Do amor e outros demônios

Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Guilherme Amin 01/05/2023

Um senão: a pedofilia
Personagens interessantes e cativantes jogados em situações tão insólitas quanto divertidas.

O que não gostei foi do desenvolvimento de uma trama que, em última análise, romantiza a pedofilia. Isso ocorre no último capítulo e aquelas passagens me causaram uma aversão que comprometeu uma leitura até então extremamente prazerosa e satisfatória.

Foi o segundo livro do autor que li, emendado após o delicioso "Crônica de uma morte anunciada".
Flávia Menezes 26/05/2023minha estante
Sua resenha foi muito importante, porque não imaginava algo assim. Eu acho as capas muito bonitas e queria ler esse. Mas agora já me sinto mais preparada, amigo, com uma informação como essa.

Ameliane.Figueredo 21/01/2023

Livro bem interessante, muitas palavras diferentes e eu confesso que eu esperava um final diferente.

Snowxmann 30/04/2024

Leitura em forma de poesia
Sempre me surpreendo como Gabriel Garcia consegue pegar uma história simples e tornar em algo fantástico, nessa história não foi diferente.
Acompanhamos uma versão latino americana de Emily rose ou do filme exorcista, a partir do momento que decidem que a menina está possuída, não há nada que possa dizer o contrário, ela ter sido criada por escravos e adotado seus idiomas e sua forma de vida também não colaboram para o caso da pobrezinha que termina aos cuidados de um bibliotecário que deveria arrumar uma namorada da idade dele, no entanto não me surpreende a diferença de idade por conta do periodo representado no livro.
É revoltante mas era (e ainda é em muitas lugares) uma realidade e Gabo sempre passa a realidade dos locais seja com seus pontos positivos quanto com seus pontos negativos.
Dito tudo isso, me faltou alguma coisinha para ser 5 estrelas.

"O amor era um sentimento contra a natureza,que condenava dois desconhecidos a uma dependência mesquinha e malsã tanto mais efêmera quanto mais intensa"

gabrielyc.amorim 01/01/2022

entendi nada e ta tudo bem
Sinceramente entendi nada, foi uma leitura meio perdida, achei que faltava algo a mais nos personagens mas é isso.

Bárbara 13/07/2023

Gabriel Garcia Márquez
Nem sei o que dizer dessa leitura. Será que comecei mal com Gabo? Só sei que até o momento não quero ler outra obra dele. Não rolou pra mim.

Jessica Hellen 13/08/2021

?Vivo espantado de estar vivo?
Leitura do mês do clube do livro Quinta Página.

Foi um pouco complicado engrenar na leitura, mas depois de uns 80% ficou bem mais fluido, ou eu simplesmente me senti mais envolvida com a história.

Confesso que me senti incomodada em várias partes do livro, vários temas e situações me deixaram extremamente desconfortável.

Mas gostei da escrita do autor e definitivamente vou procurar suas obras mais famosas.

Ana Paula 22/09/2022

Santos e orixás, médicos e exorcistas, doenças e possessão, deus e demônios, vícios e virtudes. Uma história recheada de dualidades e embates e, no centro disso tudo, uma menina que caiu nas garras da inquisição.

"- Tome cuidado - disse Delaura. - Às vezes atribuímos ao demônio certas coisas que não entendemos, sem cuidar que podem ser coisas que não entendemos de Deus."

Rebeca 31/08/2020

Foi o meu primeiro livro do autor e posso dizer que faz jus a fama, amei a experiência! Ri muito de alguns diálogos, mas também me estressei horrores com algumas injustiças. A história foi descrita pra mim como fantasiosa e mágica, mas, analisando, mostra uma realidade bem dura de fanatismo e preconceito. Os personagens são bem marcantes e demonstram como era viver naquela época sem remédios, sem mto conhecimento e, no caso de alguns deles, sem mta noção!

Vinicius.Chiquito 23/05/2022

Gabo, incrivelmente simples
Livro contextualizando o século XVIII, costumes e tradições do período. Gabo (em minha opinião) trás para as páginas do livro, experiências de histórias que ouvia alinhando ao imaginário e noção coletiva.
No percurso do livro, percebo a deliciosa forma de solidão, sempre tão expressa em suas obras.
Livro pra galeria cinco estrelas

Fabiane.Pettenuzzo 22/03/2021

A leitura não é fácil pelo tipo de escrita do autor. Gabi utiliza muitas palavras incomuns, mas tem uma excelente fluidez.
A história é contada entre idas e vindas dos personagens, ora no presente, ora relembrando o passado.
Me parece que faltou algo, uma concretude nos fatos, mas talvez eu que quisesse demais!!

Tarsila.Helena 11/10/2021

Inigualável
Eu sou uma fã assumida do Gabo, e este tornou-se um dos meus títulos favoritos.
O livro trata de amor e fé, por isso me tocou tanto.

Rápido e intenso, mas que me faz querer de novo. Como toda história do Gabo, acredito que uma releitura ainda me traria mais detalhes e sentimentos