Do Amor e Outros Demônios

Do Amor e Outros Demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Nietzsche2 09/06/2023

Fabuloso
Lido ?de amor e outras demônios? de Gabriel Garcia Márquez.

Conta a história da filha única de um marquês, criada no convívio de escravos e orixás. A menina acaba sendo mordida por um cachorro que tinha contraído raiva. Iminente seria sua morte mas acaba não acontecendo, porém Sierva María irá manifestar elementos sobrenaturais.

*Plus da sinopse é que tem um momento que a garota é internada em um convento e um padre irá ficar encarregado de ?tirar? seus demônios. A coitada sofre tanto.*

Com seu jeito único, Gabo vem nos contar de forma FANTÁSTICA sobre a vida dessa personagem e das pessoas que a rodeiam. Servindo sempre um ritmo acelerado, envolvente e extremamente empolgante, autor nos faz querer ler em uma ?tacada só? ou (que foi meu caso) economizar pra não acabar logo.

Tudo é tão encaixado, bem desenvolvido e abordado de forma bem crua que me fez ser transportado pra?quele ambiente.

As resoluções cruéis que teve no final para os personagens? são sensacionais!!!
É aquele livro que você terminar e tem vontade de reler logo em seguida.

Fabuloso.

tabatatucat 04/06/2023

Que livro sensacional do Gabo! É uma obra que vai muito além do que se espera pelo título, e de uma complexidade de sentidos ao lê-la de cair o queixo. Fenomenal!

Mateus 04/06/2023

Um amor proibido
O gabo é um autor incrível, sua sutileza nas palavras e sensibilidade para narrar causos da américa latina são marcas registradas em toda obra, esse livro narra a história da Sierva taria de todos los ángeles uma menina criada entre os escravos, mas filha de um importante Marquês (homem branco) e rico, mas que por efemeridades da vida é mordida por um cachorro com raiva, com isso desenvolve-se a história, ela será enviada até um convento para tratar de sua doença da alma, e conhecerá o amor e outros demônios.

04/06/2023

Gosto muito da forma que o Gabriel García Márquez escreve, esse livro se lê bem rápido e é bem interessante. Acho que é um livro que eu só recomendaria para algumas pessoas específicas, não acredito que seja o tipo de história que agradaria a todos.

Eliza198 25/05/2023

Do amor e outros demônios
"Às vezes atribuímos ao demônio certas coisas que não entendemos, sem cuidar que podem ser coisas que não entendemos de Deus."

Do amor e outros demônios e um livro de leitura rápida, mas que pode ser um pouco densa para pessoas que não estão acostumadas com o tipo de escrita do G
abo.

Gostei bastante do jeito que o livro retratada a forma como religiões de matrizes africanas são demonizadas e do jeito que tentamos sempre condenar aquilo que não conhecemos por pura ignorância. E que mesmo sendo um livro escrito em 1994 ainda possui temas que precisam se discutidos atualmente.

Juliana (Ju/Jubs) 01/05/2023

Minha primeira leitura do Gabo, não foi nada do que eu esperava. Tem uma situação no final, a meu ver, muito problemática.

Ao mesmo tempo, acredito que reforça a mensagem de que você pode achar que está supercerto e fazendo o melhor para o outro, mas só está prejudicando e piorando a situação, nesse sentido, o amor é o grande demônio.

Tem umas críticas muito boas e muito atuais sobre racismo e, principalmente, intolerância religiosa e fanatismo religioso. Gostei muito dessas partes.

Não é uma leitura encantadora, demorei para me habituar à linguagem e entrar na história, mas é uma leitura rápida e fluida.

Guilherme Amin 01/05/2023

Um senão: a pedofilia
Personagens interessantes e cativantes jogados em situações tão insólitas quanto divertidas.

O que não gostei foi do desenvolvimento de uma trama que, em última análise, romantiza a pedofilia. Isso ocorre no último capítulo e aquelas passagens me causaram uma aversão que comprometeu uma leitura até então extremamente prazerosa e satisfatória.

Foi o segundo livro do autor que li, emendado após o delicioso "Crônica de uma morte anunciada".
Flávia Menezes 26/05/2023minha estante
Sua resenha foi muito importante, porque não imaginava algo assim. Eu acho as capas muito bonitas e queria ler esse. Mas agora já me sinto mais preparada, amigo, com uma informação como essa.

