A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Marieliton M. B. 28/03/2021

O "fim" pode ser apenas o começo de algo
Bastian é um garoto que adora inventar histórias, e um dia ao se deparar com um livro com uma capa bastante chamativa, ele vivenciará uma aventura que todo leitor sonha em viver: estar dentro de uma história de fantasia.

Eu conhecia o filme dos anos 80, mas pouca coisa eu lembrava da história, por isso ler o livro acabou sendo algo quase que novo pra mim. Tanto que fiquei surpreso que o filme original adapta apenas metade do livro e só depois descobri que existia uma sequência que adaptava o restante da história.

O livro conta com personagens bem interessantes além dos protagonistas, como por exemplo Uiulala e a Xayíde. Outro detalhe que achei bem massa foi notar que cada capítulo como por uma letra seguindo a ordem alfabética. É como se aquilo significasse que toda história começa por uma letra do alfabeto.

Apesar do livro ter alguns trechos meio maçantes, no geral curti a leitura.
kathrein.oliveira 28/03/2021minha estante
Eu amo essa história também

Marieliton M. B. 29/03/2021minha estante
Realmente o livro faz jus à fama. 8)

Sabrina 20/03/2021

O livro dos livros!
Uma jornada maravilhosa! Muita simbologia, muito fantástico! Você nunca sabe para onde cada capítulo vai te levar. Muito, muito melhor e mais emocionante que o filme! Realmente é uma História sem Fim, que está dentro de cada um de nós. Infelizmente, o livro termina, mas deixa sua marca!
Tem traços de Alice no País das Maravilhas, Senhor dos Anéis e A Viagem de Chihiro.
Recomendo demais!!!

Guilherme.Oliveira 20/03/2021

Fazia tempo que eu queria ler essa obra e finalmente tive o prazer de acompanhar a aventura do nosso protagonista, onde a fantasia e a realidade se mesclam.

Muito interessante a abordagem do autor para o desenvolvimento do personagem principal, cativando-nos a cada parágrafo.

Rafaela.Pedroso 10/03/2021

A HISTÓRIA SEM FIM!!.
O livro vai contar a história de Bastian Baltasar Bux, um garotinho gordinho que acaba entrando em uma livraria para se esconder de outros garotos que o perseguiam. A loja pertence a Koreander, um senhor estranho que não gosta de crianças. Os dois começam um diálogo e no meio tempo o telefone da loja toca. Ao ir atender, Baltasar acaba sendo atraído pelo livro que o velho tinha na mão o que faz com que o jovem se precipite e acabe roubando o livro, indo se esconder na escola para lê-lo sem parar. E é aí que a aventura começa.

Lucas.Azai 07/03/2021

Incrível relembrar essa história incrível que marcou a infância de muita gente, Atreio e sua aventura para levar um filho do homem e salvar fantasia.

Evelize Volpi 01/02/2021

Este livro é indicado para todas as idades, toca o coração da criança e do adulto.
Não importa quantos anos você tenha " A história sem fim ", "O hobbit ", As crônicas de Nárnia " Reinações de Narizinho" são livros que " devem ser lidos" pois nos transportam para outros mundos, onde o sonho, imaginação , esperança, bondade e a fantasia existem.
Livro que aquece o coração do leitor.
Recomendadissimo!?

Juliana Civitavecchia 19/01/2021

"Eu só queria, passar um tempo lá em casa..." ?
tô me sentindo aqueles maluco de meia idade chorando com os Vingadores no cinema.
como é bom trazer sentimentos bons alimentados durante a infância como forma de abraçar a vida novamente.
a leitura desse livro é um espetáculo a parte. as descrições de Fantasia são tão fantásticas (errrrr) que te transportam junto com Bas/Fuchur e Atreiu durante a saga. é um livro que você não consegue parar de ler enquanto tiver alguma luz acesa.
a experiência pode ser ainda mais aproveitada por quem viveu os anos 90 mas para quem ainda não conhece a história, certamente será um prato cheio também. é uma obra atemporal.
esse vai pra estante de livros que eu gostaria que minha filha lesse.
Lices 19/01/2021minha estante
Esse livro é perfeito aaaaaah

Juliana Civitavecchia 19/01/2021minha estante
MARAVILHOSO! eu to muito feliz depois de ter concluído a leitura. gostinho de paz na boca. ?

