A Arte de Fazer Acontecer

A Arte de Fazer Acontecer David Allen...

Resenhas - Getting Things Done

Leonardo.Brizida 13/11/2022

Produtividade, foco e organização
Um manual bastante detalhado para quem deseja manter um nível ótimo de organização, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal. Conforme demonstrado no livro, a falta de tempo e a sensação de improdutividade são inerentes a falta de foco, procrastinação e a inexistencia de mensuração das tarefas que precisam de urgência daquelas que não são, mas que de alguma forma precisam estar no seu radar. Ainda assim, destaca-se a relevância de eliminar os itens ou tarefas que não serão executadas, afim de otimizar o tempo e sobrar espaço para outras demandas.

Daniel432 31/12/2022

Aguarde a Edição Revisada
Essa resenha será diferente de todas as outras que escrevi, pois o livro assim o é. Essa resenha será curta e direta, para não dizer grossa e vou começar pela minha recomendação de leitura.

Esse livro não merece ser lido, não merece o tempo de leitura do leitor, no meu caso 13 dias!!
A proposta do autor até que é louvável, mas os recursos utilizados são ultrapassados. O livro foi publicado em 2001 e baseia-se na experiência profissional de cerca de 20 anos do autor, então estamos falando de algo próximo entre 1980 e 2000.

Para se ter uma ideia da diferença tecnológica para os dias atuais em 2001 eu comprei minha primeira câmera digital, uma Sony Mavica a disquete!! Isso mesmo a disquete!! A capacidade máxima era uma foto por disquete!! Alguém consegue imaginar a qualidade da foto!!

Assim, o autor repassa ao leitor suas práticas para aumentar a produtividade seja no ambiente profissional ou pessoal, mas para isso ele utiliza recursos, pelo menos do meu ponto de vista, ultrapassados. Quando o autor cita um recurso “moderno” ele faz referência ao email, mas grande parte das ações propostas devem ser executadas em papel e arquivadas em pastas. Um detalhe importante nesse ponto, as pastas não devem ser pastas suspensas e sim pastas que podem ser colocadas em gavetas. Essa é a recomendação moderna do autor!!

site: Sony Mavica – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Joabe.Perillo 09/01/2023

Bom, mas enfadonho.
As principais dicas do livro são:
Se demorar menos de dois minutos, faça imediatamente;
Tenha uma caixa de entrada, onde capture tudo, para que sua mente possa ter a tranquilidade de não estar esquecendo nada;
Se pergunte qual a próxima ação;

De resto o livro praticamente só fica fornecendo exemplos e exemplos de como organizar listas, e falando bem de si mesmo.

Deise.Maria 10/01/2023

Ótimas estratégias para gestão de projetos
Acredito que seja um livro voltado mais para empreendedores e gestores no entanto eu como Dona de casa que trabalho fora consegui tirar proveito da leitura o autor David Allen usa uma abordagem simples ,inovadora e detalhista a cerca daquele projetos desde dos mais simples a o mais complexos , que não conseguimos ater nossa atenção afim de finaliza-los.o livro fala sobre o método GTD Getting Things Done criado por David quw consiste em ser maus produtivo em menos tempo reduzindo assim o nível de estressado .o livro é dividido em 3 partes e apresenta diversas estratégias para sermos produtivos .o método GTD consiste em 3 coisas principais ; 1-capturar todas as coisas que devem ser feitas que sejam úteis pra vc, sej pequenas ou grandes , a curto ou longo prazo num sistema confiável fora de nossa cabeça.

2-educar-se para tomar todas as decisões

3-organizar e coordenar todo o conteúdo reconhecendo seus níveis de comprometimento.

O livro é bem complexo e fala muito da língua da gestão, mas levando pra mim aprendi muito sobre como organizar e planejar bem minhas ações afim de atingir resultados desejados tanto em assuntos pessoais como nas questões pessoais mas mais voltado para projetos futuros .foi muito eficaz pra mim entender o quanto a procrastinacao pode ser frustrante e entender tb o quanto é importante assumir compromissos e honra-los de acordo com minhas limitações.

Ivan 22/01/2023

Os 5 passos do método GTD
O autor David Allen buscar nos ensinar a ter a mente como água através do método GTD. O método consiste em Capturar - colocar pra fora da sua mente tudo que te incomoda; Esclarecer - processe o que cada pensamento significa pra você ; Organizar - colocar esses pensamentos nos seus devidos lugares e tirar o que não faz sentido; Refletir - tenha um processo de revisão frequente; se Empenhar - simplesmente faça, use o sistema para tomar decisões acertivas com clareza.
Allen ainda nos mostra inúmeros exemplos para implantação simples do método e trás 3 perspectivas diferentes, parte teorica, parte prática e os princípios para que o método seja instalado como um hábito positivo nas nossas vidas.

