As Aventuras de Sherlock Holmes

As Aventuras de Sherlock Holmes Sir Arthur Conan Doyle...

Resenhas - As Aventuras de Sherlock Holmes

Lu 21/12/2021

Acredito que vou abandonar a saga do Sherlock
Primeiramente eu gostaria de deixar em evidência que entendo completamente o motivo de eu achar as reviravoltas dos contos fáceis de descobrir, essas histórias foram escritas a bastante tempo, e por serem clássicos seus modelos foram se tornando clichês do suspense policial, sendo copiados por milhões de livros em seguida. Como o suspense policial é um dos meus gêneros favoritos, o que significa que leio bastante, os finais acabam se tornando fáceis de descobrir para mim. Mas isso não invalida os contos de forma alguma, eles são divertidos e extremamente rápidos de ler, um bom passa tempo, mas infelizmente não funcionou tanto para mim quanto eu gostaria.

3 contos 3,0 estrelas
3 contos 3,5 estrelas
5 contos 4,0 estrelas
1 contos 4,5 estrelas

Camila.Paulino 12/03/2021

Clássico maravilhoso
Livro empolgante. A única frustração que tive foi ter que interromper a leitura em alguns momentos para atender algo que precisava da minha atenção.
Me senti a detetive atenta a cada detalhe narrado para tentar desvendar cada mistério junto com o Sherlock (mas ele sempre é mais rápido que eu).
Também amo a amizade dele com Watson. Enfim, vale todo o tempo empregado na leitura!

Fabio Shiva 23/11/2019

um de meus favoritos
Acho que todo mundo deveria ter alguns livros favoritos, desses que nunca cansamos de reler. Já perdi a conta de quantas vezes revivi essas amadas “Aventuras de Sherlock Holmes”! Cheguei ao ponto de quase saber de cor alguns dos imortais diálogos trocados entre Holmes e seu fiel escudeiro Watson enquanto deslindavam os mais intrincados e sinistros mistérios...

Quanto às histórias em si, claro que estão gravadas em meu coração. O que não diminui em nada o prazer da leitura, renovado e aumentado a cada vez. Sempre encontro algum novo aprendizado. Dessa vez, por exemplo, me chamou a atenção o fato de as histórias serem conduzidas por um senso de justiça implacável. Não é incomum, nas aventuras de Sherlock Holmes, que o malfeitor seja punido em consequência direta de suas próprias más ações, por uma justiça mais refinada que a dos homens. Mesmo antes de abraçar a doutrina do kardecismo, ao final da vida, Conan Doyle já demonstrava ser bastante sensível à inapelável lei do karma...

Outra surpresa que tive nessa releitura foi constatar o quanto algumas questões abordadas no livro continuam (infelizmente) muito atuais. No conto “A Faixa Malhada”, por exemplo, Holmes afirma:

“Quando um médico desvia-se do bem, torna-se o pior dos criminosos.”

Li essa frase em sincronicidade com algumas tristes reflexões sobre como atualmente a prática da medicina, ao menos em nosso país, está tão emaranhada com interesses financeiros que ficou difícil distinguir o que é medicina e o que é comércio...

Outra sincronicidade chocante foi me deparar, no conto “As Cinco Sementes de Laranja”, com a seguinte descrição da infame KKK:

“Ku, Klux, Klan é o nome derivado da semelhança imaginária com o som produzido ao carregar uma espingarda.”

Será que a obsessão por armas está sempre ligada ao racismo e à intolerância? O nome KKK, com sua associação a armas de fogo, devia evocar o mesmo tipo de prazer pervertido nos capuzes brancos que hoje o símbolo da “arminha” evoca em alguns “cidadãos de bem”, com seu novo partido treisoitão e seu racismo (e homofobia e misoginia e intolerância religiosa etc. etc. etc.) cada vez mais mal disfarçado. Como bom baiano e apreciador de Freud, não posso deixar de pensar que a origem de tanta agressividade mal direcionada só pode estar em sérios problemas sexuais.

E como músico e fã de Sherlock Holmes, só posso concordar com meu herói quando ele diz:

“Não há mais nada a fazer e a dizer hoje mesmo, por isso dê-me meu violino e vamos experimentar esquecer por meia hora esse tempo miserável e o procedimento ainda mais miserável dos nossos semelhantes.”