@litera.tu 01/05/2023

Primeiro livro do Gabo
E definitivamente deu para entender porque ele se tornou O Gabriel Garcia Márquez? a história não é nem de longe o que eu estava esperando, não fiquei super envolvida, mas ao mesmo tempo não lembro quando foi a última vez que um autor me fez querer ler o livro inteiro num dia só (ainda que seja um livro curto)

Adorei o humor ácido com o qual ele faz suas críticas.

Certamente lerei outros livros do autor!

Larissavmelo 26/04/2023

Como minha primeira leitura do autor não achei tão fácil acompanhar o vocabulário e os detalhes descritivos, mas impossível não se impactar com a personagem e com a história.

AnaLarissa.Cabral 17/04/2023

Muito mais que somente um título
Não consigo imaginar um título mais perfeito para esse livro do que ?do amor e outros demônios?. A história de Sierva Maria está para muito além de um romance, de uma maneira que só Gabo conseguiria mesmo escrever. A narrativa mágica e envolvente te transporta para uma Colômbia colonial, com cheiros, sabores e valores daquela terra mágica. Não pense que você lerá um romance água com açúcar, nada em Gabo te trará isso! Aqui teremos o amor, a paixão, e todos os demônios que só quem esteve verdadeiramente apaixonado um dia conhece. O anseio pela presença do outro, o simples estar perto que completa, a total falta de noção de riscos e perigos, a ausência da moral, a plena entrega aos desejos mais profanos e, portanto, mais demoníacos. Assim é paixão: louca, inconsequente, inquieta. Assim também é a falta dela. Nessa narrativa encontraremos vários demônios, familiares e amorosos, que mexem com os valores do leitor, sem ofende-los ao mesmo tempo. Ponto pra Gabo que consegue transitar entre os maiores absurdos de uma forma muito natural.
O livro tem uma mística além de muitas críticas à sociedade da época, fazendo o leitor mergulhar na vida da pobre Sierva Maria por alguns meses, sem entender como um pequeno ser humano desses veio ao mundo somente para sofrer. Me lembrou uma passagem de um livro de Machado ?que há entre a vida e a morte? Uma curta ponte.?
Interessante também acompanhar um pouco do processo criativo do autor, que se inspirou numa lenda contada pela avó para criar essa história que te prenderá do começo ao fim.

Sol 16/04/2023

A religiosidade como uma âncora
Tudo que é diferente de um ideal na sociedade é visto como obra do demônio. Soa cômico e talvez até um pouco trágico esse mesmo pensamento retrógrado nos acompanhar até os dias de hoje. A religiosidade no passado foi algo que causou a morte de muitos, será que continuaremos causar a morte de mais alguns milhões? Com essa obra Garcia Márquez nos impacta não só pelo seu possível posicionamento que podem ser percebidos na descrição dos personagens como também na sua capacidade de nos fazer emergir e repensar sobre valores e condições passadas e no poder que muitas vezes damos a opressores disfarçados de santos. A função de um escritor além de passar uma história ou um conto muitas vezes se trata de nos incomodar de nos causar aflição ou até raiva para que talvez assim e só assim sejamos capazes de fato de repensar nossas atitudes e se colocar um pouco mais no lugar do próximo. Por ser branca nunca vou poder dizer que sei o que uma pessoa negra passa em relação ao racismo(emocional), mas como ser humano devo ter consciência de que tratar uma pessoa de forma diferente por seu tom de pele é crime. Além de várias outras questões que basta apenas ser humano e enxergar um pouco além de uma bolha e perceber o que outras pessoas passam em relação a isso.

Adélia 12/04/2023

Primeiro livro que leio do autor, e a escrita realmente é bem envolvente. O realismo mágico envolve a história da inquisição e como tudo que não se podia explicar era tratado como sobrenatural e demoníaco.

Juliana1369 08/04/2023

Gabo
Vocês têm uma religião da morte que lhes infunde coragem e felicidade para enfrentá-la disse. - Eu não: acredito que a única coisa essencial é estar vivo.?

Gabo. Meu amor ?

Hannah.Guedes 03/04/2023

Amo o Gabriel Garcia Marques e a habilidade dele nos prender na história.
Fiquei muito incomodada com uma das relações descritas, mas sei que o incômodo é um objetivo também.

Ansiosa pelo próximo dele!