Do Amor e Outros Demônios

Do Amor e Outros Demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Wellington.Pimente 30/12/2023

A inspiração para o desenvolvimento do livro surgiu quando o Gabo ao testemunhar, em seu trabalho de jornalista e acompanhar a transferência dos restos mortais de uma cripta de um antigo convento conhecido como Santa Clara relata o que visualiza ao ver uma cripta aberta: "Uma cabeleira viva, cor de cobre intensa, se espalhou para fora da cripta. O mestre de obras quis retirá-la inteira, com ajuda de seus operários e quanto mais puxavam, mais comprida e abundante parecia, até que saíram os últimos fios ainda presos a um crânio de menina... Estendidos no chão a cabeleira esplêndida media "vinte e dois metros e onze centímetros" o que o fez recordar de uma lenda contada por sua avó, a respeito de uma marquesinha venerada no Caribe por ser considerada milagrosa e que havia sido mordida por um cachorro e morrido de raiva. A pequena marquesa possuía uma cabeleira "que se arrastava como a cauda de um vestido de noiva".
A história portanto se inicia com a personagem Servia Maria filha única do marquês Casalduero, o Dom Ygnacio de Alfaro e uma mãe tóxica, a Bernardo Cabrera que a rejeitava. O marquês era um homem fúnebre, mal-humorado, não dava muita atenção a sua filha e assim, Servia Maria, com doze anos acabou sendo criada pelos escravos, usava as mesmas roupas que eles, tinham a mesma religião e falava os idiomas das tribos africanas. Após ser mordida por um cachorro e contrair a raiva, o marquês se sente tocado e busca ajuda de médicos, curandeiros ou qualquer outro misticismo que possa expulsar e/ou curar a doença da filha. Quando não encontra mais solução, a menina foi presa num convento e seus pais acreditavam que ela estava "endemoniada". Eventos estranhos começam acontecer no convento e um padre sensibilizado com sua situação, leva a novos acontecimentos e que leva ao desfecho dessa história. Assim, o autor discute com ironia e humor, a intolerância religiosa, exorcismo, o coronelismo, o misticismo de uma população no passado. Um livro interessante pela força criativa de um escritor consagrado, porém não foi um livro memorável, como costuma acontecer com os livros de Gabriel Garcia Marquez.

livsok 27/12/2023

Foi meu primeiro romance de Gabo e confesso que terminei o livro frustrada. Dadas as recomendações, tinha altas expectativas e finalizei o livro atravessada por incômodos e dúvidas sobre a intenção do autor com as ações de Cayetano de Laura para com Sierva Maria.
A literatura está aí para nos provocar uma infinidade de reações e, desta vez, levo dúvidas e estranhamento. Certamente ainda ficarei com o livro na mente por um tempo até processar todas as camadas que ele noa entrega.

Isa 20/12/2023

Realismo
É um livro curto que a leitura não fluiu muito para mim, pois havia acabado de ler um livro bastante fácil e envolvente antes desse, mas gostei da estória, da criatividade do autor, da escrita dele etc. Ainda tenho outros livros do autor na minha fila e espero que tenha experiências melhores.
O livro mistura religião, amor proibido, pessoas muito reais que não foram criadas para agradar o leitor, mas que encantam a sua maneira.

lelets 06/12/2023

Depois que alguém falou que a Sierva Maria era uma simbolização da América latina as coisas começaram a fazer mais sentido..

Isa409 02/12/2023

Amo o autor, mas confesso que esse deixou a desejar. A escrita é envolvente, mas esperava um final menos previsível.

arthur966 20/11/2023

De rastos no pantanal da memória, procurou um abrigo contra o terror e só encontrou a lembrança.

aquela cena de amadeus que o salieri olha as partituras do mozart e elas não têm nenhuma correção, apenas um perfeito fluxo contínuo de música, como se todas as notas viessem a ele já prontas, perfeitas, eu sinto isso lendo gabo.

Iya Moura 13/11/2023

Sierva Maria
Essa pequena garota de cabelos longos. Como não se apaixonar com uma personagem tão rica como ela.

Tem muito contexto histórico, social e cultural. Como Gabo gosta! E eu também. rs

Só a parte da vida do padre, no meio que me deu um leve tédio, mas foi uma parte necessária.

Tatiana.Stefani 03/11/2023

Amor e demônios
Quando era jornalista, Marquez foi a uma antiga igreja cobrir a notícia de algumas tumbas sendo abertas. Em uma delas, um esqueleto pequeno como uma criança tinha uma cabeleira com vários metros de comprimento. Nesse momento, Marquez lembrou de uma história que sua mãe contava sobre uma menina de cabelos compridos que fazia milagres. Será que era aquela menina?
Esse livro é sua história, contada pelo melhor contador de histórias que eu já vi. Não é Nobel de Literatura à toa.

Augusto.Casoni 31/10/2023

Gostei muito desse. Tenho uma relação de amor e ódio com o García Márquez, esse aqui foi no amor.

Ricardo.Borges 29/10/2023

Entre o misticismo e a ciência
Uma história baseada em uma lenda, daquelas que se perpetuam ao longo dos anos, repleta de conflitos éticos, morais, culturais, religiosos, familiares e científicos: afinal, há alguns séculos atrás, em uma colônia da Espanha, repleto de escravos africanos de vários povos diferentes, o que era e como lidar com a doença raiva? Entre a mordida pelo cachorro e a classe social, passando pelos amores e pelo (eterno) conflito entre as religiões e a ciência, o que poderia fazer com Sierva Maria e seus longos cabelos tivesse uma vida diferente?
Mesmo os personagens ?secundários? de GGM são bem elaborados e complexos, por isso senti falta de um aprofundamento maior (o que iria requerer mais páginas) para desenvolvê-los.
Uma pena que o livro é curto, pois a leitura, em determinado momento, é de tirar o fôlego!