Dieguito.Reis 31/01/2021minha estante
Me deu saudade da Bahia... ? Coincidência boa, TB estou lendo esse livro.

Juliana Civitavecchia 31/01/2021minha estante
Vivendo do Ócio + A História Sem Fim = Meu Amor Todim.
Já que você conhece, eu duvido que não te venha Nostalgia na cabeça nas últimas paginas do livro... Termina e me fala. ?

Dieguito.Reis 31/01/2021minha estante
Eu sou o baterista da VDO e um dos compositores dessa música hehehehe quando eu terminar o livro te digo o que senti. ?

Juliana Civitavecchia 31/01/2021minha estante
Ahhhhhh, ce jura???? Gostaria de te agradecer imensamente por ter composto uma das músicas que figuram no meu top5 nacional, brigando direto com Zé Ramalho e Maria Bethânia. A energia que você empregou na composição dela chega pelas ondas sonoras a qualquer um que a escuta! Espero que você consiga sentir o cheirinho dela no final desse livro como senti. ?

Dieguito.Reis 31/01/2021minha estante
Que maravilha! Fiquei muito feliz mesmo em saber que se identifica tanto com a nossa mensagem, Nostalgia é uma música muito especial pra gente, foi composta entre baianos com saudade de casa, saudade do nosso propósito nesse mundo, vou avisar para os outros compositores da música essa coincidência, Jajá, Luca, davide e Pablo Domingues vão amar. ?

Lilivitoria 15/01/2021

Amor e imaginação...
Esse livro é muito encantador e imaginativo. Ele conta a história de um menino chamado Bastian e esse garoto sofre bullying e tem péssimas relações familiares, porém ao ler o livro ,cada vez mais ele entra na história( literalmente)e também tem uma missão que só ele pode fazer .
Eu ameii esse livro achei muito criativo e para aqueles que são leitores atentos e críticos , nesse livro pode-se observar várias metáforas que podemos levar para vida e além de problematizar algumas situações cotidianas .
Para quem quer ler em inglês, a leitura é muito boa e aprende- se muita palavra e expressão nova, eu indico para um nível intermediário para avançado.

Super indico e acho que todos devem ler para não esquecer que imaginar não é só para crianças ,mas para todas as idades , porque lá no fundo sempre irá morar uma criança dentro da gente ...?????????

kaido's gf 13/01/2021

Nada de spoiler.
Eu amo esse livro, de fato é algo que me ajudou muito quando queria me perder em histórias legais e que me fizessem passar o tempo, este livro foi tão bom, por a escrita, os desenhos, é cada detalhe simplesmente me cativou da melhor forma, poderia ler ele mais de 5 vezes.

Verônica 08/01/2021

A história sem fim - Por: Pensamento Literário
A leitura de uma obra é sempre única e isso fica evidente quando são abertas as páginas iniciais de um livro. Embora o design seja um propulsor, quer dizer, uma motivação para a escolha da leitura esse não é o único fator. No entanto, nesse exemplar, as conotações são um pouco diferentes, pois a capa em si é extremamente significativa e traduz, após iniciar a leitura, o eixo principal da narrativa. Sendo assim, a capa dialoga com a trama. Quando se começa a leitura o símbolo impresso na encadernação passa a ter um significado, pois são duas cobras que traduzem a essência do que é o reino de fantasia.