E viva Sherlock Holmes!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
May | @vidadaleitora 23/11/2019minha estante
Ainda nao tive o prazer de ler todas as aventuras desse personagem que é um querido! Mas é lógico que terei oportunidade!

As cinco sementes de laranja eu li, e concordo com vc!

Novamente, que personagem!

Fabio Shiva 24/11/2019minha estante
Oi May! Gratidão pelo comentário e por sua Lucidez somando!

Camila1856 24/11/2019minha estante
Que bacana! Suas resenhas são sempre incríveis! O meu favorito que não canso de ler é Dom Casmurro :)

May | @vidadaleitora 25/11/2019minha estante
Eu concordo com vc, Mila! Vou ver o do livro Dom Casmurro, quem sabe não me cativa a lê-lo?

Camila1856 25/11/2019minha estante
Você vai adorar May! Toda vez que o leio mudo de opinião quanto à traição rsrsrsrs

Camila.Santos 18/08/2020minha estante
Amei a resenha! As histórias de Sherlock Holmes sempre me encantaram, e nesse momento sombrio estão sendo mais do que uma distração. É como se mesmo estando em isolamento eu pudesse reencontrar dois amigos de longa data. É reconfortante.

May | @vidadaleitora 21/09/2020minha estante
E eu li Dom Casmurooo por causa da resenha: ADOREI

Josana.Baltazar 26/06/2021minha estante
Adoroooo Sherlock, livro, séries, filmes tudo

Quinzinho 20/03/2020

Impossível não recomendar os livros de Sherlock Holmes. Achei as histórias desse volume ainda mais instigantes que do o primeiro. Os capítulos possuem um maior número de páginas, mas não tem nada de cansativo.

Brunna188 11/04/2020

As aventuras de Sherlock Holmes
Neste primeiro volume da coleção de contos do mais memorável detetive de todos os tempos, Sir Sherlock Holmes, podemos nos deliciar com a excelente escrita de Arthur Conan Doyle, capaz de nos prender até o momento em que o mistério sera desvendado. Excelente leitura para quem gosta de suspense, ação e maravilhosas deduções.

Ste 23/04/2020

Um livro curto com contos que prendem cada vez mais a nossa atenção. Destaque especial para a famosa I. Adler, uma personagem marcante e a frente de seu tempo.

Fdx 11/08/2023

BOM
Nao e mt meu estilo de livro mas esse foi interessante.

Demorei um pouco para ler porque p estilo de escrita e mais formal. O Sherlock foi genial em todos os casos

halycesh 16/04/2022

A cada caso me sinto uma verdadeira investigadora ksksksksk
Esse livro é incrível! Trata-se de um dos maiores clássicos, e que realmente é muito bom! Traz casos extraordinários, a qual nos deixa intrigado, as vezes descobrimos o caso junto com Sherlok, e as vezes somos surpreendidos com o nível de sua inteligência! Leia em um momento calmo, em que você vai entender o que estar sendo tratado! Recomendo demais:)

Rafael1218 28/09/2023

Novas faces
O livro é um compilado bem elaborado das histórias de Sherlock, tem ilustrações e uma tradução que ajuda muito a enxergar o mundo ao redor e os personagens de cada conto.
As histórias em si, focaram demais nas histórias pessoais dos clientes de Holmes, consequência do próprio estilo de escrever do Conan Doyle, com relatos longos e detalhados. A dedução e lógica ficaram para o final e, para mim, só serviram para desenvolver o conceito de mistério e de crime no universo dos romances, ignorando a pessoa de Sherlock.

Nathália 16/06/2020

Elementar, meu caro Watson!
As investigações de Sherlock Holmes nunca decepcionam, o raciocínio de Sherlock para desvendar um mistério é fantástico, quanto mais você lê os contos mais você vai aprendendo que uma investigação depende de vários fatores. Tudo depende da pessoa que retrata a situação, depois uma série de deduções e investigação de personagens essenciais e depois a descoberta do motivo, e todos esses fatores se complementam perfeitamente, e no final sempre existe uma surpresa, algo que o leitor não esperava.

