmo jornalista da mesma área de atuação do Blomkvist.

A construção dos personagens foram incríveis, apesar de longa, deu pra entender o motivo já que originalmente eram pra ter 10 livros da série ai seria a preparação necessária de todos os backgrounds.

O plot achei de um nível UAU (mesmo me lembrando das últimas cenas).

Uma releitura que eu amei fazer.