A Mulher do Viajante no Tempo

A Mulher do Viajante no Tempo Audrey Niffenegger

Resenhas - A Mulher do Viajante no Tempo

Marjorie 12/08/2010

Sem palavras
Um dos livros mais lindos que já li!!!!
Chorei horrores... =)
Mas valeu cada pagina...

Recomendo!!!!

Joice (Jojo) 11/08/2010

Um romance, enfim!
"A Mulher do Viajante no Tempo" foi uma grata surpresa. É um romance, no sentido mais puro da palavra, com personagens simplesmente fascinantes. Desde Henry - o viajante do título - a Clare - a mulher dele, passando por outros personagens desse enredo, todos são cativantes.

Não espere de Henry um cavaleiro em armadura brilhante. Ele é tampouco um antiherói. Henry é um homem com um grave problema, tentando a todo custo sobreviver apesar dele. Ao seu lado, está Clare, uma mulher forte e muito, muito apaixonada.

A trama, cheia de idas e vindas, é bem estruturada, não deixando muita margem a dúvidas - o que é um mérito da autora, já que estamos falando de uma pessoa que viaja no tempo.

Recomendado!

Rose Salles 09/08/2010

Um livro de leitura bem diferente...Vc precisa estar atenta ao tempo em questão. Uma lindíssima história, com riqueza de detalhes surpreendentes.

Lori 03/08/2010

Viagem no tempo é um assunto recorrente nas artes em geral. Cada autor tem a sua regra de como deve ser e por que é. Deve ser por isso que é um assunto tão interessante, já que não existem regras impostas, logo se reinventa na mão de cada pessoa criativa. Em A Mulher do Viajante no Tempo, Niffenegger faz suas próprias regras, e como faz bem. Provavelmente é o que há de melhor no livro, como ela trabalha com a questão das viagens sem ser confusa. E não é somente por aquele que viaja, mas também pelos que são deixados para trás. O que mantém o livre é como ela trata sobre o assunto, e que bom que ela consegue fazer bem, se não seria só mais um romance.

O livro conta a história de Henry e Clare, desde o início (bem, os inícios de cada um) até o fim. O interessante de acompanhar os diferentes momentos deles em diferentes linhas temporais é ver como o relacionamento varia com as diferentes pessoas que eles eram. Clare ama o Henry de 33 anos que viveu no seu passado mais do que o Henry de 29 do seu presente. Isso se deve por que ele era mais maduro e responsável, pelo que ela esperava desde seus seis anos. Tem um momento que Henry do futuro fala para ela ter calma, por que ela que o transformaria no que ele seria que ela tanto amava. Que leva ao meu ponto preferido do livro – a perda do causa e feito.

Há um momento que se trabalha sobre isso, já que muito do que Henry sabe, aprendeu com ele mesmo do futuro. O Henry de 25 ensina ao Henry de 8 a furtar e abrir fechaduras. Então, acaba no clássico o ovo ou a galinha. Henry sabe no futuro por que sabia aos oito anos, sendo que este sabe por que no futuro já sabia. Novamente, as regras sobre viagem não existem mantém o assunto refrescante. Por exemplo, na série britânica Doctor Who, que se baseia em viagens do tempo, o personagem não pode encontrar com ele mesmo ou interferir nas suas linhas temporais. O que até me levou a estranha por um tempo, sempre pensando que não era assim.

O livro tem certos pontos negativos. Mesmo sendo um livro longo e contado pelos dois personagens, não dá para dizer com toda certeza que se conhece os personagens ao completo. Não acabei com a sensação de que poderia dizer como um personagem poderia agir em certas situações. Muitas vezes prefere focar nas descrições dos acontecimentos do que o sentimento de pessoas. Parece muito que o personagem só existe para o casal, não em um geral, não dá para saber como é fora dali. Contudo no geral, é um bom romance, sendo que eu não leio um há bom tempo, foi uma boa forma de revisitar a vida de um casal.

- - - - - - - - - - - - -

larissa dowdney 01/08/2010

A escrita não é nem um pouco fascinante, mas os conceitos de morte, tempo e amor foram excepcionalmente explorados. Poderia ser melhor, porém não é uma leitura perdida.

