A Arte de Fazer Acontecer

A Arte de Fazer Acontecer David Allen...

Resenhas - Getting Things Done

Guri Sonhador 04/07/2020

Livro essencial para pessoas produtivas...
Perfil do leitor: Indicado para qualquer pessoa que deseja ter uma vida organizada e uma rotina produtiva de execução de tarefas. Livro bem alinhado com os princípios da neurociência cognitiva e ganhou pontinhos por isso.

Sobre o método: o método GTD exige prática, não é logo de cara que você entenderá o intuito dele, e apenas ler o livro será uma perca de tempo se você não montar um sistema GTD no seu dia a dia. Indico o app Notion para se organizar.

As 5 fases do método são: captura; esclarecer; organizar; refletir e engajar.

Ou seja, desde o momento que você tira sua ideia da sua mente e passa para um lugar confiável como um caderno ou um app (captura), sua mente já começará a se sentir mais leve, pois não precisará gastar tanta energia para se lembrar de tudo.

Outro ponto importante é a fase de organização e reflexão, pois no dia a dia temos 500 mil tarefas, então como escolhemos a tarefa certa na hora certa? Por meio de organização e reflexão, primeiro organizando informações de mesma categoria, e depois atribuindo prioridade a elas, para sabermos qual tarefa deve ser executada primeiro e nos trará maior retorno.

E por fim o modelo dos 5 horizontes foi genial, pois com essa pequena analogia é possível termos uma breve visualização mental de todas as etapas da execução de tarefas da nossa rotina e conseguimos nos alinhar com nossos propósitos e princípios primordiais.

Sou CEO de 2 empresas então ter uma boa organização e visão sistêmica é crucial para eu conseguir tocar as duas empresas sem comprometer minha saúde mental e meu bem estar.

mari.mondadori 06/11/2021

GTD como método para a vida!
Se existe uma obra capaz de mudar uma vida, certamente é essa! Ao menos, para a minha.

"A arte de fazer acontecer", de David Allen, vai muito além de um livro sobre produtividade. Ele fala sobre ressignificar nossa própria vida. Cada um dos passos do método traz um olhar de compaixão com nossos dias, nossas responsabilidades e desejos para o futuro.

Uma escrita fácil, gostosa, e repleta de insights e aprendizados. Recomendo a absolutamente todas aa pessoas que desejam dar um up na vida com propósito e metodologia corrente e eficaz. Li, reli e ainda vou ler muitaa outraa vezes!

Obrigada, GTD! Obrigada, David Allen! ?

Warlock 17/12/2021

Faltou ação
É bom para quem está perdido em se organizar, mas nao para quem está perdido na ação, ele diz que vai por sua conta, seja por energia, prioridade, lugar etc. A aplicação ainda vai depender muito do gosto, pois se organizar numa lista onde deve ter a ação de "fazer lista de compras" e 80 tarefas futuras do curso que está fazendo é bem complicado, logo você tem que ter vários tipos de listas, o que fica mais fácil ter as aulas listadas dentro do projeto do curso, algo que vai contra o livro. É um livro bem complicado, promete clareza mental, mas para mim não mudou muita coisa. Pelo menos tenho coisas listadas e organizadas.

Maria.Teresa 31/10/2021

Livro interessante
O livro é um bom começo para quem está tentando um metodo novo de organização. Eu já estou aplicando algumas partes do meu dia a dia e já vejo um bom resultado, então é um livro que eu indico para quem tem esse objetivo.
Porem é bom deixar claro que a leitura é bem arrastada e o volume de informação é bem alta. Não chega a ser difícil ou complicado, apenas muita coisa para processar em pouco tempo.
Concluindo, é um livro que recomendo mas não é algo que eu leria de novo por questões de achar bem arrastado. Se precisar de mais informações sobre o método provavelmente vou pegar um resumo na internet.

Davi 07/09/2020

Um pouco datado e poderia ter 200 páginas a menos
Os contras logo: A leitura é extremamente repetitiva e se mostra um tanto ultrapassada. O autor tem um foco muito grande no uso de papel, falando em arquivo físico, impressão de documentos, etc., o que certamente fazia muito sentido quando o livro foi lançado (2001), mas o armazenamento virtual é a prioridade nos dias atuais. Os capítulos finais não trazem nada de novo e são completamente desnecessários. E a escrita... Várias e várias histórias da vida pessoal/profissional do autor que não adicionam nada ao método e muitas frases repetidas durante o livro.

O que pretendo aproveitar do método: A revisão semanal, a noção chegar a um ponto de "voo de cruzeiro" na forma como organiza suas listas de ações/lembretes/projetos, os lembretes por contexto (telefone, no computador, no supermercado, etc.) e o hábito de pensar sempre em "qual a próxima ação?".

JoAo.Padilha 11/09/2022

Pouco interessante
Livro que traz um método para aumento de produtividade que promete nos deixar prontos para sermos máquinas organizadas de execução. Tem boas ideias, algumas irei usar no meu dia a dia profissional, mas falta aquele tempero de uma leitura envolvente para deixar o livro interessante.

