A Odisseia de Tibor Lobato - O Oitavo Vilarejo

A Odisseia de Tibor Lobato - O Oitavo Vilarejo Gustavo Rosseb

Resenhas - A Odisseia de Tibor Lobato

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lucas.Barbieri 21/03/2021

E um livro até que bom, mas com muitos pontos que não gostei muito, o começo é bem devagar, demora pra engajar na história, e o fim um tanto decepcionante e já esperado, final deus ex machina, e esse recurso não é só usado no final, usam no meio do livro também.

Julia.Adell 09/02/2021

Minha primeira resenha
Para a minha primeira resenha eu achei que seria muito bom contar uma historia pessoal sobre um livro que eu li recentemente.
La estava eu, plena Bienal do livro de 2019, procurando livros pela editora jangada quando um menino vem falar comigo, perguntando se eu já conhecia o livro "O Oitavo Vilarejo".
Eu, que estava já pro meu 5° ou 6° dia de bienal, e ja tinha olhado todas as sinopses de todos os livros da editora jangada, respondi que conhecia sim. Ele foi todo fofo e falou logo, "Como que você conhece?", eu falei que ja tinha visto ele por ali e tinha lido a sinopse, mas ele perguntou se podia falar um pouco da historia pra mim, que talvez eu não tivesse realmente prestado atenção.
Ai ele me contou que era um livro na pegada Percy Jackson mas que girava em torno do folclore brasileiro, e eu pensei "Eita, parece bom hein" e conversei com o menino mais um tempo até que ele me convenceu a comprar o box inteiro com todos os livros (o que não me arrependo de ter feito, muito pelo contrario).
Quando eu estava saindo do caixa e indo agradecer ao menino pela dica, ele fala assim "Agora deixa eu autografar pra você, eu sou o escritor dos livros".
Meu queixo caiu igual uma jaca podre.
Ele autografou todos os livros e pediu pra que quando eu tivesse lido eu fosse no instagram pra contar pra ele o que eu achei, coisa que até hoje não fiz, mas achei que uma resenha do skoob fosse ser tão fofinho quanto.

ENTÃO
O livro tem sim um ar de Percy Jackson, mas enquanto eu estava lendo só conseguia pensar sobre o Sitio do Picapau Amarelo. Não nos livros, mas na serie que passava na tv quando eu era criança e morava com a minha avó, essa serie passava de manha, então me lembra muito tomar café com ela. Teve um gostinho incrível de nostalgia, misturado com muita aventura e suspense.
É uma leitura bem fluida e quando eu vi já tinha lido tudo e estava indo para o segundo livro. O autor escreveu de uma forma perfeita para ser a porta de entrada para o universo da história, deixando prontíssimo pra que a gente fosse correndo ler a continuação (que também é do babado, mas isso é historia pra outra hora).
Nada como uma boa aventura de um trio de amigos para deixar um quentinho no coração (e no caso desses livros, deixa também a vontade de largar tudo e ir morar em um sitio).
Tenho certeza que os amantes da literatura fantástica vão se apaixonar pela história ver a cultura nacional com outros olhos.
Para fazer uma referencia bem atual, os livros tb me lembram muito a serie nova da netflix. Cidade Invisível é uma serie nacional que parece muito ter se inspirado nos livros do Gustavo Rosseb para uma adaptação adulta.
Pra finalizar, é importante lembrar como é crucial que a literatura nacional seja exaltada sempre que possível, a nossa cultura é muito rica e linda e merece toda a nossa atenção e carinho!

Ingra 08/02/2021

Descobri esse livro (uma trilogia, na verdade) por uma indicação de uma colega minha e simplesmente ADOREI!!!
Uma leitura tão leve e divertida, sobre o nosso folclore!!! Todas as histórias que crescemos ouvindo, faz a gente lembrar tanta coisa boa, perfeito!!!

Alejandro.Jonathas 23/01/2021

Nostalgia
Até agora eu não sei dizer se eu gostei do livro porque a história é bem construída ou porque ele faz com que eu me lembre da infância. Talvez seja os dois.