Mah 16/07/2010

Um dos melhores livros, que li neste ano... Lindo, lindo, uma história louca, um homem, viajante e uma mulher que sempre o espera voltar, escrito muito bem, não é confuso (assisti ao filme, "Te amarei para sempre", achei meio confuso, e acho que não entenderia, se não tivesse lido o livro antes.) Muitoo bom!

Trecho do livro

"Está escuro, agora e estou muito cansado. Amo você, sempre. O tempo não é nada."

Ale Gilos 15/07/2010

Um encanto de viagem
Henry é um rapaz estranho. Ele, sem escolha nenhuma, desaparece e reaparece - em qualquer lugar, circunstância ou ano - completamente nu. Tudo isso uma grande magia para Claire, sua amiga, amante e futura esposa.
Em A Mulher do Viajante no Tempo a viagem no tempo envolve muito mais do que simplesmente uma disfunção bizarra e um tema para um livro de ficção científica. Ela traz o aparecimento dos sentimentos, a confiança, a história, as lembranças - mesmo antes que elas existam - e, principalmente o amor. O mais bonito e simples (e complexo) amor de todos os tempos.
Vale a pena ler, reler e se encantar.

Schädell 08/07/2010

"Todo livro aqui no Brasil só é valorizado depois que vira filme"

É uma realidade infeliz, vi isso principalmente neste livro, em que o filme foi tão fraco em relação a tão brilhante obra.

Adorei a forma inovadora - e sem frescuras - de retratar uma paixão conturbada mas acima de tudo forte e firme.

Um dos livros que mais rápido li, e que logo de cara gostei.
A forma realista em que os personagens estão inseridos, até me fez esquecer que existiu uma autora e personagens, fez parecer que Henry era meu amigo e muitas vezes me reconheci em diversos aspectos e atitudes, entrando na própria realidade deles, e na esperança de uma mulher igual a Clare.

Excelente livro a quem aconselhei adorou e tem como este um dos melhores livros já lidos.

O título é brega - apesar de real - se comparado a obra, uma tradução ao pé da letra que ficou horrível.

Nathália 30/06/2010

O que dizer desse livro?! Simplesmente fantástico, encantador, lindo!!!
A autora soube conduzir uma história impossível, de uma maneira totalmente verdadeira... É difícil explicar! Ainda estou suspirando e devo dizer que chorei horrores em algumas partes, principalmente no final!

Antes de começar a ler, achei que até pegar o ritmo da leitura teria alguma dificuldade pra me encontrar! Mas não, além de sempre nos dizer em que ano estão e quantos anos têm cada personagem na ocasião, no início do livro a autora tenta seguir uma cronologia e acompanhamos os fatos (na maior parte do tempo) conforme Clare cresce!
Além de tudo, o livro é narrado pelos dois personagens principais e, com isso, observamos a angustia, a felicidade, o sofrimento e os sentimentos mais íntimos dos dois durante todo o tempo!

É muito difícil falar sem contar alguma coisa importante e acabar estragando a surpresa de quem ainda não leu...
A leitura é doce, romântica, triste, tem partes realmente engraçadas e os personagens são apaixonantes e envolventes, mesmo com seus conflitos!

Clare, desde menina conhece o homem da sua vida, seu verdadeiro amor e, com isso, passa a vida esperando que Henry ‘volte’ de suas viagens no tempo!
Henry vive uma vida muito ‘anormal’ e tem dificuldade de se adaptar, mas, depois de conhecer Clare, ela se torna seu porto-seguro!
A ligação que existe entre eles é indescritível... É um romance perfeito!

Amei demais a leitura! Com certeza, está mais que recomendada!!!

Tainara 28/06/2010

O começo do livro é bem complicado. E à medida que você avança na leitura, ao invés de descomplicar, complica mais ainda. Isso poderia ser um defeito crucial no livro. Mas a autora conseguiu deixar isso para trás, pois, não importa a ordem cronológica dos fatos envolvendo o amor de Clare e Henry. O leitor acaba entrando em um mundo sem fronteiras de espaço/tempo, onde tudo pode acontecer. Encontros Henry velho/Clare jovem, Henry velho/Henry novo se tornam tão comuns que a ordem dos fatos não altera a história. Enquanto você o lê, participa de um mundo onde o tempo é um mero coadjuvante. E o final, aaaah, o final! Lindo, espetacular, de dar arrepios.