Antes de começar meus apontamentos são essenciais ressaltar algumas peculiaridades. A narrativa é envolvente e contagiante, mas compreendo as razões pelas quais nem todos se sentem compelidos a ler. Não é um exercício fácil compreender o reino de fantasia e toda a imaginação que permeia esse mundo, que é ao mesmo tempo mágico e complexo. Então, para alguns os primeiros capítulos podem não ser tão interessante, porém quando toda essa sedução começa a se desenrolar é difícil resistir ao fascínio.

A narrativa é bem peculiar, uma vez temos no primeiro momento a leitura realizada por Bastian, que não é o único personagem principal, e depois Bastian é inserido na trama e esse ponto de vista é alterado, ou seja, o ledor da “A história sem fim”, nesse caso Bastian, passa ser um protagonista. Cabe antes destacar que Bastian foge dos estereótipos de alguns livros, já que fisicamente ele é “gordinho”, tem as pernas tortas, aparenta ter entre 10/ 11 anos e ama ler. O mesmo sofre bullying na escola, ama contar histórias e tem o hábito de ter diálogos em voz alta consigo mesmo. Logo, ao ter em suas mãos o livro com o título “a história sem fim”, perpassamos por alguns outros “protagonistas” que são muito importantes para todo o desenvolvimento do enredo. Portanto, temos personalidades do reino de fantasia que irão nos conduzir para o mundo da imaginação, tais como: Fogo-fátuo, Cairon e Atreiú.

Conforme os capítulos vão avançando somos apresentados a diversas criaturas maravilhosas e vamos descobrindo qual é a missão de Atreiú (temos sua perspectiva sobre o mundo de fantasia até uma determinada parte do livro). O reino de fantasia está sendo consumido pelo nada e, nesse momento, temos a primeira critica do autor e/ou auto-reflexão. O autor tem o seu olhar voltado para como a contemporaneidade tem alterado a vida social e como isso tem afetado as crianças, pois em decorrência da incredulidade humana a imaginação e a fantasia no mundo dos pequenos vão deixando de acontecer. O mundo de faz de conta é essencial para que meninos e meninas cresçam de forma saudável e, paralelamente a isso, para que o reino de fantasia exista. Desse modo, vemos o reino de fantasia ser apagado pouco a pouco enquanto um filho do homem não der um novo nome à imperatriz criança, visto que para isso é necessário acreditar.

A aventura com Bastian começa quando ele percebe que está no livro que ler e de forma simples e mágica esse menino é transportado para o enredo, se tornando parte do reino de fantasia. Nesse instante Bastian vive aventuras e começa a demonstrar como é o homem e a sua essência. Há uma busca constante e continua para uma satisfação por meio dos desejos que nunca é saciada.

O autor tem momentos de devaneio ao colocar Bastian como o senhor de suas ações, isto é, como a busca incansável pela satisfação dos desejos pessoais pode transformar a natureza do homem, passando de uma alma inocente para uma ambição sem limites. A comparação do tomo com os seres humanos enceta ao identificar que quando perdemos a inocência e inflamos o nosso ego negligenciamos emoções e nos tornamos egocêntricos. Essa análise e reflexão do autor dialogam com outros filósofos, dos quais dois tornam-se mais evidentes: Arthur Schopenhauer e Karl Marx.

Ao perder suas maiores riquezas e não se dar contar dessa circunstância surge em Bastian uma necessidade de regressar ao inicio, a pureza, a infância. A ingenuidade de uma criança é simples e permeada de pureza, mas também há a necessidade de ser cuidado justamente por não haver maldade e ter dificuldade de enfrentar o perigo. A dama Aíuola surge para tutelar essa criança que já foi adulto por tempo demais. E, nesse momento, vemos no texto o prazer da simplicidade, do brincar e do ser cuidado. A dama Aíuola, uma árvore com forte inclinação maternal, permite que em meio às mudanças, isto é, que ao voltar à infância Bastian possa se sentir acolhido e protegido, ações essa que deveria ser oferecido para toda criança.

