Do Amor e Outros Demônios

Do Amor e Outros Demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Guilherme Amin 01/05/2023

Um senão: a pedofilia
Personagens interessantes e cativantes jogados em situações tão insólitas quanto divertidas.

O que não gostei foi do desenvolvimento de uma trama que, em última análise, romantiza a pedofilia. Isso ocorre no último capítulo e aquelas passagens me causaram uma aversão que comprometeu uma leitura até então extremamente prazerosa e satisfatória.

Foi o segundo livro do autor que li, emendado após o delicioso "Crônica de uma morte anunciada".
Flávia Menezes 26/05/2023minha estante
Sua resenha foi muito importante, porque não imaginava algo assim. Eu acho as capas muito bonitas e queria ler esse. Mas agora já me sinto mais preparada, amigo, com uma informação como essa.

@litera.tu 01/05/2023

Primeiro livro do Gabo
E definitivamente deu para entender porque ele se tornou O Gabriel Garcia Márquez? a história não é nem de longe o que eu estava esperando, não fiquei super envolvida, mas ao mesmo tempo não lembro quando foi a última vez que um autor me fez querer ler o livro inteiro num dia só (ainda que seja um livro curto)

Adorei o humor ácido com o qual ele faz suas críticas.

Certamente lerei outros livros do autor!

Larissavmelo 26/04/2023

Como minha primeira leitura do autor não achei tão fácil acompanhar o vocabulário e os detalhes descritivos, mas impossível não se impactar com a personagem e com a história.

AnaLarissa.Cabral 17/04/2023

Muito mais que somente um título
Não consigo imaginar um título mais perfeito para esse livro do que ?do amor e outros demônios?. A história de Sierva Maria está para muito além de um romance, de uma maneira que só Gabo conseguiria mesmo escrever. A narrativa mágica e envolvente te transporta para uma Colômbia colonial, com cheiros, sabores e valores daquela terra mágica. Não pense que você lerá um romance água com açúcar, nada em Gabo te trará isso! Aqui teremos o amor, a paixão, e todos os demônios que só quem esteve verdadeiramente apaixonado um dia conhece. O anseio pela presença do outro, o simples estar perto que completa, a total falta de noção de riscos e perigos, a ausência da moral, a plena entrega aos desejos mais profanos e, portanto, mais demoníacos. Assim é paixão: louca, inconsequente, inquieta. Assim também é a falta dela. Nessa narrativa encontraremos vários demônios, familiares e amorosos, que mexem com os valores do leitor, sem ofende-los ao mesmo tempo. Ponto pra Gabo que consegue transitar entre os maiores absurdos de uma forma muito natural.
O livro tem uma mística além de muitas críticas à sociedade da época, fazendo o leitor mergulhar na vida da pobre Sierva Maria por alguns meses, sem entender como um pequeno ser humano desses veio ao mundo somente para sofrer. Me lembrou uma passagem de um livro de Machado ?que há entre a vida e a morte? Uma curta ponte.?
Interessante também acompanhar um pouco do processo criativo do autor, que se inspirou numa lenda contada pela avó para criar essa história que te prenderá do começo ao fim.

Sol 16/04/2023

A religiosidade como uma âncora
Tudo que é diferente de um ideal na sociedade é visto como obra do demônio. Soa cômico e talvez até um pouco trágico esse mesmo pensamento retrógrado nos acompanhar até os dias de hoje. A religiosidade no passado foi algo que causou a morte de muitos, será que continuaremos causar a morte de mais alguns milhões? Com essa obra Garcia Márquez nos impacta não só pelo seu possível posicionamento que podem ser percebidos na descrição dos personagens como também na sua capacidade de nos fazer emergir e repensar sobre valores e condições passadas e no poder que muitas vezes damos a opressores disfarçados de santos. A função de um escritor além de passar uma história ou um conto muitas vezes se trata de nos incomodar de nos causar aflição ou até raiva para que talvez assim e só assim sejamos capazes de fato de repensar nossas atitudes e se colocar um pouco mais no lugar do próximo. Por ser branca nunca vou poder dizer que sei o que uma pessoa negra passa em relação ao racismo(emocional), mas como ser humano devo ter consciência de que tratar uma pessoa de forma diferente por seu tom de pele é crime. Além de várias outras questões que basta apenas ser humano e enxergar um pouco além de uma bolha e perceber o que outras pessoas passam em relação a isso.

Adélia 12/04/2023

Primeiro livro que leio do autor, e a escrita realmente é bem envolvente. O realismo mágico envolve a história da inquisição e como tudo que não se podia explicar era tratado como sobrenatural e demoníaco.

Juliana1369 08/04/2023

Gabo
Vocês têm uma religião da morte que lhes infunde coragem e felicidade para enfrentá-la disse. - Eu não: acredito que a única coisa essencial é estar vivo.?