É um livro que conta bem sobre o folclore brasileiro, mas de um ponto de vista diferente. Tudo começa com histórias desentrelaçadas que ao passar do livro vão se unindo.
O livro é recheado de mistério, suspense, aventura e piadas (Não são muitas, mas são boas). Tudo isso aqui no nosso Brasil!
Não tem como não comparar com Percy Jackson, pois creio que o autor se inspirou do mesmo.
A minha única reclamação é que o livro é muito curto. ?

I.D. 08/01/2021

d.i ad ahneseR
NOTA: 4

Conheci este livro por meio do meu melhor amigo. Ele o tinha já algum tempo e me emprestou para eu lesse. O que foi algo muito bom, já que estava planejando ler mais livros escritos por autores brasileiros.

De modo geral, o único ponto não muito agradável para a minha leitura foi o modo da escrita do autor. Ela é fluída, mas muito escassa, poderia ter mais um aprofundamento sobre as ocasiões que estão sendo relatadas.

Tirando isso, a história tem um grande potencial. O andar da narrativa foi bem planejada, os personagens são muito bons, e a fantasia ser baseada no folclore brasileiro é impagável e preciosa.

Com toda certeza, eu recomendo esse livro!

raquel braiani 30/12/2020

livro nacional de fantasia? temos! o oitavo vilarejo mistura magia e elementos brasileiros com uma destreza impressionante. recomendo.

VicBanger 27/11/2020

Percy Jackson da peste sô...
Sabem quando vocês olham para a capa de um livro, leem a sinopse e se veem encantados com o conjunto? Pois bem, fiquei assim ao ter conhecimento sobre os livros do Tibor Lobato, escritos pelo Gustavo Rosseb. Conheci esses livros de modo acidental e os comprei quanto tive a oportunidade.

Este aqui é um livrinho bem simpático e feito com muito amor pelo folclore brasileiro. Diferentemente de certas obras que apenas copiam os elementos oriundos de Percy Jackson (que conseguiu criar um filão novo no gênero) e no máximo mudam a mitologia e os nomes dos personagens, O Oitavo Vilarejo busca realmente ressignificar esses elementos dentro de um contexto cultural tupiniquim. Consigo até sentir o cheirinho de bolo de fubá, ouvir a natureza, contemplar o céu estrelado... Enfim, este livrinho consegue trazer uma sensação genuína de espírito interiorano.

Gosta de fantasia infantojuvenil? Abrace o universo do Tibor Lobato. Você pode encontrar a trilogia inteira em um box simples por aí - comprei o meu na Amazon, por exemplo. Até este momento, o Oitavo Vilarejo foi o único que li da série... Contudo, simpatizei de cara e percebi que isso tem potencial para voos mais altos nas sequências.

A literatura fantástica brasileira tem muita pérola escondida... Não tenham medo de garimpar!

Vivian.Arantes 17/11/2020

O Oitavo Vilarejo
o oitavo vilarejo

Esse livro é um obra de um autor brasileiro que decidiu escrever uma aventura se baseando em lendas brasileiras. Uma ótima sacada pois o livro nos pega de surpresa ao passar por várias lendas que ouvíamos quando éramos crianças e diversas outras que não conhecíamos. Esse é o primeiro livro de uma trilogia chamada As aventuras de tibor Lobato, sendo: O Oitavo Vilarejo, a Guardião de Muiraquitãs e A Carruagem da Morte, respectivamente.

O livro retrata a aventura de três crianças/dolescentes de idades entres 13 e 14 anos, Tibor, Sátir e Rurique. Mas o livro se inicia com Tibor e Sátir indo se encontrar com sua avó numa vila no interior, os irmãos viviam em um orfanato desde a morte de seus pais em um trágico incêndio, há dois anos, até a mãe do seu pai, Dona Gailde, surgir dizendo que havia anos que os procurava e queria os levar pra casa.

Eles começam a morar com ela pouco tempo depois, e o lugar era perfeito, café da manhã farto, muito espaço para brincadeiras, tinham de novo uma família e fizemos até um amigo, Rurique, que ajuda nas tarefas diárias no sítio pela manhã e durante a tarde brincam até se cansar e pela noite faziam uma fogueira na frente de casa. Mas as coisas começam ficar estranhas na época da quaresma porque de acordo com as lendas da região espíritos das florestas ganham forças nessa época e coisas sinistras aconteciam nos vilarejos.

