As Aventuras de Sherlock Holmes

As Aventuras de Sherlock Holmes Sir Arthur Conan Doyle...

Resenhas - As Aventuras de Sherlock Holmes

Gab Canatelli 30/09/2020

Aventuras, e que aventuras em?
Quem poderia imaginar que Sherlock Holmes não era o personagem principal de Sir Arthur Conan Doyle? Pois é, ele não considerava um personagem rico quando o assunto era literatura, porém hoje o conhecemos como sua marca. Aqui aparecem 12 contos relatados pelo companheiro do detetive, o Senhor Watson. Também vemos que nem sempre Sherlock vence, como já é nos comunicado previamente pelo próprio Watson. Livro incrível. E claro, imprevisível.

Amanda.Ruvina 06/09/2021

Apenas sherlock
Muitos contos bons porém muitos com a mesma ideia e ache repetitivos. Teve contos que ri e outros realmente bons como o da cobra ?
O último eu consegui imaginar numa série ?

julia.cout 15/07/2022

- As aventuras de Sherlock Holmes -
Gostei bastante da maioria dos contos do livro, principalmente o último. Porém ainda prefiro os romances de Sherlock com história mais longa.

Maria Gabriela 24/08/2022

Não há férias para Sherlock Holmes
"As Aventuras de Sherlock Holmes" começava a acumular poeira em minha estante até esse ano, quando decidi finalmente retirá-lo da prateleira e continuar a ler, após abandonar a leitura ainda nas primeiras páginas quando cursava o ensino médio. E devo admitir que retomar a leitura da obra, de maneira apropriada, reascendeu meu amor por esse célebre detetive e suas aventuras quase fantásticas pelas ruas escuras e populosas de Londres. A coletânea de contos faz jus ao nome que traz ao livro, já que são os casos que Sherlock Holmes e John Watson mais saem do aconchego do apartamento para se aventurarem por todos os cantos possíveis da cidade e até mesmo além dela. Em sua maioria, são histórias pequenas e breves, recheadas de detalhes e observações feitas pelos próprios personagens, e não posso deixar de lado as ilustrações que acompanham essa edição! São muito bem feitas e desenhadas, o traço é fluído mas carrega um tom sombrio, que passa a tensão ou a imersão que está sendo vivenciada por todos os envolvidos.

A escrita de Sir Arthur Conan Doyle é impecável, como sempre. Rica em detalhes e não deixando nenhuma informação solta e não respondida, ele traça as aventuras dos dois homens mais queridos da literatura em aventuras ora mundanas, outra completamente absurdas com teorias da conspiração abraçando-as. Os casos apresentados são envolventes e misteriosos, não precisam de um toque de absurdo para se tornarem interessantes; entretanto, devo apenas reclamar que dois ou três foram realmente enrolados e pouco satisfatórios, quase como se não estivessem a altura da reputação de Sherlock Holmes. Eram fáceis, com o culpado praticamente estampado nas primeiras linhas, ou tediosos demais para fazerem o leitor se perguntar qual a razão para Holmes ter dado o mínimo de atenção aos pobres coitados.

Com exceção de poucos pontos que tornaram a leitura de dois ou três contos maçante, esse livro ganhou um lugarzinho especial na minha prateleira. Estava com saudades de ler um romance investigativo que tirasse meu fôlego, me fizesse criar teorias ou ficar acordada até mais tarde apenas para terminar de ler (se eu usei a desculpa de "apenas mais uma página" para ler outro conto no meio da noite, fica apenas entre mim e a alma penada que reside no meu quarto). É uma leitura rápida e fácil, que envolve com facilidade o leitor e, também, é aconselhável para aqueles que procuram iniciar a leitura das obras de Sir Arthur Conan Doyle. Recomendo demais.

blackymoon 30/07/2022

aqui estou eu, voltando para o universo de Sherlock depois de tanto tempo.
obviamente diferente dos romances, aqui os casos são respondidos rapidamente, enquanto a história a ser desvendada tem mais enredo, e é uma coisa bem legal pq não é superficial, os personagens conseguem despertar interesse tb e muitas vezes empatia.
o legal foi ver que aqui tem a cronologia e os casos dos romances foram citados.
como acontece com livros de contos, alguns me divertiram mais que outros.
- escândalo na boêmia
- as faias acobreadas
- a banda malhada
- o carbúnculo azul
- o polegar do engenheiro
- o diadema de berilos
- o homem da boca torta
- o mistério do vale boscombe
Dani 30/07/2022minha estante
Esse universo é incrível!

blackymoon 30/07/2022minha estante
concordo, Dani! ?

Sílvia 23/08/2022

Sem comentários, as histórias de Sherlock Holmes são magníficas, ler e imaginar o personagem com todas as suas peculiaridades, em seus casos mais distintos é fantástico. Adorei.

Tatah 14/07/2015

Elementar, meu caro Watson, que eu nunca disse esta frase.
Estou falando da edição definitiva da Zahar. Isso é importantíssimo porque:

1) Se você não gosta de ler introduções, prefácios e principalmente notas de rodapé nem compre esse livro. A grande graça dessa edição são exatamente essas partes - as notas são tantas (40 notas em alguns contos) e tão gigantes (algumas ocupam, em letras menores, quase toda a página) que são colocadas no final dos contos. Não tem espaço no ~rodapé~.