Gabo. Meu amor ?

Hannah.Guedes 03/04/2023

Amo o Gabriel Garcia Marques e a habilidade dele nos prender na história.
Fiquei muito incomodada com uma das relações descritas, mas sei que o incômodo é um objetivo também.

Ansiosa pelo próximo dele!

fabio.orlandini 31/03/2023

Amor e ódio
Uma história de amor bem interessante e, acima de tudo, uma denuncia velada da ignorância a que o fanatismo religioso levava, julgando atos normais como demoníacos e destruindo a vida das pessoas.

Lara 24/03/2023

Gabo e Cartagena, já é tudo que eu preciso para dizer que esse livro é bom, mas bom de um tanto, que nem sei! Uma Colômbia que ainda não era Colômbia (me recuso a dizer em seus tempos áureos, em contraponto com "nos tempos do cólera" porque sendo colônia... Já sabem o que eu quero dizer, mas enfim), mas já muito envolta em misticismos e medos religiosos, com uma igreja católica voraz "convivendo" com tantas outras cosmologias, tem-se o cenário perfeito para que Márquez possa dar vazão a uma história fantástica baseada em uma história que ouvia de seus avós ainda criança, sobre uma marquesinha de cabelos longos. Sierva, a marquesinha dessa história, foi renegada pelos pais, criada juntos aos escravos da casa, se comunicava em várias línguas africanas, mas se calava em espanhol. A menina cresceu envolta em um outro modo de viver, que não se encaixava no "papel de nobreza" esperado da filha do Marquez. Um dia a menina é mordida por um cachorro, o que naquele tempo, em meio a um surto de raiva, inspirava preocupação. Em um arrombo de paternidade, o pai de Sierva a submete a todos (que na época não eram muitos) e os mais diversos tratamentos para curá-la da suposta raiva que havia contraído, obviamente nada surge efeito aos olhos dele dado o comprotamento em crescente agressividade da filha (nunca lhe ocorreu que talvez fosse uma resposta direta aos maus tratos que os tratamentos representavam). Uma menina de temperamento livre, não responde bem a uma mudança brusca de vida, antes livre e bem atendida juntos a aqueles que considerava seus, passa a viver trancada na casa até que sua escalada de "raiva" faz com que o pai a leve para um convento, para exorcizá-la, porque obviamente (contém ironia) um demônio era a única explicação. Várias coisas vão acontecendo enquanto Sierva é trancafiada no convento, com a prosa de Márquez, inconfundível e irreplicável, somos transportados para um mundo em que os demônios são tão reais quanto o sol e a chuva. A história de amor que Sierva vive, com um amante improvável, devo admitir que não me cai tanto, uma coisa de ela ser criança (mesmo sabendo que a métrica de idade daquela época era completamente diferente), não sei explicar, mas fato é que a menina só sairá do convento já como um esqueleto de cabelos longos, encontrado 200 anos depois sob as ruínas do antigo convento. Esse livro é sinceramente uma obra prima. Entrar nesse mundo dominado pelo obscurantismo me faz refletir tanto sobre os últimos anos, vivemos por um bom tempo fechados para nós protegermos de um mal que era sim real, mas ver que muitos optaram por se trancafiar contra um demônio que não existe (alô ameaça comunista) só me mostra que a história nunca se repete ao pé da letra, mas é composta de ciclos.

robson_lourenco 23/03/2023

Quanto mais eu leio Gabo mais eu me apaixono pela sua escrita.

"Às vezes atribuímos ao demônio certas coisas que não entendemos, sem cuidar que sejam coisas que não entendemos de Deus."

Let 17/03/2023

Pra quem gosta, vale a pena
Definitivamente a leitura não é pra mim, mas entendo q o livro é bem escrito e que tem várias significâncias por trás da história como um todo, mas não funcionou pra mim!
:( queria ter gostado

Mi Rubin 14/03/2023

O realismo fantástico de Gabo é muito bom de se ler.

Em pontos, tem uma linguagem muito característica da Colômbia e a gente se pega meio confuso.
Mas é bem tranquilo de ler.

A trama se envolve bem com os personagens e você se pega querendo saber o que é mesmo real ou não.

Só pelo fato de conhecer sua escrita, já vale à pena conhecer o livro!

david andriotto 13/03/2023

Que obra gigante!
é o segundo livro do gabo que leio e é exatamente nesse ponto que passo a compreender a dimensão da genialidade do autor. do amor e outros demônios é simplesmente estarrecedor, diáfano.

tenho tanto a comentar sobre isso, mas ficarei contente em dizer que este quinto e último capítulo entrou para o meu ranking de melhores criações da literatura.