Lu 26/01/2023

GTD
Há alguns anos tomei conhecimento da técnica dos 2 minutos, coloquei em prática e atestei sua eficiência. Isso me incentivou a conhecer o método completo, por isso não apenas li, mas estudei o livro.
Já estou implementando as técnicas do GTD na minha rotina e tenho certeza de que me trará bons resultados.
Como o próprio autor diz, não é fácil, já que depende de tornarmos um hábito (David Allen afirma que pode levar até 2 anos para utilizar de forma fluída), mas vale a pena, já que dá pra colher frutos mesmo não praticando integralmente.

Amanda 02/05/2023

Um livro muito útil
Ideal para aprender e por em prática as técnicas para produzir mais e melhor, com qualidade.

Com menos esforço e estresse.

Adorei!

enne.jeyliorn 08/08/2023

Anote tudooo
É um livro bom, de fato cumpri com a premissa de ajudar com a organização, porém é bem repetitivo (numa tentativa de fazer o leitor de lembrar os ensinamentos, mas acaba sendo um pouco chatinho)

Tem várias partes reflexivas, o que me agradou bastante

Porém não ensina coisas tão grandiosas, mostrando que não precisa de nada extraordinário para ser produtivo e se organizar

É livro mais focado em alguém que trabalha num escritório cheio de papéis e gavetas do que alguém comum, o que não combinou muito comigo

Minha avaliação foi baixa por ser um gênero que não tô tão acostumada ainda, e a leitura não é tão fluída o que me fez demorar bastante pra ler.

Por fim, esse é um livro bem interessante, mas não maravilhoso, aplica técnicas que conhecemos e que poderíamos adquirir num podcast de 15mim. O problema é: não aplicamos essas técnicas.

rawsauroo 06/11/2023

Método
Um ótimo recurso pra se organizar, vários metdos que eu tentei não deram resultado gtd mais o bullet e maravilhoso

Sandro 09/12/2023

Uma obra, de arte.
Segunda leitura depois de muito tempo, desta obra!
O método GTD!
Gosto do título, "A arte", compreender e lhe dar com a rotina e demandas com arte.
O livro é muito bem dividido e trata com profundidade os princípios.
O que pode "assustar" leitores de 1ª viagem, nestes casos o livro Guia prático, seria um ótimo auxílio.

@ernanileite.dh 13/03/2024

Fazer acontecer é uma arte
A Arte de Fazer Acontecer, de David Allen, é tipo o GPS para sua vida, mas em vez de direções para a estrada, ele te dá direções para organizar suas tarefas e metas.

O autor defende o método GTD (Getting Things Done), que é basicamente esvaziar sua mente colocando todas as suas preocupações em um sistema confiável. Ele te mostra como definir metas claras, identificar as próximas ações e manter um sistema de revisão para garantir que nada fique para trás.

É uma leitura obrigatória para quem quer se organizar melhor e conquistar mais na vida.

Layse.Siqueira 24/03/2024

Esse é o tipo de livro pra ser 'estudado'. Pra quem realmente está buscando uma maneira prática de organizar sua vida pessoal e profissional como um todo. Ele é bem denso e complexo, então não é o tipo de livro pra se ler só uma vez. Deve ser estudado, revisado e praticado.

LeandroCastro88 26/03/2024

Bom livro. Método super interessante. Conceitos que podem ser aplicados na atualidade. Mas o livro, por ser antigo, não contempla uma organização eletrônica. O autor ainda estava envolvido com trabalhos em papel e caneta, pastas, caixas etc. É lógico que é só converter isso tudo pro mundo digital que estará resolvido. Entretanto, eu indico 1.000 vezes mais o livro "Criando um segundo cérebro", de Tiago Forte. A escrita do tiago é bem mais fluida, direta e com muitos exemplos pra nortear a sua organização. OBS: li essa versão super antiga, de 2005. Não sei se houve uma atualização na edição de 2015. Acredito que sim.

Thay 15/04/2024

Método GTD - A arte de fazer acontecer
O método é incrível, consegui colocar em prática e me organizar muito melhor colocando os meios em ação.

A leitura em si é simples e bem fácil de compreender o que o autor está ensinando. Só peca na repetição. Parece que o autor fala a mesma coisa várias vezes em diferentes capítulos.

Teve um momento que parei e pensei ?ué já li essa página??

No geral tem boas dicas para se tornar uma pessoa mais produtiva no dia a dia.