Por conseguinte, Bastian precisa buscar sua verdadeira vontade e descobre que é o amor. Nessas circunstâncias, o menino Bastian em sua inocência precisa encontrar o seu sonho. Somos transportados então para outro cenário e aprendemos que amar é renunciar a si mesmo. Por fim, essa corrida criativa proporciona uma meditação que esta fundamentada na ponderação da ideia principal: conscientização que somos amados, fazemos falta e que o “reino da fantasia” pode ser acessado por diferentes formas

site: https://pensaliterario.blogspot.com/2021/01/resenha-historia-sem-fim-sem-spoiler.html#more; https://www.youtube.com/watch?v=DtaU_H4pq2I&feature=youtu.be
vicki4you 23/02/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que me envie um e-mail para meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Verônica 25/02/2021minha estante
Oii! Enviei uma mensagem para o seu perfil. Abraços!

Gaby 24/12/2020

A História Sem Fim
Em um dia de chuva, o solitário e sonhador Bastian encontra um livro encantador e peculiar, decide então matar aula e passar o dia lendo no sótão abandonado da escola. Nesse livro chamado A História Sem Fim, Bastian mergulha no mundo de Fantasia e acompanha o jovem Atreiu em sua busca para curar a Imperatriz Criança e assim salvar Fantasia do Nada.

Eu gostei muito desse livro mesmo não sendo na maior parte um livro muito surpreendente, essa jornada do herói durante a primeira parte do livro já é uma coisa bastante conhecida, mas é a reflexão por trás e a quebra da quarta parede que encantam, o capítulo O Velho da Montanha Errante foi o mais incrível nesse sentido e fez minha cabeça explodir.
A segunda parte do livro traz um ponto negativo para mim, ele não é tão necessário assim, a história poderia ter se encerrado no final da primeira parte. Não me desagradou totalmente, traz uma boa mensagem porém é muito arrastado os acontecimentos.

Lidiane 22/12/2020

Lindo
Achei bem estranho no começo e demorei para pegar o ritmo, mas quando entendi a história foi só sucesso rsrsrs Engraçado que no meio do livro parece q acabou, mas então tem mais um monte de história, mesmo assim a gente fica querendo saber mais sobre esse mundo maravilhoso.

caio.lobo. 19/12/2020

Primeiro livro na infância, para sempre na vida adulta.
Li História Sem Fim entre meus 11 ou 13 anos e foi o primeiro Romance que li na vida, influenciado pelo filme que assisti muitas vezes na infância com minha mãe. Lembro-me da primeira vez que assisti eu chorei perguntando para minha mãe porque tinha acabado já que se chamava História sem Fim. Então não tem como um livro como esse marcar minha vida.

Agora relendo este livro na vida adulta vejo os temas mais profundos da história como depressão, suicídio, psicologia analítica, Tradição e além disso vi o reflexo de vários filósofos, pensadores e grandes religiões como Schopenhauer (uma vontade de Bastian leva à outra vontade), Jung (as lembranças esquecidas estão enterradas no mais profundo de Fantasia), budismo (o Nada que devora fantasia lembra Sunyata), Nietzsche (Bastian buscando se tornar aquilo que ele é), ascetismo cristão (os aiaiai que aceitam sua sina de viver, mas nunca deixando de trabalhar e ascetismo), filosofia védica (todo personagem aceita sua função e hierarquia de fantasia, que lembra o Dharma), Marx (a comunidade que todos vivem de maneira igual, sem líder e até sem nome para os distinguir uns dos outros) e até mesmo Aleister Crowley (Bastian buscando sua verdadeira vontade). Claro que um livro profundo assim só poderia ter sido escrito por um alemão.

Camila 18/11/2020

Fantasia
Fantasia, magia, testa a capacidade de envolvimento na história e possui críticas a ganância, ao desejo por poder. Também possui ensinamentos ao longo da leitura. Pretendo ver o filme achei o livro muito proveitoso, foi a ficção que eu procurei para retomar o hábito da leitura e deu certo.