Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca

Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca Maurice Leblanc

Resenhas - Arsène Lupin Ladrão de Casaca

Favero 16/12/2021

"O mistério é mais insondável e mais poético, pois seria preciso recorrer às asas do vento para explicar o novo milagre."-Arséne Lupin o ladrão de casaca

Cho 16/05/2021

Não vá com a expectativa da série
Eu conheci o ladrão de casaca após assistir à versão da série Lupin, lançada pela Netflix, em 2021. O ladrão, criado sob encomenda para a revista Je Sais Tout, seria para a França o que Sherlock Holmes era para a Inglaterra. Ao contrário do detetive, Arsène Lupin era uma espécie de Robin Hood, não dava nada aos pobres, mas só roubava dos ricos.

Os contos, no entanto, se passam no início do século XX, mas na série a história acontece nos dias atuais, então a narrativa foi totalmente adaptada, ainda que várias das peripécias de Lupin recebam o mesmo título dos contos.

Mesmo não sendo um romance, os contos mantêm uma unidade. Talvez por não ter verossimilhança com os dias atuais, eu não entendi direito algumas situações dos primeiros contos, nem os achei divertidos. Sequer gosto desse gênero.

Sobre a edição, o que eu posso dizer é que a capa imita a versão que aparece na série, fato que me levou a comprá-la, além disso, o livro acompanha um pôster e um marca-página. Por outro lado, alguns erros gramaticais me incomodaram bastante, acho que o livro merece uma nova revisão. Somado a isso, há o fato de que em alguns momentos aparecem trechos com referências (com expoente, por exemplo: ¹), mas sem as notas de rodapé (???). O final do livro traz curiosidades: romances e adaptações de filmes em que o Lupin aparece, inclusive em mangá e anime (!).

Agora seguem os contos que compõem a obra, com breves comentários:

? A captura de Arsène Lupin ?
Arsène Lupin foi preso (ou se deixou prender, melhor dizendo) ao fim de uma viagem em um transatlântico. Contou também com a complacência da mulher que ele cortejava durante a viagem. Ela se desfez das joias que ele roubou. Depois disso, há uma mudança de narrador que eu achei bem confusa e inesperada.

? Arsène Lupin na prisão ?
No conto seguinte, já preso, ninguém esperava que Arsène Lupin pudesse cometer algum crime, mas, contra todas as expectativas, ele consegue executar seu plano. Porém, não vi nada de espetacular na história e em seu desfecho.

? A fuga de Arsène Lupin ?
Conta como Lupin, mestre do disfarce, conseguiu fugir da prisão.

? O viajante misterioso ?
Aqui, Lupin é o narrador e está fugindo da polícia. Daí entra no trem outro homem (um assassino) que rouba Lupin e uma senhora. Para escapar, Lupin faz com que todos acreditem que o assaltante é Arsène Lupin. A essência disso a série pegou e adaptou de uma forma excelente.

? O colar da rainha ? ?
Se eu não me engano esse é o primeiro roubo que acontece na série e que dá início a uma série de acontecimentos: roubar o colar da rainha, espalhar os diamantes, depois devolver o colar. No conto, o roubo do colar da rainha permanecia sem explicação, pois só havia a mera suspeita de uma mulher (a única que teria como ter acesso ao quarto onde o colar estava). Após vários anos, durante uma conversa entre amigos, um sujeito propõe uma explicação para o roubo. Eu gostei muito desse conto.

? O sete de copas ? ?
Conta como o narrador conheceu Lupin. Achei que este foi o melhor dos contos. O autor soube unir suspense e investigação policial muito bem. Qualquer coisa que eu contasse estragaria o plot.

? A caixa-forte da senhora Imbert ?
Primeira e única vez em que Arsène Lupin foi enganado.

? A pérola negra ?
Conta como Arsène Lupin subtraiu do criminoso o benefício de seu crime.

