A Arte de Fazer Acontecer

A Arte de Fazer Acontecer David Allen...

Resenhas - Getting Things Done

Luiz.Fernando 09/05/2020

Este livro ensina técnicas de organizar sua mente para se manter organizado e ter uma forma mais produtiva e menos pesada de resolver seus problemas pessoais e profissionais! Muito bom!!

Carolina 21/06/2020

Nota
Percebi que ao terminar esse livro, minha jornada apenas começou...

Wallace.Randal 25/01/2021

O livro companheiro para a vida
É a terceira vez que li esse livro na minha vida, e certamente não será a última. lê-lo de tempos em tempos me faz relembrar do essencial necessário para manter meu sistema de organização em andamento e funcionando. Recomendo demais a leitura, este livro é um dos que posso chamar de companheiro para a vida.

Guilherme.Miranda 21/02/2021

Grande aprendizado
O método descrito pelo autor tem muitos aspectos simples que podem trazer grandes ganhos. Se aplicado com mais detalhes, pode atingir resultados ainda maiores. O livro em si é muito bem escrito e explica bem o que se puder fazer para aplicar o GTD.

Lu 23/07/2021

Um livro interessante, com muitos ensinamentos. Mas a medida em que eu lia, identificava coisas que eu já faço no meu dia a dia. Tinha mais expectativas a respeito do livro, mas é um livro muito explicativo e norteador.

Lucimaura.0 13/01/2022

O livro que deu origem a todos os vídeos de organização
Primeiro é preciso dizer que se trata de um livro antigo. Então, muitas coisas mudaram de lá pra cá. Enquanto lia o livro tinha a sensação de já ter lido. Isso aconteceu porque as maiorias das dicas, lições já tinha assistido em canais do YouTube. O que fez ser uma leitura arrastada. Mas como disse, é um livro antigo. Acredito que na época do seu lançamento foi algo inédito, tendo em vista que é um livro famoso.

O que eu achei de negativo no livro é sua aplicabilidade. Parece que é destinado à um público de pessoas cheios de Anittas. Pessoas que têm milhões de coisas pra fazer, que são empresárias, que comanda uma parte do mundo. E sem contar que, pra mim, muitas coisas não são aplicáveis. Necessitam de muito papel para organizar as tarefas, iria me perder em meio a tantos papéis.

Mariana 07/03/2022

Mente como água
O livro traz um método muito interessante de gestão de tarefas, tempo e energia. Aborda conceitos relevantes sobre projetos e visões de futuro.

caio.cidrini 01/06/2022

Dicas para ter foco
O método GTD não é uma metodologia rápida, de gestão do tempo ou qualquer outra dessas modas que surgem uma atrás da outra quando se trata de carreira. Ele é uma alternativa de gerenciamento de demandas que nos ajuda a decidir sobre nossas próximas ações e a deixar a mente o mais livre possível pra atuar sobre elas. Adotei algumas coisas dele enquanto lia o livro e vi coisas que funcionam e coisas que não funcionam pra mim. Acho que a vantagem dele é essa flexibilidade de personalização. Inclusive pode ser adotado no dia a dia além do trabalho. A premissa básica é que com todas as tralhas que temos que lidar e lembrar, organiza-las, esclarecê-las e visualiza-las permite que tenhamos a mente no estado de água, maleável, fluída e orgânica pra lidar com todos os nossos projetos. Vou insistir nesses conceitos pra ver se colho frutos!

Danilo.Brizida 16/06/2022

Aprender um metodo de organizar minha vida profissional e pessoal foi algo extraordinário, com esse livro meu dia dia ficou mais eficiente.

Ana 18/07/2022

Recomendo
Tem conceitos básicos muito interessantes para operacionalizar a vida e é muito adaptável para o contexto de cada um. Muito bom.

Leandro 14/08/2022

Como se organizar em meio à infindáveis pendências
Neste livro o David mostra de forma muito estruturada suas estratégias para organizar o que precisa ser feito e manter a mente limpa e focada. Com isso abrindo espaço para conseguir executar seus projetos que realmente importam.