Polliana 12/08/2020

Melhor método de Produtividade que conheço
Conheci alguns conceitos básicos do GTD há uns 8 anos por meio do blog "Vida Organizada" da Thaís Godinho. Na ocasião tentei ler o livro, mas como ele é muito técnico e na época eu não tinha o hábito consolidado de ler, achei muito massante e não passei de 1/3 dele.
Resolvi que queria implementar o método integralmente em minha vida, e para isso recorri ao livro, e, dessa vez, consegui lê-lo por completo.
Achei ótimo ter decidido dar uma segunda chance ao livro agora, pois muitos conceitos que eu achava demasiado complicado, ele esclarece e detalha, de forma que consegui entender todo o método e suas ferramentas.
Vou implementar o GTD aos poucos, e já sei aonde recorrer caso surja qualquer dúvida no processo.

Felipe 15/06/2016

Aliado ao bom senso... Genial
Li a crítica de alguns colegas, ponderei e continuo pensando: excelente livro. Li o texto original, não sei sobre possíveis alterações na tradução que poderiam acarretar uma perda de significado.

Bom, o autor já deixa claro desde o princípio que sua intenção era a de tirar da nossa cabeça os "open loops" (sabe aquele pensamento do tipo "como vou pagar aquela conta?", "pra quem preciso ligar amanhã? "....), pensamentos atrelados a tarefas ou qualquer tipo de coisa inacabada no futuro, e organizá-los em um sistema eficaz e organizado para que nossa mente possa atingir o estado de" calma como a água", o estado mais produtivo segundo o autor.

Li críticas sobre a falta de atualização da obra, mas, basta um pouco de bom senso. O que se fala ali é de uma mentalidade, uma idéia e não apenas um "faça isso ou aquilo". Eu, por exemplo, uso o método com o Evernote, não precisei ler isso no livro.

Apenas achei a leitura um pouco cansativa. Parei, fiz anotações, fiz marcações.... Com todo o esmero. Não recomendo. Anote apenas o conceito geral. Se não se importar com o trabalho, aí, arrisque.

Concluindo.... Vale a pena!
Alana 29/06/2016minha estante
Legal, não sabia desse livro. Já quero ler..

mateusagroecologia 06/04/2020

Cada vez mais aplicável
Essa é a segunda vez que li o livro e fica realmente mais prático, alguns detalhes do método ganham mais importância e ainda recordei alguns pontos críticos do sucesso na organização pessoal das ações.

Pretendo lê-lo completo novamente no ano de 2021, mas ainda nesse ano de 2020 irei ficar relendo trechos que eu considere importantes para desenvolver ou melhorar.

Pablo 01/10/2022

GTD é um caminho de mudança
Este livro contém uma proposta de mudança para a vida. Cada fase representa uma mudança ou adequação de conceitos rotineiros da vida, permitindo que se conquiste resultados em pouco tempo de uso

O livro é um guia: não é um método engessado - orienta em como adaptar ações que facilitam o dia e libera sua mente para o foco e a criatividade

Estou iniciando a implementação... pretendo realizar novamente a leitura para identificar possíveis laços abertos.

Para aqueles que consideram sua vida um caos ou estão estressados com a vida, recomendo fortemente a leitura, assim como aqueles que possuem um alto estado de controle em algumas áreas da vida e outras são negligenciadas.

carinegusso 19/03/2015

Qual é a próxima ação?
O livro te faz refletir inicialmente sobre o quanto de "tralha" guardamos em nossas mentes, casa e trabalho. Projetos que não estão em andamento e que tornam nossa mente ficar agitada, relembrando tudo o que deveria estar sendo feito e não está.

Como manter a mente tranquila? As técnicas propostas ensinam a "destralhar" a mente, contextualizar projetos, próximas ações, compromissos e áreas de foco.

"Qual é a próxima ação?" é a frase que será incorporada no seu dia a dia pessoal e profissional. Apesar de conter muitos exemplos antigos devido ao seu ano de edição, é altamente recomendado para quem quer colocar em prática o método GTD.

Luanna.Noronha 07/03/2020

Um dos melhores métodos de produtividade e organização
Este é um livro completo para implementação da proposta de David e serve de referência tanto para temas específicos como para aprofundamento de tempos em tempos. Recomendo acompanhar as redes sociais da Thais Godinho para tirar quaisquer possíveis dúvidas sobre o método e também para dicas realistas sobre organização da vida. Aqui está um link do passo a passo da implementação do GTD que pode te ajudar após a leitura:

site: https://www.youtube.com/watch?v=l_0ovb-okqY&list=PLKw6o8ZCqPF8iIZDgD0sJOaNuGO4_ooh8

Dan 09/02/2023

Um autoajuda que presta
Não tem jeito, esse é um dos meus livros preferidos da vida. Meu livro preferido de autoajuda, eu não sou muito ligado nisso pq livros de autoajuda geralmente tem ideias meritocratas e neoliberais. Mas esse não faz isso, faça o que fizer, trabalhe com o que trabalhar, ele te organiza pra fazer com excelência. É o segundo ano que leio ele e final desse ano/começo do ano que vem vou ler de novo.

Alinedal 17/05/2022

Um livro muito bom
Esse livro é muito bom. Ele nos ensina a ter mais organização no nosso dia-a-dia, e dessa forma tornar todos os processos mais leves e fáceis de serem executados. E são ações simples.