Do amor e outros demônios

Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Julia.Nevado 02/10/2023

Do amor e outros demônios
Meu primeiro livro do Gabo, estou encantada.
O desfecho destroçou meu coração em mil pedaços.
Não achei que fosse me emocionar tanto.

Livia 19/09/2023

Incrível
Gabo sendo sempre surpreendente. Chegar sem saber do que se trata a história e se encantar com os mais diversos temas dispostos de uma maneira que só ele era capaz. Uma novela que é rápida e uma delícia de se ler. Que satisfação!

EstAfani.Sandmann 16/09/2023

Gabo falando de amor
Gabo é sempre esse autor incrível, que nos faz ter certeza de que tem mil formas de amor, de ser feliz e infeliz.

Eduarda243 16/09/2023

Gostei da escrita, o livro é rápido, não é muito complexo. Só no fim da um cansaço de sentir que a história não anda e não gostei tanto do desfecho... mas no caminho te desperta bastante curiosidade

FreireMori 05/09/2023

O casamento do Exorcista com a Lolita
Fazia um tempo que um livro não me prendia como esse.
Eu li ao amanhecer, fiquei impaciente por não conseguir lê-lo no trabalho e protelei ao máximo a hora de dormir para ler só mais uma página ( que se tornavam umaaaas)
Me senti enfeitiçada, mas só até o momento em que o padre Cayetano se transveste de pedófilo.
Para falar a verdade, antes desse padre sentir desejos por uma menina de 12 anos, o autor parece que vem nos preparando pois em dois momentos ele fala sobre relações de homens mais velhos com jovens. Mas Gabriel chutou o balde quando escreve sobre o padre que vê a menina vestida como marquesa e já pensa em sua silhueta de mulher.
Onde uma criança de doze se assemelha a uma mulher? Na cabeça de um pervertido, pedófilo mesmo.
Verdade que o grande endemoniado da história é de fato o padre Cayetano Delaura, ele se apaixona por uma criança de 12 anos logo que a vê dentro de uma cela que tem excremento até o teto, a menina tá suja, fedida, depois ele fica excitado quando a vê sobre uma psedo-possessão e cai de desejos quando a mesma solta uma baba verde, depois impõe seu amor a criança e por fim a domina.
Todos as personagens tem sérios problemas e isso é o que me encanta e me envolve na história, são todos loucos e desgraçados, mas até eu tenho limites, pedofilia não rola, criança de 12 com homem de 36, mas nem na literatura.
O pior é que eu gostei muito do livro, fiquei mal só com esse rumo nojento que a narrativa tomou.
Terminei a leitura com um mix de satisfação e trauma.

Andre.Barbosa 01/09/2023

Já posso ser considerado um fã da literatura de Gabriel Garcia. Segundo livro tendo a certeza que irei ler todas suas obras. Sempre a partir do meio do livro em diante não consigo mais desgrudar, passo o dia pensando nos personagens e ansioso por saber o final da história.

Mayara453 30/08/2023

Visceral e Genial
Gabo nunca decepciona em suas narrativas. Mais uma vez me surpreende a forma genial como o mestre do realismo fantástico conta uma história.

Com temas angustiantes e cenas grotescas que me reviram por dentro, o livro mostra um lado obscuro das convenções, do fanatismo e do cristianismo. Além de trazer vertentes diferentes sobre o amor, as relações, as pessoas e suas crenças.

Essa sensação de desconforto e repulsa é ruim e ao mesmo tempo incrível.

É um livro visceral e genial.

Vejo muitas referências e velhas palavras já conhecidas em outras obras desse grande autor.

Fernanda.Malagutti 27/08/2023

Um início delirante !
As primeiras páginas te levam pra uma expectativa gigante do livro, extremamente bem elaborado contendo mistura de realidade com fantasias porém o livro vai perdendo a empolgação no decorrer e acaba com um final bem a desejar. Uma leitura bem escrita como porém esperava mais do final.

vinialmanegra 23/08/2023

O Pior dos Demônios
Esse é o segundo livro que leio do Gabriel e me encanta muito a forma como ele escreve e descreve seus personagens, sempre sob suas próprias retinas. Cada um dos protagonistas tem uma forma de agir e pensar, que te fazem querer conhecer ainda mais deles, o que vão fazer em seguida, mas essa proximidade faz você se perguntar: onde eles acabam?

Essa última pergunta me pegou desde quando conheci a marquesinha. Como essa menina vai acabar do jeito que acabou? Triste por ser da forma que foi.

A história as vezes é meio atulhada de informações, tive que voltar para ler mais de uma vez porque fiquei em dúvida se falávamos do presente ou do passado em diversos momentos quando explicado sobre a história dos personagens.