Paty 22/06/2010

O tempo e o amor
Minha relação com esse livro é bastante complexa. Eu o 'conheci' através do trailer do filme. Me apaixonei completamente pelo trailer e tinha vontade de chorar só de ver o trailer (inúmeras e inúmeras vezes) e ouvir uma das músicas da trilha sonora. Quando soube que o filme foi baseado em um livro, me contive para não ver o filme antes. Alguns dias se passaram e eu fui deixando de lado. Um dia, estava na livraria (sem a intenção de comprar este livro), quando o vejo na prateleira, quase que me namorando. Apesar do preço salgado, não tive dúvidas: levei A Mulher do Viajante no Tempo para casa.
Antes mesmo de terminar a leitura, já soube que seria daqueles livros que marcam. Eu ri, chorei, me irritei e tudo que se possa imaginar com Clare e Henry. Mas o melhor de tudo foi que me senti dentro da história, me sentindo ora como alguém que simplesmente viaja no tempo sem o menor aviso prévio, ora como aquela que espera que a pessoa amada volte.
No começo, a ideia de viagem no tempo e narração fora da ordem cronológico pode parecer meio confusa, mas quando você pega o fio da meada... o resultado é perfeito.
Nunca tinha pensado no amor em relação ao tempo tão drasticamente, mas com o livro aprendi que, quando se ama de verdade, o tempo é apenas um detalhe.

; Lili 18/06/2010

Tempo... Angústia pra quem espera
Confesso que no início eu fiquei meio... a palavra não é decepcionada, não sei que palavra usar, mas eu esperava tanto do livro que eu achei que ele não ia ser tudo o que eu imaginava. Porém, continuei com a leitura e SIM! O livro era tudo o que eu imaginava. Quer dizer... ele é muito mais do que eu imaginava.

O livro conta a história de Clare e Henry. Não uma simples história, mas uma linda história de amor. Quem começar a ler, pode achar um pouquinho estranha a narrativa, pois a autora não tem uma ordem cronológica exata. Ela brinca com o passado, o presente e o futuro.
Nós conhecemos Clare criança, aos seis anos, quando ela vê Henry pela primeira vez – ele com quarenta e um anos – Ele apareceu do nada, nu e disse a ela que era um viajante no tempo, a garotinha no início não acreditou, mas ao ver Henry desaparecer na sua frente notou que o que ele falava era verdade.

A partir daquele dia, Clare esperava ansiosa pelas visitas daquele viajante e a história dos dois começa de certa forma ali, pelo menos para ela. Para Henry; quando ele já tem vinte e oitos anos. Parece estranho, mas não é, pois a autora sempre nos indica a data e quantos anos cada um tem e também nos mostra a visão de Henry e de Clare, uma vez que os dois narram.

O que mais me emocionou no livro foi o amor de Clare. Ela amou Henry por toda a sua vida e conhecemos cada etapa desse amor, à medida que os anos passam. Clare o amava tanto que o esperava, esperou até a idade adulta, esperou mesmo depois de casados, esperou até o fim...
Tinha momentos que eu me perguntava por que ela queria viver aquilo, porque ela insistia em viver com um homem totalmente imprevisível, como alguém poderia ser feliz assim? Discordava de algumas coisas, pois achava que Clare não havia tido uma escolha. Para mim, no início, achava que aquilo tudo era de certa forma uma “imposição”. Mas ao longo da história pude perceber que Clare teve uma escolha, ela escolheu ficar com Henry. O amor é mais forte, o sentimento que os une (isso é tão clichê) era tão intenso que acho que aquilo era sim a vida dela, uma escolha dela, algo que não tinha como não viver. E por mais que Henry ficasse ausente, o amor entre eles não diminuía. Sem falar que quanto mais Henry “conhecia” Clare – a menina, a jovem e a mulher – se apaixonava mais por ela.

Uma história para ser sentida, emocionante e quando termina você fica com um pesar porque acabou. Você quer terminar de ler, mas quando isso acontece, há um vazio. Foi assim que me senti.
Uma das mais belas histórias de amor que li, fala sobre o tempo, mas é atemporal, pois creio que será uma história que nunca se perderá e emocionará várias gerações.