? Herlock Sholmes chega tarde demais ? ?
Isso mesmo que você leu: Herlock Sholmes. Já que Arthur Conan não autorizou a inserção de Sherlock Holmes nas histórias de Lupin, o jeito foi Leblanc mudar o nome do detetive para Herlock Sholmes. Conta como Lupin descobriu a passagem subterrânea do castelo de Thibermesnil para executar seu roubo. Há também o reencontro dele com uma personagem do primeiro conto do livro. E mostra como Herlock Sholmes desvendou o plano executado por Lupin, porém tarde demais.

Ketlin.Chaves 25/07/2023

A arte de roubar
Livro rápido e leitura fluida, muito mais que um ladrão, Lupin mostra como ser um bom estrategista pode te livrar de muitas encrencas.

Atualmente não é meu tipo de leitura, talvez seja interessante para pré adolescência, com um certo cuidado para não ser levado ao pé da letra.

Com certeza esse livro tem uma música tema: malandro é malandro, mané é mané ?

Micka 04/08/2021

Coloquei muitas expectativas e, no fim, me decepcionei
O livro não me prendeu, tanto que demorei para terminar. Não tive vontade de continuar a leitura em vários momentos. Alguns contos me cativaram, mas não foi o suficiente. Não tenho vontade de ler os próximos livros.

- Narrativa confusa e demorada;
- A linguagem não é tão simples, algumas frases precisam de um pouco mais de atenção, mas não é nada que atrapalhe;
- A estória é muito fantasiosa. Gosto quando o autor cria uma fantasia e me faz acreditar nela, porém, isso não aconteceu. Em boa parte do livro fiquei achando tudo um absurdo e impossível de acontecer.

sohneves 27/11/2021

arsène lupin: o ladrão de casaca
a leitura é impressionante. a gente sempre fica instigado na história enquanto lê. cada detalhe, cada mínimo detalhe é tão pensado. nunca sabemos o que irá acontecer, mas sempre sabemos que o autor de cada crime é o querido ladrão e cavalheiro, arsène lupin.

Luana 23/01/2023

5 estrelas, ironicamente.
Eu não acredito que terminei de ler Arsène Lupin. Vocês não tem idéia do quanto isso cansou a minha mente, de verdade, foi a leitura mais difícil que eu já fiz. Eu tô definitivamente fud*do pra ler O Morro dos Ventos Uivantes.

Acontece que mesmo sendo difícil, o livro é tão genial, com plot-twists tão satisfatórios que te fazem até suspirar que... vale a pena. Com toda certeza.

Eu tentei ler esse livro três vezes: em uma, eu não entendi o primeiro conto. Abandonei.
Noutra, eu só o tirei da estante e logo voltou.
E a terceira foi essa em que, graças a Deus, concluí a leitura. Eu já tava ficando louco.

Toda essa bagunça começou em 25/01/2022, ou seja: eu terminei esse livro dois dias antes de fazer um ano que o comecei. Tô orgulhoso

San 03/04/2022

Gostei
Foi uma boa leitura.
Gostei das histórias sobre o Arsène Lupin.
Só não despertou-me o interesse de ler outros livros no momento.

Natalia.Almeida 02/12/2021

Um ladrão boa gente, boêmio e malandro
Conheci Arséne Lupin com a série da Netflix que assisti partes com meu irmão há pouco tempo. Ao folhear o livro numa livraria, notei o último capítulo que me chamou muita atenção: ?Herlock Sholmes? chega tarde demais. Achei genial, precipitadamente, tirei a conclusão que Lupin, Francês, teria sido criado para contrastar com o detetive britânico mais famoso de todos os tempos, acentuando a rivalidade das duas nações. Quem seria o mais inteligente?
Queria saber a resposta e comprei.

Descobri depois que, segundo o autor, quando criou a primeira história nem havia lido se quer uma história de Conan Doyle. Este já era escritor renovado, e a pedidos de um editor amigo, escreveu a primeira aventura de Lupin, divulgado neste livro.