Sandy 25/10/2023

Não encontrei o amor aqui
Nem sabia que estava com saudades do Gabo até começar a ler este livro. Já li outros dois antes, sem saber a importância deles até alguns anos depois, mas nunca tinha buscado outros, até agora.

Gabriel García Marques tem uma maneira tão própria de escrever, extremamente inteligente, extraordinária e, ainda assim, cotidiana. Através de seus personagens, é possível ver suas qualidades, defeitos e trivialidades. O modo como ele descreve tudo me remete a uma realidade que existiu, pelo menos no imaginário popular, de qualquer cidade do interior do Brasil no século passado, ou ainda da América latina como um todo.

Neste livro, tudo isso está presente. O autor não subestima a nossa inteligência, coloca tudo às claras e nas entrelinhas também. Sierva Maria de Los Angeles, filha de um marquês, negligenciada pelos pais desde cedo, criada entre escravos, teve a má sorte de ser mordida por um cachorro com raiva e ter confundido seu comportamento selvagem com possessão demoníaca. Tudo o que fazia parecia contribuir pra essa constatação, e até o que não fazia - uma série de coincidências desafortunadas.

Porém, o motivo de eu não ter dado uma nota maior para este livro tem nome e sobrenome: padre Cayetano Delaura. Não entra na minha cabeça um homem de 36 anos, em seu voto sagrado, se interessar por uma menina de 12 anos, ainda nas condições em que estava - suja, doente e fora de si. O autor não o defende, não toma partido na verdade, é como se apenas descrevesse, mas me deu uma sensação ruim. Talvez fosse esse o objetivo mesmo, mas me afastou muito da história a partir daí e eu só queria terminar logo.

É um livro muito bem escrito e com certeza planejo ler outros do Gabo, mas Do amor e outros demônios nunca será o meu preferido dele.

Silva579 20/10/2023

Do amor e outros demônios
Esse livro é muito bom! Eu gostei bastante.
Achei a leitura dificílima, isso porque não estou acostumada com escrita e termos mais antigos, a cada página eu parava e fazia uma anotação e de fato esse livro ampliou meu vocabulário.
No decorrer das páginas conseguimos notar o poder que a igreja exercia sobre as famílias, sobre a cidade em si e sobre a própria Sierva María e seus interesses.
O livre abrange muitas coisas, tais como: religiões, relacionamentos, culturas, línguas, escravidão e etc.
Sierva foi forçada a ir a um convento para se curar de raiva, pois era o que acreditavam que ela havia contraído após ser mordida por um cachorro, esse diagnóstico foi substituído por um quadro de possessão demoníaca, fazendo que com a criança de 12 anos fosse submetida a castigos de exorcismo com a tentativa de extrair o demônio que pensavam que em Sierva María habitava.
No decorrer da história, a protagonista se apaixona, nos mostrando o amor em ?tempos difíceis?.
O livro mostra o quanto precisamos do amor em nossas vidas e os caminhos infelizes que podemos ser levados caso não tenhamos a oportunidade de vivenciar esse sentimento. A escrita é carregada de emoções em cada palavra.
Gabi Silva 14/11/2023minha estante
Como escreve bem... Meu Deus!

Ismael.Chaves 18/10/2023

Teria o Gabo escrito um livro de terror?
Depois de muitos anos, resolvi - finalmente - me aventurar na ficção do famoso Gabo. E eu não poderia ter escolhido um livro melhor para essa ocasião.

Em 1949, o convento histórico de Santa Clara seria vendido para a construção de um hotel cinco estrelas no local. García Márquez era, então, um jovem repórter e foi designado para acompanhar a remoção das criptas funerárias da capela. O que mais lhe impressionou foi o túmulo de uma menina, que o fez lembrar das lendas contadas por sua avó. Segundo ela, no Caribe, havia uma marquesinha que tinha uma “cabeleira que se arrastava como a cauda de um vestido de noiva”. Venerada por seus milagres, ela foi mordida por um cachorro e morreu de raiva. Seria aquela marquesinha de sua infância ali enterrada?

A partir desse estranho evento, mergulhamos na história da menina, criada no convívio de escravos e orixás, e um padre incumbido de exorcizar os demônios que teriam possuído a pequena.

"Do amor e outros demônios" é cercada por mistério, sortilégio e feitiçaria, culminando num processo instaurado na Inquisição. E, embora não seja um livro de terror, é inegável como ele flerta muito com os elementos do gênero. Desde o início, a história possui uma estrutura que remete a clássicos como "Drácula" e "Carmilla".

Desde a introdução em meio aos ossuários nas ruínas (que me lembrou a abertura do filme "Nosferatu", de Werner Herzog) até o comportamento estranho e misterioso de Maria, após a mordida, que passa por tratamentos de cebolas esfregadas em seu corpo até um mosquiteiro que cobre sua cama para que os morcegos não chupem seu sangue. Sem contar a doença que aterroriza a cidade e as conversas entre o Marquês com o sábio médico judeu (que me lembrou muito os célebres Van Helsing e Dr. Hesselius).

Aqui, o elemento gótico se faz presente na evocação de um passado colonial, onde os personagens agem como fantasmas em meio às ruínas decadentes de uma época que já findou, restando apenas as marcas de um regime falido e opressor.