Dayse Svolinski 18/06/2020

Sherlock Holmes
Livro de contos bem cotidianos de Sherlock e Watson, em geral já casado e relembrando as aventuras antigas. Escolha interessante, já que esse é o primeiro volume do box. A edição definitiva é comentada e ilustrada, mas se você ficar lendo todas as notas, não consegue ler fluentemente, já que algumas notas são desnecessárias de modo geral, mas algumas são bem interessantes, contradizendo algumas coisas escritas no conto. Gostei muito, contos de até 30 páginas e descritos de modo bem leve e interessante.

Eduarda.Machado 25/06/2020

Aventuras de Sherlock
Apresenta diversos contos em que revela as aventuras mais expressivas do detetive. Além de apresentar uma mulher capaz de gerar admirações.

Marcilânia 25/11/2023

Adorei, todos os casos foram bem interessantes, alguns mais intrigantes e outros mais simples. No geral foram razoavelmente fáceis de se desvendar

ekatherinah 26/07/2022

uma vez me perguntaram se eu preferia as novelas de Sherlock ou os contos. Depois de ler este compilado tenho uma ligeira impressão de que prefiro os contos apesar de considerar um bom equilíbrio para a construção de Sherlock Holmes ter os dois formatos já que as novelas conseguem focar a profundar mais enquanto os contos expandem.

quando terminei o livro de 03 de SH fiquei animada em encarar um compilado de contos. Não me decepcionei. Comecei com receio de ter que lidar com a misoginia do Holmes (e até da própria época), mas logo no primeiro conto ? Escândalo na Boêmia ? parece que a maior parte desse tipo de problema consegue ser neutralizado. Isso me relaxou e deixou aproveitar melhor as histórias sem me preocupar em me preparar mentalmente para lidar com isso constantemente. Meu receio se baseou no fato de que com o casamento do Watson e assim o Holmes teria que lidar frequentemente com a Morstan ? o que talvez causasse um descontentamento nele. Mas nem ocorre isso, então tudo ficou bem.

com esse livro e esses casos tenho mais impressão ainda de que o Watson tem tanta personalidade quanto uma água de chuchu. Como ainda temos mais seis livros para ler com ele então talvez o Doyle em algum momento se sinta comovido a fazer algo em relação a isso. Ele obviamente é para deixar mais fácil escrever um personagem tão excêntrico ? imagine Sherlock Holmes escrito em primeira pessoa! Além de difícil seria, provavelmente, insuportável ? e servir como relator das aventuras. Mas não quero que ele seja só isso, só uma ferramente, um recurso. Então espero bastante que o Watson desenvolva algum tipo de personalidade ao longo das outras histórias.

tive um choque com o Sherlock nesse livro. Estou acostumada com as representações excêntricas e caricatas dele em filmes e séries, mas aqui ele continua excêntrico mas sem caricatura alguma. Por isso tenho a percepção do Sherlock sendo mais humano demonstrando uma certa preocupação nas repercussões das resoluções de casos, procurando tomar cuidado para não deixar consequências desagradáveis, procurando ser justo, incomodado com alguns rumos ? e não só pelo mistério. Isso não significa que ele ficou agradável, menos arrogante ou passou a adorar pessoas (Watson faz questão de deixar claro em alguns contos que não é esse o caso, vide o final de As Faias Acobreadas haha'), mas o deixou menos caricato e isso é bom ao meu ver, é mais envolvente. Me sugeriram que pode ser tendencioso do Watson e que poderíamos considerá-lo um narrador não confiável, mas até agora não vejo pertinência em considerar o Watson dessa forma (até porque todo livro contado em primeira pessoa é passível dessa especulação de não confiabilidade e tendenciosa).

meus contos favoritos são: Escândalo na Boêmia (01°), As Cinco Sementes de Laranja (05°), O Polegar do Engenheiro (09°) e As Faias Acobreadas (12°).

os mais engraçados foram: A Liga dos Cabeças Vermelhas (02°), Um Caso de Identidade (03°), O Homem da Boca Torta (06°), O Carbúnculo Azul (07°) e O Nobre Solteirão (10°).

os mais medonhos foram: O Mistério do Vale Boscombe (04°), As Cinco Sementes de Laranja (05°), A Banda Malhada (08°), O Polegar do Engenheiro (09°) e As Faias Acobreadas (12°).