2) Se você se ofende com a idéia de alguém levar a sério MESMO a existência de dois personagens chamados Sherlock Holmes e Dr. Watson passe longe. Logo no Prefácio (que você já nem leu) o organizador dessa edição deixa bem claro que vai seguir essa ficção maravilhosa só pela zoeira e diversão. E fica ofendidíssimo em suas notas quando relembra que "há pessoas que acham Sherlock Holmes um personagem fictício"... XD

3) Sem ler as notas, você não vai ler 60% do livro (sim, SESSENTA), pelo menos. E é aí que está todo o espírito zoeiro do livro. Ele analisa as decisões de Holmes, os personagens, os erros de cronologia e lógica e faz até piadas com todo mundo usando um extremo embasamento em várias (várias MESMO) obras e artigos científicos publicados sobre o Sherlock. Se você não ler as notas, não vai saber que tem gente que acha que Sherlock Holmes é uma mulher disfarçada, nem vai ler piadinhas sobre uma cliente que tenta se elogiar e fica 10h contando um causo só pra ver se o Holmes a nota, nem vai ver que tem altas teorias sobre as armas que o Watson usa, amantes de Mary, filhos perdidos, etc; tudo acreditando fielmente (e tentando comprovar e mostrando certos erros) de que Sherlock Holmes e Watson eram pessoas reais. ISSO é o livro.

Enfim, saiba bem onde você vai se enfiar. Se você quiser apenas se divertir com os contos maravilhosos do Arthur Conan Doyle, qualquer edição simplinha vai te resolver - como dito em algumas notas, é um dos poucos autores que traduzidos de qualquer jeito pra qualquer língua dificilmente perde a força. Agora, se você quiser ver outros pontos de vista em cima dos contos famosos de Holmes, seja contextualizando a era Vitoriana seja apenas apontando curiosidades sobre o escrito, aí se joga na edição da Zahar. É isso aí.

Fagner Viana 11/09/2022

Mais uma leitura sensacional com muito mistério e o caso solucionado pelo grande holmes, uma história melhor que a outra

Marcus 29/05/2016

Leitura de férias
Até entre as pessoas que não gostam de livros e leitura, Sherlock Holmes é um nome e uma imagem: o detetive sabichão, de cachimbo na boca e o amigo e auxiliar que vivia ouvindo a afirmação pouco modesta: “Elementar, meu caro Watson!”.
O fato é que o médico e companheiro John Watson – narrador das aventuras de Holmes - jamais ouviu essa frase, que se tornou tão popular quanto o detetive. Não importa: ao resolver cada caso com seu método de observação e dedução, o detetive sempre fazia quem estava acompanhando as investigações se sentir “menos”. Afinal, a solução sempre era óbvia, desde o princípio; testemunhas, Watson e a própria Scotland Yard é que não enxergavam. Elementar.
Arthur Conan Doyle criou Sherlock Holmes no fim do século 19, e o detetive protagonizou romances e aventuras por décadas. Algumas resvalaram pelas fronteiras do sobrenatural, como a ótima O Cão dos Baskervilles.
Mas alguma coisa tornou-se quase repetitiva, como esse As aventuras de Sherlock Holmes que me acompanhou em minhas últimas férias. O detetive sempre solicita a presença de Watson com o mesmo argumento, sempre resolve o mistério, mas nem sempre a trama é criativa.
Exceção nesse livro de 12 contos é Um escândalo na Boêmia. A narrativa é curta, mas cria e sustenta a intriga. Vale a leitura e depois conferir a versão produzida pela britânica BBC na série Sherlock. A dupla principal é interpretada por Benedict Cumberbatch e Martin Freeman. Holmes não é nem um grau menos arrogante nesta adaptação – uma de muitas feitas para o teatro, cinema e TV -, mas a interpretação do personagem e sua interação com o “doutor Watson” é impagável.
Desafio moleza para nerds: Cumberbatch e Freeman têm algo em comum na obra de outro inglês famosíssimo. Essa é mais fácil que resolver um dos mistérios de Sherlock Holms.

site: www.blogbeatniki.blogspot.com

Joao.Pedro 08/07/2021

Um bom clássico.
Nesse livro à 13 contos, entre todos eles, eu acho que só não gostei de um. São ótimos para começar a ler Sherlock holmes. Um dos meus favoritos foram: A liga dos cabeças vermelhas, as cinco sementes de laranja e um caso de identidade.

Thai 23/06/2021

Ora,ora... 3
União de contos incríveis sobre as aventuras de Sherlock Holmes. Como sempre uma leitura leve e envolvente!

Victória 27/05/2020

Sem dúvidas, é uma das leituras mais fáceis de se fazer, totalmente envolvente!
E se vale algo para vocês, o volume dois é mais incrível que o um, mas não deixem de ler o um, pra poderem entender o amor de Sherlock por uma mulher.

Dom Duda 19/08/2022

Todos os casos que esse livro apresenta são interessantes, mas com certeza os que eu mais gostei foram: Um caso de identidade, a liga dos cabeças vermelhas, a faixa malhada e as faixas cor de cobre.
Esses foram os únicos que eu consegui acompanhar os pensamentos de Sherlock. E apesar de serem apresentados em cerca de 30 páginas, são muito bem construídos, fazendo com que não perca a essência do Sherlock holmes e do Dr.Watson.

Junior.Archanjo 03/07/2020

Um desafio pra mim que eu adorei realizar
Sempre fui mais ligado aos romances e livros com histórias maiores, mas adorei o desafio de ler contos e ainda mais com histórias tão boas quanto as do Sherlock. Confesso que ainda tive dificuldades de me prender no livro, mas me mostrou outra forma de curtir um livro