Os métodos contraditórios da igreja para tratar do que acreditavam ser uma possessão e as dúvidas do padre Delaura são a melhor parte dessa história. "Vocês têm uma religião da morte que lhes infunde coragem e felicidade para enfrentá-la."

Grande leitura.

Paula 18/08/2023

A cada livro de Gabriel García Márquez eu fico mais apaixonada pela sua escrita.
Louca para ter os outros volumes

Tathy 10/08/2023

Uma sequência de negligências
A menina negligenciada e repelida pela própria mãe, renegada pelo pai. Cuidada pelos escravos, de quem aprendeu a cantar em três idiomas africanos, espanhol só falava para fizer mentiras. Quem poderia culpá-la? Ao ser mordida por um cão raivoso, foi negligenciada pelo médico, que disse isso era uma fatalidade. Cuidada pelos conhecimentos dos escravos, não contraiu raiva. Outra negligência: o médico disse que era uma questão de dias, o bispo que era una questão de possessão demoníaca. As monjas negligenciaram, o exorcista também, pobre marquesinha.

Emanuela 09/08/2023

Um ótimo livro pra começar a ler Gabo
Fazia tempo que não lia Gabo, e mergulhar nas páginas de 'Do Amor e Outros Demônios' foi como voltar a um lugar conhecido e encantador. Esta obra, mesmo sendo uma leitura curta, carrega todo o encanto e a magia do realismo mágico característico do autor.
A história se passa no século XVIII e gira em torno de Sierva María, uma jovem de 12 anos que, por um acaso do destino, é mordida por um cachorro raivoso. A partir desse evento, acompanhamos a jornada de Sierva e sua relação com a fé, a sociedade e o amor.
Uma das características marcantes de Gabriel García Márquez é sua habilidade em criar atmosferas envolventes. Em 'Do Amor e Outros Demônios', não é diferente. Através de sua escrita rica em detalhes e imagens poéticas, somos transportados para um mundo onde o real e o mágico se entrelaçam de forma sutil e fascinante.
Embora o caminho tomado pela narrativa tenha sido previsível para mim, isso não diminuiu o prazer da jornada de leitura. Cada página foi uma oportunidade de me deleitar com as descrições vívidas, os diálogos profundos e as reflexões sutis sobre a natureza humana e suas paixões.
'Do Amor e Outros Demônios' é uma excelente porta de entrada para o universo do realismo mágico de Gabriel García Márquez.
Alê | @alexandrejjr 06/09/2023minha estante
Parabéns pela bela resenha, Emanuela!

Marcia 04/08/2023

O livro aborda misticismo, amor, paixões, superstições, crenças africanas, exorcismo e o poder da igreja sobre o povo.
O escritor faz crítica, de forma leve, ao controle forte da igreja sobre o povo, onde a maioria vivia muito pobre.
Nessa história a protagonista , uma adolescente , filha de um marquês, é mordida por um cachorro. O marquês e a mulher nao ligam pra ela. Lendo o livro entenderemos o relacionamento conturbado dos dois e como ela era uma mãe tóxica, além de problemas psicológicos sérios. A menina é criada meio largada, fica sempre junto dos escravos onde aprendeu as crenças deles e as diversas línguas. No dia que ela é mordida pelo cachorro o medo dela ter contraído raiva faz todos ficarem alvoroçados. Ninguém sabe se o cachorro era raivoso mas havia um surto na região e o marquês foi atrás de tratar da menina, buscar formas de salva-la, mesmo sem ter certeza da contaminação.
As diversas pessoas, entre médicos e curandeiros que por la passaram, aplicaram métodos de nos arrepiar. É horrivel conhecer  o quanto a medicina era precária. Mais horrível e triste ver os métodos dos curandeiros.
Por fim o marquês resolve pedir ajuda ao bispo e decidem interna-la no convento. La chegam a conclusão que ela estava possessa e deveria ser exorcizada. Muita coisa acontece nessa fase e a cada página queremos seguir mais pra saber o desfecho de tudo alem de ter acontecimentos que nos incomodam. Ha "um padre incumbido de exorcizar os demônios que se acredita terem possuído a pequena, cujos cabelos só seriam cortados em seu casamento.( promessa feita no seu nascimento)
Um livro curto, intenso e muito interessante.
Valeu

francelps 01/08/2023

Comecei gostando muito da história, tava super curiosa e com vontade de ler, mas tá todo mundo fingindo que não tem abuso de uma criança de 12 anos??? só eu li um livro diferente de todo mundo???? ?