O autor nos leva a uma aventura com as crianças que se arriscam a visitar casas mal assombradas até se embrenhar na mata no meio da noite, e enfrentam diversas lendas. Ótimo livro se você gosta de fantasia/ficção e, assim como eu, aprecia o folclore brasileiro. E o final do livro conta com dois contos bônus super interessantes..

site: https://instagram.com/cabinedois?igshid=763say0yrrsk

Jackson.Luiz 01/09/2020

Excelente livro
É sempre muito gratificante ver um livro nacional, com uma história tão envolvente, e que lembra da infância, da comida da vó. Excelente leitura

bya 21/08/2020

...
amei tanto esse livro apesar de ter acabado só agora, o folclore = tudo

bya 21/08/2020

...
amei tanto esse livro apesar de ter acabado só agora, o folclore = tudo

Carol - @ressacaliteraria_ 09/04/2020

Resenha
"O Oitavo Vilarejo" é o primeiro livro de uma trilogia que conta a história dos irmãos órfãos Tibor e Sátir. Seus pais, que moravam em um acampamento de ciganos, morreram há dois anos em um incêndio na floresta, e sem contato com parentes próximos vivem em um orfanato nada amigável desde então. Contudo, são finalmente localizados por sua avó paterna que nem se lembravam conhecer, e agora estão a caminho de sua nova casa no sítio da avó Gailde, que os espera cheia de amor para dar.

" - Meu nobre rapaz, o saber é a grande virtude de um ser!"

Com a chegada dos netos, Gailde explica que os procurou desde a noite do acidente mas que por conta de alguns problemas sua busca foi interrompida algumas vezes. Entretanto, com o passar do tempo, a rotina no sítio se torna bem agradável, os irmãos fazem diversas descobertas e entre elas um novo amigo chamado Rurique, o amor entre os netos e avó só cresce, e eles finalmente se sentem de volta ao lar. Mas como tudo nem sempre são flores, a Quaresma se aproxima, e Dona Gailde e Rurique começam a alertá-los sobre os perigos que espreitam a região nessa época, inclusive a Vila do Meio.

" - Eu sei, eu sei. Só não gosto de estudar! [...] Prefiro a liberdade."

Sete vilarejos compõe a cidade, mas como o título já deixa a dica, existe um oitavo. E é justamente durante a Quaresma, que os irmãos descobrem que boa parte das lendas locais não eram somente lendas, coisas estranhas começam a acontecer, uma criatura pode estar prestes a escapar do Oitavo Vilarejo e o trio embarca em grandes, marcantes e perigosas aventuras.

"Siga sempre o seu coração! A razão é importante, mas o coração é a fonte de tudo. Siga-o e você estará seguindo o caminho certo, seja qual for a sua decisão. Acredite nisso!"

A trama se desenrola a partir daí e os irmãos nem imaginam que vão descobrir muito mais sobre o lugar onde agora vivem, sua família e seu passado.

"Seu rosto, à primeira vista, era bondoso. Isso confortou Tibor, o que foi bom para que suas mãos deixassem de suar tanto. Reparou que sua irmã analisava a senhora de alto a baixo, como se estivesse avaliando se poderia confiar nela."

Abordando com maestria lendas folclóricas como a Mula-sem-cabeça, Curupira, Boitatá, Saci, Cuca, Pisadeira, A Porca dos Sete Leitões e diversos outros mitos folclóricos que fizeram parte da infância de muita gente, inclusive da minha, Gustavo Rosseb consegue nos fazer emergir em sua obra de forma tão mágica quanto as próprias lendas que nos fez relembrar com nostalgia singular.

"Sem sabe por quê, Tibor sentiu algo de perigoso na mulher, e não foi o único. Sátir já o puxava pela camiseta, para correrem dali, enquanto a velha chegava mais perto."