Sua maior influência, entre outros, foi Edgar Allan Poe com seus contos e romances policiais e cheios de mistério, que ainda não li ainda, mas me acendeu uma luz para acrescentar na interminável lista de leituras.

Enfim, Lupin, assim como Holmes, é movido, sobretudo, por prazer e pelo desafio. Tramando e executando roubos alegóricos, impossíveis de serem desvendados, desta forma, paradoxalmente, apontando o autor. Por vezes, se envolve em situações onde se coloca do papel de fazer justiça, que consegue com êxito, saindo um pouco mais rico da situação. Um fórmula que da certo e nos faz gostar ainda mais do personagem.

Neste livro temos histórias independentes, onde conhecemos Lupin e seu cronista por meio de suas aventuras.

Adorei o livro! Rápido, esperto, divertido.
Fica muito fácil relacionar as séries leves da TV, como the Mentalist, Que eu adoro.

Figurinha carimbada para amantes de entretenimento policial.
Anna Paula 03/12/2021minha estante
Isso nao é uma resenha, é uma reportagem!!! Vc é demais!

lvsohbit 03/08/2022

O ladrão de casaca
Demorei pra vir escrever essa resenha, mas que livro incrível! me apaixonei por esse primeiro e tô louca pra ler os próximos. A cada capítulo uma nova surpresa, torcer por arsene lupin não é nem uma opção, é obrigação!

leticia.moreira 24/03/2021

Fã de um ladrão
Depois de assistir a série Lupin, fiquei interessada em saber mais sobre o personagem. Arsène Lupin foi inspirado em um francês que fez muitos assaltos de forma inusitada.

Quando comecei a ler fiquei boquiaberta com a astúcia e cara de pau do personagem. Virei fã desse ladrão. E em alguns momentos quer da uma de detetive.

Não deu 5 estrelas, porque gostaria que algumas histórias fossem mais longas. Único defeito!

Cristina.Castellani 17/03/2021

Perfeito para curar ressaca literária
*Fala galerinha das letras!!!
Após assistir "Lupin" na @netflixbrasil com o maravilhoso e genial @omarsyofficial fiquei encantada com a audácia e sagacidade de Arsène Lupin, claro que comecei a ler o primeiro livro, todo meu conhecimento do personagem veio da série então eu só tinha a grande atuação do Omar Sy e um roteiro divertido para me basear.
Nosso querido ladrão de casaca é um cara inteligente, sagaz, com uma sensibilidade e percepção fora do normal, é um cara agradável e simpático, um boa praça que se encaixa em qualquer grupo social, ele pode ser qualquer pessoa e o cara é tão genial que as pessoas se sentem um pouco honradas em ser roubadas, ou melhor, furtadas por ele, uma grande sacada de cada história do livro é que ele descreve o passo a passo do desenvolvimento dos seus crimes, o cara é tão ousado que até cartão de visita ele deixa, é uma lenda tão maravilhosa quanto Sherlock Holmes, aliás Herlock Sholmes e Arsène Lupin com certeza são dureza um para o outro.... e vão se encontrar.
Um livro pra acabar com ressaca literária e diversão na certa!

Maria.Eduarda 14/01/2021

Ótimo
É uma ótima opção de leitura pra quem gosta de Sherlock Holmes, achei a narrativa semelhante, só que nesse caso ao invés de contar sobre um detetive, ele conta sobre um ladrão.
Tive um carisma especial pelo Arsène Lupin, ainda mais pela cara de pau dele de fazer as coisas e ainda deixar um bilhete dizendo que foi ele.

TeuHere 25/01/2022

Um amor, porém, difícil.
Muitas vezes me vi entediado, com sono, mas, trata-se de um livro muito bom, com boas sátiras e momentos.

Madeozito 11/11/2021

Uma coleção de contos maravilhosa contando detalhadamente as artimanhas e aventuras do famigerado Arsène Lupin, recomendo muito aos intrigados por um mistério (no caso, vários).