Tempo... Muitas vezes um maldito que separa grandes amores, castiga amantes... Mas que também intensifica e fortalece o amor quando ele é verdadeiro.

naniedias 16/06/2010

A Mulher do Viajante no tempo
Sobre o livro:
Determinismo.
Quando o conhece ele tem 41 anos e ela apenas 6.
Quando a conhece ela tem 20 anos e ele 28.
Ela parece já conhecê-lo - e isso é um pouco confuso. Mas assim é a vida deste casal.
Henry é um viajante do tempo - de repente ele sai de onde está e aparece em um outro lugar, em um outro tempo. E não é só isso - ele não tem controle sobre essas viagens, não sabe para onde ou quando vai e não tem controle sobre a duração dessas viagens. E o pior de tudo ele não consegue levar nada consigo, nem mesmo roupas.
Clare é uma garota normal, filha de uma família de posses. Ela já conhece o homem com quem vai se casar desde criança... Ela sempre encontra com ele e conversa com ele - mas é sempre o Henry do futuro - ela só vai conhecê-lo no presente quando tiver 20 anos. Ela fica esperando Henry - sem saber para onde ou quando ele foi e sem saber quando irá voltar. Às vezes, fica confusa, porque esquece que ele ainda não viveu aquele momento pelo qual ela passou há tantos anos.
Este livro incrível conta a história de um casal atemporal - um casal que se ama muito - hoje, ontem e sempre.

O que eu achei do livro:
Adorei esse livro. É uma história maravilhosa, tocante, cativante e muito emocionante.
Acompanhar a vida desse casal, esse elástico temporal que é o amor dos dois é uma delícia. A autora escreveu uma história para tocar o coração, para emocionar.
Vou confessar... chorei muito no final do livro.
Mas eu amei esse livro.
A história de Clare e Henry é maravilhosa e até mesmo de dar inveja. Os dois têm uma sintonia incrível.
O estilo de escrita é gostoso de ler - não utiliza linguajar complexo e tem uma estrutura dinâmica. Porém, acho que quem não está muito acostumado a ler, pode encontrar algumas dificuldade, não por causa da escrita da autora, mas por causa da estrutura do livro - que é como uma mola que vai e volta no tempo. Mas com certeza, esse livro é uma leitura obrigatória.

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 8

Mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

nathykw 15/06/2010

Espetacular
Simplesmente o melhor livro que já li na vida.
O mais triste também. Foram quase 100 páginas chorando, e no finalzinho de soluçar.

É lindo. O começo é um pouco confuso e paradinho, mas depois ele engrena e não dá vontade nenhuma de parar.
Audrey escreve maravilhosamente bem, e mesmo se tratando de uma situação um tanto ficcional, cada detalhe faz parecer real, e não tem como não se emocionar pra valer.

Recomendo de olhos fechados, vale cada página.

ThaisTuresso 14/06/2010

O Livro conta a história de amor mais misteriosa, bela e imutável que já li, um amor que suporta uma dor enorme, a da distância indeterminada e sem rumo, sem fronteiras, Henry sofre de um distúrbio raro, uma anomalia genética, que faz com que seja um Viajante do tempo, ele pode ir ao passado ou ao futuro, sem que qualquer desejo seu possa interferir no tempo, ele simplesmente desaparece deixando aonde quer que esteja apenas suas roupas e aparece pelado em outro tempo, em outra data, ele conhece o futuro que o aguarda, desconhece seus limites, e não tem cura.
Clare será seu grande amor, suportará a falta de Henry, enquanto ele viaja no Tempo? Poderá conviver com o incerto?

Meninas, mais um livro maravilhoso que leio, eu já havia visto o filme, claro, como sempre tem mudanças e um difere do outro, no livro Clare é ruiva, no filme morena, mas acho que os dois me foram uma experiência maravilhosa, e ambos me fizeram chorar, é muito lindo, uma história infinita de surpresas, belas e incertas, felizes e solitárias, um livro que retrata aquilo em que muitas passamos, mas que não seja o tempo que nos venha tirar o verdadeiro amor...
Querem um livro emocionante e inesquecível, recomendo com ênfase : A Mulher do Viajante No Tempo!