Uma história rica, envolvente, extremamente detalhada, cheia de mistérios, ação, aventura, e muito folclore, "O Oitavo Vilarejo" é um livro que deve ser degustado e apreciado. Em 16 capítulos temos o gostinho de infância de volta de forma muito leve e fluída.

"Ele mirava sua lanterna para todos os lados, com medo do que podia se esconder nas sombras, e, embora ninguém dissesse nada, percebia que seu medo era compartilhado pelos outros dois."

Os personagens foram muito bem construídos, até os secundários, e cada um tem sua personalidade e extrema importância na história. Somos capazes de ver o amadurecimento de cada um e a superação de seus medos de forma natural, assim como os cenários que nos foram apresentados e até a sensação de aconchego no sítio da avó.

A descrição das cenas é muito bem feita e em alguns momentos me lembrou até a escrita de J. K. Rowling com o trio aflito por aventuras e a mesa de café da manhã como as mesas da Escola de Hogwarts.

Vale lembrar que o livro é uma recontagem das lendas, onde o autor dá o seu toque especial e por isso nem sempre elas vão ser exatamente como as originais que já conhecemos, porém, de maneira algumas atrapalhou, pelo contrário, me deixou ainda mais curiosa para saber o desfecho e viciada na leitura, tanto que só larguei o livro quando terminei (li em apenas um dia!) e dei graças por já ter o próximo volume em mãos.

A capa ficou fantástica e diz muito sobre o que nos espera (foi o próprio autor que desenhou!). A narrativa é em terceira pessoa, e a diagramação ficou muito boa, sem erros de gramática ou concordância, de tamanho e fonte agradáveis para leitura e páginas amarelas.

Gustavo está de parabéns, conseguiu causar a rara empolgação da literatura fantástica de qualidade trazendo um livro InfantoJuvenil cheio de novidades explorando a nossa própria cultura e mostrando o quanto ele é rica. Um exemplo, a Quaresma foi muito bem abordada, já que o autor faz uma boa apropriação do período. Espero de verdade que todos que tiverem a oportunidade de ler, que leiam, pois as lendas folclóricas brasileiras estão cada vez mais esquecidas pelas novas gerações e poder lembrá-las de forma tão singela é espetacular.

É clara a oportunidade que o livro tem de ser o livro perfeito para crianças descobrirem o gosto pela leitura. E a propósito, a obra teve os direitos vendidos pra uma produtora de filmes e já estou ansiosa para assistir.

site: http://www.ressacaliteraria.com.br/2017/12/resenha-o-oitavo-vilarejo-gustavo-rosseb.html

Yas 28/03/2020

Amei
O oitavo vilarejo conta a história de dois irmãos que entram em uma aventura ...
A leitura é cativante

Jess 26/02/2020

Tibor Lobato e Sátir Lobato perderam os pais e vão morar com a vó em seu sítio. Lá eles fazem amizade com o vizinho, Rurique .

As crianças brincam, exploram o local e conversam sobre as lendas e assombrações locais .

A aventura do trio começa quando eles descobrem segredos da família Lobato .

Na quaresma é quando os seres fantásticos aparecem .

O oitavo vilarejo é o primeiro livro de uma trilogia infanto juvenil inspirado no folclore nacional .

Mesmo não sendo o meu estilo de leitura, eu apreciei muito. Gostei da construção dos personagens: os adultos corrigindo e ensinando, os seres fantásticos complementando e as crianças brincando sem receio; dava gosto de ler eles subindo em árvores, buscando frutas e matando a curiosidade no terreno do sítio. Outra coisa que eu amei foi peso que família e amizade possuem no enredo .

O livro é muito divertido, a leitura é rápida e envolvente. A história traz personagens conhecidos: Curupira, Cuca, Saci, Trasgo, Lobisomem, Boitata e Pisadeira .

Uma aventura cheia de magia, perigos e ensinamentos, O oitavo vilarejo é um livro para crianças e adultos. O tipo de história que dá gosto ler e indicar! .

A história continua em: A guardiã de Muiraquitãs, A carruagem da morte. Os três livros também estão disponíveis em áudio livro no aplicativo Ubook (a narrativa tá maravilha, eu ouvi e AMEI).

site: www.instagram.com/saymybook

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6