Leonardo.Brizida 13/11/2022

Produtividade, foco e organização
Um manual bastante detalhado para quem deseja manter um nível ótimo de organização, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal. Conforme demonstrado no livro, a falta de tempo e a sensação de improdutividade são inerentes a falta de foco, procrastinação e a inexistencia de mensuração das tarefas que precisam de urgência daquelas que não são, mas que de alguma forma precisam estar no seu radar. Ainda assim, destaca-se a relevância de eliminar os itens ou tarefas que não serão executadas, afim de otimizar o tempo e sobrar espaço para outras demandas.

Daniel432 31/12/2022

Aguarde a Edição Revisada
Essa resenha será diferente de todas as outras que escrevi, pois o livro assim o é. Essa resenha será curta e direta, para não dizer grossa e vou começar pela minha recomendação de leitura.

Esse livro não merece ser lido, não merece o tempo de leitura do leitor, no meu caso 13 dias!!
A proposta do autor até que é louvável, mas os recursos utilizados são ultrapassados. O livro foi publicado em 2001 e baseia-se na experiência profissional de cerca de 20 anos do autor, então estamos falando de algo próximo entre 1980 e 2000.

Para se ter uma ideia da diferença tecnológica para os dias atuais em 2001 eu comprei minha primeira câmera digital, uma Sony Mavica a disquete!! Isso mesmo a disquete!! A capacidade máxima era uma foto por disquete!! Alguém consegue imaginar a qualidade da foto!!

Assim, o autor repassa ao leitor suas práticas para aumentar a produtividade seja no ambiente profissional ou pessoal, mas para isso ele utiliza recursos, pelo menos do meu ponto de vista, ultrapassados. Quando o autor cita um recurso “moderno” ele faz referência ao email, mas grande parte das ações propostas devem ser executadas em papel e arquivadas em pastas. Um detalhe importante nesse ponto, as pastas não devem ser pastas suspensas e sim pastas que podem ser colocadas em gavetas. Essa é a recomendação moderna do autor!!

site: Sony Mavica – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Joabe.Perillo 09/01/2023

Bom, mas enfadonho.
As principais dicas do livro são:
Se demorar menos de dois minutos, faça imediatamente;
Tenha uma caixa de entrada, onde capture tudo, para que sua mente possa ter a tranquilidade de não estar esquecendo nada;
Se pergunte qual a próxima ação;

De resto o livro praticamente só fica fornecendo exemplos e exemplos de como organizar listas, e falando bem de si mesmo.

Deise.Maria 10/01/2023

Ótimas estratégias para gestão de projetos
Acredito que seja um livro voltado mais para empreendedores e gestores no entanto eu como Dona de casa que trabalho fora consegui tirar proveito da leitura o autor David Allen usa uma abordagem simples ,inovadora e detalhista a cerca daquele projetos desde dos mais simples a o mais complexos , que não conseguimos ater nossa atenção afim de finaliza-los.o livro fala sobre o método GTD Getting Things Done criado por David quw consiste em ser maus produtivo em menos tempo reduzindo assim o nível de estressado .o livro é dividido em 3 partes e apresenta diversas estratégias para sermos produtivos .o método GTD consiste em 3 coisas principais ; 1-capturar todas as coisas que devem ser feitas que sejam úteis pra vc, sej pequenas ou grandes , a curto ou longo prazo num sistema confiável fora de nossa cabeça.

2-educar-se para tomar todas as decisões

3-organizar e coordenar todo o conteúdo reconhecendo seus níveis de comprometimento.

O livro é bem complexo e fala muito da língua da gestão, mas levando pra mim aprendi muito sobre como organizar e planejar bem minhas ações afim de atingir resultados desejados tanto em assuntos pessoais como nas questões pessoais mas mais voltado para projetos futuros .foi muito eficaz pra mim entender o quanto a procrastinacao pode ser frustrante e entender tb o quanto é importante assumir compromissos e honra-los de acordo com minhas limitações.