O Peregrino

O Peregrino John Bunyan

Resenhas - O Peregrino

Romulo Pessanha 04/04/2023

Esse é um livro que todo crente em Cristo deve ler e, a leitura deverá ser repetida algumas vzs em sua vida.

Elimel 03/04/2023

Sobre o que sou
Peregrino é um retrato metafórico da minha realidade que é ser Cristã. Ele veio em um momento bastante a calhar em minha caminhada cristã.
Livro teologia e didático, se você não é cristão vai entender o que é lendo esse livro.
Recomendo a todas as pessoas o 2° livro mais vendido do mundo.

Jefferson Nóbrega 30/03/2023

Alegoria da alegoria
Na busca para sair um pouco do universo literário da Fantasia e buscar por leituras edificantes (não que a Fantasia não seja) me deparei com a recomendação desse livro e decidi ler. Tenho por objetivo ficções religiosas de várias religiões e optei por essa que é uma ficção Cristã.

Escrito por John Bunyan, o livro conta a história do sonho do narrador que assisti de maneira onipresente à peregrinação do personagem chamado Cristão, um peregrino espiritualmente abatido que viaja rumo à Cidade Celestial. No decorrer da aventura, ele se encontra com personagens de carne e osso, mas que possuem nomes alegóricos, tais como Evangelista, Adulação, Malícia, Apoliom e Vigilância.

Através de metáforas e alegorias na história o autor vai expondo passagens e ensinamentos bíblicos como uma forma de evangelização.

É interessante o universo fantástico construído, porém ele não é praticamente explorado e os personagens inseridos também não, eles existem unicamente como forma de trazer alguma mensagem bíblica.

De uma ótica cristã, é uma leitura interessante e edificante. De uma ótica não cristã, traz alguns ensinamentos interessantes, particularmente o que tirei de proveito foi um trecho que gostei onde fala sobre a oração e esse que destaco abaixo:

?A religião que Deus, o nosso Pai. Aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo?.

Que na verdade é uma citação bíblica. Portanto, o livro é uma alegoria das alegorias bíblicas. Então não me prendeu muito, melhor seria ir direto na bíblia.

Emilly800 29/03/2023

Sua fé tem sido atemporal ou temporal?
Algumas adversidades que enfrentamos ao longo de nossa jornada são necessárias para o nosso crescimento, muitas vezes somos colocados no caminho de outras pessoas para ajudarmos com o nosso conhecimento e persuardi-las ao arrependimento, mas como você tem tratado essas pessoas que encontra em seu caminho, será que sua mente está voltada só em si mesmo?
Será que você está tão focado em terminar o seu caminho que esquece do principal mandamento do Senhor que é amar o proximo como a ti mesmo? Será que a dor do próximo realmente importa para você?
Se a carga é grande divida-a com seu irmão, peça ajuda, ou se a carga de seu irmão é pesada ajude. Lendo esse livro pude perceber o quão frágil é as nossas decisões, muitas vezes decidimos algo no calor do momento e isso acaba nos prejudicando, algumas pequenas influências e atalhos nos fazem cai e refazer o percurso todo novamente, porém o que mais me chama atenção é a diferença de atitudes dos personagens e o nome que cada um recebe, cada qual com um pecado diferente, cada qual com uma necessidade de mudança, mas todos com uma semelhança, todos com a necessidade de encontrar a Deus.
Belíssima estória.

beatrizkevelly 29/03/2023

Cristão e a Cidade da Destruição
O Peregrino é uma alegoria sobre o pecado, o arrependimento e a salvação, a caminhada de um cristão que anda na contramão do mundo em busca do eterno lar.
Ele vai retratar pecados personificados que atravessam a vida de Cristão e outros peregrinos que ele encontra no caminho, desafios que todo cristão enfrenta ao longo da caminhada estreita que é seguir a Cristo.
Um livro potente e necessário.

Vih_silvz 29/03/2023

Mds QUE LIVRO MARAVILHOSOS, a história dele te envolve de um jeito tão bom e inesquecível, é simplesmente perfeito
Recomendo a todos ?

Alessandra 25/03/2023

Leitura essencial
O Peregrino descreve em formato de metafóra a caminhada cristã e seus desafios. Bem fundamentado na Bíblia e com uma escrita formal, vai contar as aventuras de Cristão para encontrar o Rei dos Reis. Um livro que vale a pena ser relido, inclusive para a educação cristã das crianças. Único problema é que não é dividido em capítulos, as vezes dificultava a leitura.

M.eduardamarques 22/03/2023

Sem graça
Livro razoável, escrita extremamente previsível e sem graça,não me conectei aos personagens, história sem emoção

Ruth 15/03/2023

Indispensável para todos os cristãos
Gostei muito dessa leitura.
O autor consegue trazer ilustrações de fácil compreensão com relação a vida cristã e me levou a muitas reflexões. Já tinha assistido duas vezes o filme e assim como o livro me edificaram muito.
Deus me ajude a ser um verdadeira Cristã peregrina e chegar a Cidade Celestial.

Mari152 14/03/2023

O peregrino
To simplesmente apaixonada por esse livro???

Adorei os personagens, as reflexões que ele me fez ter, as parábolas e as visões.

Eu amei demais e recomendo muito a leitura desse livro, bem curtinho e uma leitura super fácil de entender.

Jp Mathielo 14/03/2023

Grande obra!!!
Nos faz sentir na pele as dores e as dificuldades enfrentadas por aqueles que escolhem seguir à Cristo, mas também nos apresenta um pouco do prêmio eterno quê aqueles que combatem o bom combate e guardam à fé terão como recompensa. Leitura muito atraente, flui fácil, acho que todos deveriam ler e ter este livro como de cabeceira. Gostei bastante!!!

Isabelle333 14/03/2023

Perfeito
O livro é lindo, além de uma bela impressão, traz a história do Peregrino escrita em 1678, mas sendo tão atual por estar baseada na bíblia, e a bíblia ser a mesma verdade ontem, hoje e sempre. Foi difícil para ler mas foi uma boa experiência, recomendo.

Josias 07/03/2023

O peregrino
Leitura um pouco maçante. Mas é uma boa história e cheia ensinamentos, embora, eu discordasse de alguns. Mas entendo o contexto histórico e cultural do autor.

Maria 06/03/2023

O PEREGRINO
Faz muito tempo que eu havia assistido o filme, e foi uma boa experiência. Agora ler o livro, tornou essa história ainda mais importante para mim. A linguagem já é um pouco mais rebuscada e o livro requer um conhecimento básico sobre a bíblia para que haja um bom entendimento. Mas, no geral, esse livro é tudo para mim.