Ubirajara

Resenhas - Ubirajara

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Georgia Patrici 09/05/2021

Encantada com a estória
A estória se passa na mata a margem do grande rio Tocantins, onde Ubirajara se apaixona por uma caçadora, Aracy, de outra tribo na qual ele derrota seu irmão, Pojucan, em batalha e aí se passa uma grande estória na qual eu estou maravilhada e feliz por ter esperado uma maturidade literária para poder entender e me regozijar com esta linda leitura que é uma bela estória de amor!!! ?

Allisson 25/12/2020

Livro clássico
Livro clássico de José de Alencar que traz a história de Ubirajara.

livia 23/05/2020

li só por causa da escola, não vou mentir. Mas assim, eu acho que José de Alencar tem livros melhores.

Flavio.Vinicius 23/06/2020

Poesia na prosa alencarina
Um livro em prosa mas carregado de poesia.
José de Alencar conta essa história a partir do ponto de vista do indígena. É um livro bonito e vale muito a pena lê-lo.

No entanto, ao tentar aproximar a idealização do indígena com o cavaleiro medieval europeu, José de Alencar acaba criando uma narrativa com incongruências (por exemplo, ele fala como se os guerreiros indígenas usassem escudos - entre outras incorreções bem mais graves).

É uma obra muito bonita, e mais bonita ainda porque não tem a presença dos caramurus. Também é interessante notar como são apresentados muitos dos costumes dos povos nativos do Brasil, em que conceitos como guerra, morte e honra têm significados diferentes do que os propalados pela cultura ocidental.

Cada frase é carregada de densos significados poetizados, por isso embora o livro tenha apenas uma centena de páginas, é uma leitura que requer atenção.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6